• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 1. A Renascer em Cristo: contexto cultural, gênese e expansão

1.3. Igreja Apostólica Renascer em Cristo: gênese e expansão

1.3.3. A formação do corpo eclesiástico

Segundo Weber90, a disciplina racional, quanto ao seu conteúdo, nada mais é que a execução conseqüentemente racionalizada, isto é, metodicamente ensinada, precisa e que incondicionalmente reprime qualquer crítica pessoal de uma ordem recebida. Acrescenta-se também a esta característica a uniformidade das ações ordenadas fundamentando-se na formação de massas. O objetivo principal está na uniformização racional da obediência de uma multiplicidade de pessoas.

Para dar legitimidade a todo este processo de dominação, a Igreja Renascer investe de uma forma bem organizada e bem elaborada na formação de seu corpo eclesiástico, por meio de diversos cursos ministrados em seu Centro de Estudos Renascer (CER). Os cursos que a Igreja promove aos seus futuros oficiais (nome dado àqueles que trabalham nas funções eclesiásticas como diáconos, presbíteros, pastores e bispos), são elaborados para capacitar os fiéis que desejam trabalhar “na obra de Deus” e conhecer mais de pe rto a visão Renascer. Os cursos oferecidos pela Igreja Renascer são: 1) Escola de Profetas Estrutural; 2) Curso de Formação de Oficiais; 3) Cursos de Capacitação Ministerial; 4) Imersão para Diáconos; 5) Formação de Dirigentes de Igrejas; 6) Curso Médio em Teologia; 7) Teologia Universitária; 8) Cursos de Especialização; 9) Reciclagem e Capacitação de Professores; 10) Inglês; 11) Ensino à Distância.91 As características de alguns desses cursos são as seguintes:

Escola de Profetas Estrutural, um curso de for mação básica, baseado nos conceitos da Palavra de Deus e na visão Renascer. Compreende três fases distintas: 1) Descobrindo o mundo espiritual; 2) Conhecendo os livros da Bíblia; 3) O Espírito Santo e você – oração e intercessão. Todo o curso é apostilado, com uma duração total de 56 aulas semanais.

Curso de Formação de Oficiais, que visa formar os futuros oficiais da Igreja Renascer em Cristo, com a média de duração de dois meses, sendo que no final do curso os participantes recebem a “unção de aspirante”, capacitando-os a trabalhar na Igreja.

90 Idem. Ibid. p. 356.

Cursos de Capacitação Ministerial são cursos rápidos abordando os principais ministérios da Igreja, com o objetivo de formar pessoas capacitadas a exercê- los de acordo com a visão Renascer.

Curso de Imersão para Diáconos, composto de sete aulas que tratam de conceitos mais profundos para a vida daquele que deseja caminhar como oficial, a saber: “santidade”, “compromisso”, “autoridade espiritual”, “fidelidade”, “discipulado”, “submissão”, “desenvolvimento”, “capacitação” e “participação”.

Curso de Formação de Dirigentes de Igreja, que visa à formação específica de líderes e pastores para as igrejas locais, com duração de um ano, oferecido uma vez por semana. A grade é composta das seguintes disciplinas: a) visão da Palavra (ênfase na visão Renascer); b) visão administrativa; c) aconselhamento (estudo de casos); d) relacionamentos interpessoais (ênfase em autoridade espiritual); e) panorama do Antigo e Novo Testamento; f) visão dos ministérios (estudo dos manuais de imp lantação); g) língua portuguesa.

Curso Médio em Teologia, composto por disciplinas da grade de graduação em teologia. Tem duração total de um ano por ciclo, sendo que o aluno poderá cursar os três ciclos simultaneamente: Os três ciclos são: Formação Especial (Relacionamentos interpessoais – introdução à Antropologia, Panorama bíblico – ênfase em “Batalha Espiritual”, Doutrina das Últimas Coisas, Português); Doutrinas Avançadas (Doutrina do homem, pecado e satanás, Doutrina da Igreja, Homilética, Hermenêutica e Exegese); Teologia – Trindade (Doutrina de Deus, Doutrina na Cristo, Doutrina do Espírito Santo).

Esses cursos são oferecidos na Igreja sede e nas regionais. Os demais cursos ainda estão em fase de implantação. Os professores, obrigatoriamente, devem fazer parte da estrutura de oficiais e formados nas disciplinas que estarão lecionando. Porém, em todos os cursos ministrados no Centro de Estudos Renascer encontramos dois conceitos básicos que todo aluno deve necessariamente conhecer: visão Renascer e ministério.

Para explicar o conceito de visão Renascer, a Igreja Renascer se baseia no livro de Neemias, no Antigo Testamento, que narra a reconstrução dos muros de Jerusalém e a reforma espiritual e administrativa, que teria sido resultante da ação de Neemias. Cabe lembrarmos que Jerusalém havia sido destruída pelos babilônios em 586 a.C. (II Rs 25:10). Apesar de ter havido algumas tentativas de reconstruir o muro, a cidade ainda se

encontrava em ruínas e, sem o muro de proteção, elemento fundamental no mundo antigo. Diante dessa situação, os remanescentes (os que não foram levados cativos) haviam perdido sua identidade como povo e quaisquer valores de soberania e respeito próprio. Este é o cenário onde, segundo a Igreja Renascer, Deus levanta Neemias para realizar uma obra de restauração, não só dos muros, mas também da dignidade do povo de Judá. Segundo essa lógica, a visão Renascer consiste de posicionamentos espirituais e naturais, traçando paralelos com os problemas concretos dos dias de hoje como a restauração das famílias, em seus bairros, cidades, país e mundo.92

O conceito de ministério, na Igreja Renascer, tem como base os exemplos tirados da vida dos seus fundadores:

Nós, da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, temos um entendimento e uma visão bastante clara e definida do que é o ministério dentro da visão bíblica. Entre outras coisas, a seriedade com que tratamos as coisas do Senhor, assim como o Seu próprio chamado ministerial em nossas vidas, a disponibilidade incondicional que podemos enxergar na vida do Apóstolo e da Bispa, deixam mais que claro aquilo que ele próprio sempre diz: “O meu chamado é mais forte e importante do que a minha própria vida” – Apóstolo Estevam Hernandes.93

Outro conceito muito importante para aqueles que participam ou que já pertencem ao corpo eclesiástico da Igreja é a noção de chamado. O chamado é visto como uma escolha vindo da parte de Deus para aqueles que irão trabalhar na Igreja sob as várias funções existentes. O indivíduo quando atende ao seu chamado e torna-se parte do corpo eclesiástico da Renascer, passa a se submeter a uma estrutura de dominação que a Igreja denomina como autoridade espiritual. Esta autoridade possui um grau hierárquico que vai desde o diácono até chegar no topo da estrutura que é o Apóstolo. A Renascer define esse termo da seguinte forma:

A questão da autoridade espiritual é, também, de suma importância a todos os cristãos e, de forma particularmente especial, a todos aqueles que são chamados ao ministério. Em primeiro lugar, pelo que o próprio texto da Palavra de Deus nos diz: que toda autoridade é procedente de Deus e que o se opor a elas representa, em última instância, opor-se ao próprio Deus, visto que Ele mesmo as instituiu dessa forma – Rm 13:1.94

92 IGREJA RENASCER. Ibid. p. 18. 93 IGREJA RENASCER. Ibid. p. 23. 94 IGREJA RENASCER. Ibid. p. 38.

Quando falamos em chamado, podemos fazer um paralelo com o que Weber registrou sobre o termo vocação, ao afirmar ter sido esse conceito introduzido no dogma central de todas as denominações protestantes como o único modo de vida aceitável por Deus. Weber explica este conceito da seguinte for ma:

Foi, portanto, nesse conceito de vocação que se manifestou o dogma central de todos os ramos do Protestantismo, descartado pela divisão católica dos preceitos éticos em praecepta e consilia , e segundo a qual a única maneira de viver aceitável para Deus não estava na superação da moralidade secular pela ascese monástica, mas sim no cumprimento das tarefas do século, imposta ao indivíduo pela sua posição no mundo. Nisso é que está a sua vocação.95

A partir desses conceitos podemos concluir que a formação do corpo eclesiástico da Igreja Renascer tem como finalidade principal reforçar a legitimação do poder eclesiástico por meio da doutrinação religiosa. Assim, todas as pessoas interessadas em ingressar na estrutura administrativa da Igreja são obrigadas a seguir essa visão.