• Nenhum resultado encontrado

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ Q165 : Posso sair com a permissão de reentrada especial se o prazo do Cartão de Permanência estiver

vencido ? E posso reentrar no Japão com o Cartão de Permanência que tinha perdido ? Ou é necessário requerer a renovação do Cartão no aeroporto ?

A

. Legalmente, no caso de sair do país através da permissão de reentrada especial deve estar de posse do Cartão de Permanência válido por isso não será possível sair através da permissão de reentrada com o Cartão vencido. Por outro lado, na ocasião de reentrada através da permissão de reentrada especial não exige estar de posse do Cartão com validade, então mesmo que o prazo de validade do Cartão expire enquanto estiver fora desse país é possível a entrada através da permissão de reentrada especial. Quanto à saída/entrada do país, como não realizamos o processo de pedido/ comunicado relacionado ao Cartão de Permanência, não é possível fazer o pedido de renovação do prazo de validade desse Cartão na reentrada do país. Favor, fazer o trâmite no escritório regional do Departamento de Imigração cuja alçada abranja o seu endereço logo depois de sua reentrada no país.

Q166 : Quando for reentrar após 1 ano que é o prazo de validade da permissão de reentrada especial, oque é preciso fazer ?

A

. Não é possível prorrogar o prazo de validade da permissão de reentrada especial, por isso terá que fazer um pedido de entrada novamente como se fosse pela primeira vez através de um novo visto de entrada obtido na embaixada ou consulado japonês no exterior.

Q167 : No sistema atual de reentrada, deve-se responder por escrito às perguntas do tipo “Já foi condenado, alguma vez, por crime da área penal ? ”, “Está portando alguma droga controlada como entorpecente ou algum tipo de arma ? ”, e agora no sistema de permissão de reentrada especial vão ser feitas as mesmas perguntas para responder por escrito ?

A

. Mesmo no caso de reentrada através da permissão de reentrada precisa apresentar o cartão de registro de reentrada e é necessário responder às perguntas desse cartão como é feito

atualmente. Mas, o residente permanente especial não precisa respondê-las ( a assinatura é necessária ).

Q168 : Com a introdução do sistema de reentrada especial, existe alguma medida para combater os problemas de entrada ilegal ( p.ex., o ato de passar-se por outra pessoa ) pelo mau uso desse sistema ?

A

. Com a introdução do sistema de permissão de reentrada especial, não vai ser mais necessário adquirir a permissão de reentrada antecipadamente no escritório regional do Departamento de Imigração, mas no que se refere à inspeção da validade do passaporte e a verificação da pessoa pelo inspetor de imigração será a mesma da atual na saída/entrada do país utilizando-se a permissão de reentrada, por isso não achamos que a introdução do mesmo sistema vá aumentar o número de ilegais que queiram se passar por outra pessoa.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

Q169 : No sistema de reentrada especial, qual a data do início da contagem ? P.ex., se sair do país no

dia 1 de abril, até que data é considerada como 1 ano ?

A

. A data de início para o cálculo do prazo de validade da permissão de reentrada especial não conta, a princípio, a data da emissão por isso vale a partir do dia seguinte à saída do país. Portanto, o prazo de validade da permissão de reentrada especial de uma pessoa que saiu no dia 1/4 de um determinado ano será até o dia 1/4 do ano seguinte.

Q170 : Se perder o Cartão de Permanência no exterior quando sair do país no sistema de permissão de reentrada especial, oque devo fazer ?

A

. Na ocasião da reentrada através da permissão de reentrada especial, não é obrigatório estar de posse do Cartão de Permanência por isso mesmo que perdê-lo enquanto estiver fora desse país é possível reentrar através da permissão de reentrada especial. Pede-se que faça o trâmite de reemissão no escritório regional do Departamento de Imigração cuja alçada abranja o seu endereço rapidamente logo após a reentrada neste país. Portanto, no caso de perda do passaporte ou do Cartão de Permanência enquanto estiver fora desse país, estiver se preparando para o desembarque do avião na viagem de volta a esse país e souber que talvez seja precise de um documento que prove o status de residência pode receber uma declaração do prazo de validade da permissão de reentrada no escritório regional do Departamento de Imigração cuja alçada abranja o seu endereço através de um procurador.

Q171 : Parece que mesmo após a introdução do novo sistema de controle de permanência, o

Gaikokujin Torokusho vai ter valor similar à aquele por um tempo determinado, mas se estiver de posse do passaporte e do Gaikokujin Torokusho é possível sair e entrar no país através da permissão de reentrada especial ?

A

. Se estiver de posse do Gaikokujin Torokusho que é considerado similar ao Cartão de Permanência ( vide P18 ), pode receber o mesmo tratamento ao utilizar a permissão de reentrada especial.

Q172 : Se sair do país através da permissão de reentrada especial e quiser voltar ao Japão, terei algum problema no aeroporto do país de embarque pelo fato de não ter o selo de permissão de reentrada dentro da validade colado no passaporte ?

A

. Quanto ao trâmite de saída através da permissão de reentrada especial, haverá um carimbo no verso do Cartão ED de reentrada ( entrada no país ) com os itens referentes à pessoa como a data-limite da permissão de reentrada que é 1 ano ( 2 anos para permanente especial ) após a data de saída ou a data-limite do prazo de permanência, o que acontecer antes. Se tiver esse carimbo com os itens será comunicado às

companhias aéreas e agencias de turismo instaladas nesse país que essa pessoa está no exterior através da permissão de reentrada especial. Portanto, o Cartão de Permanência será um documento provando o status de residência nesse país e por isso deve-se estar de posse dele obrigatoriamente na ocasião de sair/entrar no país através da permissão de reentrada especial.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

Outline

Documentos relacionados