• Nenhum resultado encontrado

No geral, numa entrega magística o Tabaco deve ser utilizado da seguinte forma:

No documento Livro - Magias e Rituais Da Umbanda - Volume i (páginas 101-104)

• Se a entrega for com intuitos materiais, deve-se colocar o Tabaco (in-natura de rolo ou desfiado) sobre a terra, junto e em volta da entrega.

• Se for com intuitos espirituais, colocar o Tabaco por sobre, e em volta da entrega.

• Se forem por motivos de se retirar energias negativas, deve-se colocar fogo no Tabaco, numa pequena cumbuca de barro com álcool, ao lado da entrega.

• Se for pSe for por motivos or motivos de refazimde refazimento de ento de energias energias vitais, saúde, vitais, saúde, deve-se deve-se colocar o colocar o Tabaco Tabaco sobre águasobre água,, numa pequena cumbuca de barro, ao l

numa pequena cumbuca de barro, ao lado da entrega. Oado da entrega. Oferecer Tabaco à água é ferecer Tabaco à água é um reconhecimentoum reconhecimento da força vital que nos sustenta

da força vital que nos sustenta. . Sem águSem água, deixaríama, deixaríamos de existir.os de existir. O Tabaco é um

O Tabaco é uma forma de agradecimento com antecedência de um pedido. a forma de agradecimento com antecedência de um pedido. Sempre que houver um pedido dSempre que houver um pedido dee orientação, aconselhamento, cerimônias, etc., o Tabaco é oferecido.

orientação, aconselhamento, cerimônias, etc., o Tabaco é oferecido.

Deita-se o Tabaco para a Terra, nossa mãe, para fornecer todas as coisas que ajudam a sustentar nosso ser Deita-se o Tabaco para a Terra, nossa mãe, para fornecer todas as coisas que ajudam a sustentar nosso ser físico.

físico. O

O uso do Tuso do Tabaco para umabaco para uma cerimônia de oferta ou a cerimônia de oferta ou entrega magística é a entrega magística é a ligação do ligação do ciclo contínuo de criação,ciclo contínuo de criação, o ciclo da

o ciclo da vida e da morte e vida e da morte e das contínuas mudanças que ocorrem na forma de plantas medicinais. A oferta dodas contínuas mudanças que ocorrem na forma de plantas medicinais. A oferta do Tabaco é o rito

Tabaco é o rito da comunhão com os Espíritos auxiliares através de todos os elementos sagrados do processoda comunhão com os Espíritos auxiliares através de todos os elementos sagrados do processo de criação, reafirman

de criação, reafirmando as crenças tradicionais e da interdo as crenças tradicionais e da interligação do eu com a Espiritualigação do eu com a Espiritualidade. lidade. O Tabaco é aO Tabaco é a manifestação espiritual de agradecimento.

manifestação espiritual de agradecimento.

Cremos que agora da pra entender o porquê muitos colocam o Tabaco em forma de charutos, cachimbos e Cremos que agora da pra entender o porquê muitos colocam o Tabaco em forma de charutos, cachimbos e cigarros de palha em oferendas ou entregas magísticas na Umbanda. Com certeza não é porque o Espírito ou cigarros de palha em oferendas ou entregas magísticas na Umbanda. Com certeza não é porque o Espírito ou o Orixá curte

o Orixá curte dar uma fumadinha.dar uma fumadinha.

Sabedores disso, agora, ao invés de charutos, cachimbos e cigarros de papel ou de palha, podemos colocar Sabedores disso, agora, ao invés de charutos, cachimbos e cigarros de papel ou de palha, podemos colocar em nossas oferendas ou entregas

em nossas oferendas ou entregas magísticas o Tabaco in-natura (fumo-de-rolo), como orientado.magísticas o Tabaco in-natura (fumo-de-rolo), como orientado.

Obs.: Sobre o importantíssimo uso magístico do Tabaco, disponibilizaremos o livro: “Petyncaém – O Caminho Obs.: Sobre o importantíssimo uso magístico do Tabaco, disponibilizaremos o livro: “Petyncaém – O Caminho do Tabaco que Cura”, de nossa autoria.

do Tabaco que Cura”, de nossa autoria.

Evitemos, pois, utilizar materiais que degradem ou sujem a Mãe Natureza. Evitemos, pois, utilizar materiais que degradem ou sujem a Mãe Natureza.

Importante:

Importante: Em entregas magísticas não existem “trabalhos prontos e fixos” para determinados problemas. Em entregas magísticas não existem “trabalhos prontos e fixos” para determinados problemas. Não existem receitas de bolos. Não existe utilizar algum tipo de material por achar ou ter aprendido que este Não existem receitas de bolos. Não existe utilizar algum tipo de material por achar ou ter aprendido que este pertence a um Orixá ou Espírito. Cada entrega magística é montada particularmente, observando a pertence a um Orixá ou Espírito. Cada entrega magística é montada particularmente, observando a necessidade do ato.

necessidade do ato.

““(...)(...) A divina magia dos Pretos-Velhos e dos Caboclos de Umbanda se irradia por toda a parte, levando seus A divina magia dos Pretos-Velhos e dos Caboclos de Umbanda se irradia por toda a parte, levando seus milagres aos lares aflitos. Curando os enfermos, solucionando velhas questões de família, levando às casas milagres aos lares aflitos. Curando os enfermos, solucionando velhas questões de família, levando às casas onde não há pão o emprego para seus chefes e, consequentemente, o conforto às famílias desesperadas pelo onde não há pão o emprego para seus chefes e, consequentemente, o conforto às famílias desesperadas pelo sofrimento. A magia de Umbanda socorre até mesmo os que se julgam poderosos pelas posições que ocupam. sofrimento. A magia de Umbanda socorre até mesmo os que se julgam poderosos pelas posições que ocupam. E que são, apesar de tudo, humildes para ela recorrer em suas aflições.

E que são, apesar de tudo, humildes para ela recorrer em suas aflições.

Extraordinária é a obra que se realiza nos Terreiros de Umbanda! Incomensurável a caridade que os seus Extraordinária é a obra que se realiza nos Terreiros de Umbanda! Incomensurável a caridade que os seus bondosos Guias realizam na humildade de suas tarefas diárias por intermédio da boa vontade e abnegação de bondosos Guias realizam na humildade de suas tarefas diárias por intermédio da boa vontade e abnegação de nossos médiuns.

nossos médiuns.

Temos orgulho em repetir que somos uma religião de “magos”. Somos umbandistas e a nossa missão é fazer a Temos orgulho em repetir que somos uma religião de “magos”. Somos umbandistas e a nossa missão é fazer a boa magia, a magia divina, com o único objetivo de fazer a caridade.

boa magia, a magia divina, com o único objetivo de fazer a caridade. Quem realiza essas magias são Espíritos.

Quem realiza essas magias são Espíritos. Entidades de sabedoria profunda que se escondem na maiorEntidades de sabedoria profunda que se escondem na maior humildade em roupagens de Pretos-Velhos e Caboclos das Matas para nos ensinar que de nada valem nomes humildade em roupagens de Pretos-Velhos e Caboclos das Matas para nos ensinar que de nada valem nomes pomposos ou indumentárias ricas. O que há entre nós é a humildade e o que se vê em nossos Terreiros é a pomposos ou indumentárias ricas. O que há entre nós é a humildade e o que se vê em nossos Terreiros é a caridade.

caridade.  Atendemos

 Atendemos a a todos todos sem sem qualquer qualquer preocupação preocupação de de fazer fazer concorrência concorrência a a quem quem quer quer que que seja, seja, católico,católico, protestante ou qualquer outra religião a que pertença, pois, nosso objetivo é fazer o bem sem olhar a quem, protestante ou qualquer outra religião a que pertença, pois, nosso objetivo é fazer o bem sem olhar a quem, como manda o Evangelho de Cristo, que é a nossa doutrina”.

como manda o Evangelho de Cristo, que é a nossa doutrina”. (José Pessoa – 1960)

(José Pessoa – 1960)

As entregas magísticas são montadas por quem realmente entende do assunto, os Guias Espirituais, e as As entregas magísticas são montadas por quem realmente entende do assunto, os Guias Espirituais, e as fazem particularmente de acordo com as necessidades.

fazem particularmente de acordo com as necessidades.

Observamos então, de que a ciência das entregas magísticas requer grande conhecimento, e não é Observamos então, de que a ciência das entregas magísticas requer grande conhecimento, e não é simplesmente o ato de alguém dizer que este ou aquele material é de Orixá ou mesmo gosto de Espíritos. simplesmente o ato de alguém dizer que este ou aquele material é de Orixá ou mesmo gosto de Espíritos.

De nada adianta realizarmos nossas entregas magísticas somente pelo fato de ouvir ou ler em algum lugar, De nada adianta realizarmos nossas entregas magísticas somente pelo fato de ouvir ou ler em algum lugar, que isso é bom para resolver alguma pendenga.

que isso é bom para resolver alguma pendenga.

Muitos poderão dizer que o que explanamos acima é dogma, e que estamos fechando um ato simples, para Muitos poderão dizer que o que explanamos acima é dogma, e que estamos fechando um ato simples, para que possamos ser os únicos a

que possamos ser os únicos a praticá-los. Ledo engano. Oferendpraticá-los. Ledo engano. Oferenda é simples e a é simples e qualquer um pode fazê-las peloqualquer um pode fazê-las pelo fato de ser somente um presente. Em oferendas podemos ofertar o que quisermos, a hora que quisermos, e fato de ser somente um presente. Em oferendas podemos ofertar o que quisermos, a hora que quisermos, e em pontos de forças específicos da Natureza.

em pontos de forças específicos da Natureza.

Entregas magísticas não; estas são elaboradas por Guias Espirituais, que nos ensinam o que necessita, onde Entregas magísticas não; estas são elaboradas por Guias Espirituais, que nos ensinam o que necessita, onde realizá-las e horários.

realizá-las e horários.

Mas, reparem, que os Guias Espirituais não nos explicam a função de cada material utilizado, bem como o Mas, reparem, que os Guias Espirituais não nos explicam a função de cada material utilizado, bem como o porquê dos horários e dos locais.

porquê dos horários e dos locais.

Assim agem, pois são conhecedores das nossas deficiências morais, e não querem que nos apeguemos a Assim agem, pois são conhecedores das nossas deficiências morais, e não querem que nos apeguemos a esses procedimentos como a panaceia para resolver tudo. Mais uma vez repetimos: Quem entende de magia esses procedimentos como a panaceia para resolver tudo. Mais uma vez repetimos: Quem entende de magia na Umbanda são os Espíritos.

na Umbanda são os Espíritos. Nós somos simplesmente os discípulos que cumprimos com amor e dedicação oNós somos simplesmente os discípulos que cumprimos com amor e dedicação o que nos for ordenado. Pouquíssimos médiuns são conhecedores de parte do intrincado conhecimento da arte que nos for ordenado. Pouquíssimos médiuns são conhecedores de parte do intrincado conhecimento da arte das entregas magísticas conciliatórias e/ou demandadoras.

das entregas magísticas conciliatórias e/ou demandadoras.

Por isso, muitos se dirigem aos pontos de forças da Natureza para realizarem suas magias, e saem de lá Por isso, muitos se dirigem aos pontos de forças da Natureza para realizarem suas magias, e saem de lá desiludidos por não terem sido ouvidos em seus pedidos.

desiludidos por não terem sido ouvidos em seus pedidos.

Fizeram o que não deviam; sujaram a Natureza; usaram materiais inapropriados; não atentaram para os Fizeram o que não deviam; sujaram a Natureza; usaram materiais inapropriados; não atentaram para os horários astrológicos, lunas, solar, etc. Como poderiam colher bons frutos? Simplesmente depositaram um horários astrológicos, lunas, solar, etc. Como poderiam colher bons frutos? Simplesmente depositaram um monte de coisas no chão, e o que recebem é somente um estado psicológico positivo, ou, os que fazem o ato monte de coisas no chão, e o que recebem é somente um estado psicológico positivo, ou, os que fazem o ato com ignorância, mas, com amor, recebem as bênçãos devidas.

com ignorância, mas, com amor, recebem as bênçãos devidas.

Observamos durante o longo dos anos médiuns realizarem seus trabalhos na Natureza com intenção Observamos durante o longo dos anos médiuns realizarem seus trabalhos na Natureza com intenção magística, mas na realidade, somente arriavam certos materiais sem nenhum cuidado encantatório, somente magística, mas na realidade, somente arriavam certos materiais sem nenhum cuidado encantatório, somente disponibilizando os objetos por sobre um pano, acendendo velas e charutos, cantando um ponto ou oferecendo disponibilizando os objetos por sobre um pano, acendendo velas e charutos, cantando um ponto ou oferecendo o preceito a um Orixá ou Espírito. Isso não é magia.

o preceito a um Orixá ou Espírito. Isso não é magia.

Vimos por centenas de vezes Guias Espirituais ordenando a feitura de um trabalho, ordenando que fosse Vimos por centenas de vezes Guias Espirituais ordenando a feitura de um trabalho, ordenando que fosse arriado em local, fase lunar e horário determinado, com materiais específicos ordenados, e outras orientações arriado em local, fase lunar e horário determinado, com materiais específicos ordenados, e outras orientações especificas de como realiza-lo. Isso é magia, mas, esse mesmo Guia Espiritual não explicava o porquê de tudo especificas de como realiza-lo. Isso é magia, mas, esse mesmo Guia Espiritual não explicava o porquê de tudo isso, e o manejador não perguntava nada; só fazia o trabalho como foi ordenado. Como já dissemos: Quem isso, e o manejador não perguntava nada; só fazia o trabalho como foi ordenado. Como já dissemos: Quem entende de magia é

entende de magia é Guia Espiritual.Guia Espiritual.

Jamais vimos um umbandista, por conta própria, montar uma entrega magística como foi explicado acima. Por Jamais vimos um umbandista, por conta própria, montar uma entrega magística como foi explicado acima. Por isso perguntamos: O que fizeram era magia? Com certeza não.

isso perguntamos: O que fizeram era magia? Com certeza não.

Nos processos de uma “entrega magística demandadora”, também existe uma maneira onde se faz a tal da Nos processos de uma “entrega magística demandadora”, também existe uma maneira onde se faz a tal da “barganha”, ou seja, permuta-se com o que Espírito menos esclarecido quer para que ele se afaste e desista “barganha”, ou seja, permuta-se com o que Espírito menos esclarecido quer para que ele se afaste e desista de sua empreitada maléfica, pechinchando o requerido. Como diz o adágio:

de sua empreitada maléfica, pechinchando o requerido. Como diz o adágio: “É melhor um mau acordo do que“É melhor um mau acordo do que uma boa demanda”

uma boa demanda”. Só que estas . Só que estas “barganha“barganhas e pechinchas” só s e pechinchas” só deverão ser efetuadas pelos Guias Espirituais,deverão ser efetuadas pelos Guias Espirituais, conhecedores profundos da questão, e nunca por nós, meros mortais ainda presos na ignorância, facilmente conhecedores profundos da questão, e nunca por nós, meros mortais ainda presos na ignorância, facilmente enganados por um Espírito maléfico experiente e matreiro.

enganados por um Espírito maléfico experiente e matreiro.

DESPACHO (MAGÍSTICO)DESPACHO (MAGÍSTICO)

Diz-se na Umbanda, que despacho é uma magia com fins de se

Diz-se na Umbanda, que despacho é uma magia com fins de se retirar algo ruim de alguém, transferir para umretirar algo ruim de alguém, transferir para um objeto, e despachar (tocar para a frente; mandar embora) em locais pré-determinados. Ou mesmo o efeito de objeto, e despachar (tocar para a frente; mandar embora) em locais pré-determinados. Ou mesmo o efeito de se dispensar os serviços de

se dispensar os serviços de um Espírito menos esclarecido.um Espírito menos esclarecido.

Sempre que houver a necessidade de um “Despacho”, sempre haverá o concurso de Tarefeiros (Exus e Sempre que houver a necessidade de um “Despacho”, sempre haverá o concurso de Tarefeiros (Exus e Pombas-Gira da Lei de Umbanda).

Pombas-Gira da Lei de Umbanda).

Alertamos que, hoje, os despachos magísticos são requeridos raramente pelos Guias Espirituais com muita Alertamos que, hoje, os despachos magísticos são requeridos raramente pelos Guias Espirituais com muita parcimônia, sem desmandos, por não verem mais a necessidade de realizá-los com tanta frequência, pois já parcimônia, sem desmandos, por não verem mais a necessidade de realizá-los com tanta frequência, pois já estão nos trazendo outros

estão nos trazendo outros recursos, efetivos, e recursos, efetivos, e mais espiritualizados.mais espiritualizados.

Para entendermos satisfatoriamente, iremos repetir a questão das oferendas, e das entregas e os despachos Para entendermos satisfatoriamente, iremos repetir a questão das oferendas, e das entregas e os despachos magísticos, efetuados para os Tarefeiros da U

No documento Livro - Magias e Rituais Da Umbanda - Volume i (páginas 101-104)