• Nenhum resultado encontrado

(8) Outras questões: para treinar

GABARITO COMENTADO

(A) Questões CESPE QUESTÃO 01

[CESPE – 2019 - Juiz Substituto- TJ-PR] Tratando-se de processo referente a crime de responsabilidade cometido por Presidente da República, a Constituição Federal de 1988 exige que o juízo de admissibilidade seja realizado

A) pela Câmara dos Deputados. B) pelo Senado Federal.

C) pelo STF.

D) pelo Congresso Nacional.

Comentário:

Nossa resposta está na letra ‘a’, consoante determina o art. 51, I, CF/88.

QUESTÃO 02

[CESPE - 2015 - TJDFT - Juiz de Direito Substituto - Adaptada] Acerca dos Poderes Legislativo e Executivo, analise a assertiva abaixo de acordo com a CF e com a jurisprudência do STF:

Situação hipotética: Durante entrevista veiculada pela televisão, um senador da República criticou severamente determinada política de governo, a qual, à época, estava em discussão no Senado Federal. Assertiva: Como o parlamentar emitiu sua opinião fora do âmbito do Congresso Nacional, ele poderá ser responsabilizado nas esferas civil e penal, embora tenha havido vinculação entre seus comentários e o desempenho de seu mandato.

Comentário:

A imunidade material acompanha o parlamentar ‘extra muros’, isto é, ampara condutas praticadas fora do recinto parlamentar. Nestes casos, todavia, deve haver inequívoca confirmação de que o ato está relacionado com a função parlamentar para a imunidade incidir (Inq. 1958-AC). Estamos, portanto, diante de um item falso!

QUESTÃO 03

[CESPE - 2015 - Instituto Rio Branco - Diplomata] No que diz respeito à organização dos poderes, ao princípio da legalidade e ao controle dos atos administrativos, julgue (V ou F) o seguinte item:

Compete exclusivamente ao Congresso Nacional aprovar por voto secreto, após arguição em sessão secreta, os nomes indicados pelo Presidente da República para a chefia das missões diplomáticas de caráter permanente.

O item deverá ser julgado como incorreto, pois, de acordo com o art. 52, IV, CF/88, compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto e após arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.

QUESTÃO 04

[CESPE - 2015 - Instituto Rio Brando - Diplomata] No que diz respeito à organização dos poderes, ao princípio da legalidade e ao controle dos atos administrativos, julgue o seguinte item.

Apesar de a Constituição Federal de 1988 reservar a primazia da função legislativa ao Poder Legislativo, ela não lhe concedeu o monopólio dessa função, tendo sido estabelecidas outras fontes normativas primárias tanto no Executivo quanto no Judiciário.

Comentário:

Este item, por sua vez, deverá ser julgado como verdadeiro! Podemos citar como exemplo de fonte normativa primária, cuja competência não é do Poder Legislativo, a edição de medidas provisórias e de leis delegadas pelo Presidente da República (art. 62, e 68 da CF/88).

QUESTÃO 05

[CESPE - 2017 - TRE-PR - Técnico Judiciário] Compete privativamente à Câmara dos Deputados: A) processar e julgar os ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade. B) elaborar o regimento interno do Senado Federal.

C) aprovar, previamente, a escolha de ministros do Tribunal de Contas da União. D) autorizar a instauração de processo contra o presidente da República.

E) processar e julgar o presidente e o vice-presidente da República nos crimes de responsabilidade.

Comentário:

A alternativa correta e que deverá ser marcada é a apresentada pela letra ‘d’, pois é a única em plena consonância com o disposto no art. 51, I da CF/88.

Vamos entender, agora, o porquê de as demais alternativas não merecerem ser assinaladas: - Letra ‘a’: trata-se de atribuição conferida ao Senado Federal pela Constituição (art. 52, II, CF/88

- Letra ‘b’: as Casas Legislativas do Congresso Nacional têm competência para, cada qual, elaborar seu próprio regimento interno (arts. 51, III e 52, XII, CF/88)

- Letra ‘c’: trata-se de atribuição conferida ao Senado Federal pela Constituição (art. 52, III, b, CF/88) - Letra ‘e’: o julgamento do Presidente e do Vice-Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade competirá ao Senado Federal (art. 52, I, CF/88)

[CESPE - 2019 - PGE-PE - Asssistente de Procuradoria] A respeito dos direitos políticos e dos partidos políticos, julgue o item seguinte:

A adoção do modelo proporcional em eleições de deputados fere o princípio da eleição direta, pois a eleição de um deputado não deve depender dos votos recebidos por outros candidatos do partido ou por sua legenda.

Comentário:

O item apresentado está equivocado! Não há que se falar que a eleição de deputados pelo sistema proporcional fira o princípio da eleição direta, vez que está prevista constitucionalmente, de forma expressa, no art. 45 da CF/88.

QUESTÃO 07

[CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Adaptada] No que concerne ao Poder Legislativo, julgue a assertiva:

Os integrantes da Câmara dos Deputados são eleitos pelo sistema majoritário.

Comentário:

Lembre-se que os integrantes do Senado Federal são eleitos pelo sistema majoritário, enquanto os integrantes da Câmara dos Deputados são eleitos pelo sistema proporcional. Assim, o item trazido pelo CESPE deverá ser marcado como falso!

QUESTÃO 08

[CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área XXII] Acerca das prerrogativas, do processo e das imunidades conferidas aos parlamentares federais, julgue o item: Tendo em vista que as imunidades material e formal se destinam ao exercício altivo do mandato parlamentar, é possível estendê-las ao deputado federal que seja afastado desse cargo para exercer o cargo de ministro de Estado.

Comentário:

Mais um item falso trazido pelo CESPE! Já sabemos que as imunidades parlamentares ficam suspensas no curso da licença (a súmula 4, do STF, está superada).

QUESTÃO 09

[CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - Área Administrativa] Julgue o item:

As imunidades parlamentares são prerrogativas que decorrem do efetivo exercício da função parlamentar e estendem-se aos suplentes, mesmo que estes não tenham assumido o cargo ou não estejam em seu efetivo exercício.

Ainda que o texto da assertiva acerte em dizer que as imunidades parlamentares são prerrogativas que decorrem do efetivo exercício da função parlamentar, erra ao dizer que tais prerrogativas são estendidas aos seus suplentes. Afinal, estes não estão no efetivo exercício do cargo, e não fazem jus às imunidades. No mais, não custa recordar que as imunidades não são privilégios pessoais mas, sim, prerrogativas ligadas ao exercício do cargo.

QUESTÃO 10

[CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Adaptada] No que concerne ao Poder Legislativo, julgue o item:

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, com legislatura anual.

Comentário:

Mais um item fácil de ser marcado como falso! A legislatura, como bem sabemos, é o período que compreende o intervalo temporal de 4 anos!

QUESTÃO 11

[CESPE - 2015 - MPOG - Técnico de Nível Superior - Cargo 22] No que se refere ao Poder Legislativo, julgue o seguinte item:

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados compõem-se de representantes eleitos pelo princípio majoritário.

Comentário:

Após a leitura atenta dos arts. 45 e 46 do texto constitucional, fica fácil marcar esse item trazido pelo CESPE como falso! Isso porque a Câmara dos Deputados é composta por representantes eleitos pelo sistema proporcional, e não majoritário (como acontece com os representantes do Senado Federal).

QUESTÃO 12

[CESPE - 2012 - PC-AL - Agente de Polícia] Julgue o item:

O Poder Legislativo Federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. A inauguração da sessão legislativa é feita em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Comentário:

Eis um item que merece ser marcado como verdadeiro! O Poder Legislativo em âmbito federal é bicameral, sendo exercido pelo Congresso Nacional, que é formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal (art. 44, CF/88).

No que se refere à inauguração da sessão legislativa, ela se dará em sessão conjunta (de acordo com o que prevê o § 3º do art. 57 da CF/88).

QUESTÃO 13

[CESPE - 2016 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa] Acerca das atribuições do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, julgue o item: .

Compete privativamente ao Senado Federal a apreciação do nome indicado pelo presidente da República para procurador-geral da República.

Comentário:

Mais um item verdadeiro trazido pelo CESPE, por apresentar uma das atribuições previstas no art. 52, III, alínea “e” de nosso texto constitucional.

QUESTÃO 14

[CESPE - 2013 - TCE-RO - Agente Administrativo] Julgue o item:

Cada estado-membro e o Distrito Federal possuem três senadores. Os senadores são eleitos pelo sistema majoritário e gozam de imunidade material e formal. Somente brasileiro nato poderá ser presidente do Senado Federal. É da competência privativa do Senado Federal escolher dois terços dos membros do TCU.

Comentário:

Para responder essa questão precisamos disseca-la e julgar cada uma das afirmativas que ela traz: 1. Cada estado-membro e o Distrito Federal possuem três senadores: afirmativa correta, conforme art. 46, § 1º da CF/88.

2. Os senadores são eleitos pelo sistema majoritário e gozam de imunidade material e formal: outra afirmativa correta, conforme caput do art. 46 e art. 53 da CF/88.

3. Somente brasileiro nato poderá ser presidente do Senado Federal: mais uma afirmativa correta trazida pela assertiva, conforme art. 12, §3º, inciso III da CF.

4.É da competência privativa do Senado Federal escolher dois terços dos membros do TCU: afirmativa incorreta, pois, conforme determina o art. 46, XIII do texto constitucional, caberá ao Congresso Nacional, e não ao Senado Federal, a competência para a escolha dos membros do TCU. Portanto, a assertiva pode ser marcada como falsa.

QUESTÃO 15

[CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa] Julgue o item:

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A Câmara dos Deputados é constituída pelos representantes dos estados da Federação,

eleitos pelo sistema proporcional, e o Senado Federal é composto pelos representantes do povo, eleitos segundo o princípio majoritário.

Comentário:

Item claramente falso! A Câmara dos Deputados é composta por representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional. Por outro lado, o Senado Federal é formado por representantes dos estados e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. É o que se extrai da leitura dos arts. 45 e 46 do texto constitucional.

(B) Questões FCC QUESTÃO 01

[FCC - 2019 - Agente de Fomento Externo – AFAP] Considerando os dispositivos constitucionais a respeito do Poder Legislativo,

A) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, eleitos segundo o princípio majoritário.

B) cada unidade da Federação com representação no Senado Federal elegerá 3 Senadores, com mandato de 8 anos.

C) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

D) o número de representantes de cada unidade da Federação na Câmara dos Deputados será estabelecido de forma paritária, por meio de lei complementar, no ano anterior às eleições, a fim de garantir o equilíbrio da Federação.

E) cada Senador será eleito com 3 suplentes.

Comentário:

Vejamos cada uma das assertivas:

- ‘a’: O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. Vale destacar que o erro que o item trouxe foi o de indicar que os Territórios Federais (se criados por lei complementar – art. 18, § 2°) também teriam representantes no Senado, o que é falso, haja vista eles não serem entidades federadas, por isso, carecerem de representação naquela Casa Legislativa.

-‘b’: Item correto, é nossa resposta. Estados e DF possuirão, cada qual 3 Senadores, com mandato de 8 anos (o que equivale a 2 legislaturas).

- ‘d’: A representação na CD é proporcional, não paritária.

- ‘e’: Cada Senador será eleito com 2 suplentes (art. 46, § 3°, CF/88).

QUESTÃO 02

[FCC – 2018- Técnico Legislativo - Técnico de Enfermagem - Câmara Legislativa do Distrito Federal] A respeito das normas constitucionais que regem a atividade dos Deputados Federais e Senadores, A) esses parlamentares, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Superior Tribunal de Justiça.

B) recebida a denúncia contra algum desses parlamentares, por crime ocorrido após a diplomação, será dada ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto de dois terços de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.

C) esses parlamentares não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações, salvo em caso de investigação realizada por comissão parlamentar de inquérito.

D) a incorporação às Forças Armadas de algum desses parlamentares, embora militares e ainda que em tempo de guerra, dependerá de prévia licença da Casa respectiva.

E) as imunidades desses parlamentares serão suspensas durante o estado de sítio.

Comentário:

A leitura do art. 53, CF/88 é essencial para resolvermos essa questão. Ela nos mostrará que:

- a letra ‘a’ é falsa, pois o foro dos congressistas (para crimes praticados na vigência do mandato e relacionados à função) é o STF (e não o STJ), conforme art. 53, § 1°;

- a letra ‘b’ está errada, pois a maioria exigida neste caso é a absoluta (e não de 2/3), conforme art. 53, § 3°;

- a letra ‘c’ é falsa, haja vista a ressalva não constar do art. 53, § 6°;

- a letra ‘d’ é nossa resposta, pois traduz corretamente o teor do art. 53, § 7°;

- a letra ‘e’ é falsa, pois o art. 53, em seu § 8°, determina que as imunidades de Deputados ou Senadores

subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida.

QUESTÃO 03

[FCC - 2015 - TRT 6ª Região - Juiz do Trabalho Substituto] Considere as seguintes competências:

I. Processar e julgar originariamente, nos crimes de responsabilidade, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público.

II. Autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais.

III. Proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

IV. Suspender a execução do ato declarado inconstitucional pelo STF em sede de representação interventiva.

Em face do regime constitucional em vigor, tais competências são atribuídas, respectivamente, aos seguintes órgãos:

A) I. Senado Federal; II. Congresso Nacional; III. Câmara dos Deputados; IV. Presidente da República. B) I. Senado Federal; II. Senado Federal; III. Tribunal de Contas da União; IV. Senado Federal.

C) I. Supremo Tribunal Federal; II. Congresso Nacional; III. Câmara dos Deputados; IV. Senado Federal. D)I. Senado Federal; II. Congresso Nacional; III. Câmara dos Deputados; IV. Senado Federal.

E) I. Supremo Tribunal Federal; II. Senado Federal; III. Tribunal de Contas da União; IV. Presidente da República.

Comentário:

A alternativa que apresenta, de forma correta, a ordem de órgãos e autoridades é a letra ‘a’. Vejamos o porquê:

I - Conforme preceitua o art. 52, II, CF/88, compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade

II - De acordo com o art. 48, XVI, CF/88, cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente: autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais III - Nos termos do art. 51, II, CF/88, compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa

IV - É competência do Presidente da República suspender a execução do ato declarado inconstitucional pelo STF em sede de representação interventiva (art. 36, III e 34, VII da CF/88).

QUESTÃO 04

Senador da República foi condenado definitivamente a uma pena total de 1 ano e 8 meses de reclusão, em regime inicial aberto, pela prática do crime de tráfico de drogas.

Considere as seguintes assertivas:

I. A atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido que a perda do mandato do Senador da República condenado depende de deliberação do Senado Federal, ainda que a decisão condenatória tenha imposto, como consequência da pena, a perda do mandato.

II. O foro por prerrogativa de função só alcança os titulares após a diplomação, não se aplicando aos suplentes. Contudo, caso o suplente assuma interinamente o cargo parlamentar, haverá extensão da prerrogativa de foro, ainda que haja retorno do titular.

III. Por se tratar de processo instaurado pela prática de crime comum, é incabível a sustação do processo pela maioria dos membros do Senado Federal, já que a imunidade formal é adstrita à prática de crimes de responsabilidade.

Está correto o que se afirma APENAS em: a) II e III.

b) I. c) III. d) I e II.

Comentário:

O único item que deverá ser marcado como correto é o I e, por tal razão, a letra ‘b’ deverá ser assinalada! Item I: Correto. Em regra, a perda do mandato de parlamentar condenado depende de deliberação da Casa Legislativa a que este pertence. Contudo, em recente decisão proferida pela 1ª Turma do STF (maio de 2017, isto é, posteriormente ao edital deste concurso) firmou-se o entendimento de que em caso de condenação de Senador ou Deputado a mais 120 dias de pena em regime fechado, a perda do cargo será automática, sendo desdobramento lógico da condenação. Nesse sentido: STF. 1ª Turma. AP 694/MT, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 2/5/2017, noticiado no Informativo 863. Não é o caso em tela, pois o parlamentar foi condenado ao regime inicial aberto.

Item II: Incorreto. O foro por prerrogativa de função só é aplicável a quem esteja no exercício do mandato de Deputado Federal ou de Senador da República. Assim, quando o suplente não ostentar mais a condição de parlamentar, não fará mais jus às imunidades parlamentares e a prerrogativa de foro. Nesse sentido: AP 511-DF, STF, Rel. Min. Celso De Mello, noticiada no informativo 572, STF.

Item III: Incorreto. Os congressistas gozam da chamada imunidade formal relativa ao processo, a qual autoriza a Casa Legislativa respectiva a sustar, a qualquer tempo antes de prolatada a decisão final pelo

STF, o trâmite de ação penal proposta contra Deputado federal ou Senador em razão de crime praticado após o ato de diplomação (art. 53, § 3º, CF/88). Esta imunidade se aplica justamente aos crimes comuns.

QUESTÃO 05

[FCC - 2018 - Promotor de Justiça Substituto - MPE-PB] A inviolabilidade parlamentar no Direito Constitucional brasileiro é:

A) passível de nova avaliação quando do julgamento da ação penal, não obstante não tenha sido reconhecida quando do recebimento da denúncia.

B) relativa (não absoluta) no que se refere às palavras e opiniões proferidas pelo Deputado ou Senador como fundamento do voto no momento em que é proferido.

C) excluída quando não houver nexo de implicação recíproca entre as palavras proferidas da tribuna parlamentar e o exercício do mandato.

D) restrita a palavras, opiniões e votos, ou seja, não abrange, por exemplo, atos de violência física. E) restrita ao ambiente parlamentar, não abrangendo, por exemplo, declarações feitas em ambiente externo às Casas parlamentares.

Comentário:

Pode assinalar a letra ‘d, pois, de fato, a inviolabilidade protege, tão somente, as opiniões, as palavras e os votos, não abarcando atos de violência física.

QUESTÃO 06

[FCC - 2011 - TCE-PR - Analista - Adaptada] Em relação às imunidades parlamentares, a Constituição Federal estabelece que:

A) a prerrogativa dos Deputados e Senadores não serem violados civil e penalmente por suas opiniões, palavras e votos, no exercício da função, é denominada imunidade material.

B) as imunidades de Deputados e Senadores são automaticamente restringidas durante a intervenção federal, o estado de defesa e o estado de sítio.

C) a impossibilidade de Deputados e Senadores serem presos, desde a expedição do diploma, salvo em flagrante de crime inafiançável, é um desmembramento da imunidade material.

D) a instauração de processo contra Deputados e Senadores, pelo Supremo Tribunal Federal, depende de autorização prévia da Casa à qual pertence o parlamentar.

Comentário:

Pode assinalar a letra ‘a’ como correta. A imunidade material prevista no caput do art. 53, CF/88, tem o condão de neutralizar, na esfera penal e civil, a responsabilização do parlamentar por suas opiniões, palavras e votos.

Vamos verificar o erro das demais assertivas?

- Letra ‘b’: é falsa, pois as imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida (art. 53, § 8º, CF/88).

- Letra ‘c’: o item está incorreto, visto que trata-se de uma imunidade formal (relativa à prisão).

- Letra ‘d’: a assertiva também é falsa. A partir da publicação da EC nº 35/2001, Deputados e Senadores passaram a poder ser processados criminalmente independentemente de prévia licença da Casa a qual o parlamentar está vinculado (art. 53, § 3º, CF/88).

QUESTÃO 07

[FCC - 2011 - TRE-PE - Analista] A prerrogativa concedida aos parlamentares para o exercício do ofício congressual, com a mais ampla liberdade de manifestação, por meio de palavras, discussão, debate e voto no Parlamento ou em uma das suas comissões, se trata da imunidade:

A) material. B) formal. C) lógica. D) objetiva. E) subjetiva. Comentário:

Prevista no art. 53, caput, CF/88, a imunidade material impede a responsabilização penal e cível do congressista por suas palavras, opiniões e votos (desde que ele esteja no exercício das funções parlamentares). Nesse sentido, podemos assinalar a letra ’a’ como nossa resposta.

QUESTÃO 08

[FCC - 2012 - TRF 2ªR - Analista Judiciário] Considere as seguintes assertivas a respeito do Congresso Nacional:

I. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

II. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre a transferência temporária da sede do Governo Federal.

III. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre a fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas.

IV. Compete privativamente ao Senado Federal autorizar, por um terço de seus membros, a instauração