• Nenhum resultado encontrado

4. OPERADORES DE TURISMO: ATUAÇÕES, FUNÇÕES E TIPOS

4.4. Funções dos Operadores de Turismo

4.4.3. Função Produtora

A função produtora é uma característica inerente a todos os Operadores de Turismo, entretanto, encontramos no mercado as Operadoras de Turismo que têm como principal função a de planejar, elaborar e montar pacotes turísticos. Elaborar e montar pacote requer habilidade e conhecimento do mercado, dos destinos e dos desejos e necessidades da demanda turística. Além, é claro de um maior nível de investimento.

Os Operadores de Turismo devem e podem preparar, planejar, ordenar, organizar, distribuir e vender os produtos e serviços turísticos. A preparação e organização técnica dos Operadores de Turismo permitem adquirir serviços turísticos distintos e combiná-los entre si para obter um produto final diferente e mais completo, que são as viagens organizadas que podem incluir serviços diversos como alojamento, transporte, manutenção, visitas, etc. Estas viagens com tudo incluído recebem o nome de “Pacote”, quando feitos para a oferta, e “Forfaits”,13 quando feito

especificamente para satisfazer as exigências concretas de um indivíduo ou grupo de pessoas.

O mercado global e competitivo levou ao aumento da oferta de serviços anteriormente ditos como caros e não acessíveis a uma boa parte da população, como por exemplo, o transporte aéreo. Esta tendência faz com que as agências de viagens e Operadoras de Turismo sejam mais criativas e hábeis para negociar com essas empresas as formas de repassar esses produtos para a população sem o encarecimento do mesmo. A função produtora se refere justamente a isso, à função de congregar produtos e serviços turísticos e oferecer aos clientes em conjunto sem que para isso haja um aumento no montante dos serviços oferecidos. Esta operação para montar e não encarecer o produto é o que os Operadores de Turismo fazem e cada vez mais, com mais habilidade. Tanto é que hoje vemos preços de pacotes turísticos dos quais não conseguimos entender como são capazes de reunir esses serviços com preços tão baixos.

Para cumprir as três funções básicas (assessora, produtora e mediadora) de um operador de turismo é preciso que se tenha pessoal capacitado e treinado para alcançar o objetivo desejado em cada etapa de uma venda. Para exercer a função assessora, o profissional precisa saber a função social do operador de turismo no mercado e o objetivo institucional, que se baseia na prestação de serviço. Na produção de pacote e serviços turísticos, os Operadores de Turismo necessitam ter o conhecimento técnico adequado para alcançar o objetivo de colocar no mercado um produto competitivo e que possa ser administrado de forma que a sua produção esteja de acordo com o pensamento da demanda turística potencial deste serviço. Devem cumprir o seu papel de aproximar o cliente dos

13 FORFAITS

– Pacotes montados para satisfazer as necessidades específicas de determinados clientes que são querem adquirir pacotes prontos, como por exemplo, saída e chegada em data fixas.

produtos e serviços turísticos, sua intermediação na venda dos produtos vai exigir que tenha uma visão comercial do mercado.

Os Operadores de Turismo têm capacidade de inserir um destino no mercado do turismo mundial, porém, este mesmo sistema pode explorar o destino ao máximo, de forma que possam até ficar na total dependência, canalizando assim todo o processo de comercialização de um destino. Assim, as operadoras são capazes de colocar o produto pronto, de qualquer destino que seja no balcão das agências de viagens para a devida comercialização.

A dinâmica do mercado do turismo faz com que a demanda necessite a cada temporada de um destino novo para o consumo. Por sua vez, os Operadores de Turismo são ávidos por este produto novo, pois na lógica do mercado “esse novo” tem um valor maior. Para isso basta observar no mercado quais são os destinos mais caros do nordeste brasileiro. Porto Seguro, na Bahia, que está no mercado e conseqüentemente, sendo comercializado pelos Operadores de Turismo há mais de trinta anos é hoje o produto mais barato em oferta. Esta situação se deve por vários motivos, entre eles maior oferta de leitos14 hoteleiros, diversidade de oferta de gastronomia, lazer, etc. Por outro lado, os destinos mais caros do nordeste são destinos novos como Itacaré, Maragogi, Morro de São Paulo, etc.

No ciclo de vida do produto turístico15 esses destinos emergentes que

estão em ascendência e por isso são mais valorizados, estão em uma posição em que se encontravam Porto Seguro há trinta anos. Esta é a dinâmica do mercado do turismo e os Operadores de Turismo vão trabalhar para que isso continue funcionando e dando lucro. Sempre irão trabalhar para que novos destinos surjam no mercado, e com isso se tenha sempre algo novo para ser vendido junto com um valor agregado, que é a novidade.

Cabe a cada destino fazer seu planejamento do desenvolvimento consciente do turismo de forma que o ciclo do seu produto turístico não caia em decadência e que possa com o passar do tempo estar sempre oferecendo novidades para o consumidor final que é o turista. No mercado turístico encontramos exemplos de destinos que já tiveram a sua decadência no ciclo de vida do produto turístico e que através de planejamento responsável e muito investimento

14

Considera como leito cada acomodação (cama) para a hospedagem do turista

15 Considera-se, para efeito deste trabalho, como ciclo de vida do produto turístico (Figura 14) as seguintes fases: preparação, introdução, crescimento, estabilidade, adaptação, renovação e morte.

conseguiram voltar ao crescimento do turismo atraindo novamente o interesse dos Operadores de Turismo, a promoção e comercialização de seus produtos.

Um caso típico no mercado é a cidade de Acapulco no México. O grande destino da demanda Estadunidense nos anos cinqüenta, inclusive sendo palco de filmes de Elvis Presley, caiu no esquecimento nas décadas seguintes devido ao surgimento de “novos” destinos dentro do próprio Estados Unidos, estimulados por uma política de governo de incentivo do turismo interno. Assim, a Califórnia apareceu como um grande destino e também usou o planejamento estratégico para inserir a região pantanosa da Flórida na rota turística.