• Nenhum resultado encontrado

Fase 6: Análise estratégica ambiental de custo-benefício e propostas de

CAPÍTULO 5 – APLICAÇÃO DO MODELO

5.6 Fase 6: Análise estratégica ambiental de custo-benefício e propostas de

5.6.1 Etapa 1: Determinação dos impactos ambientais significativos

Esta etapa revela os impactos ambientais que mais influenciam na estratégia empresarial e na sustentabilidade almejada, de acordo com as relações estabelecidas no mapa estratégico.

Na empresa onde foi realizado o estudo de caso – um curtume – verificou-se que os impactos ambientais identificados eram, praticamente, todos relacionados a efluentes líquidos e a rejeitos sólidos, advindos de diferentes processos, conforme apresentado na Figura 43. Assim, julgou-se repetitiva a sua apresentação na Figura 50, onde são ilustrados apenas alguns exemplos de ações, no intuito de reduzir os impactos ambientais gerados por toda a empresa.

Área de atuação Estratégia Ações sobre os impactos ambientais

Melhoria da tecnologia de produção Diferenciação

Inovação de projetos em P & D para novos processos Consumo de materiais de manutenção

Nacionalização de equipamentos Melhoria da tecnologia de produção Negócios e

Desenvolvimento

Investimento

Inovação de projetos em P & D para novos processos Parcerias regionais

Desenvolvimento

de mercado Inovação de projetos em P & D para novos produtos Parcerias regionais

Melhoria da tecnologia de produção Produto, Serviço

e Mercado

Diversificação de produtos

Inovação de projetos em P & D para novos produtos Quantidade de acidentes ambientais

Quantidade de reclamações da comunidade Quantidade de intervenções ambientais dos órgãos fiscalizadores

Consumo do recurso água Consumo dos produtos químicos Logística reversa

Projetos ambientais implementados Geração de efluentes e resíduos Prevenção da

poluição

Melhoria da tecnologia ambiental Reaproveitamento do recurso água Projetos ambientais implementados Consumo de energia elétrica Geração de efluentes e resíduos Diferenciação do

processo

Melhoria da tecnologia ambiental Ambiental e

Social

Crescimento dos

colaboradores Treinamentos ambientais (conscientização) Figura 50: Ações para a mitigação dos impactos ambientais significativos

5.6.2 Etapa 2: Construção da situação ambiental ideal da empresa pela

análise custo-benefício

Esta etapa é de análise custo-benefício da mitigação dos impactos ambientais significativos para fomentar a estratégia empresarial e, conseqüentemente, a sustentabilidade almejada.

Para tanto, determinam-se os processos ambientais (internos e/ou externos) necessários à consecução das estratégias empresariais, ou seja, o planejamento pontual das ações, criadas a partir das relações de causa e efeito do mapa estratégico ambiental.

No atual estágio de implementação do trabalho, esta etapa não foi totalmente concluída durante a aplicação prática do mesmo.

5.6.3 Etapa 3: Feed-back ambiental

Esta última etapa do modelo é de verificação e correção do MECAIA. É sabido que, para tanto, os resultados só poderão ser apreciados ao longo de um determinado tempo. Por isso, não foi possível a realização desta etapa.

5.7

Conclusões do capítulo

A aplicação do modelo proposto possibilitou chegar-se a diversas conclusões, tanto ao longo de sua aplicação – em nível de fase, quanto de resultado final - em nível geral.

Em nível de fase, as conclusões mais relevantes do “Bloco de Custos” – Fases 2, 3 e 4 - são referentes à consolidação e mensuração dos processos e atividades, não somente ambientais, mas também e, principalmente, fabris, de apoio à produção e administrativos. Ressalta-se que, os impactos ambientais significativos podem ocorrer em qualquer processo e atividade realizados pela empresa. Por isso, reconhecer, compreender e parametrizar tais processos e atividades, torna-se necessário para a realização de ações ambientais efetivas, conforme sua importância. De outro modo, o enquadramento das atividades ambientais na classificação proposta fornece ao corpo diretivo informações quantificadas sobre a postura ambiental da empresa. Assim, algumas rotinas e atividades poderão ser repensadas, no intuito da empresa trabalhar de forma mais pró-ativa, deslocando,

por exemplo, os recursos financeiros das atividades de recuperação ambiental, para atividades de controle e prevenção da poluição.

Para o “Bloco de Benefícios” - Fase 5 - as conclusões mais relevantes estão relacionadas com a determinação das perspectivas ambientais e do mapa estratégico ambiental, o qual mostra as relações de causa e efeito entre as várias perspectivas. Outro ponto de grande importância foi à possibilidade de relacionar-se as estratégias empresariais com as perspectivas ambientais, propiciando determinar metas ambientais com foco estratégico, representando o real interesse e premissas gerais do empreendimento. Deste modo, as mesmas poderão ser planejadas e controladas pelo corpo diretivo, e perseguidas em nível operacional por toda a organização.

O último passo do modelo proposto - Fase 6 – refere-se à determinação dos impactos ambientais significativos, a construção da situação ambiental ideal para a empresa, através da ferramenta de análise custo-benefício e ao feed-back ambiental. Para tanto, na primeira etapa, relacionam-se os processos e as atividades empresariais, definidos e mensurados no “Bloco de Custos”, às perspectivas, indicadores e metas de sustentabilidade ambiental, desenvolvidas no “Bloco de Benefícios” à luz das estratégias da organização. A etapa seguinte refere-se ao planejamento das ações para a mitigação dos impactos ambientais significativos de fomento às estratégias empresariais, o que, conseqüentemente após implementação, conduzirá a sustentabilidade almejada. Já a última etapa, de feed- back ambiental, permite que a empresa confronte as ações tomadas frente aos resultados esperados, alterando tais ações conforme a necessidade.

Cabe ressaltar que as etapas 2 e 3, referentes à fase 6 - “construção da situação ambiental ideal da empresa pela análise custo-benefício” e “feed-back ambiental”, não foram concluídas até o momento da finalização deste trabalho. Mas, apesar disso, acredita-se que o principal objetivo do MECAIA - revelar a influência dos aspectos e impactos ambientais nos objetivos estratégicos da organização para o alcance de sua sustentabilidade - foi alcançado, principalmente através da sinergia criada entre o método ABC e o BSC Ambiental.