• Nenhum resultado encontrado

1 O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUA IMPLEMENTAÇÃO EM

1.2 Programa Mais Educação: aspectos gerais

1.2.2 Programa Mais Educacional e os Macrocampos: ampliando oportunidade de

O Programa Mais Educação apresenta como estratégia pedagógica os Macrocampos nos quais estão listadas as atividades que visam ampliação das oportunidades de acesso ao conhecimento, conforme citado na seção anterior (página 28) e apresentado no quadro a seguir:

Quadro 1: Macrocampo, Objetivo e Atividades do Programa Mais Educação

MACROCAMPO OBJETIVO ATIVIDADES

Comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnologia.

Oferecer às escolas “a possibilidade de criarem e fortalecerem ecossistemas comunicativos, estimulando

práticas de socialização e convivência no espaço escolar” (BRASIL. 2014c, p. 9).

Ambiente de redes sociais, fotografia, histórias em quadrinhos, jornal escolar, rádio-escola, robótica educacional, tecnologias educacionais e vídeo.

Cultura, Artes e

Educação Patrimonial. [...] artística e cultural, individual e incentivo à produção coletiva dos estudantes como

possibilidade de

reconhecimento e recriação estética de si e do mundo, bem como da valorização às questões do patrimônio material e imaterial, produzido

historicamente pela

humanidade, no sentido de

garantir processos de

pertencimento ao local e à sua história (BRASIL, 2014c, p. 11).

Artesanato popular, banda, canto: coral, capoeira, cineclube, danças, desenho, educação profissional, escultura/cerâmica, grafite, hip-

hop, iniciação musical de

instrumento de cordas, iniciação musical por meio da flauta doce, leitura e produção textual, leitura: organização de clubes de leitura, mosaico, percussão, pintura, práticas circenses, sala temática para estudo de língua estrangeira e teatro. Educação Ambiental, desenvolvimento sustentável e economia solidária e criativa/educação econômica (Educação Financeira e Fiscal).

“E pautado por uma

intencionalidade pedagógica acerca das formas sustentáveis de ser e estar no mundo, com foco no espaço físico, gestão e currículo” (Brasil, 2014c, p. 14).

Economia solidária e

criativa/educação, econômica (educação financeira e fiscal), horta escolar e/ ou comunitária, jardinagem escolar, Com Vidas (organização de coletivos pró meio ambiente), conservação

8 Manifesto dos Pioneiros da Educação (1932)

– documento elaborado por 26 intelectuais que propunha a renovação educacional do país. Esse documento aprofundou a defesa de uma escola com funções ampliadas. “O termo Educação Integral aparece três vezes (...), uma delas é para contextualizar uma citação do poeta francês Lamartine, revolucionário de 1848 e defensor dessa concepção de educação. A ideia de educação integral presente no documento é a do direito do indivíduo a uma educação pública que alcance diversas dimensões de sua formação” (CAVALIERE, 2010, p. 252-253).

do solo e compoteira: canteiros sustentáveis (horta e/ou jardinagem escolar, o uso eficiente da água e energia). Esporte e Lazer [...] resgate da cultura local, bem

como o fortalecimento da diversidade cultural. As vivências trabalhadas na perspectiva do esporte educacional devem ser voltadas para o desenvolvimento integral do estudante, [...]. O acesso à prática esportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas visa incorporá-la ao modo de vida cotidiano (BRASIL, 2014c, p. 15).

Atletismo, badminton,

basquete, futebol, futsal, handebol, natação, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez tradicional e virtual, basquete de rua, corrida de orientação, esporte da escola/atletismo e múltiplas vivências esportivas, ginásticas rítmicas, judô, caratê, luta olímpica, tae kwon

do, recreação e

lazer/brinquedoteca,

yoga/meditação.

Educação em Direitos

Humanos “promover o respeito dos direitos e liberdade fundamentais, contribuindo para a prevenção e combate ao preconceito, discriminação e violência [...]” (BRASIL, 2014c, p. 16).

Promoção da Saúde É dirigido em prol da prevenção e atenção à saúde dos estudantes.

Atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.

Acompanhamento Pedagógico

Ampliar as oportunidades de aprendizado dos educandos em educação integral.

Ciências, História e Geografia, Letramento/alfabetização,

Línguas estrangeiras,

Matemática e Tecnologias de Apoio à Alfabetização; e para o Ensino Médio estão as

atividades: Ciências

(Calorimetria, Célula Animal, Cinética Química, Circuitos Elétricos, Coleta de Sangue, Eletroquímica, Estrutura do DNA, Física Ótica, Química

Orgânica e Reações

Químicas), Filosofia e Sociologia, História e Geografia, Leitura e Produção Textual ou Português, Línguas Estrangeiras e Matemática. Fonte: BRASIL, 2014. Elaborado pela autora, baseado no manual do Programa Mais Educação.

Em 2014, o Macrocampo Acompanhamento Pedagógico, foco do presente trabalho, passou a apresentar apenas uma atividade denominada Orientação de Estudos e Leitura, que contempla todas as áreas de conhecimento e que deverá ser ministrada durante uma hora a uma hora e meia, diariamente, apresentando como objetivo:

[...] a articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME. Assim, esta atividade deverá ser realizada com duração de uma hora a uma hora e meia, diariamente, sendo mediada por um monitor orientador de estudos, que seja preferencialmente um estudante de graduação ou das Licenciaturas vinculadas ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou estudantes de graduação com estágio supervisionado (BRASIL, 2014c, p. 5).

A atividade Orientação de Estudos e Leitura, segundo o Manual Operacional de Educação Integral (BRASIL, 2014c, p. 9), ao apresentar a finalidade de articular o currículo estabelecido na escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, contempla as diferentes áreas do conhecimento (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia, línguas estrangeiras e outras); ensaia assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores do programa (BRASIL, 2014c, p. 09).

No que se refere aos monitores dessa atividade, precisam, preferencialmente, ser estudantes de graduação ou das Licenciaturas vinculados ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), ou ainda estudantes de graduação com estágio supervisionado (BRASIL, 2014c, p. 05).

As turmas formadas para essa atividade são estimadas em 15 estudantes, porém, de acordo com o Manual Operacional (BRASIL, 2014c, p. 19): “Os monitores das atividades de „Orientação de Estudos e Leitura‟ e „Campos do Conhecimento‟ poderão atender duas turmas simultaneamente, sendo seu ressarcimento compatível ao número de turmas atendidas”. Essa atividade está diretamente ligada ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos de acordo com o currículo escolar, trazendo assim a possibilidade de melhorar a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, diminuir o fracasso escolar.