• Nenhum resultado encontrado

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ Q147 : Com o prolongamento do limite máximo, vai aumentar o número de pessoas que residirão no

Japão por um longo período, será que não existe o perigo de ocorrerem casamentos falsos ou de aumento de pessoas que residirão no Japão ilegalmente através do mau uso da lei ? Existe algo para prevenir isso ?

A

. Quanto ao novo sistema de controle de permanência, deve-se garantir a entrega dos comunicados através de regras punitivas para que o Ministro da Justiça possa garantir a exatidão das informações que devem ser dominadas totalmente, achamos que podemos lidar com casos de casamentos falsos através da investigação sobre a veracidade dos itens comunicados.

Q148 : Por que se estabelece a duração de permanência de 6 meses para “cônjuge de japonês, etc.”, “cônjuge de residente permanente, etc”e “residente fixo”?

A

. Para no caso de ser necessário verificar a situação de permanência daquele cuja estada seja mais curta que prevista no início por um motivo particular.

<REVISÃO DO SISTEMA DE PERMISSÃO DE REENTRADA>

Q149 : Ouvi dizer que a permissão de reentrada não será emitida somente na regional do

Departamento de Imigração como foi até agora. Qual o conteúdo da revisão do sistema de permissão de reentrada ?

A

. No caso da reentrada dentro de 1 ano ( 2 anos para permanente especial ) após a saída de um estrangeiro que possui o Cartão de Permanência ( declaração de permanente especial para o permanente especial ou passaporte com validade, a princípio, não é necessária a permissão de reentrada. Mas, se a data de vencimento do prazo de permanência for antes de completar 1 ano passa a ser essa data de vencimento. Portanto, quanto à pessoa que precisa excepcionalmente, a permissão de reentrada : ① Aquele que está em processo de cancelamento do status de residência ② Aquele que tem ressalva de direito na verificação de saída ③ Aquele que está com a prisão decretada ④ Aquele que reside com status de residência “atividade especial”e que está em processo de pedido de reconhecimento como refugiado ⑤ Aquele que o Ministro da Justiça reconhece que existe um motivo grave o suficiente a ponto de precisar de uma permissão de reentrada sujeito a um controle de entrada/saída ou que tenha um comportamento que prejudique a segurança pública ou que seja maléfico para o Japão. Aquele que tem previsão de reentrada 1 ano ( 2 anos para permanente especial ) após o período precisa a permissão de reentrada.

Q150 : Preciso de informações sobre o trâmite do sistema de reentrada especial. É só declarar ao inspetor de entrada quando for sair do país ? Quais as diferenças com os trâmites atuais de entrada e saída do país ?

A

. Juntamente com a introdução do sistema de controle de permanência especial, vai ser reservado um espaço para escrever a sua intenção quanto à permissão de reentrada especial no Cartão ED de reentrada, por isso se desejar a saída do país através da

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

permissão de reentrada especial e assinalar isso nesse espaço poderá reentrar da mesma maneira que é feita atualmente.

Q151 : Vai ser cobrada alguma taxa na saída/entrada do país através da reentrada especial ?

A

. Não terá nenhuma taxa para o pedido de reentrada especial.

Q152 : Em quais casos é necessária permissão de reentrada ? Quantos anos vale a permissão de reentrada ?

A

. Por exemplo, aquele que tiver previsão de saída 1 ano ( 2 anos para permanente especial ) após o período deve pedir a permissão de reentrada antes de sair como é feito hoje. O prazo de validade da permissão de reentrada nesse caso é de no máximo 5 anos ( 6 anos para o permanente especial ) desde que não ultrapasse o período de permanência. Quanto aos outros casos em que é preciso a permissão de reentrada, favor ler a P149.

Q153 : No caso de sair do país com a permissão de reentrada especial sem a permissão de reentrada comum, posso prolongar a duração da permissão de reentrada na embaixada japonesa dos países estrangeiros ?

A

. No caso de sair do país através da permissão de reentrada especial, não é possível prorrogar o período de validade no exterior. Se a saída do país ultrapassar 1 ano ( 2 anos para permanente especial ) perderá o status de residência. Se tiver alguma suspeita de que o período fora do país vai ultrapassar 1 ano ( 2 anos para permanente especial ), é preciso pedir a permissão de reentrada como é feito atualmente.

Q154 : Se na hora de sair do país, mesmo tendo permissão de reentrada normal, sair com a permissão de reentrada especial, é possível fazer o pedido de alteração do status de saída para saída comum na embaixada japonesa dos países estrangeiros ?

A

. No caso de saída do país com a clara intenção de reentrada através da permissão de reentrada especial e mesmo que obtenha a permissão de reentrada em separado, não é possível trocar para saída com direito a reentrada em embaixada ou consulado japonês.

Q155 : Se pagar a taxa da reentrada, não será suficiente para se obter a permissão de reentrada na embaixada japonesa dos países estrangeiros ?

A

. A permissão de reentrada é oferecido ao estrangeiro residente nesse país que na saída do país tem a previsão de reentrar novamente no país antes do vencimento do prazo de permanência e não é oferecido para aqueles que não residem em nosso país. Portanto, desde que seja pago uma taxa determinada, a prorrogação do prazo de validade da permissão de reentrada ( exceto a permissão de reentrada especial ) pode ser realizada na embaixada ou consulado japonês dos países estrangeiros.

Q156 : Posso sair do país com a permissão de reentrada especial no período especial de até 2 meses após o limite de permanência mesmo após requerer a permissão para renovação do prazo de permanência ?

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

A

. Aquele que requerer a alteração do status de residência ou a renovação do prazo de permanência e não estiver concluído o processo antes do vencimento do prazo de permanência anterior pode residir nesse país com o status de residência anterior até no máximo 2 meses após o vencimento do prazo de permanência mas, é possível sair e reentrar com a permissão de reentrada especial durante esse período.

Q157 : Estou em processo de reconhecimento como refugiado, posso sair do país através da permissão de reentrada especial ?

A

. Aquele residente com status de residência “atividade especial ” e que tem a sua atividade diária definida igual àquele que está em processo de reconhecimento de refugiado não tem direito à permissão de reentrada especial. E mesmo aquele que tem uma permissão de estada provisória não tem direito à permissão de reentrada especial. Portanto, mesmo que esteja em processo de reconhecimento de refugiado e sendo residente de média/longa duração com status de residência diferente desse e estiver de posse do Cartão de Permanência pode sair do país através da permissão de reentrada especial.

Q158 : Estou em processo de deportação, posso sair do país através da permissão de reentrada especial ?

A

. Se estiver em processo de deportação e mesmo que tenha a permissão de liberdade condicional não terá direito à permissão de reentrada especial.

Q159 : Estou sob liberdade condicional em condenação de pena maior que 1 ano, posso sair do país através da permissão de reentrada especial ?

A

. O fato de estar sob liberdade condicional em condenação de pena maior que 1 ano ou sob condição de proibição de entrada por si só não quer dizer que está fora dos requisitos de permissão de reentrada especial. Portanto, no caso de estar sob condição de proibição de entrada, exceto se for emitido o comunicado dizendo que se trata de caso especial de proibição de entrada, pede-se todo cuidado pois estará sujeito à inspeção de entrada na ocasião da reentrada.

Q160 : Com relação à pergunta P164 no que diz respeito ao novo sistema de controle de permanência, se uma pessoa sair do país com a permissão de reentrada especial o qual não possui nenhum tipo de comunicado relacionado à reentrada e fizer a reentrada, essa pessoa vai ter que ser inspecionada toda vez que reentrar ?

A

. No caso de proibição de entrada, desde que não seja emitido o comunicado dizendo que se trata de caso especial de proibição de entrada, vai estar sujeito ao trâmite de inspeção de entrada devido ao motivo da proibição mas, se obtiver a permissão especial de entrada e o Ministro da Justiça autorizá-lo será emitido o comunicado de que se refere a uma proibição especial de entrada e não ficará sujeito ao trâmite de inspeção de entrada até o prazo escrito neste comunicado. Mas, se expirar o prazo escrito nesse comunicado ou se surgir um novo motivo de proibição de entrada diferente daquele inscrito no comunicado, estará sujeito ao trâmite de inspeção de

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

entrada.

Q161 : Existe algum plano de auxílio para uma pessoa que saiu do pais e tinha previsão de retornar ao Japão dentro de 1 ano do país mas devido a um motivo de força maior ( p.ex., devido a uma internação hospitalar por causa de uma doença ) teve que retornar após 1 ano ? Não existe outra maneira senão se submeter a uma nova avaliação para entrar no país ? E no caso de um problema ( p.ex. um desastre ) que não seja de responsabilidade da pessoa ?

A

. Independentemente da responsabilidade ou não, a pessoa que sair do país através da permissão de reentrada especial e ela não puder reentrar dentro de 1 ano não poderá prorrogar o prazo de validade da permissão de reentrada especial. Esse sistema de permissão de reentrada especial tem como objetivo a facilitação do trâmite na ocasião de uma estada temporária no exterior do estrangeiro de média/longa duração nesse país e como não se prevê uma estada de longa duração, não foi feita nenhuma estrutura no exterior de um sistema de prorrogação do prazo de validade do pedido de reentrada especial.

Q162 : No caso de sair do país com a permissão de reentrada especial, o prazo de reentrada está indicado em algum lugar do passaporte ?

A

. Quanto ao trâmite de saída através da permissão de reentrada especial, não é escrita, especificamente, nenhuma data-limite do prazo de permissão de reentrada no passaporte mas haverá um carimbo no verso do Cartão ED de reentrada ( entrada no país ) com os itens referentes à pessoa como a data-limite da permissão de reentrada que é 1 ano ( 2 anos para permanente especial ) após a data de saída ou a data-limite do prazo de permanência, oque acontecer antes.

Q163 : No caso do residente de média e longa duração esquecer o Cartão de Permanência, ele não pode sair do país através da permissão de reentrada especial ?

A

. É obrigatório o porte do Cartão de Permanência, por isso pede-se que não o esqueça na saída do país. Legalmente, o residente de média/longa duração que tem o direito da permissão de reentrada especial está limitado a portar um passaporte válido e o Cartão de Permanência e na ocasião da verificação de saída através da permissão de reentrada especial está regulamentado por decreto ministerial de que mostre o passaporte e o Cartão de Permanência.

Q164 : Posso sair do país através da permissão de reentrada especial pela saída automática ?

A

. No caso de estar registrado antecipadamente na saída automática e se estiver

satisfazendo as condições da permissão de reentrada especial, é possível sair/entrar no país através da permissão de reentrada especial utilizando a saída automática. Portanto, no caso de saída/entrada através da permissão de reentrada especial pela saída

automática de uma pessoa já registrada nessa saída até o dia 8/7/2012, deve alterar o registro de usuário de reentrada especial a partir do dia 9/7/2012. E, na ocasião da alteração, não é necessário que entregue informações referentes à impressão digital.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

Outline

Documentos relacionados