• Nenhum resultado encontrado

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA OF

A vacinação é o método adequado para prevenção da gripe, mas quando o indivíduo já apresenta manifestações clínicas da doença precisa ser medicado.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA OF

O tratamento é sintomático e deve ser utilizado apenas enquanto durarem os sintomas.

Os pacientes deverão ser alertados quanto a exercerem atividades que necessitem de estado de alerta mental, tais como dirigir automóveis, operar máquinas etc. Os anti-histamínicos podem causar vertigens, sedação e hipotensão arterial em pacientes com mais de 60 anos (idosos).

CI

Pacientes com glaucoma primário de ângulo fechado, retenção urinária, hipertensão arterial grave, doença isquêmica cardíaca crônica grave, hipertireoidismo, hemofilia, úlcera péptica, transtornos hemorrágicos e uso concomitante com IMAO’s, agentes bloqueadores adrenérgicos. Crianças ou adolescentes não devem usar AAS para catapora ou sintomas gripais antes que um médico seja consultado sobre a síndrome de Reye. Durante os dois primeiros trimestres de gestação, Categoria de risco na C, e Categoria de risco D para último trimestre da gestação. Contraindicado para menores de 12 anos. Contraindicado em casos suspeitos ou confirmados de dengue.

RA

Pirose, náuseas, vômitos e dor epigástrica, zumbido, broncoespasmo, úlcera gástrica, úlcera duodenal, dispepsia, anorexia, hemorragia gastrintestinal, hepatite, nefrite túbulo-intersticial, alergia, eritema, prurido, urticária, tontura, convulsão, erupções cutâneas, choque anafilático, anemia hemolítica, equimoses, hematomas e trombocitopenia.

IM

O uso concomitante de anti-histamínicos com álcool, antidepressivos tricíclicos, barbitúricos e outros depressores do sistema nervoso central pode potencializar os efeitos sedativos da dexclorfeniramina. A ação dos anticoagulantes orais pode ser inibida pelos anti-histamínicos. Os inibidores da monoaminoxidase prolongam e intensificam os efeitos dos anti-histamínicos, podendo ocorrer hipotensão arterial grave. Medicamentos contendo fenilefrina não deverão ser administrados a pacientes fazendo uso de inibidores da monoaminoxidase, ou até 14 dias após a descontinuação do tratamento. A fenilefrina não deve ser usada com agentes bloqueadores adrenérgicos. Aumento do risco de arritmias cardíacas e atividade de marca-passo ectópico cardíaco podem ocorrer quando a fenilefrina é usada concomitantemente com medicamentos digitálicos. Antiácidos aumentam a absorção da fenilefrina e diminuem as concentrações de ácido acetilsalicílico.

Cloreto de Sódio PF

Solução nasal contendo cloreto de sódio 0,9% (Salsep®, Sinustrat®).

Solução spray contendo cloreto de sódio 3% (Naridrin® H, Rinoso® SIC, Sorine® H). Solução salina de água do mar equivalente a cloreto de sódio 0,9% (Nasoclean®).

PO Instilação nasal, pode ser usado até 6 vezes ao dia, conforme a necessidade. Limpe o aplicador com um lençode papel, após o uso. Se necessário, assue o nariz para retirar as secreções já fluidificadas. OF Esse medicamento deve ser administrado somente por via nasal. Medidas de higiene recomendam o usoindividual desse produto. CI Não apresenta contraindicações específicas. Gravidez: Categoria de risco A.

RA Sem efeitos colaterais significativos.

IM Não são conhecidas interações medicamentosas específicas e tampouco restrições específicas quanto àingestão concomitante com alimentos. Cloridrato de Nafazolina

PF Solução nasal contendo cloridrato de nafazolina 0,5 mg/mL (Genéricos, Nasofluid®, Sinustrat® Vasoconstritor,Sorine®). PO Gotejar 1 a 2 gotas em cada narina, 4 a 6 vezes ao dia. O intervalo de tempo entre as administrações não deveser menor do que 3 horas. A dose máxima diária não deverá ultrapassar 24 gotas.

OF

Administração nasal, sendo contraindicado seu uso em inaloterapia. Não deve ser ingerido. Não utilizar o produto por mais de 3 a 5 dias. O frasco não deve ser utilizado por mais de uma pessoa com a finalidade de diminuir o risco de contaminação e transmissão do processo infeccioso, quando houver.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA

CI

Deve ser utilizado com cautela em pacientes com problemas cardiovasculares, hipertireoidismo, diabetes, hipertrofia prostática e pacientes que apresentem reação a agentes simpatomiméticos, evidenciada por sinais de insônia ou vertigem. Contraindicado a pacientes com glaucoma de ângulo agudo e hipersensibilidade a agentes adrenérgicos. Esse medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Categoria de risco na gravidez: C.

RA Uso ininterruptamente durante longos períodos pode danificar a mucosa nasal e causar ardor, queimação,espirros e aumento da rinorreia. A nafazolina pode provocar sonolência. IM O uso concomitante da nafazolina e inibidores da monoaminooxidases (fenelzina, tranilcipromina e

moclobemida) e antidepressivos tricíclicos pode gerar crise hipertensiva. Dipirona

PF

Comprimidos 500 mg (Genéricos, Anador®, Doril®, Magnopyrol®, Novalgina®). Comprimidos 1000 mg (Lisador®Dip, Novalgina®).

Comprimidos efervescente 1000 mg (Novalgina®).

Solução oral gotas 500 mg/mL (Anador®, Dipimed®, Dorfebril®, Magnopyrol®, Genéricos). Solução oral 50 mg/mL (Novalgina®, Genéricos).

PO Adultos: comprimidos de 500 a 1.000 mg por dose até 4 vezes ao dia. Gotas 20 a 40 gotas por dose até 4vezes ao dia. Crianças: 10 a 15 mg/kg/dose até 4 vezes ao dia. OF Deve ser administrado com água.

CI

Não deve ser usado em crianças menores de 3 meses ou pesando menos de 5 kg, pelo risco de disfunção renal. Pacientes com alergia à dipirona sódica. Pacientes com desenvolvimento anterior de broncoespasmo. Em pacientes idosos e pacientes debilitados deve-se considerar a possibilidade de desenvolvimento de insuficiência hepática e renal. Categoria de risco na gravidez: D. Contraindicado na lactação, nefrites crônicas, discrasias sanguíneas e deficiência de G6PD.

RA Náuseas, vômitos, diarreia e hipotensão transitória. De forma menos frequente, pode causar reaçõesanafiláticas, anemia aplástica, agranulocitose, pancitopenia, leucopenia e trombocitopenia.

IM

A dipirona pode causar redução dos níveis plasmáticos de ciclosporina; aumenta a hematotoxicidade do metotrexato, particularmente em idosos; diminui efeito dos barbitúricos; com a clorpromazina pode causar hipotermia grave.

Dipirona Sódica + Cafeína

PF Comprimidos contendo 500 mg de dipirona e 65 mg de cafeína (Apracur®DC, Cafilisador®, Doril® DC 500). PO Tomar 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia, com um pouco de água e sem mastigar. Dose máxima diáriarecomendada: 8 comprimidos/dia equivalente a 4 g/dia de dipirona. OF Esse medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Durante o tratamento recomenda-se evitar aingestão de bebidas alcoólicas, pois aumenta o risco de úlcera e sangramento.

CI Contraindicado a pacientes com problemas renais, hipertensão arterial, problemas cardiocirculatórios,hepáticos, úlcera gastroduodenal, agranulocitopenia e deficiência genética da glicose-6-fosfato desidrogenase. Gravidez: categoria de risco C.

RA

Reações adversas comuns podem incluir prurido na pele, erupções e hipotensão. Raramente pode ocorrer reações alérgicas (choque anafilático), asma, náuseas, vômitos, diarreia, dor de garganta, inflamação da boca, dificuldades de engolir, mal-estar e calafrios.

IM

A dipirona aumenta a ação de anti-inflamatórios não hormonais (naproxeno, cetoprofeno, ibuprofeno, piroxicam, tenoxicam, meloxicam, diclofenaco, aceclofenaco, sulindac, nimesulida, fentiazac e ácido acetilsalicílico), anticoagulantes (varfarina e a fenindiona), glimepirida, clorpromazina. A dipirona diminui a ação da ciclosporina.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA

PF Comprimido revestido contendo dipirona sódica 500 mg + maleato de clorfeniramina 2 mg + cafeína 30 mg(Benegrip®). PO Tomar 1 comprimido revestido verde e 1 comprimido revestido amarelo, ao mesmo tempo, 3 a 4 vezes ao dia. OF Não se deve dirigir veículos ou operar máquinas. Esse medicamento pode causar doping.

CI

Dipirona: contraindicada para indivíduos com determinadas doenças metabólicas, tais como deficiência congênita da glicose-6-fosfato desidrogenase e porfiria hepática, pacientes com glaucoma de ângulo fechado, nefrites crônicas, discrasias sanguíneas, asma, infecções respiratórias crônicas e quadros clínicos de comprometimento cardiocirculatório. Em indivíduos com deficiência de protrombina, a dipirona pode agravar a tendência ao sangramento. Maleato de clorfeniramina: contraindicado uso de outras drogas que deprimem o sistema nervoso central e com bebidas alcoólicas. Cafeína: contraindicado na presença de úlcera gastroduodenal. Essa formulação é contraindicada para menores de 12 anos. Gravidez: Categoria de risco C. RA

Reações adversas referentes ao maleato de clorfeniramina: sedação, tonturas, zumbidos, lassidão, ataxia (incoordenação motora), fadiga, diminuição da visão, diplopia, euforia, nervosismo, insônia, tremores, perda de apetite, náuseas, vômitos, desconforto epigástrico, obstipação e diarreia.

IM

Não deve ser usado com inibidores da monoaminoxidase (IMAO): fenelzina, iproniazida, isocarboxazida, harmalina, nialamida, pargilina, selegilina, toloxatona, tranilcipromina, moclobemida. Com dipirona não se deve ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento, porque o efeito do álcool pode ser potencializado. Não usar ciclosporina concomitantemente, pois ocorre diminuição do seu nível sanguíneo. Uso com clorpromozina pode ocorrer hipotermia grave. O maleato de clorfeniramina pode aumentar o efeito sedativo dos depressores do SNC como o álcool, os barbitúricos (fenobarbital, tiopental, metohexital, pentobarbital), os hipnóticos (triazolan, midazolan, oxazepam, clordiazepoxido, clonazepam), os analgésicos narcóticos (morfina, codeína e meperidina), os sedativos e os tranquilizantes. A ingestão de outros estimulantes do SNC pode potencializar o efeito da cafeína.

Dipirona Sódica + Maleato de Clorfenamina + Ácido Ascórbico

PF Comprimido revestido contendo dipirona sódica 100 mg + maleato de clorfenamina 1 mg + ácido ascórbico 50mg (Apracur®).

PO

Adultos e maiores de 14 anos: 1 a 2 comprimidos revestidos, 3 vezes ao dia. Crianças de 10 a 14 anos: 1 comprimido revestido, 2 a 3 vezes ao dia.

A dose máxima diária não deve exceder a dose recomendada, ou seja, 6 comprimidos revestidos para adultos e maiores de 14 anos e 3 comprimidos para crianças de 10 a 14 anos.

OF

Convém tomar o último comprimido do dia, no mínimo 2 horas antes de dormir. O tratamento não pode exceder 7 dias. O paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

CI

Graves perturbações da função renal, deficiência genética da glicose 6-fosfodesidrogenase, porfiria hepática aguda, granulocitopenia, hipertensão arterial, tireotoxicose, alterações orgânicas cardíacas graves e dos vasos sanguíneos, arritmias cardíacas, glaucoma de ângulo fechado, obstrução do ducto biliar, hipertrofia prostática benigna, durante ataques agudos de asma, úlcera péptica, obstrução piloroduodenal. Contraindicado para menores de 10 anos. Não administrar em caso de suspeita de dengue. Gravidez: Categoria de risco C.

RA

Sonolência leve a moderada, vertigem, cefaleia, fadiga, excitabilidade, nervosismo, confusão, náuseas, xerostomia, diarreia, dor abdominal, aumento de apetite, ganho de peso, fraqueza, oligúria e espessamento das secreções brônquicas.

IM Isoniazida, anticoagulantes cumarínicos, sulfonilureias e narcóticos. Os efeitos sedativos da clorfeniraminapodem ser potencializados se houver administração concomitante com álcool ou medicamentos sedativos. Ibuprofeno

PF

Comprimidos revestidos de 200 mg (Advil®) e 400 mg (Alivium®). Cápsulas gelatinosas moles 400 mg (Advil®, Alivium®, Capsfen®). Suspensão oral gotas 30 mg/mL (Alivium®).

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA

PO

Comprimidos 200 mg: para adultos e crianças acima de 12 anos, a dose recomendada é 1 ou 2 comprimidos, repetida 3 a 4 vezes ao dia, com intervalo mínimo de 4 horas.

Comprimidos e cápsulas 400 mg: dose recomendada é 1 comprimido (ou cápsula) a cada 4 a 6 horas. A dose diária não deve exceder 2.400 mg/dia em doses divididas (400 mg a cada 4 horas).

Suspensão oral 30 mg/mL: em adultos, dose de 7 mL, repetida a cada 6 horas. A suspensão 30 mg/mL vem acompanhada de uma seringa dosadora.

Suspensão Gotas 50 mg/mL: para crianças acima de 6 meses de idade, pode variar de 1 a 2 gotas/kg de peso, em intervalos de 6 a 8 horas, não excedendo 40 gotas por dose (200 mg). Adultos: 40 gotas (200 mg) a 80 gotas (400 mg), repetida a cada 6 horas.

Suspensão Gotas 100 mg/mL: para crianças acima de 6 meses de idade, 1 gota/kg de peso, em intervalos de 6 a 8 horas, não excedendo 20 gotas por dose. Pacientes pediátricos com mais de 30 kg não devem exceder a dose máxima de 20 gotas (200 mg) por dose. Adultos: a posologia pode variar de 20 gotas (200 mg) a 40 gotas (400 mg), no máximo 4 vezes por dia.

OF

Permitida ingestão com alimentos. O início de ação ocorre de 15 a 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas. Não exceder 4 doses ao dia. Crianças menores de 2 anos, gestantes e idosos não devem usar sem acompanhamento médico. Os comprimidos revestidos possuem uma fina camada que facilita a deglutição, e devem ser ingeridos inteiros com um pouco de líquido.

CI

Contraindicado a pacientes com úlcera gastroduodenal, sangramento gastrintestinal, insuficiência renal, insuficiência hepática grave e insuficiência cardíaca grave. Esse medicamento é contraindicado para menores de 6 meses. Primeiro e segundo trimestre de gravidez: Categoria de risco C. Terceiro trimestre de gravidez: Categoria de risco D.

RA Os efeitos adversos incluem tontura, náuseas, epigastralgia, rash cutâneo, raramente pode ocorrer diarreia,retenção urinária, cefaleia, flatulência e anorexia.

IM

O uso de ibuprofeno concomitantemente com corticosteroides aumenta o risco de úlcera gástrica, e com inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRS) aumenta o risco de sangramento gastrintestinal. Diminui o efeito diurético de furosemida e diuréticos tiazídicos.

Maleato de Bronfeniramina + Cloridrato de Fenilefrina

PF

Solução oral gotas contendo maleato de bronfeniramina 2 mg/mL + cloridrato de fenilefrina 2,5 mg/mL (Decongex Plus®).

Xarope contendo maleato de bronfeniramina 2 mg/5 mL + cloridrato de fenilefrina 5 mg/5 mL (Decongex Plus®).

Comprimidos revestidos de liberação programada contendo maleato de bronfeniramina 12 mg + cloridrato de fenilefrina 15 mg (Decongex Plus®).

PO

Solução oral gotas: crianças acima de 2 anos, ingerir 2 gotas por kg de peso (como dose diária total), dividida em 3 vezes ao dia (1 ml =20 gotas). Dosagem máxima diária limitada a 60 gotas.

Xarope: para adultos, tomar 10 a 15 mL, 3 a 4 vezes ao dia. Crianças acima de 2 anos: 2,5 a 5 ml, 4 vezes ao dia. Dosagem máxima diária limitada a 60 mL.

Comprimidos: adultos, tomar 1 comprimido pela manhã e 1 comprimido à noite. Dosagem máxima diária limitada a 2 comprimidos.

OF Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atençãopodem estar prejudicadas. Deve-se evitar a ingestão de álcool ou a administração de tranquilizantes durante o tratamento, uma vez que pode aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos.

CI Pacientes cardíacos, coronariopatias severas, arritmias cardíacas, glaucoma, hipertireoidismo e aumento anormal da próstata. Contraindicado para menores de 2 anos. Categoria de risco na gravidez: C.

RA

Reações devido a fenilefrina são hipertensão, arritmia cardíaca, náuseas, vômitos, cefaleia e vertigem. Reações devido a bronfeniramina são secura da boca, nariz, garganta, sonolência, diminuição dos reflexos, insônia, nervosismo, irritabilidade, visão turva e espessamento das secreções brônquicas.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA

IM

Fenilefrina com broncodilatadores: pode ocorrer taquicardia e outras arritmias cardíacas. Fentolamina e propranolol: pode diminuir o efeito da fenilefrina. IMAO reduz o metabolismo da fenilefrina, os efeitos vasoconstritores da fenilefrina são potencializados. Uso da bronfeniramina com medicamentos barbitúricos, drogas hipnóticas, analgésicos opioides, ansiolíticos e antipsicóticos causam depressão do sistema nervoso central.

Paracetamol

PF

Suspensão oral 100 mg/mL (Tylemax® Baby, Tylenol® Bebê, Cimegripe® Bebê). Suspensão oral 32 mg/mL (Cimegripe® Criança, Tylemax® Criança, Tylenol® Criança). Comprimidos mastigáveis 160 mg (Tylenol® Criança 6+).

Comprimidos 500 mg (Genérico).

Comprimidos 750 mg (Genérico, Multigrip® Dor e febre, Paramol®, Tylenol®). Comprimidos efervescentes 500 mg (Sonridor®).

Gotas 200 mg/mL (Genérico, Cimegripe® Dor e Febre, Paramol®, Resfenol® Thermus Gotas, Tylemax®, Tylenol®).

Pó para preparação extemporânea 500 mg/5 g (Cimegripe® 77C, Resfenol® Thermus Sachê).

PO

Crianças menores que 12 anos: 1 gota por kg de peso, por dose, até o limite de 35 gotas por dose. Crianças acima de 12 anos: 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia. Adultos: 500 a 1.000 mg, de 3 a 5 vezes ao dia. Essa administração pode ser repetida 4 a 5 vezes por dia, com intervalo mínimo de 4 horas não devendo ultrapassar 5 administrações nas 24 horas.

OF Os comprimidos efervescentes devem ser dissolvidos em pelo menos meio copo com água. CI

Pacientes com hipersensibilidade ao paracetamol. Deve ser evitado com bebidas alcoólicas. Pacientes com doenças renais, hepática, que façam uso regular de álcool, que estão abaixo do peso ou desnutridos devem ser encaminhados ao médico. Categoria B na gravidez.

RA

Náuseas, vômitos, hepatotoxicidade; hipersensibilidades incluindo erupções cutâneas, urticária, eritemas, broncoespasmo, angioedema e choque anafilático; outras reações de incidência rara são discrasias sanguíneas, hepatite, hipoglicemia; icterícia, hematúria, micção dificultosa ou dolorosa. Lesão renal em uso crônico.

IM Barbitúricos, carbamazepina, hidantoína, rifampicina, sulfimpirazona e álcool: hepatotoxicidade aumentada.Aumenta meia-vida plasmática do cloranfenicol. Anticoagulantes: paracetamol pode aumentar o efeito. Paracetamol + Cafeína

PF Comprimido efervescente contendo paracetamol 500 mg + cafeína 65 mg (Sonridor®Caf).

PO Comprimidos revestidos contendo paracetamol 500 mg + cafeína 65 mg (Tylenol® DC, Genéricos). OF

Adultos e crianças acima de 12 anos: tomar 2 comprimidos ou 2 comprimidos efervescentes dissolvidos em pelo menos meio copo com água (100 mL), a cada 4 ou 6 horas. Não ultrapassar a dose de 8 comprimidos ao dia.

CI O comprimido revestido não pode ser partido, aberto ou mastigado.

RA Usuários crônicos de bebidas alcoólicas podem apresentar um risco aumentado de doenças do fígado caso seja ingerida uma dose maior que a dose recomendada. Contraindicado para menores de 12 anos de idade. IM

O paracetamol pode causar dano hepático. Muito raramente, foram relatados os seguintes efeitos adversos: aumento das transaminases, reações anafiláticas, hipersensibilidade, insônia, tonturas, palpitações, taquicardia, erupções, erupções pruriginosas e urticária.

A cafeína com estimulantes do SNC pode resultar em estimulação excessiva do SNC; a cafeína pode aumentar a excreção renal de lítio. A cafeína pode produzir arritmias cardíacas ou hipertensão em usuário de inibidores da monoamino oxidase (IMAO). Aumento da excreção renal de lítio.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA

PF Comprimido amarelo contendo paracetamol 400 mg + cloridrato de fenilefrina 20 e comprimido brancocontendo paracetamol 400 mg (Benegrip® Multi Dia, Cimegrip® Dia, Fluviral® Dia, Naldecon® Dia).

PO

Adultos e crianças acima de 12 anos: tomar 2 comprimidos (1 de cada cor) a cada 8 horas, com um copo de água. Sempre respeitar o intervalo mínimo de 8 horas entre as doses. Não exceder 4 doses em 24 horas. A dose diária máxima recomendada de paracetamol é de 4.000 mg e de cloridrato de fenilefrina é 120 mg. OF

Uma dose é composta de 2 comprimidos (1 de cada cor). Não deve ser administrado por mais de 3 dias para a febre ou sintomas gripais. Evitar usar concomitante com outros medicamentos contendo paracetamol por risco de toxicidade hepática. Evitar operar máquinas e veículos.

CI

O cloridrato de fenilefrina pode causar aumento pronunciado da pressão arterial em pacientes idosos. Não pode ser usado em pacientes com úlcera péptica, doença das artérias coronárias grave, hipertensão grave, doença hepática e em pacientes com glaucoma de ângulo estreito. Contraindicado para menores de 12 anos. Categoria de risco C na gravidez.

RA

Náusea, vômito, dor abdominal, hipotermia, palpitação, palidez, erupções pruriginosas e urticária. Sob uso prolongado podem surgir discrasias sanguíneas e pode causar necrose papilar renal. O paracetamol pode causar dano hepático, trombocitopenia, pancitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica e meta-hemoglobina. Leve sonolência poderá ocorrer após a 1ª dose. Podem ocorrer também nervosismo e tremores devido à fenilefrina.

IM

Em pacientes que fazem uso regular de álcool e barbitúricos, há risco de sobrecarga metabólica ou de agravamento de um comprometimento hepático já existente. Não deve ser utilizado concomitantemente com barbitúricos, antidepressivos tricíclicos e carbamazepina devido a aumento do risco de hepatotoxicidade. Com antidepressivos inibidores da MAO ou outras drogas de efeito hipertensor há risco de hipertensão.

Paracetamol + Cloridrato de Fenilefrina + Maleato de Carbinoxamina

PF

Solução contendo paracetamol 13,30 mg/mL + cloridrato de fenilefrina 0,33 mg/mL + maleato de carbinoxamina 0,13 mg/mL (Benegrip® Multi).

Comprimido amarelo contendo paracetamol 400 mg e cloridrato de fenilefrina 20 mg + comprimido alaranjado contendo paracetamol 400 mg e maleato de carbinoxamina 4 mg (Benegrip® Multi Noite, Fluviral® Noite, Naldecon® Noite).

PO

Solução: adultos e crianças acima de 12 anos: 30 mL a cada 6 horas. Não exceder 4 doses em 24 horas. Crianças até 12 anos: a dose varia de acordo com o peso e idade conforme segue: (2 anos/12 kg/9 mL; 3 anos/14 kg/10,5 mL; 4 anos/16 kg/12 mL; 5 anos/18 kg/13,5 mL; 6 anos/20 kg/15 mL; 7 anos/22 kg/16,5 mL; 8 anos/24 kg/18 mL; 9 anos/26 kg/19,5 mL; 10 anos/28 kg/21 mL; 11 anos/30 kg/22,5 mL).

Comprimidos: uma dose é composta de 2 comprimidos (1 amarelo + 1 laranja). Adultos e crianças acima de 12 anos: tomar uma dose a cada 8 horas. Sempre respeitar o intervalo mínimo de 8 horas entre as doses. Não exceder 4 doses em 24 horas.

A dose diária máxima recomendada de paracetamol é de 4.000 mg, a de fenilefrina é 120 mg e a de carbinoxamina é de 32 mg.

OF

Não deve ser administrado por mais de 10 dias para dor, e por mais de 3 dias para a febre ou sintomas gripais. Evitar usar concomitante outros medicamentos contendo paracetamol por risco de toxicidade hepática. Evitar operar máquinas e veículos. Esse medicamento pode causar doping.

CI A solução oral é contraindicada a pacientes com glaucoma de ângulo estreito. Contraindicado para menores de2 anos. Comprimido é contraindicado para menores de 12 anos. Categoria de risco C na gravidez.

RA

Náusea, vômito, dor abdominal, hipotermia, palpitação, palidez, erupções pruriginosas e urticária. Sob uso prolongado podem surgir discrasias sanguíneas e pode causar necrose papilar renal. O paracetamol pode causar dano hepático, trombocitopenia, pancitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica e meta-hemoglobina. Leve sonolência poderá ocorrer após a 1ª dose. Podem ocorrer também nervosismo e tremores devido à fenilefrina.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA

IM

Pacientes que fazem uso regular de álcool e barbitúricos, há risco de sobrecarga metabólica ou de agravamento de um comprometimento hepático já existente. Não deve ser utilizado concomitantemente com barbitúricos, antidepressivos tricíclicos e carbamazepina devido a aumento do risco de hepatotoxicidade. Com antidepressivos inibidores da MAO ou outras drogas de efeito hipertensor há risco de hipertensão. Associação de anti-histamínicos e procarbazina pode causar depressão do SNC.

Paracetamol + Cloridrato de Fenilefrina + Maleato de Clorfeniramina

PF

Cápsulas contendo paracetamol 400 mg + maleato de clorfeniramina 4 mg + cloridrato de fenilefrina 4 mg (Cimegrip®, Gripeol®, Resfedryl®, Resfenol®, Resfryneo®, Multigrip®).

Comprimidos contendo paracetamol 400 mg + maleato de clorfeniramina 4 mg + cloridrato de fenilefrina 4 mg (Fluviral®).

Solução oral contendo paracetamol 40 mg/mL + maleato de clorfeniramina 0,6 mg/mL + cloridrato de fenilefrina