• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3. A Igreja Renascer em Cristo: formas de comunicação e discurso

3.1. A Igreja Renascer e suas formas de comunicação

3.1.4. Gravadora

No início das atividades da Igreja Renascer, Estevam Hernandes começou a investir no segmento jovem e passou a organizar várias bandas para que se apresentassem nos cultos, tocando os mais diversos tipos de gêneros musicais, tais como: rock, jazz, reagge, rap, funk, samba e pagode. Essa iniciativa foi tão bem sucedida que atraiu muitos jovens freqüentadores de outras igrejas evangélicas com suas respectivas famílias. Essas bandas passaram a se apresentar inicialmente nas noites de segunda- feira, na Renascer Sede, em São Paulo, incluindo em seu repertório música, dança e evangelismo. Entre os grupos estavam as bandas Katsbarnéa, fundada por Brother Simeon, ex-dependente químico que se converteu à Igreja; Atos II, que posteriormente veio a se chamar Kadosh; Resgate, fundada pelo atual bispo José Bruno e Oficina G3. No fim dos anos 80 foram realizados os primeiros shows de música gospel em casas de espetáculo como Canecão, no Rio de Janeiro, e Dama Xoc, em São Paulo. Foi nesse contexto que Estevam Hernandes e o publicitário e bispo Antônio Carlos Abbud criaram a gravadora Gospel Records em 1990.194 No mesmo ano de fundação foi lançado o primeiro disco, pertencente à banda Rebanhão, formada no Rio e Janeiro em 1985 e conhecida como a precursora do rock gospel brasileiro.

Para Jacqueline Ziroldo Dolghie, a Igreja Renascer em Cristo foi a principal responsável pela consolidação do mercado de música gospel no Brasil.195 Estevam Hernandes, aliando a sua personalidade carismática, o conhecimento interno do campo religioso brasileiro e as técnicas de marketing, conseguiu lançar um produto simbólico diferenciado que foi o divisor de águas na história da música evangélica no Brasil. O objetivo de Hernandes era ao mesmo tempo satisfazer a demanda do público jovem e criar um produto com características de mercado, atraindo músicos em busca de profissionalização e jovens em busca de entretenimento.

194 CUNHA, Magali do Nascimento. “Vinho novo em odres velhos”. Um olhar comunicacional sobre a

explosão gospel no cenário religioso evangélico no Brasil. Tese de Doutorado em Ciências da Comunicação, ECA-USP, São Paulo, 2004. p. 141.

195 DOLGHIE, Jacqueline Ziroldo. A Renascer em Cristo e o mercado de música gospel no Brasil.

Localizado no mesmo endereço da Editora Gospel, na rua do Paraíso 148, 3° andar, em São Paulo, atualmente a gravadora apresenta mais de 100 títulos lançados, que fazem da Gospel Records um referencial no mercado nacional. A distribuição de seus produtos é feito pela estrutura de mídia da própria Igreja Renascer, tais como: Rádio Manchete Gospel, Rede Gospel, Jornal Gospel News e Revista Gospel. A seguir apresentamos o catálogo da Gospel Records, tal como aparece no site da Igreja Renascer (www.gospelrecords.com.br), acessado em 10 de outubro de 2005:

1) Louvor / Adoração: Renascer Praise, Marcelo Aguiar, Soraya Moraes, Priscila Lisboa, Maurílio Santos, Eliezer Rodrigues, Jaqueline Kaufman, Ana Raia, Andréia Nascimento, Rhimena Abecia, Angelo Ed uardo, Abrahm Laisina, David Quinhoes, Ismael Ramos e Sam Baker.

2) Pop / Rock: Resgate, Katsbarnéa, Oficina G3, Militantes, Código C, Praise Machine, Metal Nobre, Fernando Cester, Virtud, CUSM, RM6, Faty, Paulinho Makuko, Patmus, Juízo Final, Stauros, Troad, Rebanhão, Brother Simion, Rod Mayer, Getsemani, Benner Jacks, Fruto Sagrado e Banda Rara.

3) Rap / Black: Dj Alpiste, Soul Dreams, O Melhor do Black, Banda Bani, XBarão, Groove Soul, FLG, F.O., Karitas Petrucci.

4) Samba / Pagode: Juninho do Banjo, No Compasso do Criador, Renascer do Samba, Radicais da Fé.

5) Infantil: Danny & Gaby

6) Coletâneas / Outros: O melhor do Black Gospel, De Bem com a Vida, Louvor em Comunidade, Gospel Love, Fé e Obras, Copan – um novo coração, Manchete Gospel Hits vol. 1, VIII Marcha para Jesus, As grandes mulheres da música Gospel, IX Marcha para Jesus, Os Peregrinos, Sandra Lima, Banda Canal, Banda Nova, João Alexandre.

A gravadora Gospel Records também é a patrocinadora oficial de todos os shows musicais realizados pela Igreja Renascer em Cristo, como o S.O.S. da Vida, os lançamentos do coral Renascer Praise e das apresentações das bandas gospel em diversas casas noturnas. O último lançamento do Renascer Praise, em sua 12ª edição,

foi realizado no dia 7 de setembro de 2005, data comemorativa da independência do Brasil, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.196 Segundo os organizadores do evento, mais de 60 mil pessoas compareceram para prestigiar o lançamento do Renascer Praise. Houve a apresentação de um coral com cerca de 12 mil vozes acompanhado de mais de 100 músicos e cantores, além de quatro mil bailarinos que dançaram sob o ritmo de vários estilos musicais. O show contou com a participação de várias caravanas vindas de outros estados como o Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Minas Gerais e também da Argentina, onde a Igreja Renascer mantém uma filial na cidade de Buenos Aires.

A 14ª edição do S.O.S. da Vida entrou na agenda cultural da cidade de São Paulo com o evento “Virada Cultural – São Paulo 24 horas com você”.197 O Projeto Virada Cultural foi promovido pela Prefeitura de São Paulo por intermédio da Secretaria de Cultura e da São Paulo Turismo, em sua primeira edição, das 14 horas do dia 19 de novembro às 14 horas do dia 20. Foram 24 horas de cultura com diversas atrações que estimularam a população e seus visitantes a se apropriarem dos espaços públicos da cidade por meio da cultura. Essa maratona abrangeu todas as regiões da cidade, tendo como pontos principais o Anhangabaú e os jardins do Museu do Ipiranga. Além dos shows nos palcos construídos ao ar livre, diversas unidades do SESC ficaram abertas, além de cinemas, feiras e lojas que funcionaram 24 horas ininterruptas.

O S.O.S. da Vida foi realizado no estacionamento do Sambódromo do Anhembi e, segundo os organizadores do evento, contou com a participação de 50 mil pessoas, que foram prestigiar a apresentação de cerca de 30 bandas gospel. Entre elas estavam presentes as seguintes bandas: Resgate, Praise Machine, Renascer Praise, Mara Maravilha, Soul Dreams, Dj Alpiste, RM6, Código C, Banda Bani, X-Barão, Priscila Lisboa, Soraya Moraes, Katsbarnéa, Oficina G3, e outras.

Segundo Daniel Galindo, hoje vivemos em uma sociedade midiática, cuja característica é a supervalorização do entretenimento e do lazer.198 Neste contexto, a prática religiosa apropria-se destes mecanismos como forma de divulgação e sobrevivência em meio ao espaço midiatizado. Nesse tipo de sociedade, a produção e

196 Jornal Gospel News, ano 2, n. 22, p. 6. 197 Jornal Gospel News, ano 2, n. 23, p. 6.

198 GALINDO, Daniel Santos. Religião, mídia e entretenimento: o culto “tecnofun” in Estudos de

transmissão da mensagem religiosa concorrem nos diversos meios de comunicação, por uma audiência ávida por emoções e sentimentos. Assim, o sagrado é midiatizado e materializado numa nova hierofania, proporcionado por programas de auditório, estúdios de rádio e TV, Internet, e até mesmo em forma de CDs. A apropriação da mídia pela religião passa hoje pela compreensão do fenômeno comunicacional, em um contexto social em que a busca pelo consumo de bens materiais ou simbólicos vem embalado com o significativo rótulo do prazer e do entretenimento.

No entanto, no decorrer de sua história, a Igreja Renascer em Cristo tem sabido utilizar os meios de comunicação de massa na divulgação de sua mensagem religiosa com notória eficiência. Com essa estratégia comunicacional, a Renascer expandiu sua ação além dos limites geográficos, conseguindo atingir um público diferenciado.