• Nenhum resultado encontrado

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ aeroporto mais próximo ?

A

. No requerimento de emissão antecipada do Cartão de Permanência sob a égide da Lei de Gaikokujin Toroku que é feito a partir de 1 mês antes da vigência da nova lei até o dia anterior à data da vigência para a verificação ( troca ), deve-se receber o Cartão de Permanência no escritório regional do Departamento de Imigração indicado antecipadamente no guichê da Prefeitura entre o dia 30/7/2012 e o dia 10 /8/2012.

Q70 : Se o residente permanente não fizer a troca do Gaikokujin Torokusho para o Cartão de Permanência mesmo após o prazo para o requerimento desse Cartão, vai ser punido ?

A

. Mesmo o residente permanente, se ele não fizer o requerimento para emissão do Cartão de Permanência após o período no qual o seu Gaikokujin Torokusho é considerado como o Cartão de Permanência ( vide P19 ) pode ficar sujeito à prisão de no máximo 1 ano ou multa de no máximo de 200 mil yenes. E, se infligir isso e for condenado estará sujeito à deportação.

<RENOVAÇÃO, REEMISSÃO, PERDA OU DEVOLUÇÃO DO CARTÃO DE PERMANÊNCIA>

Q71 : Ouví dizer que pode acontecer do prazo limite de permanência ser prolongado, mas acho que posso acabar esquecendo o prazo de permanência ou da renovação do Cartão de Permanência. Vai ser enviado algum aviso quando o prazo estiver vencendo como se faz com a carteira de habilitação ?

A

. A princípio, a data limite do período de permanência e a data limite do prazo de validade do Cartão de Permanência do residente de média/longa duração ( exceto o permanente e o menor de 16 anos ) é o mesmo, porisso se não esquecer a renovação do prazo de permanência, o Cartão de Permanência não terá o prazo vencido. Como sempre foi até hoje, pedimos que não esqueçam do prazo de permanência. E, quanto aos permanentes ( exceto os menores de 16 anos ), o antigo Gaikokujin Torokusho será aceito como se fosse o Cartão de Permanência até 3 anos após a data da vigência.

Q72 : Esqueci o prazo de validade do Cartão de Permanência e não fiz a renovação dele no prazo,que tipo de trâmite preciso fazer ?

A

. Se passar do prazo de validade do Cartão de Permanência, favor requerer o quanto antes a renovação do prazo de validade desse Cartão. E, se não fizer o requerimento de renovação do prazo de validade do Cartão durante o prazo para se requerer, pode ficar sujeito à prisão de no máximo 1 ano ou à multa de no máximo 200 mil yenes conforme o artigo 71, parágrafo 2 da Lei de Imigração.

Q73 : Quando estava pensando em renovar o Cartão de Permanência, não pude fazer o requerimento devido à internação, o que faço ?

A

. No caso de não conseguir fazer o requerimento de renovação do prazo de validade do Cartão de Permanência devido a problema de saúde, o parente deve fazê-lo no seu lugar. Se o parente tinha que o dever de fazer o trâmite não fize-lo estará sujeito a um

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

acréscimo de no máximo 50 mil yenes na taxa.

Q74 : Sou um adulto portador do status de residência permanente ultrapassou o prazo de validade do Cartão de Permanência, o que se pode fazer ? E, com isso o meu registro no caderno de residente como morador fica anulado ?

A

. Mesmo que o prazo de validade do Cartão de Permanência vencer, é preciso fazer o requerimento de renovação do prazo de validade do Cartão, pedimos que o faça o mais rápido possível. O atestado de residência referente ao estrangeiro residente não será apagado só porque passou o prazo de validade do Cartão de Permanência.

Q75 : Dá para se requerer a renovação do Cartão de Permanência no aeroporto ?

A

. Quanto aos portos de entrada/saída do país incluindo-se os aeroportos, a tarefa relacionada ao requerimento de renovação do Cartão de Permanência não será realizada, porisso pedimos que façam o trâmite de requerimento de renovação do Cartão de Permanência no escritório regional do Departamento de Imigração da jurisdição de onde reside.

Q76 : Qual o prazo para requerer a reemissão do Cartão de Permanência se perdê-lo ? E, existe alguma punição no caso de perda ?

A

. No caso de perda do Cartão de Permanência, deve-se requer a reemissão dele no prazo de 14 dias a partir da data de conhecimento do fato ( Se souber após ter saído desse país, será o dia que entrar no país novamente ) no escritório regional do Departamento de Imigração. Não existe nenhuma punição quanto a perda em si do Cartão, mas se não fizer o requerimento de reemissão dele pode ficar sujeito à prisão de no máximo 1 ano e multa de no máximo 200 mil yenes.

Q77 : Quanto é a taxa no caso de perda ou reemissão do Cartão de Permanência ?

A

. Não será nenhuma taxa na reemissão do Cartão de Permanência em caso de perda, furto ou desintegração. E também não será cobrada nenhuma taxa em caso de séria danificação sujeira e perda dos dados do chip IC. Mas, se quiser fazer a troca do Cartão de Permanência por algum motivo exceto por dano, será cobrada uma taxa de ¥1,300.

Q78 : É possível fazer o trâmite pelo correio no caso de perda ou reemissão do Cartão de Permanência ?

A

. O requerimento de reemissão do Cartão de Permanência e o recebimento dele não pode ser feito pelo correio mas se tiver algum problema especial, pode ser realizado por um parente designado pelo Ministerio da Justiça.

Q79 : Com relação à reemissão do Cartão de Permanência no caso de perda ou roubo, é necessário algum atestado por parte da policia relacionado com o boletim de ocorrência quando for fazer o requerimento ?

A

. No caso de reemissão por motivo de perda ou furto, pede-se que seja entregue o requerimento, 1 foto, algum documento de consulta e comunicado de perda ou

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

boletim de ocorrência emitido pela policia.

Q80 : Saí do país com intenção de voltar novamente mas acabei não voltando mais. O que faço com o Cartão de Permanência ? Se tiver que devolvê-lo, para onde devo enviá-lo ?

A

. O residente de média/longa duração que sair do país com a permissão de reentrada e não fizé-lo dentro do prazo de reentrada deve devolver o Cartão de Permanência ao Ministro da Justiça no prazo de 14 dias a partir do conhecimento do fato. Nesse caso, o Cartão deve ser enviado para o seguinte endereço :

( endereço de devolução ) 〒 135-0064

Tokyo-to, Koto-ku, Aomi 2-7-11 Tokyo Kowan Godo Chosha 9 kai Tokyo Nyukoku Kanrikyoku Odaiba Bunshitsu

Q81 : É punido se não realizar a obrigação de devolver o Cartão de Permanência na saída do país mesmo com a permissão de reentrada ?

A

. Aquele que não obedecer a obrigatoriedade de devolução, pode ficar sujeito à multa de 200 mil yenes e se perdê-lo depois que sair através da permissão de reentrada e não obedecer a obrigatoriedade de devolução, vai ficar sujeito à prisão na reentrada do país.

Q82 : Se uma pessoa que possui o Cartão de Permanência estiver em processo de banimento, quando é que ela deve devolver esse Cartão ?

A

. Deve-se devolver o Cartão de Permanência ao perder a validade. Quando estiver em processo de deportação, favor seguir as instruções do encarregado.

Q83 : Oque devo fazer se perder o Cartão de Permanência ?

A

. Em caso de perda do Cartão de Permanência, deve-se fazer o requerimento de reemissão do Cartão no prazo de 14 dias a partir da data de conhecimento do fato. Se não fizer o requerimento de reemissão pode ficar sujeito à prisão de no máximo 1 ano e multa de no máximo 200 mil yenes conforme o artigo 71, parágrafo 2 da Lei de Imigração.

Q84 : Se o portador do Cartão de Permanente falecer, o que se deve fazer com esse ele ?

A

. No caso de falecimento do residente de média/longa duração, deve-se devolver o Cartão de Permanência através de um parente ou alguém que more junto no prazo de 14 dias a partir da data de falecimento. Nesse caso, deve-se ir diretamente ao escritório regional do Departamento de Imigração para devolver ou enviar ao seguinte endereço : ( endereço de devolução )

〒 135-0064

Tokyo-to, Koto-ku, Aomi 2-7-11 Tokyo Kowan Godo Chosha 9 kai Tokyo Nyukoku Kanrikyoku Odaiba Bunshitsu

Q85 : Posso levar o Cartão de Permanência comigo como lembrança se for voltar ao meu país ?

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

( inclui-se a permissão de reentrada especial ) deve devolver o Cartão de Permanência que possui mas, devolveremos à pessoa após furá-lo e torná-lo sem validade.

<FOTO DO CARTÃO DE PERMANÊNCIA>

Q86 : A partir de que idade é necessária a foto no Cartão de Permanência ? E, vai ter foto também no Cartão de Permanência do filho ?

A

. É necessário 1 foto para os maiores de 16 anos de idade quando for requerer a emissão do Cartão de Permanência. Vai ser colocada a foto para o Cartão cuja data de vencimento de validade for após a data de aniversário de 16 anos e não será colocada a foto se a data de vencimento de validade for antes da data de aniversário.

Q87 : Parece que vai ter uma foto no Cartão de Permanência, então é preciso providenciá-lo com antecedência ? E, essa foto pode ser de até quanto meses atrás ?

A

. A foto a ser usada no Cartão de Permanência emitida na entrada do país no aeroporto será a que foi entregue no requerimento de emissão da declaração de reconhecimento do status de residência na permissão de entrada ou no requerimento de inspeção, por isso não é necessário providenciar uma outra na entrada do país. E, quanto ao requerimento referente à renovação do prazo de permanência ou ao requerimento/ comunicado, deve-se colar uma foto tirada até 3 dias antes da data do requerimento/ comunicado. E ainda, não terá nenhuma foto no Cartão de Permanência emitido com prazo de permanência vence até o dia anterior da data de aniversário de 16 anos.

Q88 : Com relação à renovação ou reemissão do Cartão de Permanência, se esquecer a foto ou se ela estiver fora da especificação, é possível enviá-la pelo correio posteriormente ?

A

. Com o requerimento da renovação do prazo de permanência ou o requerimento de reemissão do Cartão de Permanência, o Cartão é emitido, a princípio, no mesmo dia. Mesmo que a foto não esteja dentro do padrão exigido, o requerimento é aceito mas o envio de outra foto pelo correio não impede que tenha que comparecer para o recebimento do Cartão.

Q89 : Tenho entrado e saído do país várias vezes na condição de “estada de curta duração ”, com isso tirei fotos do rosto nessas inspeções de entrada. Pode ser essa foto ?

A

. A foto a ser usada no Cartão de Permanência emitida na entrada do país no aeroporto será a que foi entregue no requerimento de emissão da declaração de reconhecimento do status de residência na permissão de entrada ou no requerimento de inspeção, por isso não é possível utilizar uma outra usada na inspeção de entrada do país no passado.

Q90 : Se a foto tirada no aeroporto para o Cartão de Permanência não ficar boa, posso tirar novamente ? Ou, posso usar a foto que eu levar ?

A

. A foto a ser usada no Cartão de Permanência emitida na entrada do país no aeroporto será uma dos que foram entregues no requerimento de emissão da declaração de

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

reconhecimento do status de residência na permissão de entrada ou no requerimento de inspeção, o inspetor da Imigração vai escolher a foto mais adequada por isso não é necessário providenciar na inspeção de entrada do país. Se quiser alterar a foto do Cartão de Permanência emitido, pode-se pedir o pedido de reemissão do Cartão de Permanência no escritório regional do Departamento de Imigração cuja alçada abrange o seu endereço mas terá uma taxa de ¥1,300.

Q91 : Se não for necessário entregar uma foto para o Cartão de Permanência emitida nos portos e aeroportos, então no que se refere à foto para o Cartão na hora do trâmite de Permanência não se deveria utilizar a foto do Cartão de Permanência anterior emitida nos portos e aeroportos ou fazer com que o Departamento de Imigração tire a foto no ato do trâmite de Permanência ?

A

. No caso de emissão do Cartão de Permanência na entrada do país, não será pedido novamente nenhuma foto na inspeção de entrada pois será usada a que foi entregue no trâmite anterior à da entrada como o requerimento de emissão da declaração de reconhecimento do status de residência ou o requerimento de inspeção porque é obrigado por lei entregar uma foto na inspeção de entrada. Mas, como é preciso entregar uma foto recente no requerimento de permissão de renovação do prazo de permanência ou na renovação do prazo de validade não é possível utilizar a foto que foi usada na permissão de entrada. Esses trâmites, diferentemente da permissão de entrada, podem ser feitos por um parente, mas não é possível tirar a foto do requerente no Departamento de Imigração. Por isso, é necessário que sejam entregues fotos no requerimento/comunicado referente ao pedido de permanência ou do Cartão de Permanência na ocasião da emissão do Cartão durante a permanência no país. Quanto à foto, ele está regulamentado no decreto do ministério como um elemento necessário para esses tipos de trâmite.

<DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES>

Q92 : Quando devo entregar os documentos ? E, para onde devo entregá-los ?

A

. ○ No caso da necessidade de se comunicar o escritório regional do Departamento de Imigração

Na hipótese de trâmite de 1 a 3 abaixo, é necessário que se comunique o escritório regional do Departamento de Imigração mais próximo para a inspeção de permanência dentro de 14 dias após a alteração da situação.

1. Alteração do nome, nacionalidade/região, data de nascimento ou sexo 2. Alteração da entidade à qual faz pertence

No caso da existência da entidade ser condição do status de residência como, p.ex.,

“tecnologia”, “bolsa de estudo”precisa-se comunicar o escritório regional do Departamento de Imigração. Mas, quanto aos status de residência “arte”,“religião”,“imprensa”a entidade nem sempre é condição para o status e como não existe nenhum empecilho no que se refere ao controle de permanência, não é preciso comunicar a mudança. Quanto a pessoas cujo status de residência são “cônjuge de japonês” não é necessário que façam a

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

comunicação de mudança de entidade.

* A comunicação é necessária quando houver mudança da entidade com a qual existe algum contrato de trabalho, e não é necessária a comunicação quando houver mudança de local de trabalho dentro da mesma entidade.

3. Divorciar-se do cônjuge

As pessoas residentes com status de residência o de “cônjuge de japonês”,“cônjuge de permanente”,“estada familiar”,“atividade específica”e que somente o estado civil seja condição para o status de residência, é necessário que se faça a comunicação ao escritório regional do Departamento de Imigração em caso de divórcio ou separação por morte. * A comunicação não é necessária quando acontecer, p.ex., o divórcio de pessoas cujo status de residência seja o de “residente fixo”.

○ No caso da necessidade de se comunicar a Prefeitura

É necessário comunicar a prefeitura do sua localidade no caso abaixo ・Alteração da residência ou de nova definição

Após a entrada pela primeira vez em nosso do residente de média/longa duração, é necessário que se faça a comunicação sobre o local da residência à prefeitura local no prazo de 14 dias. E, da mesma maneira em caso de mudança desta residência.

* Quando for entregar a cópia do atestado de residência ao Ministro da Justiça em caso de requerimento de aquisição do status de residência do estrangeiro que já tiver o atestado de residência por causa de nascimento, p.ex., não é necessária a comunicação da residência à Prefeitura porque supõe-se que isso já tenha sido feita na ocasião da permissão de aquisição do status de residência.

Q93 : Quais os documentos que devo entregar ? Serve uma declaração verbal ?

A

. De acordo com a Lei de Imigração, no caso comunicado da residência, favor entregar o Cartão de Permanência e o comunicado à Prefeitura da sua localidade. No caso de comunicado de alteração dos itens inscritos exceto os da residência, deve-se entregar o passaporte, o Cartão de Permanência, o comunicado em questão, 1 foto ( exceto para menores de 16 anos ) e um documento que prove a alteração. No caso relacionado à entidade à qual pertence, comunicar o nome, data de nascimento, nacionalidade/ região, residência, número do Cartão de Permanência além do motivo do comunicado e um documento onde esteja escrito a data e dados desse motivo ao escritório regional do Departamento de Imigração. E, o comunicado referente à entidade pode também ser enviado ao endereço abaixo pelo correio :

( destinatário ) 〒 108-8255

Tokyo-to, Minato-ku, Kônan 5-5-30

Tokyo Nyukoku Kanrikyoku Zairyu Kanri Joho Bumon Todokede uketsuke tanto

Q94 : Vai ser emitida um novo Cartão de Permanência se entregar alguma alteração dos itens que serão inscritos ?

A

. Não será emitido um novo Cartão de Permanência no caso de comunicado de alteração dos dados inscritos exceto os da residência. No caso de alteração de residência, só vai

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

ser inscrito o novo endereço e não será emitido um novo Cartão de Permanência.

Q95 : Até quando é necessário fazer a entrega dos dados referentes ao local de residência ?

A

. É necessário que o residente de média/longa duração faça o comunicado da residência à prefeitura local após a nova entrada no país até 14 dias depois de se definir a

residência. Se não fizer esse comunicado da residência no prazo de 14 dias, fica sujeito à multa de no máximo 200 mil yenes. E, se não fizer esse comunicado da residência após a nova entrada no país no prazo de 90 dias, pode ficar sujeito ao cancelamento do status de residência.

Q96 : Posso entregar os dados do local de residência no escritório regional do Departamento de Imigração mais próximo ?

A

. O comunicado referente à residência deve ser feito na prefeitura local e não no escritório regional do Departamento de Imigração.

Q97 : Necessito de instruções quanto à comunicação sobre mudança de e para outro lugar baseado na nova legislação.

A

. No caso de alteração da residência do residente de média/longa duração, é necessário o comunicado da residência ao Ministro da Justiça através da Prefeitura da nova localidade no prazo de 14 dias a partir da data da mudança ao novo local ( artigo 19, parágrafo 9, alínea 1 da nova Lei de Imigração ). Quanto ao comunicado dessa mudança de residência, quando o residente de média/longa duração entregar o Cartão de

Permanência devido à Lei de Residência por causa de mudança, existe um regulamento que diz que fica subentendido que o residente fez também um comunicado ao Ministro da Justiça (artigo 19, parágrafo 9, alínea 3 da nova Lei de Imigração ). Portanto, quando esse residente de média/longa duração faz o comunicado de mudança junto com o Cartão de Permanência ele cumpre a obrigação de comunicação perante à Lei de Imigração. Então, se esquecer o Cartão de Permanência quando fizer o comunicado de mudança devido à Lei de Residência e mesmo que esse processo seja aceito, ele não está de acordo com a regulamentação acima, por isso vai ser necessário que entre com um outro pedido de mudança. E se esse comunicado não for feto de maneira correta existe a possibilidade de multa ou cancelamento do status de residência do residente de média/longa duração, para que isso não ocorra favor estar de posse do Cartão de Permanência ao fazer o comunicado de mudança sob a Lei de Residência.

Q98 : Existe algum lugar onde se possa fazer os devidos trâmites do Cartão de Permanência aos

Outline

Documentos relacionados