• Nenhum resultado encontrado

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ que isso seja impossível no momento, existe algum plano nesse sentido no futuro ?

A

. Quanto à preparação de uma estrutura de recebimento do tipo one-stop como o comunicado de alteração de residência, requerimento referente ao status de residência, a colaboração dos órgãos locais é imprescindível, achamos que a ação conjunta com esses órgãos para aprimorar os serviços é logicamente possível, mas não temos, no momento, nenhum plano nesse sentido.

Q100 : Existe alguma punição ou problema se não entregar o documento necessário ou entregar algum documento que não condiz com a verdade ?

A

. Se não fizer o comunicado fica sujeito a uma multa de no máximo 200 mil yenes, no caso de comunicado falso fica sujeito à prisão de no máximo 1 ano ou multa de no máximo 200 mil yenes e se não fizer o comunicado de mudança fica sujeito ao cancelamento do status de residência. E ainda, se for condenado por comunicado falso fica sujeito à deportação.

Q101 : Vou sair do endereço do Japão para uma estada de longa duração fora do país. Não consigo fazer o comunicado sobre a residência, o que devo fazer ? E, nesse caso, posso ter o status de residência se não puder fazer esse comunicado ?

A

. Chama-se residência o local de residência em nosso país e se existir uma residência principal neste país, esse endereço será escrito no Cartão de Permanência. No caso de não ter mais a residência por causa de uma longa estada no exterior, não é necessário um comunicado ao Ministro da Justiça mas pede-se que faça um comunicado à Prefeitura quanto ao sistema do Livro Básico dos residentes. E, no caso de sair do local de residência do residente de média/longa duração, o status de residência pode ser cancelado se não fizer o comunicado do novo local no prazo de 90 dias a partir da data de saída do antigo local mas, o status não será cancelado se tiver um motivo justo.

Q102 : A obrigação da entrega dos documentos ( vide P96. ) a serem feitas pela própria pessoa que será implantada no novo sistema de controle de permanência deve ser feita, sem falta, por mim mesmo ?

A

. O comunicado referente ao Cartão de Permanência instituído no novo sistema de controle de permanência deve ser feito, a princípio, pela presença do próprio estrangeiro possuidor daquele.

No entanto, estão previstas exceções como, p.ex., o comunicado referente à residência feita na prefeitura pode ser realizada por alguém que receba o pedido de entrega pelo estrangeiro e o comunicado referente à mudança do nome que é feito no escritório regional do Departamento de Imigração pode ser realizado pelo parente do estrangeiro que mora junto ou por alguém que receba o pedido dele.

Q103 : Com relação à renovação do visto, existe atualmente um sistema no qual o órgão ou um despachante oficial faz a entrega dos documentos no lugar da pessoa interessada, isso vai mudar após a introdução do novo sistema de controle de permanência ?

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

A

. No que se refere ao pedido de permissão de renovação do prazo de permanência deve ser feito, a princípio, com o comparecimento do próprio ao escritório regional do Departamento de Imigração como era antes. Portanto, o caso no qual pode ser realizado sem o comparecimento do próprio engloba o procedimento antigo regulamentado por decreto do Ministerio da Justiça onde o gerente-geral do escritório regional do Departamento de Imigração pode reconhecer como válido um servidor de um órgão, advogado ou despachante oficial fazer o pedido no lugar do requerente.

Q104 : Não tem nenhum escritório do Departamento de Imigração perto de onde eu moro. Preciso comparecer obrigatoriamente se, p.ex., mudar de serviço ?

A

. Quanto ao comunicado de alteração da entidade à qual pertence ou o divórcio, deve-se entregar um documento com estes conteúdos ao escritório regional do Departamento de Imigração e pode ser feito por um representante ou pelo correio. O endereço do destinatário está descrito abaixo. Estamos analisando uma forma de entrega eletrônica, mas não está nada definido quanto à época que possa estar à disposição.

* O comunicado é necessário limita-se ao residente de média/longa duração que adquiriu a permissão de entrada, permissão de alteração de status de residência, permissão de renovação do prazo de permanência após 9/7/2012. Quanto às condições do residente de média/longa podem ser vistas na homepage do Departamento de Imigração ( http://www. immi-moj.go.jp/newimmiact_1/index.html ).

* O formato de referência do comunicado referente à entidade à qual pertence pode ser baixado pelas URL abaixo.

Pessoas com o seguinte status de residência: professor, investidor/administrador, serviço relacionado com lei/contabilidade, medicina, educação, transferência dentro da empresa, estágio, bolsa de estudo, treinamento :

http://www.moj.go.jp/nyuukokukanri/kouhou/nyuukokukanri10_00014.html

Pessoas com o seguinte status de residência: pesquisa, tecnologia, serviço relacionado com conhecimento da humanidade/internacional, entretenimento, habilidade

http://www.moj.go.jp/nyuukokukanri/kouhou/nyuukokukanri10_00015.html

* O formato de referência do comunicado referente ao esposo(a) pode ser baixado pela URL abaixo :

http://www.moj.go.jp/nyuukokukanri/kouhou/nyuukokukanri10_00016.html ( destinatário )

〒 108-8255

Tokyo-to, Minato-ku, Kônan 5-5-30

Tokyo Nyukoku Kanrikyoku Zairyu Kanri Joho Bumon Todokede uketsuke tanto

Q105 : Como fica se atrasar o comunicado de mudança da entidade à qual pertenço, divórcio com o marido/mulher ?

A

. As pessoas que precisam comunicar algo referente `a alteração da entidade à qual pertence ou sobre o divórcio e não o fizerem no prazo de 14 dias a partir da data do ocorrência ficam sujeitas à multa de no máximo 200 mil yenes.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

Outline

Documentos relacionados