• Nenhum resultado encontrado

4. ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR

4.4. Principais ilações da AICE – V Festival de Desporto da Levada

4.4.2. Fase de Conceção (atividade)

A fase de conceção da atividade decorreu dentro do previsto, tendo em conta o planeamento realizado até então, e destacando o trabalho realizado pelos professores do departamento, alunos e funcionários.

A AICE teve início na hora prevista, pelo facto da chegada antecipada dos professores estagiários e também foi importante a chegada adiantada dos STG Crew, que facilitou o início da atividade, visto que as turmas que tinham EF já se encontravam no espaço destinado para um dia repleto de ação.

Após esta atividade, a Ginástica Aeróbica estava programada em frente ao bar dos alunos. Algum material, como colchões e coluna, foram necessários e faltou alguma ajuda por parte dos alunos do Curso de Desporto que se tinham disponibilizado, mas decidiram depois participar/assistir às atividades e não nos ajudaram quando foram solicitados. A estratégia mudou rapidamente e, embora não fosse a mais apropriada, o transporte ficou então a nosso cargo e de alguns alunos e funcionários que se voluntariaram. O facto de sermos só dois dificultou a nossa ação no sentido em que tínhamos após esta atividade outras três em simultâneo sendo que numa delas um de nós iria estar envolvido. Felizmente a professora Cristina Caré assumiu as rédeas da demonstração de Ginástica e o controlo da mesma.

As atividades do turno das 09:45h às 10:30h iniciaram com alguns minutos de atraso, devido ao atraso dos responsáveis pelas atividades e a todos os problemas indicados anteriormente. Neste turno, também sobrepuseram-se duas funções sobre um dos professores estagiários, sendo que este teve que orientar a aula de Capoeira e encaminhar as turmas inscritas para a atividade. Uma possível solução poderia passar simplesmente por destacar um dos professores disponíveis para que este fosse responsável por orientar as turmas que se deslocavam para o pavilhão e para as respetivas atividades.

A Ginástica Rítmica do Marítimo, veio suavizar o desgaste anterior facilitando a desmontagem do material necessário para o Karting. Assim um dos dois professores ficou responsável pela supervisão da atividade juntamente com a professora Susana e outro por ajudar a desmontar o material.

Tendo em conta os contactos privilegiados de uma das professoras do nosso grupo, esta mesma estabeleceu o contacto com os responsáveis do Madeira Andebol SAD e, como tal e mais uma vez, um de nós supervisionou esta atividade ficando o outro responsável por preparar o material necessário para a seguinte. Inicialmente queríamos uma demonstração de jogo entre as equipas feminina e masculina, todavia acabou por não acontecer estabelecendo o objetivo de não só os alunos do desporto escolar e do clube escola poderem estar presentes, mas também qualquer aluno que estivesse na bancada pudesse ter a oportunidade de estar envolvido no jogo. Consideramos assim que as alterações realizadas vieram melhorar os objetivos inicialmente propostos, visto que houve mais alunos envolvidos e a estarem perto de alguns dos seus ídolos.

Destaque para a organização das atividades de forma massiva e por estações dentro do pavilhão o que facilitou a supervisão dos alunos deixando os espaços exteriores para atividades informais

organizadas pelos próprios alunos destacando sempre a atividade física quer de forma formal ou informal.

Relativamente à CE, salientamos a visível satisfação global dos participantes, tendo as atividades propostas uma grande aceitação, na maioria dos momentos (destaque para a Zumba, Hip Hop, Andebol e Desportos de Combate). Muitos dos alunos questionados revelaram enorme satisfação na participação das atividades, tendo agradecido a realização do evento e destacando ter sido bastante apelativo, face a grande variedade de atividades.

Os funcionários que participaram e nos ajudaram na organização também revelaram usufruir de algumas atividades nomeadamente a Zumba, mostrando grande satisfação.

Os professores da escola, tanto de EF como de outras disciplinas, aproveitaram ao máximo as atividades propostas (destaque novamente para a Zumba) e também elogiaram-nos pela excelente organização do evento na promoção da AF.

Em relação ao Presidente do Conselho Executivo, esteve presente sempre que possível na receção das entidades, sendo que quando não esteve presente fez-se representar pelo professor Ricardo Silva que também nos felicitou pela dinâmica e o excelente clima de festa proporcionado pelo V Festival de Desporto da Levada.

Em suma, o balanço revela-se positivo, ainda que alguns fatores tivessem influenciado a eficácia do processo (fatores temporais). Como já foi referido a necessidade em conciliar a prática letiva e a nossa inexperiência em articular todas as tarefas decorrentes do EP, nomeadamente a conceção deste tipo de eventos, fez com que houvesse algumas dificuldades que nos impediram de operacionalizar a atividade de uma melhor forma. Os objetivos, no nosso entender, foram conseguidos tendo em conta a enorme participação e satisfação dos participantes, tanto na realização das atividades propostas como na prática de atividade física informal decorrente da disponibilização dos espaços exteriores para tal.

Destacamos também o impacto social do evento com a publicação de artigos com comentários favoráveis por parte do Diário de Notícias da Madeira.

4.4.3. Recomendações

Em jeito de conclusão, apresentamos algumas recomendações com base nos aspetos menos positivos e focando a questão dos prazos e do tempo necessário para planear uma atividade deste género. Consideramos que um planeamento antecipado poderá ter as seguintes vantagens:

 Comprometimento mais sólido das entidades convidadas assim como dos potenciais alunos interessados em dinamizar as suas atividades;

 Sensibilização do GEF de forma a implicar-se ainda mais no projeto podendo tornar-se numa atividade contemplada no Plano Anual de Atividades;

 Estabelecimento de horários e atividades que permitam a participação de todos os intervenientes da CE;

 Captação dos EE ou outros familiares no evento, seja na participação das atividades ou promoção de empresas (se possível ligadas à alimentação saudável e atividade física);  Destacamento de funções mais precisas para os funcionários, professores e alunos que

pretendam ajudar na organização e conceção do evento (supervisão de atividades, transporte de material, divulgação, receção das entidades…)

 Solicitação de outros meios externos no controlo e supervisão das atividades (outros núcleos de estágio, EE ou outras pessoas externas);

 Exploração dos meios de comunicação social, através do jornal e/ou rádio da escola ou outros alunos interessados na realização de entrevistas aos participantes do evento de forma a obtermos dados mais relevantes sobre o balanço do mesmo.