• Nenhum resultado encontrado

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.7 FASE DE REALIZAÇÃO

3.7.1 Produto Final

DOG.tag é a marca que tem como conceito de estar com seu DOG seja onde for. Não é apenas um produto ou um aplicativo, mas sim um causa engajada. Através de um dispositivo e seu aplicativo, saber onde o Dog está ficou muito mais fácil (Figura 94). Também é possível saber tudo sobre o fiel amigo.

Figura 94: Produto Final Fonte: Autoria Própria (2015)

DOG.tag junta a tecnologia e as pessoas em prol de um causa - evitar que cães se percam e não voltem mais. Utilizando-se da plataforma mobile para enviar alertas de cães achados e perdidos, informações sobre a saúde ou então para a localização do cão, o dispositivo DOG.tag ameniza a preocupação de muitos donos (Figura 95).

Figura 95: A Causa

Fonte: Autoria Própria (2015)

O produto é feito para pessoas que estão engajadas em ajudar não só o seu cachorro, mas também o cachorro de pessoas próximas. O objetivo é fortalecer a relação entre o homem e o cão seja aonde for e onde estiver (Figura 96).

Figura 96: Banner DOG.tag Fonte: Autoria Própria (2015)

3.7.2 O Dispositivo

O dispositivo DOG.tag vem acoplado à coleira. Ele possui funções que auxiliam o dono a fim de saber quais as necessidades do cachorro através de sensores de medições como barômetro e acelerômetro. A coleira possui com fecho de liberação rápida, é feita de material macio, resistente e de fácil lavagem (Figura 97). O dispositivo vem preso de uma forma confiável entre o fecho e o anel de engate (Figura 98).

Figura 97: Coleira Final Fonte: Autoria Própria (2015)

Figura 98: Fuções Dispositivo Fonte: Autoria Própria (2015)

3.7.3 O Aplicativo

Ao adquirir a coleira DOG.tag, o usuário faz o download do aplicativo em seu smartphone ou tablet. Faz o login por meio da rede social Facebook ou então faz o cadastro no sistema. Quando logado no aplicativo, o usuário entra na tela inicial onde na parte superior estão posicionados os menus de início, compartilhamento e o menu de configurações. Nos menus são encontradas opções como perfil do dono e do animal; alertas de zonas, onde o dono pode limitar a área que o animal não pode ultrapassar; informações sobre o sistema; personalização do layout, alterações de cores e fotos do aplicativo, podendo utilizar as fotos do próprio cachorro e gerenciar seguidores (Figura 99).

Figura 99: Aplicativo: menus Fonte: Autoria Própria (2015)

Na parte inferior fica localizado o menu principal, onde estão os ícones das atividades referentes ao dispositivo (Figura 100).

Figura 100: Aplicativo: menu principal Fonte: Autoria Própria (2015)

Ao clicar nesse menu, aparecem as opções de acessar a página do DOG.news, que é uma página de notificações referente a cães que o usuário segue, ou então, a notificações de cães achados e perdidos dentro de uma limitação determinada pelo usuário.Se for do interesse, é possível acessar a página do animal, onde ficam em tempo cronológico, todas as informações referente àquela perda ou resgate (Figura 101).

Figura 101: Página de Notificações Fonte: Autoria Própria (2015)

A segunda opção disposta no menu, é DOG.info. Como o próprio nome diz, nessa função faz-se a atualização das informações do cachorro que poderão ser vistas por todas as pessoas do sistema (Figura 102). Caso o dono não queira dispor de alguma informação ele pode habilitar ou desabilitar de acordo com a necessidade. Nessas informações também ficam listadas informações sobre a clínica ou pet shop que o animal frequenta, pois caso não seja possível entrar em contato com o dono, a pessoa que estiver com o cão pode levá-lo até o segundo lugar.

Figura 102: Página de Informações Fonte: Autoria Própria (2015)

O terceiro ícone do menu é referente à localização, o DOG.tag. Nessa função existem diversas outras opções para o dono. A primeira delas é a visualização do histórico de percurso do animal, que auxilia não só quando o dono está longe, mas também naquelas caminhas e atividades dos dois juntos. A segunda opção é a câmera, onde o dono pode acessar imagens em tempo real ou programar fotos em intervalos de determinado tempo, ou então compartilhadas em redes sociais o que está visualizando e suas atividades. A câmera funciona também como um elemento de segurança. Com ela é possível registrar através das fotos onde o animal está

quando perdido, ou ainda fazer o registro fotográfico da pessoa que está com o animal (Figura 103). Muitas pessoas quando encontram algum cachorro, não o querem devolve ou existe a possibilidade de desatar a coleira. Ao fazer esse movimento, como o dispositivo estará em modo de SOS, a câmera estará em modo SOS também, quando a pessoa for desatar a coleira ou manusear o aplicativo, a câmera fará o registro fotográfico. O recurso é mais uma maneira de garantir ao dono uma segurança a mais. Furto é uma figura de crime prevista no artigo 155 do Código Penal Brasileiro que consiste na subtração de coisa alheia móvel para si ou para outrem. Pode ser na modalidade simples, qualificada ou privilegiada. Na legislação penal brasileira o animal é tratado como um bem móvel. (ALCÂNTARA 2014)

Figura 103: Página de Localização Fonte: Autoria Própria (2015)

Na parte central e em destaque está o botão SOS, que deve ser acionado quando o cão está perdido (Figura 104). Nessa função também existe a possibilidade do usuário informar que encontrou um animal e indicar a localização, assim como localizar um salvador. Os salvadores são pessoas ou estabelecimentos

do ramo pet ou não, que são simpatizantes da causa, e se comprometem a recolher o animal até que o dono possa vir buscá-lo.

Figura 104: Página SOS Fonte: Autoria Própria (2015)

Outra função disponível do DOG.tag é o sistema de chamada. O dispositivo na coleira possui caixas de som. Caso o dono queira falar com o animal, acalmá-lo ou apenas diverti-lo basta iniciar a chamada. É possível também apenas falar com a pessoa que encontrou o animal. Ela não será capaz de responder, mas caso esteja em contato com o dono e não sabendo como proceder, é possível conversar com ela e passar instruções. Por fim existe o ícone de configurações, onde o dono poderá fazer os alertas de zonas para seu animal, poderá configurar salvamento de fotos e também limitar intervalo de tempo para o recebimento das coordenadas. Como o GPS consome muita bateria é possível deixá-lo desligado ou diminuir o tempo de coordenadas enquanto o cachorro está com o dono (Figura 105).

Figura 105: Página de Chamada e Configuração Fonte: Autoria Própria (2015)

O último ícone do menu principal é o DOG.vet, onde é possível visualizar o gráfico de atividades (de acordo com o peso e raça cadastrados no perfil) o gráfico de sono; agendamento de vacinas e consultas ou histórico clínico

Figura 106: Páginas de Saúde Fonte: Autoria Própria (2015)

Documentos relacionados