• Nenhum resultado encontrado

metodologia da investigação

3.4. Técnicas e instrumentos de recolha de dados

3.5.3. Ferramentas de comunicação

A plataforma utilizada para dar suporte à componente a distância do estudo disponibiliza um conjunto de ferramentas, que possibilitam tanto a comunicação síncrona como a comunicação assíncrona entre todos os intervenientes (figura 3.2).

Assim, e tendo em conta as necessidades de interacção/comunicação entre professor- alunos e dos alunos entre si durante a realização do estudo, disponibilizaram-se as ferramentas de comunicação existentes na plataforma de gestão da aprendizagem: (i) anúncios; (ii) colaboração; (iii) correio electrónico; (iv) fóruns de discussão; (v) lista; (vi) mensagens; e (vii) páginas de grupos.

Anúncios

Apesar desta ferramenta não ser considerada como um verdadeiro serviço de comunicação quando comparada com o serviço de correio electrónico ou mesmo com os fóruns de discussão, a sua utilização pareceu-nos importante, na medida em que permitiria a disponibilização de informações úteis para o funcionamento do módulo. Como os anúncios têm normalmente um carácter temporal limitado, o uso desta funcionalidade revelou-se adequado para a colocação de avisos para relembrar as actividades a desenvolver e as datas de entrega de algumas dessas tarefas, assim como permitiria alertar para a disponibilização de novo material online ou para uma eventual alteração do plano de trabalho estabelecido inicialmente.

Colaboração

A disponibilização de ferramentas colaborativas síncronas teve como principal finalidade criar, durante a componente a distância, a possibilidade dos alunos poderem esclarecer dúvidas ou comunicar com a docente ou com os colegas em tempo real.

O Blackboard disponibiliza duas funcionalidades para a colaboração síncrona: a sala de aula virtual e o chat. Na sala de aula virtual, os utilizadores podem aceder ao quadro de comunicações para apresentar diferentes tipos de informações como textos e imagens, podendo também utilizar, em simultâneo, o serviço de chat. Por sua vez, o serviço de chat pode ser acedido separadamente da sala de aula virtual, possibilitando a interacção entre utilizadores através de uma conversação textual síncrona.

Tal como já foi referido anteriormente, estava prevista a utilização destas ferramentas de colaboração na última sessão a distância ou num outro dia e hora a combinar, previamente, com cada grupo, por forma a poder-se conciliar as disponibilidades de tempo e de acesso à Internet da docente e dos alunos. A opção de se utilizarem estas ferramentas com cada grupo

em particular, prendeu-se com os condicionalismos e problemas decorrentes da utilização das mesmas por um elevado número de participantes em simultâneo.

Correio electrónico

O correio electrónico, um dos serviços mais antigos e dos mais utilizados da Internet, assume grande importância como meio de comunicação assíncrona entre os utilizadores da rede. Assim, a disponibilização deste serviço teve como objectivo principal permitir a comunicação privada entre a docente e os alunos e destes entre si. De referir que as mensagens enviadas através desta ferramenta são direccionadas para o endereço de correio electrónico externo do utilizador, endereço esse que serve normalmente de login de acesso ao Blackboard. Deste modo, as mensagens não são lidas na plataforma, mas sim a partir da conta privada de cada utilizador. Optou-se pela disponibilização desta funcionalidade pensando na eventual transmissão de mensagens importantes ou para se poder alertar alunos que, por alguma razão, se constatasse que não estavam a aceder à plataforma. A título de exemplo, refere-se a utilização deste serviço para a transmissão da mensagem de boas vindas que, para além de ter sido colocada no fórum de discussão ‘Geral’, foi também enviada através desta ferramenta para todos os alunos inscritos na disciplina, tentando assegurar-se, deste modo, que todos tomavam conhecimento do início das actividades.

Fóruns de discussão

Os fóruns de discussão proporcionam a comunicação assíncrona num modelo de ‘todos para todos’ e permitem a partilha de informações de interesse comum para um grupo de indivíduos. As mensagens trocadas nos fóruns são organizadas por tópicos e ficam disponíveis para que qualquer elemento da comunidade as possa consultar, o que faz com que este serviço não seja o meio privilegiado quando se pretende uma interacção mais individual entre professor-aluno ou aluno-aluno.

Carvalho e Marques [2005] acreditam mesmo que:

“A utilização de fóruns permite uma participação activa do sujeito, obrigando-o a um maior envolvimento com os conteúdos.” [Carvalho e Marques, 2005: 183].

No contexto deste estudo, a utilização de fóruns de discussão pretendia facilitar a comunicação e promover a interacção entre o grupo, dando a oportunidade a qualquer aluno

de responder ou de colocar questões relacionadas com as temáticas abordadas no módulo, procurando fomentar a participação e a partilha de opiniões e conhecimentos tendo em conta a disponibilidade de cada aluno.

A criação de diferentes fóruns de discussão no âmbito do módulo teve como objectivo principal incentivar a interacção entre os elementos do grupo (fórum de discussão privado para cada grupo de trabalho), facilitar a interacção entre a docente e os alunos (fórum de discussão ‘Geral’ e fórum ‘Café’) e proporcionar condições para que cada um pudesse manifestar as suas opiniões sem inibições (fórum de discussão ‘Geral’ e fórum ‘Café’). O fórum ‘Café’ foi criado, essencialmente, com a intenção de se tornar um espaço de convívio onde os alunos pudessem interagir de modo mais informal.

Lista

Integrada também nas ferramentas de comunicação da plataforma, esta ferramenta facilita a pesquisa dos utilizadores inscritos na disciplina sendo essa a razão principal para a sua disponibilização. As opções de pesquisa existentes compreendem desde a procura por código, nome ou e-mail e até uma opção em que pode ser solicitada uma listagem de todos os participantes inscritos numa disciplina. Após a pesquisa devolver os resultados encontrados, tem-se a possibilidade de se consultar as homepages dos utilizadores que tenham construído a sua página pessoal no Blackboard. De facto, a construção de páginas pessoais, através do preenchimento de um formulário que, posteriormente, tomará a forma de um template, é outra funcionalidade oferecida pela plataforma utilizada. O conteúdo destas páginas pode compreender informações pessoais, uma foto e sites web favoritos com uma pequena descrição de cada um deles.

Mensagens

O Blackboard disponibiliza esta funcionalidade para permitir aos utilizadores de uma disciplina o envio e a recepção de mensagens exclusivamente através da plataforma. O modo de funcionamento destas Mensagens assemelha-se ao do correio electrónico pois permite a comunicação privada entre utilizadores. No entanto, a diferença reside no facto destas Mensagens não poderem ser enviadas ou recebidas fora do grupo de utilizadores de cada disciplina. Assim sendo, e tal como já foi referido anteriormente, o correio electrónico permite

a comunicação externa enquanto que esta funcionalidade Mensagens possibilita a comunicação interna através da plataforma.

Páginas de grupos

As páginas de grupos são espaços privados que podem ser criados para cada grupo de trabalho. A sua utilização no âmbito do módulo pretendia promover a interacção e a partilha de informação entre os elementos dos vários grupos de trabalho. A grande vantagem destas páginas reside no facto de se poder disponibilizar um conjunto de serviços e ferramentas que visam facilitar o trabalho em grupo. Deste modo, disponibilizou-se um fórum de discussão privado para cada grupo, permitiu-se a partilha de ficheiros e o envio e a recepção de mensagens de correio electrónico e facultou-se, ainda, a possibilidade dos grupos poderem realizar sessões de colaboração síncrona.

De referir que a docente podia aceder à área de cada grupo, permitindo o acompanhamento e o apoio mais próximo e individualizado das actividades desenvolvidas por cada grupo em particular.