• Nenhum resultado encontrado

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS ─ Answer ─ Q124 : A alteração da entidade à qual pertence ou da residência pode ser entregue por um procurador

como um parente do interessado ou algum funcionário da empresa onde trabalha ?

A

. O comunicado sobre a entidade à qual pertence deve ser feito pessoalmente, mas pode ser enviado pelo correio ao endereço abaixo :

( destinatário ) 〒 108-8255

Tokyo-to, Minato-ku, Kônan 5-5-30

Tokyo Nyukoku Kanrikyoku Zairyu Kanri Joho Bumon Todokede uketsuke tanto

E o comunicado sobre o endereço pode ser feito por uma pessoa que reside junto com o próprio ou por um procurador dele.

<REFERENTE AO TRABALHO>

Q125 : Parece que no Cartão de Permanência está escrito o limite para fins de trabalho ou a existência ou não da permissão para atividade fora da qualificação, o conteúdo desse limite e da atividade fora da qualificação também está escrito ?

A

. No que se refere à existência ou não de limitações de serviço inscritos no Cartão de Permanência, estará escrito “ 就労不可 ”caso não seja permitido o trabalho e os status de residência correspondentes nos casos em que o trabalho seja permitido. Na prática, vai estar escrito da seguinte maneira : “possível somente trabalho conforme status de residência”de acordo com a tabela adicional 1.1 ou 1.2 da Lei de Imigração ( exceto o treinamento de habilidade n°2), “possível somente trabalho conforme status de residência por parte de órgão inscrito na Folha Indicativa ”para o treinamento de habilidade n°2, “possível somente trabalho de indicado na Folha Indicativa ”para atividade especial e “sem limite para trabalho”para o status de residência constante na tabela adicional 2. No caso de permissão de atividade fora da qualificação, vai estar inscrita a permissão e os itens gerais no verso do Cartão de Permanência mas, na prática, vai estar escrito o seguinte conforme o tipo de permissão: “Permissão ( 28 horas semanais no máximo/excetuando-se a atividade de casa noturna ”ou “atividade inclusa na Permissão de Atividade fora da Qualificação ”.

Q126 : Quanto tempo demora para que o bolsista receba a permissão para atividade fora da

qualificação juntamente com a permissão de entrada no aeroporto em que emitir o Cartão de Permanência ?

A

. Vai depender do caso, mas no estágio atual, estamos prevendo que será necessário alguns minutos para se emitir o Cartão de Permanência para o residente de média/ longa duração incluindo-se aí o tempo de inspeção na entrada do país.

Q127 : Quando uma empresa ou fábrica contrata um estrangeiro, ela pode verificar somente o Cartão de Permanência sem verificar o passaporte ? Como empregador, onde devo prestar atenção no Cartão de Permanência ? Se verificar que possui o Cartão de Permanência, posso interpretar que não terei nenhum problema na contratação ?

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

A

. Mesmo que não verifique o passaporte, a posse do Cartão de Permanência com

validade prova que está residindo de forma legal em nosso país, mas a posse do Cartão de Permanência não significa que não terá problema na contratação. Pede-se que se faça a comparação da foto do rosto no Cartão de Permanência com a pessoa em questão e, principalmente, a verificação do status de residência escrito no Cartão, da data-limite do prazo de permanência, a existência ou não de limitação de trabalho e da permissão ou não da atividade fora da qualificação e se o portador reside legalmente com permissão de trabalhar.

Q128 : Estou pensando em contratar estrangeiros adequadamente, vai ser oferecido algum

instrumento para avaliar claramente se o estrangeiro que deseja trabalhar é um estrangeiro que pode trabalhar ?

A

. Pode-se avaliar a partir da declaração do status de residência se o estrangeiro que deseja trabalhar pode fazê-lo legalmente, a existência ou não de limite de trabalho e também a existência ou não de permissão de atividade fora da qualificação. Mais detalhes sobre como deve se verificar o Cartão de Permanência podem ser vistos no link abaixo :

Link: http://www.immi.moj.go.jp/seisaku/pdf/fuhoushurou.pdf

Q129 : Quando for contratar um estrangeiro, e ele estiver com suspeita de que esteja portando um Cartão de Permanência falso ou de outra pessoa, existe alguma maneira de se verificar facilmente a validade desse Cartão de Permanência ?

A

. Pode se ver a tela de verificação da validade do Cartão de Permanência através de um link na homepage do Departamento de Imigração do Ministério da Justiça. Digitando- se o n° do Cartão e a data de emissão nessa tela, pode-se verificar a validade do Cartão de Permanência que se quer verificar.

Q130 : Se o estrangeiro que estiver para ser contratado apresentar um Cartão de Permanência falso, que tipo de providência devo tomar ?

A

. Favor denunciar o fato à Policia ou o escritório regional do Departamento de Imigração mais próximo por escrito ou verbalmente.

Q131 : Mesmo no caso de ter contratado um estrangeiro ilegal, sem saber, o empregador vai ser deportado ou sofre alguma punição ?

A

. Com a introdução do Cartão de Permanência, a distinção do status de residência/ permissão ou não de atividade fora da qualificação ficará muito mais fácil, mesmo o empregador que não sabia que o estrangeiro que estava contratando era um trabalhador ilegal não será acusado de nenhum crime devido à negligência de não ter verificado a existência ou não do status de residência. E ainda, no caso do empregador ser estrangeiro, é necessário cuidado pois pode ser motivo de deportação por ajuda ao trabalho ilegal.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

<CANCELAMENTO DO STATUS DE RESIDÊNCIA>

Q132 : Em quais casos vai ser adotado o cancelamento do status de residência ?

A

. Os motivos de cancelamento do status de residência da nova estrutura de regulamentos são: ① adquirir a permissão especial de status de residência por meios falsos ou

incorretos ② Quanto aos que possuem o status de “cônjuge de japonês e outros” ou “cônjuge de permanente e outros ”e residir não mais sob essa condição pessoal de cônjuge por mais de 6 meses ( exceto se tiver um motivo justo ) e ③ não comunicar o endereço no prazo de 90 dias após a entrada ou após a saída do endereço anterior ( exceto se tiver um motivo justo ) ou fizer um comunicado falso sobre o endereço.

Q133 : No que se refere à permanência de alguém que tenha uma condição de esposo(a) mas não esteja agindo como tal, quando é que o status de residência não vai ser cancelado como quando, p.ex., tiver um motivo justo ?

A

. Com relação ao fato de estar residindo sem estar na condição de cônjuge, a avaliação do motivo vai depender de cada situação, p.ex., pode se pensar no caso de mediação do divórcio envolvendo o direito dos pais e no caso de processo de divórcio envolvendo a responsabilidade do cônjuge japonês.

Q134 : No caso de alguém que tenha uma condição de esposo(a) mas não esteja agindo como tal, quando é que o pedido de alteração do status será aceito ?

A

. Pode-se imaginar um caso de guarda/sustento de um filho legítimo de nacionalidade japonesa por uma vítima de agressão por parte do cônjuge ( violência doméstica ).

Q135 : Em quais casos o status de residência não vai ser cancelado como quando tiver um motivo justo pela não entrega do comunicado de mudança de residência ?

A

. Por exemplo, no caso de falência repentina da empresa no qual trabalhava e perdeu a moradia ou por não poder comunicar a mudança de endereço devido a um longo internamento hospitalar, pode se imaginar que a vítima de violência doméstica não comunicou a mudança de endereço para não ser descoberto pelo agressor.

Q136 : O residente permanente também estará sujeito ao cancelamento do status de residência ?

A

. O permanente também pode estar sujeito ao cancelamento do status de residência.

Q137 : Que tipo de sistema é o envio via publicação no trâmite do cancelamento do status de residência ?

A

. O envio via publicação é uma maneira auxiliar que juntamente com o envio normal se faz quando o endereço do destinatário do documento não estiver claro. Na prática é quando o endereço do destinatário não está claro e é feito publicando-se num local indicado pelo Ministério da Justiça com a denominação do documento e no nome daquele que deve recebê-lo e será considerado como recebido após 2 semanas da data de publicação.

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

DÚVIDAS FREQUENTES QUANTO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PERMANÊNCIA CAPÍTULO DE ASSUNTOS GERAIS

 

─ Answer ─

Outline

Documentos relacionados