• Nenhum resultado encontrado

QUESTÃO 01

[FAU - 2016 - Prefeitura de Chopinzinho - PR - Procurador Municipal - Adaptada] Sobre a organização e estrutura do Poder Legislativo, pode-se afirmar que:

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Assembleia Legislativa e do Senado Federal.

QUESTÃO 02

[UFRR - 2018 - UFRR - Assistente Social - Adaptada] Julgue a assertiva:

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

QUESTÃO 03

[UERR - 2018 - SETRABES - Administrador - Adaptada] Considerando o que dispõe a Constituição Federal acerca do Poder Legislativo, julgue a assertiva:

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

QUESTÃO 04

[CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo] Com base na CF, julgue o próximo item, referente à organização dos poderes na República Federativa do Brasil:

O sistema bicameral do tipo federativo é adotado no Brasil.

QUESTÃO 05

[FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Relações Públicas] A República Federativa do Brasil se organiza com:

A) tripartição dos poderes, sendo o Legislativo unicameral. B) tripartição dos poderes, sendo o Legislativo bicameral. C) Poder Legislativo plenipotenciário bicameral.

D) Poder Legislativo plenipotenciário unicameral. E) tripartição dos poderes, sendo o Judiciário bicameral.

QUESTÃO 06

[FGV - 2010 - FIOCRUZ - Assistente Técnico de Gestão em Saúde] A estrutura do Poder Legislativo Federal e Estadual é:

B) bicameral. C) multicameral.

D) bicameral e unicameral, respectivamente. E) unicameral e bicameral, respectivamente.

QUESTÃO 07

[CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito - Adaptada] Em relação ao Poder Legislativo, julgue a assertiva:

O Poder Legislativo estadual é exercido pelas assembleias legislativas, que devem ser organizadas de forma bicameral.

QUESTÃO 08

[CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor Estadual de Controle Externo] O Poder Legislativo estadual, distrital e municipal no Brasil é:

A) bicameral.

B) unicameral e exercido, respectivamente, pela assembleia legislativa, pela câmara legislativa e pela câmara municipal.

C) unicameral nos estados e municípios, e bicameral no Distrito Federal, onde é exercido pela assembleia legislativa e pela câmara dos vereadores.

D) unicameral e exercido, respectivamente, pela câmara legislativa, pela assembleia legislativa e pela câmara dos vereadores.

E) unicameral e exercido, respectivamente, pela câmara legislativa, pela câmara dos vereadores e pela assembleia legislativa.

QUESTÃO 09

[FUNCAB - 2016 - SEGEP-MA - Agente Penitenciário] Segundo a Constituição da República Federativa Brasileira de 1988, a legislatura compreende o período de:

A) 4 anos. B) 5 anos. C) 1 ano. D) 3 anos. E) 2 anos. QUESTÃO 10

[FEPESE - 2017 - Prefeitura de Criciúma - SC - Fiscal de Rendas e Tributos] Julgue o item: A legislatura terá duração não excedente a um ano.

QUESTÃO 11

[CESPE - 2016 - TJ-DFT - Juiz - Adaptada] A respeito do Poder Legislativo, julgue a assertiva:

Os trabalhos do Congresso se desenvolvem ao longo da legislatura que compreende período coincidente com o mandato dos senadores.

QUESTÃO 12

[IDECAN - 2017 - Câmara de Natividade - RJ - Técnico Legislativo - Adaptada] Sobre o tratamento que a Constituição da República Federativa do Brasil dá ao Poder Legislativo, que é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, julgue a assertiva:

Cada legislatura terá a duração de quatro anos.

QUESTÃO 13

[UERR - 2018 - SETRABES - Administrador - Adaptada] Considerando o que dispõe a Constituição Federal acerca do Poder Legislativo, julgue o item:

Cada legislatura terá a duração de quatro anos.

QUESTÃO 14

[FUNRIO - 2018 - AL-RR - Procurador] Segundo a CRFB, o período de 4 anos em que se exerce um mandato legislativo é denominado de:

A) sessão legislativa. B) mandato legislativo. C) interstício legislativo. D) legislatura.

QUESTÃO 15

[CS-UFG - 2018 - SANEAGO - GO - Advogado] Sessão legislativa é o período anual em que o Congresso Nacional se reúne. Assim, nos termos da Constituição de 1988, cabe ao Congresso Nacional reunir-se, anualmente, na Capital Federal, no período de:

A) 1º de fevereiro a 15 de julho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. B) 1º de fevereiro a 16 julho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. C) 2 de fevereiro a 16 julho e de 1º de agosto a 21 de dezembro. D) 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

QUESTÃO 16

[FGV - 2012 - Senado Federal - Técnico Legislativo - Processo Legislativo - Adaptada] Com relação ao funcionamento do Senado e de suas sessões legislativas, por força das normas constitucionais e regimentais, julgue a assertiva:

A sessão legislativa compreende o período de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

QUESTÃO 17

[IBFC - 2016 - EBSERH - Advogado (HUAP-UFF)] Analise os itens a seguir e considere as normas da Constituição Federal sobre o Congresso Nacional para assinalar a alternativa correta:

A) Ordinariamente, o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de janeiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 24 de dezembro

B) Ordinariamente, o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 5 de fevereiro a 10 de julho e de 5 de agosto a 28 de dezembro

C) Ordinariamente, o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de janeiro a 30 de dezembro

D) Ordinariamente, o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de janeiro a 30 junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro

E) Ordinariamente, o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro

QUESTÃO 18

[FUNCAB - 2014 - PC-RO - Escrivão de Polícia Civil - Adaptada] Considerando o tema “Poder Legislativo", julgue a assertiva:

A sessão legislativa poderá ser interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

QUESTÃO 19

[FCC - 2013 - MPE-MA - Analista Ministerial - Direito – Processual - Adaptada] Segundo a Constituição Federal brasileira, no tocante às reuniões, julgue a assertiva:

A sessão legislativa só poderá ser interrompida para posterior aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

QUESTÃO 20

[FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO - Analista Judiciário - Taquigrafia] No que concerne ao Poder Legislativo, de acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano de legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de:

A) 01 (um) ano, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. B) 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

C) 02 (dois) anos, permitida uma recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

D) 01 (um) ano, permitida uma recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. E) 06 (seis) meses, permitida uma recondução para o mesmo cargo na eleição subsequente

QUESTÃO 21

[FCC - 2013 - MPE-MA - Analista Ministerial - Direito – Processual - Adaptada] Segundo a Constituição Federal brasileira, no tocante às reuniões, julgue a assertiva:

Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias para eleição das respectivas Mesas, para mandato de um ano, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

QUESTÃO 22

[CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador - conhecimentos específicos - Adaptada] No que se refere ao Poder Legislativo, julgue a assertiva:

O mandato dos membros das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal é de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, regra, segundo o STF, de reprodução obrigatória para os estados- membros no âmbito das respectivas assembleias legislativas.

QUESTÃO 23

[TRF - 4ª REGIÃO - 2009 - TRF - 4ª REGIÃO - Juiz Federal - Adaptada] ] Julgue a assertiva abaixo: O recesso parlamentar de fim de ano vai de 15 de dezembro a 15 de fevereiro e o de meio de ano de 30 de junho a 1º de agosto, período em que o Congresso fica inativo, sem funcionamento de qualquer órgão ou comissão.

QUESTÃO 24

[CESPE - 2016 - TJ-DFT - Juiz - Adaptada] A respeito do Poder Legislativo, julgue a assertiva:

A convocação extraordinária do Congresso Nacional realizada pelo presidente do Senado Federal, em caso de relevante interesse público, está na margem de sua discricionariedade política, prescindindo-se, assim, de confirmação.

QUESTÃO 25

[FCC - 2014 - MPE-PA - Promotor de Justiça - Adaptada] Julgue a assertiva:

A intervenção federal, nos termos da Constituição da República, enseja a convocação extraordinária do Congresso Nacional, pelo Presidente do Senado Federal, se decretada.

QUESTÃO 26

[FCC - 2012 - TRF 2ªR - Analista Judiciário] José é Presidente do Supremo Tribunal Federal, Olavo é Presidente do Senado Federal, Claudio é Procurador-Geral da República, Samarco é Presidente do

Superior Tribunal de Justiça e Santiago é Advogado-Geral da União. Nesse sentido, a convocação extraordinária do Congresso Nacional, em regra, far-se-á pelo

A) José, em caso de intervenção federal.

B) Olavo, para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da República. C) Claudio, em caso de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio.

D) Santiago, em caso de urgência ou interesse público relevante, com a aprovação da maioria simples de cada uma das Casas do Congresso Nacional.

E) Samarco, em caso de urgência ou interesse público relevante, com a aprovação da maioria simples de cada uma das Casas do Congresso Nacional.

QUESTÃO 27

[ESAF - 2014 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 01 - Adaptada] Julgue o item: Na sessão legislativa extraordinária, o Congresso Nacional somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocado, ressalvada a hipótese de Medida Provisória em vigor e existência de Proposta de Emenda à Constituição, que serão automaticamente colocadas na pauta de convocação.

QUESTÃO 28

[CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Direito - Legislação Pública em Saúde – Adaptada] No que se refere aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue o item a seguir:

À exceção das medidas provisórias em vigor na data da sua convocação, que serão automaticamente incluídas na pauta de convocação, o Congresso Nacional somente poderá deliberar sobre matéria para as quais foi convocado, durante as sessões legislativas extraordinárias. Essa convocação ocorre mediante pagamento de parcela indenizatória.

QUESTÃO 29

[UEPA - 2012 - PGE-PA - Procurador do Estado - Adaptada] Sobre o funcionamento do Poder Legislativo, julgue o item:

Na sessão legislativa extraordinária do Congresso Nacional, é assegurado o pagamento de parcela indenizatória, em razão da convocação.

QUESTÃO 30

[CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judiciário] No que concerne os poderes da República, julgue o item a seguir.

A convocação extraordinária dos congressistas permite o pagamento de parcelas indenizatórias em valor superior ao subsídio mensal.

[CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista - Técnico em Material e Patrimônio - BÁSICOS] Acerca da estrutura, do funcionamento e das atribuições do Poder Legislativo, julgue o item seguinte:

A apreciação de veto presidencial a projetos de lei deve ocorrer, obrigatoriamente, em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

QUESTÃO 32

[CONPASS - 2013 - Prefeitura de Serra Negra do Norte - RN - Procurador Jurídico - Adaptada] Julgue a assertiva:

O Poder Legislativo Federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. A inauguração da sessão legislativa é feita em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

QUESTÃO 33

[FCC - 2014 - TJ-AP - Analista Judiciário - Área Judiciária e Administrativa] A Câmara dos Deputados e o Senado Federal NÃO se reúnem em sessão conjunta para:

A) inaugurar a sessão legislativa.

B) elaborar o regimento comum e regular a criação de serviços comuns às duas Casas. C) apreciar medidas provisórias.

D) conhecer do veto e sobre ele deliberar.

E) receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República.

QUESTÃO 34

[ESAF - 2006 - CGU - Analista de Finanças e Controle - Área - Correição - Prova 3 - Adaptada] Sobre organização dos poderes, julgue a assertiva:

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal se reunirão em sessão conjunta para deliberar sobre o veto e sobre medidas provisórias.

QUESTÃO 35

[CESPE - 2016 - TCE-PA - Conhecimentos Básicos- Cargos 4, 5 e de 8 a 17 ] Considerando as disposições constitucionais sobre o Poder Legislativo e o processo legislativo, julgue o item a seguir:

As medidas provisórias vigoram pelo prazo improrrogável de sessenta dias e devem ser votadas em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

QUESTÃO 36

[Quadrix - 2017 - CRMV-DF - Agente Administrativo - Adaptada] Com base na CF, julgue o item a seguir no que se refere ao Poder Legislativo:

O Senado Federal compõe-se de representantes dos estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

QUESTÃO 37

[FCC - 2016 - Prefeitura de Teresina - PI - Técnico de Nível Superior - Analista em Gestão Pública - Adaptada] Julgue o item:

O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema proporcional.

QUESTÃO 38

[FMP Concursos - 2015 - CGE-MT - Auditor do Estado do Mato Grosso - Adaptada] Relativamente à estrutura do Poder Legislativo federal tal como estatuída na Constituição Federal, julgue as assertivas: (I) O Senado Federal compõe-se dos representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional, tendo os senadores mandato de oito anos, devendo a renovação da representação dar-se de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços dos membros da casa.

(II) O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo princípio majoritário, elegendo cada um deles três senadores para mandato de oito anos.

QUESTÃO 39

[VUNESP - 2018 - Câmara de Itaquaquecetuba - SP - Procurador Jurídico - Adaptada] Julgue a assertiva sobre a estrutura do Poder Legislativo brasileiro:

Cada Estado e o Distrito Federal elegerão 4 (quatro) Senadores, com mandato de 8 (oito) anos.

QUESTÃO 40

[FCC - 2019 - AFAP - Agente de Fomento Externo - Adaptada] Considerando os dispositivos constitucionais a respeito do Poder Legislativo, julgue as assertivas:

(I) O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, eleitos segundo o princípio majoritário.

(II) Cada Senador será eleito com 3 suplentes.

QUESTÃO 41

[UEG - 2013 - PC-GO - Delegado de Polícia - 1ª prova - Adaptada] Julgue o item:

Na divisão das funções entre os poderes da república, cabe ao legislativo tarefas de legislar e fiscalizar, dentre outras. Essas tarefas são exercidas por meio do Congresso, cujos trabalhos desenvolvem-se no período da legislatura, que é de oito anos, coincidente com o mandato de senadores, dividido em sessões legislativas.

[Quadrix - 2017 - CRMV-DF - Agente Administrativo - Adaptada] Com base na CF, julgue o item a seguir no que se refere ao Poder Legislativo:

A Câmara dos deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional em cada estado, em cada Território e no Distrito Federal.

QUESTÃO 43

[Quadrix - 2018 - CRM-DF - Serviço Administrativo] Julgue a assertiva:

A adoção do modelo proporcional para a eleição dos deputados integrantes da Câmara dos Deputados atentaria contra a previsão constitucional que impõe o voto direto, motivo por que se optou pelo modelo majoritário.

QUESTÃO 44

[RHS Consult - 2016 - Prefeitura de Paraty - RJ - Procurador] A composição da Câmara dos Deputados, pode-se relacionar o sistema:

A) Misto. B) Distrital. C) Proporcional. D) Majoritário. E) Parcial. QUESTÃO 45

[FCC - 2019 - AFAP - Agente de Fomento Externo - Adaptada] Considerando os dispositivos constitucionais a respeito do Poder Legislativo, julgue as assertivas:

(I) A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

(II) O número de representantes de cada unidade da Federação na Câmara dos Deputados será estabelecido de forma paritária, por meio de lei complementar, no ano anterior às eleições, a fim de garantir o equilíbrio da Federação.

QUESTÃO 46

[FCC - 2016 - Prefeitura de Teresina - PI - Técnico de Nível Superior - Analista em Gestão Pública - Adaptada] Julgue o item:

O número total de Deputados será estabelecido por lei complementar.

QUESTÃO 47

[VUNESP - 2018 - Câmara de Itaquaquecetuba - SP - Procurador Jurídico - Adaptada] Julgue a assertiva sobre a estrutura do Poder Legislativo brasileiro:

Cada Território Federal elegerá 6 (seis) Deputados, com 2 (dois) suplentes cada.

QUESTÃO 48

[CESPE - 2016 - PC-GO - Escrivão de Polícia Substituto - Adaptada] A respeito do Poder Legislativo, julgue a assertiva:

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal são compostos por representantes dos estados, eleitos por meio do sistema proporcional.

QUESTÃO 49

[FCC - 2018 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal - Adaptada] À luz do que dispõe a Constituição Federal acerca do Poder Legislativo, seus órgãos e atribuições, julgue o item:

Os Deputados Federais e Senadores são eleitos pelo sistema majoritário.

QUESTÃO 50

[CESPE - 2018 - IPHAN - Auxiliar Institucional - Área 1] Acerca da organização dos poderes do Estado, julgue o item subsequente:

O número de deputados e de senadores é definido em lei de acordo com o número de habitantes de cada Estado e do Distrito Federal.

QUESTÃO 51

[CESPE - 2014 - TJ-SE - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção - Adaptada] Acerca da imunidade parlamentar, julgue a assertiva:

O suplente do detentor de cargo legislativo, enquanto nessa condição, não goza de qualquer tipo de imunidade parlamentar.

QUESTÃO 52

[MPE-BA - 2018 - MPE-BA - Promotor de Justiça Substituto] No que diz respeito à imunidade parlamentar, julgue a assertiva:

A imunidade parlamentar não se estende ao suplente de Deputado, independentemente do conteúdo das ofensas.

QUESTÃO 53

[FUNIVERSA - 2015 - SEAP-DF - Agente de Atividades Penitenciárias] No que se refere ao Poder Legislativo, julgue o item subsequente:

Conforme a jurisprudência do STF, aos suplentes de senadores e de deputados federais, encontrando-se eles ou não no exercício do mandato, garantem-se as mesmas prerrogativas dos titulares.

[MPE-GO - 2014 - MPE-GO - Promotor de Justiça Substituto - Adaptada] Em matéria de prerrogativas dos membros do Poder Legislativo, julgue o item:

Segundo o STF, a imunidade parlamentar material se estende ao deputado ou senador licenciado para ocupar cargo no Executivo.

QUESTÃO 55

[FAPEMS - 2017 - Polícia Civil-MS - Delegado de Polícia - Adaptada] Sobre o Poder Legislativo, julgue a assertiva:

Segundo o STF, Deputado ou Senador quando assume o cargo de Ministro de Estado não carrega o bônus das imunidades parlamentares, mas carrega o ônus de poder perder o mandato por quebra de decoro parlamentar, ainda que tenha praticado atos apenas enquanto Ministro de Estado.

QUESTÃO 56

[IADES - 2019 - AL-GO – Procurador - Adaptada] No que se refere à imunidade parlamentar, considerando-se o previsto na Constituição Federal de 1988 e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), julgue a assertiva:

Em relação à imunidade material, vigora o princípio da disponibilidade, permitindo-se ao parlamentar, livremente, renunciar a certas garantias conferidas constitucionalmente.

QUESTÃO 57

[Quadrix - 2018 - CRM-DF - Assistente Administrativo] Acerca das garantias de independência asseguradas ao Poder Legislativo, julgue o item a seguir:

A imunidade material garantida ao parlamentar afasta a responsabilidade cível e criminal por palavras, opiniões e votos, desde que expressos no espaço da Casa Legislativa por ele integrada.

QUESTÃO 58

[CESPE - 2016 - DPU - Técnico em Assuntos Educacionais] Em relação ao Poder Legislativo no Brasil, julgue o item subsequente:

A imunidade material conferida aos parlamentares não alcança a área administrativa.

QUESTÃO 59

[IADES - 2019 - AL-GO – Procurador - Adaptada] No que se refere à imunidade parlamentar, considerando-se o previsto na Constituição Federal de 1988 e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), julgue as assertivas:

(I) A ofensa irrogada em plenário, independente de conexão com o mandato, elide a responsabilidade civil por dano moral.

(II) A garantia constitucional da imunidade parlamentar em sentido material se estende ao congressista, quando, na condição de candidato a qualquer cargo eletivo, vem a ofender, moralmente, a honra de terceira pessoa, em pronunciamento motivado por finalidade exclusivamente eleitoral, que não tem relação com o exercício das funções congressuais.

QUESTÃO 60

[FAPEMS - 2017 - Polícia Civil-MS - Delegado de Polícia - Adaptada] Sobre o Poder Legislativo, julgue a assertiva:

Segundo o STF, a garantia da imunidade material se estende ao congressista, quando, na condição de candidato a qualquer cargo eletivo, vem ofender, moralmente, a honra de terceira pessoa, inclusive a de outros candidatos, em pronunciamento motivado por finalidade exclusivamente eleitoral, que não guarda nenhuma relação com o exercício das funções congressistas.

QUESTÃO 61

[CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador - Adaptada] Julgue a assertiva com relação às denominadas prerrogativas parlamentares:

A imunidade material contempla eficácia temporal absoluta no sentido de que, mesmo após o término do mandato, os Deputados e Senadores conservam a imunidade material sobre as opiniões ou palavras proferidas no exercício deste.

QUESTÃO 62

[CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador - Adaptada] Julgue a assertiva com relação às denominadas prerrogativas parlamentares:

No sistema brasileiro, a denominada imunidade formal em relação à prisão do parlamentar é absoluta, já que, após a diplomação, os Deputados e Senadores não poderão ser presos.

QUESTÃO 63

[VUNESP - 2016 - Prefeitura de Mogi das Cruzes - SP - Procurador Jurídico - Adaptada] Julgue o item: A prisão cautelar não alcança o parlamentar, que somente pode ser preso por sentença judicial definitiva transitada em julgado.

QUESTÃO 64

[MPE-RS - 2016 - MPE-RS - Agente Administrativo] A denominada imunidade parlamentar que impede a prisão do congressista tem início a partir da:

A) posse. B) eleição. C) diplomação.

D) inscrição. E) declaração.

QUESTÃO 65

[VUNESP - 2016 - Prefeitura de Mogi das Cruzes - SP - Procurador Jurídico - Adaptada] Julgue o item: A posse é o termo inicial que garante a imunidade formal relativa à prisão ao parlamentar.

QUESTÃO 66

[Quadrix - 2018 - CRM-DF - Assistente Administrativo] Acerca das garantias de independência asseguradas ao Poder Legislativo, julgue o item a seguir:

A imunidade formal garantida aos congressistas não alcança a prisão civil do parlamentar que seja devedor inescusável de prestação alimentícia.

QUESTÃO 67

[FCC - 2018 - DPE-AM - Defensor Público] Durante deslocamento em carro de sua propriedade, no período noturno, por estradas do território nacional, determinado Deputado Federal é parado por policiais rodoviários, para averiguação aleatória e de rotina da documentação veicular, e acaba sendo preso em flagrante, em virtude de terem os agentes identificado, no interior do veículo, elementos de prova que revelavam a prática de conduta tipificada em lei como tráfico ilícito de drogas. Nessa situação, em conformidade com a Constituição Federal, a prisão é

A) ilegítima, uma vez que Deputado Federal goza de imunidade, não podendo ser preso nessas condições.

B) legítima, devendo, no entanto, os autos referentes à prisão do Deputado Federal ser encaminhados dentro de vinte e quatro horas à Câmara dos Deputados, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre sua manutenção.

C) ilegítima, em função de não disporem os policiais rodoviários de competência para efetuar a prisão. D) ilegítima, em função de a conduta ter sido identificada no interior do veículo, que goza, por extensão, da proteção outorgada à inviolabilidade de domicílio, em que não pode a prisão ser efetuada independentemente de mandado judicial, no período noturno.

E) legítima, não dispondo, ademais, a Câmara dos Deputados de competência para resolver sobre a prisão, por ter sido esta efetuada em decorrência de ato estranho ao exercício das funções parlamentares.

QUESTÃO 68

[IESES - 2014 - TJ-MS - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento - Adaptada] Julgue o item:

Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido antes da diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.

QUESTÃO 69

[CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador - Adaptada] Julgue as assertivas com relação às denominadas prerrogativas parlamentares:

(I) A imunidade formal em relação ao processo se estende aos crimes praticados antes da diplomação. (II) Na imunidade formal em relação ao processo, o partido político pode provocar a respectiva casa legislativa para que haja uma apreciação sobre a sustação da ação penal que esteja em trâmite perante o STF, porém a deliberação no sentido da suspensão da ação penal não suspenderá a prescrição.

QUESTÃO 70

[FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XII - Adaptada] O Deputado Federal “Y” foi objeto de extensa investigação, e diversas reportagens jornalísticas indicaram sua participação em fraudes contra a previdência social. Além disso, inquéritos da polícia chegaram a fortes indícios de diversas práticas criminosas por uma quadrilha por ele liderada. O Ministério Público ofereceu denúncia contra sete acusados, incluindo o parlamentar.

Com relação ao caso apresentado, julgue as assertivas:

(I) Os membros do Congresso Nacional, desde a expedição do diploma, não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa; não sendo concedida a licença, ficará suspensa a prescrição, até o fim do mandato.

(II) Os deputados federais não podem ser presos em hipótese alguma, pois são invioláveis, na forma prevista na Constituição da República.

(III) O tribunal competente, recebida denúncia contra o deputado federal por crime ocorrido após a diplomação, dará ciência à Câmara dos Deputados, que poderá sustar o andamento da ação por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, até a decisão final.

QUESTÃO 71

[VUNESP - 2017 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Procurador] Considerando as regras constitucionais acerca da imunidade parlamentar, a respeito da prisão processual de Deputado Federal, é correto afirmar que o parlamentar:

A) não poderá ser preso em flagrante, independentemente do crime que cometeu, devendo ser obtida a licença da respectiva Casa Legislativa para que possa ser processado criminalmente.

B) poderá ser preso em flagrante, independentemente do crime que cometeu, mas deverá ser obtida a