• Nenhum resultado encontrado

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ Q108 : No caso de ter comunicado a mudança de serviço, a atividade do novo local de serviço vai ser

inspecionada para verificar se está dentro da qualificação declarada ? O sistema do atestado de qualificação de trabalho vai ser alterado ?

A

. Os detalhes comunicados sobre a atividade na entidade à qual pertence podem ser checados pelo Departamento de Imigração se estão dentro das características do status de residência que possui. E ainda, a própria pessoa pode verificar se está pertinente ao status de residência através do pedido de emissão da declaração de qualificação do trabalho.

Q109 : Com relação ao status de residência com objetivo de trabalho, ele tem como princípio a qualificação da entidade, mas se a empresa se fundir com uma outra e mudar o nome dela, preciso comunicar isso ? E, se não tiver nenhuma alteração no nome e do endereço mesmo depois da fusão, é necessário fazer o comunicado ?

A

. As pessoas que precisam comunicar sobre a entidade à qual pertencem e que cuja empresa se fundiu com uma outra e alterou nome dela devem fazer a comunicação no prazo de 14 dias a partir da ocorrência mas, se a empresa se fundiu e não teve nem o nome e nem o endereço alterado, não é necessário que faça a comunicação.

Q110 : Ouvi dizer que devo comunicar o Departamento de Imigração no caso de se divorciar do esposo(a) japonês, nesse caso, quais documentos devo levar e de que maneira devo fazer ?

A

. O estrangeiro que reside com o status de residência de esposo(a) de japonês e se divorciar do esposo(a) japonês deve comparecer ao escritorio regional do Departamento de Imigração pessoalmente para comunicar o nome, data de

nascimento, sexo, nacionalidade/região, endereço, número do Cartão de Permanência e a data do divórcio ou enviá-los pelo correio ao endereço abaixo :

* O comunicado é necessário limita-se ao residente de média/longa duração que adquiriu a permissão de entrada, permissão de alteração de status de residência, permissão de renovação do prazo de permanência após 9/7/2012. Quanto às condições do residente de média/longa podem ser vistas na homepage do Departamento de Imigração ( http://www. immi-moj.go.jp/newimmiact_1/index.html ).

* O formato de referência do comunicado referente ao esposo(a) pode ser baixado pela URL abaixo :

http://www.moj.go.jp/nyuukokukanri/kouhou/nyuukokukanri10_00016.html ( destinatário )

〒 108-8255

Tokyo-to, Minato-ku, Kônan 5-5-30

Tokyo Nyukoku Kanrikyoku Zairyu Kanri Joho Bumon Todokede uketsuke tanto

Q111 : No caso de entrega de documentos endereçado ao Ministro da Justiça dentro de 14 dias a partir do divórcio com esposo(a) japonês, posso morar no Japão até data limite do visto ? Ou devo entrar com pedido de mudança de status de residência junto com essa comunicação do divórcio ? E, no caso do esposo(a) japonês enviar, por conveniência dele, um comunicado de divórcio ao Ministro da Justiça, posso anular esse comunicado posteriormente ?

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

A

. A pessoa com status de residência de cônjuge de japonês que se divorciar dele e comunicar isso ao Ministro da Justiça não tem o dever de fazer o requerimento de permissão de alteração do status de residência mas se continuar a residir na condição como se fosse esposo(a) de japonês por mais de 6 meses ficará sujeito ao cancelamento do status de residência, porisso deve-se entrar com o trâmite de alteração para um status de residência apropriado. E ainda, mesmo no caso do esposo japonês comunicar, sem prévia alteração, e se porventura iniciar o processo de cancelamento do status de residência a decisão de aceitar o cancelamento vai levar em conta as razões dos envolvidos incluindo-se a circunstância do comunicado do esposo(a) japonês. Seja como for, mesmo que se inicie o processo de cancelamento do status de residência não quer dizer que o status vai ser cancelado mas será feita uma avaliação levando-se em conta as razões de cada um.

Q112 : No caso do estrangeiro que reside nesse país como esposo(a) de japonês não ter comunicado o Ministro da Justiça que tinha se divorciado com o esposo(a) japonês e que tinha se casado novamente com outro japonês fato descoberto na fase de renovação do visto, essa renovação vai ser recusada ?

A

. Incluindo-se o fato de não ter comunicado ao Ministro da Justiça que tinha se

divorciado do esposo(a) japonês, vai ser analisado levando-se em conta a situação de cada um. Portanto, se não comunicar ao Ministro da Justiça o fato de ter se divorciado do esposo(a) japonês, pode ficar sujeito a uma multa de no máximo 200 mil yenes conforme o artigo 71, parágrafo 3 da Lei de Imigração.

Q113 : O comunicado de mudança de residência que pode ser feito na Prefeitura porque deve ser feito no escritório do Departamento de Imigração no caso do estrangeiro que vive nesse país como esposo(a) de japonês se divorciar dele ? Não se pode fazer um sistema de comunicação automática ao Departamento de Imigração quando se comunicar o divórcio à Prefeitura ?

A

. O novo sistema de controle de permanência é um sistema voltado para os estrangeiros de posse de um status de residência e que vivem no nosso país por médio/longo período com a qual o Ministro da Justiça controla de permanência através da análise contínua das informações necessárias, no que se refere ao comunicado da residência tem-se a necessidade de estar a par das informações sobre moradia e das conveniências dos estrangeiros por parte das prefeituras onde o responsável serve excepcionalmente de ponte para os comunicados daqueles, as outras informações necessárias

referentes ao controle de permanência devem ser entregues ao escritório regional do Departamento de Imigração. O comunicado de extinção da relação entre esposos como o divórcio deve ser comunicado imediatamente do Ministro da Justiça por ser o motivo do status de residência da condição pessoal do cônjuge, mas para não dar trabalho ao estrangeiro, é possível realizar esse comunicado enviando pelo correio ao endereço abaixo. E ainda, para facilitar ainda mais o envio do comunicado estamos analisando uma forma de entrega eletrônica, mas não está nada definido quanto à época que possa estar à disposição.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

〒 108-8255

Tokyo-to, Minato-ku, Kônan 5-5-30

Tokyo Nyukoku Kanrikyoku Zairyu Kanri Joho Bumon Todokede uketsuke tanto

Q114 : Formei-me na faculdade e vou mudar de endereço por causa do serviço. Posso fazer o requerimento de mudança de status de residência e o de mudança de endereço ao mesmo tempo no escritório regional do Departamento de Imigração ? Ou, tenho que ir à Prefeitura para entregar o comunicado de mudança de endereço ?

A

. Não é possível fazer o comunicado de mudança de endereço no escritório regional do Departamento de Imigração. Quando quiser alterar o endereço, favor comunicar a Prefeitura local sobre o novo endereço no prazo de 14 dias após a mudança.

Q115 : No caso de nascimento de um residente de média duração, qual trâmite devo fazer primeiro, o do requerimento de aquisição do status de residência ou do comunicado de nascimento ?

A

. O comunicado de nascimento deve ser feito até 14 dias após o nascimento e a aquisição do status de residência deve ser requerido até 30 dias após. Não está regulamentado qual deve ser feito primeiro, mas na ocasião do pedido de aquisição do status de residência deve se entregar um documento que prove a nascimento como, p.ex., a declaração de aceitação do comunicado de nascimento e, quando for requerer o status de residência e entregar a declaração dos itens inscritos no atestado de residência com a consequente permissão para o requerimento, isso é visto como realizada a obrigação de comunicação de residência por isso, pode ser melhor fazer o comunicado de nascimento primeiro.

Q116 : Quando um estrangeiro que tem o status de residência “bolsa de estudo”requerer uma

permissão para atuar fora daquele status, pode requerer a emissão do atestado de qualificação para o trabalho ao mesmo tempo ? Nesse caso, como fica o trâmite realizado no aeroporto ?

A

. No escritorio regional do Departamento de Imigração onde é feita a inspeção de permanência analisa o pedido de permissão de atividade fora da qualificação junto com o pedido de emissão da declaração da qualificação para o trabalho mas a emissão dessa declaração do trabalho não é feita nos portos e aeroportos, por isso os aeroportos onde são aceitos os pedidos de permissão de atividade fora da qualificação após a permissão de entrada com o status de residência do tipo bolsa de estudo não aceitam o pedido de emissão da declaração da qualificação para o trabalho. No caso dos bolsistas que receberam a permissão de atividade fora da qualificação nos aeroportos onde é emitido o Cartão de Permanência e queiram a emissão da declaração da qualificação para o trabalho, devem requerê-lo no escritório regional do Departamento de Imigração cuja jurisdição abranja o seu endereço.

Q117 : No caso de requerer a renovação do período de permanência ou a mudança do status de residência, é necessário entregar uma foto toda vez ?

A

. Foi definido que se deva entregar uma foto toda vez que se faça o requerimento de renovação do período de permanência. Mas, os menores de 16 anos de idade e as

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

pessoas cujo pedido de permissão não envolva a emissão do Cartão de Permanência não são obrigados a entregar uma foto.

<DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES PELA ENTIDADE À QUAL PERTENCE>

Q118 : A entidade, p.ex., educacional à qual pertence o estrangeiro deve entregar as informações referentes a esse estrangeiro ao Departamento de Imigração ?

A

. Deve-se, ainda hoje, comunicar as informações necessárias por parte das entidades educacionais, o regulamento após a revisão da lei está estabelecido em estatuto. A comunicação das informações necessárias por parte da entidade à qual pertence o estrangeiro é confrontado com as que o estrangeiro entrega e após feita uma análise garante-se a precisão pois é muito importante sob o ponto de vista de um justo controle de permanência, para isso pede-se a colaboração no que for possível.

Q119 : Atualmente, as entidades educacionais têm entregue mensalmente uma lista de alunos desligados, e as entidades de ensino da língua japonesa têm entregue periodicamente uma lista dos alunos matriculados. No caso de entrar em vigor o novo sistema de controle de permanência, o formato de informação será alterada ? Ou, vai ser comunicada em duplicidade ?

A

. O comunicado regular entregue pela entidade educacional onde o estrangeiro está registrado após a introdução do novo sistema de controle de permanência será conforme está escrito no artigo 19, parágrafo 17 da Lei de Imigração ( não será necessário comunicar em duplicidade ). E ainda, o exemplo do formato do comunicado mencionado no artigo 19, parágrafo 17 pode ser visto na homepage do Departamento de Imigração.

Q120 : Oque tem de ser entregue pela entidade à qual pertenço e quais as informações que são passadas ? E, existe alguma punição caso isso não seja entregue ?

A

. As entidades que precisam nos comunicar são as que possuem residentes com status de residência de média/longa duração como, p.ex., professor, investimento/ administração, legislação/contabilidade, assistência médica, pesquisa, educação, tecnologia, conhecimento da cultura humana/serviço internacional, realocação interna da empresa, entretenimento, habilidade ou bolsa de estudo excetuando-se os empregadores que são obrigados a comunicar a situação de emprego do estrangeiro conforme o regulamento da lei de prevenção de emprego. Os itens do comunicado são a condição de recebimento e nome do residente de média/longa duração. Por exemplo, a faculdade que possui um bolsista ou uma escola de língua japonesa onde se instrui o estrangeiro deve comunicar os dados pessoais, matrícula, formatura, remoção e a situação da matrícula. Mesmo que não se faça o comunicado, não haverá nenhuma punição mas poderá ser uma inspeção mais detalhada para a verificação das relações na ocasião do pedido de permissão de renovação do prazo de permanência dos estrangeiros registrados.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

Outline

Documentos relacionados