• Nenhum resultado encontrado

3 PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO (PAE): UMA PROPOSTA EM BUSCA DO

3.3 Proposta para o gestor e/ou a equipe pedagógica para a construção do

3.3.3 Formação de uma Rede Colaborativa

No que se refere à divulgação e ao conhecimento do PME, detectamos na pesquisa que há necessidade de a comunidade escolar acompanhar a implementação e a realização das atividades escolares, visto que, durante o grupo focal com os professores, os mesmos reconheceram que precisam buscar mais conhecimento sobre o programa, chegando a evidenciar que poderiam também ajudar na orientação das atividades dos monitores.

Para amenizar o problema acima citado, propomos a organização de uma Rede Colaborativa no interior das escolas pesquisadas entre o gestor, o coordenador, o pedagogo, os professores, os monitores, os pais e os próprios alunos para troca de informações e acompanhamento das ações do PME, com ênfase no Acompanhamento Pedagógico. O intuito da criação dessa Rede é que os gestores possam valorizar as atividades do PME como possibilidade de melhorar a aprendizagem. Além disso, acreditamos que, através dessa Rede, será possível pensar de forma coletiva novas ações e, ao mesmo tempo, interligar as atividades do PME com as atividades do ensino regular.

A Rede Colaborativa realizar-se-á através de seminários, reuniões, encontros pedagógicos e formação de grupos nas redes sociais (criação de um grupo no Facebook ou um Blog, além de grupos no WhatsApp) com o objetivo de trocar experiências ou mesmo monitorar as atividades, aprimorando e divulgando ações desenvolvidas na escola.

As reuniões e os encontros pedagógicos serão espaços para discutir e refletir sobre os diagnósticos dos alunos e/ou levantamento dos integrantes do programa, realizar a divisão de tarefa entre os participantes em relação às atividades propostas no Planejamento Coletivo e avaliar as ações da escola.

Os seminários serão espaços para prestação de contas à comunidade, apresentação e discussão de possíveis propostas de ações para melhorar o desempenho dos alunos e principalmente estudos mais aprofundados sobre a Educação Integral e outros assuntos relacionados às mudanças que envolvem o contexto educacional. Nesse sentido, a escola poderá realizar parcerias com pessoas e/ou entidades ligadas aos temas, os quais serão previamente escolhidos para serem discutidos.

Quanto à utilização das redes sociais, apresentamo-nos como possibilidades de dinamizar e facilitar a comunicação entre os sujeitos escolares e a divulgação de seus trabalhos, servindo assim também como um instrumento para prestar conta de seus serviços à comunidade em geral, ao mesmo tempo em que auxilia na avaliação de seus trabalhos.

Quadro 13: Organização de uma Rede Colaborativa no interior das escolas

O QUÊ? PARA QUÊ? QUEM? QUANDO? ONDE? COMO? QUANTO

CUSTA? Organizaçã o de uma rede colaborativ a entre gestor, pedagogo, coordenad or, professores , monitores, pais e alunos. Proporcionar a troca de experiência e acompanha mento do desenvolvim ento das atividades do PME e as atividades dos professores. Gestor, pedagogo , professor es e coordena dores de Projetos e Programa s. 10 horas no dia de HTP (2 horas por dia). Sala dos professo res de cada escola.

Nas reuniões, fazer um levantamento dos dados dos participantes do PME. Especificar a função de cada componente no interior da escola (professores e monitores). Nos seminários, exposição e debate sobre assuntos diversos e elaboração de novas ações. Utilização das redes sociais como

forma de divulgação, comunicação e avaliação do trabalho escolar. R$ 600,00

Fonte: Elaborada pela autora, 2015.

3.3.3.1 Redes sociais: uma proposta para a formação de grupos no WhatsApp no interior das escolas pesquisadas

Entre as várias maneiras de utilização das redes sociais, escolhemos o WhatsApp com o objetivo de dinamizar e manter sempre as informações atualizadas a partir de criação de vários grupos que estarão interligados entre si de acordo com as funções ou equipes de trabalho onde as responsabilidades deverão ser compartilhadas.

Traçamos como modelo uma rede que pode ser adaptada ao contexto escolar, conforme a necessidade de seus sujeitos, inclusive com possibilidade de surgimento de outros grupos.

O objetivo da esquematização desses grupos é formar uma rede de comunicação e fazer com que as informações circulem de modo mais rápido entre participantes e, ao mesmo tempo, facilitar o monitoramento das atividades escolares.

Como nosso Plano de Ação está voltado para a melhoria da implementação do PME e da atuação do coordenador pedagógico, vamos apresentar a formação de possíveis grupos no WhatsApp. Os grupos terão, no máximo, 2 administradores; um obrigatoriamente será o gestor escolar e o outro será o responsável pelo órgão ou setor, conforme as funções específicas de sua atuação dentro do ambiente escolar.

Com objetivo de visualizar essa rede, através do WhatsApp, elaboramos um organograma com duas partes (figura 1 e 2). A primeira está direcionada à gestão escolar e a outra poderá ajudar o coordenador pedagógico do PME, que, além de melhorar a comunicação, auxiliará no monitoramento das atividades relacionadas às suas funções.

Figura 1: Rede de Comunicação entre os Representantes dos Órgãos ou Setor Escolar

Fonte: Figura elaborada pela autora, 2015.

Grupo Conselho Escolar (Órgão colegiado consultivo, deliberativo e fiscalizador) - administrador: Gestor Escolar. Nesse grupo, serão adicionados todos os membros do Conselho Escolar, com 2 integrantes de cada representação da escola. O marco diferencial desse grupo é que apresenta apenas 1 administrador: o gestor escolar.

Grupo APMC (Instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e vinculada à escola - Setor Financeiro) - 2º administrador: Presidente da Associação. Será formado por todos os membros da diretoria, os Conselheiros e o Gestor Escolar.

Grupo Secretaria (Setor de Atendimento, Escrituração Escolar, Arquivos e Expediente) – 2º administrador: Secretário(a). Formado por todos os funcionários da secretaria; Gestor Escolar; Presidente da APMC; Pedagoga e/ou Apoio Pedagógico.

Grupo Congregação dos professores e pedagogos (Órgão colegiado de natureza técnico-pedagógico - Setor Pedagógico) – 2º administrador: pedagogo(a). Serão adicionados todos os professores da escola, podendo ser divididos grupos por turno, conforme acordo realizado na escola.

Grupo Funcionários da Escola – 2º administrador: representante dos demais funcionários da Escola. Serão adicionados todos os funcionários da Escola que não estão ligados diretamente com outros grupos, como: bibliotecário, vigias, merendeiras e serviços gerais.

Grupo Grêmio Estudantil (Instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e vinculada à escola). 2º administrador: Presidente do Grêmio. Serão adicionados os membros da diretoria e representantes de cada turma de alunos.

A segunda parte dessa rede se refere à área de comunicação e informação do coordenador pedagógico do PME.

Figura 2: Rede de Comunicação do Coordenador Pedagógico do PME

A rede de comunicação do coordenador pedagógico do PME deverá interagir com os demais órgãos e/ou setores da escola, ampliando sua área de interação.

Com isso, acreditamos que a formação de grupos no WhatsApp ajudará a amenizar um dos problemas relacionados à informação, dinamizando o espaço e o tempo, contribuindo assim para a interação dos sujeitos no ambiente escola. Vale ressaltar que essa interação foi destacada entre os alunos da escola X na relação entre os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem, fato relevante que é o objetivo da próxima proposta.

3.3.4 Propostas para promover a interação entre os atores escolares, família e