• Nenhum resultado encontrado

FASE CONCEPTUAL

4. PLANEAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL

4.3. GESTÃO DO TERRITÓRIO DESPORTIVO NO CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ

4.3.1. A Gestão Desportiva do Litoral

Há semelhança de Espanha em Portugal aplicam-se a Lei da Água (Lei n.º 58/2005 de 29 de dezembro, alterada pelo Decreto-Lei n.º 130/2012) e a Lei n.º 54/2005 de 15 de novembro, que define as responsabilidades no âmbito da titularidade e gestão do domínio público hídrico, do qual o domínio público marítimo sé parte integrante. Temas que serão abordados mais à frente no decorrer da tese. Numa fase sequente, data de 2014, foi aprovado a Lei n.º 17/2014, de 10 de abril, que respeita às Bases da Politica de Ordenamento e de Gestão do Espaço Marítimo Nacional. De entre os principais diplomas com responsabilidade sobre a gestão desportiva do litoral, destacamos, Tabela 10.

Tabela 10 - Principais Diplomas de Gestão Desportiva do Litoral

Fonte: Adaptado de Gomes (2014)

4.3.2. Instalações Desportivas Artificiais

Define-se como instalações desportivas os espaços de acesso público que se encontram devidamente organizados para a prática de atividades desportivas. Os referidos espaços são caracterizados por espaços naturais ou adaptados ou por espaços artificiais ou espaços edificados (Cunha, 2007).

De acordo com a carta de equipamentos desportivos do Município da Figueira da Foz, de ora em diante designada de CEDMFF (2010), as instalações desportivas artificiais dividem- se em instalações especiais, que posteriormente se subdividem em instalações afetas à competição e ao espetáculo, e instalações especializadas que se subdividem em instalações básicas que incluem as instalações de base quer do tipo recreativo quer do tipo formativo.

4.3.3. Localização de Instalações Desportivas Artificiais, concelho da Figueira da Foz

Segundo a CEDMFF (2010), a rede de instalações desportivas artificiais do município da Figueira da Foz localiza-se em maior número na proximidade de freguesias urbanas: São Julião (extinta), Buarcos, Tavarede, S. Pedro (Cova Gala) e Vila Verde. No contexto desportivo estas freguesias aglomeram cerca de 108 espaços desportivos o que corresponde a 47,36% das instalações existentes no concelho da Figueira da Foz, que totalizam 228.

Da globalidade das instalações desportivas existentes no território do concelho da Figueira da Foz, destaca-se a existência em maior quantidade de pequenos campos desportivos, 121, ocupando cerca de 53,07%, muito por força de espaços integrados em sistemas de ensino público, conforme mostra o Gráfico 21.

Gráfico 21 - Percentagem de Instalações Desportivas Artificiais no concelho de Figueira da Foz

Fonte: Carta de Equipamentos Desportivos do Município da Figueira da Foz - CEDMFF (2010) Verifica-se ainda que cerca de 23 instalações estão afetas a salas de desporto, com uma taxa de ocupação de 10,09%, grandes campos desportivos, com 21 instalações desportivas e uma taxa corresponde de 9,21%. Relativamente às piscinas descobertas, e de acordo com mesma fonte (CEDMFF, 2010), estas ocupam cerca de 16 espaços com uma taxa de ocupação de 7,02% e as piscinas cobertas, com oito instalações, representam uma taxa de 3,51%.

Existem ainda outros espaços com uma ocupação de 15 instalações, correspondendo a uma percentagem de 6,58%; pavilhões com 14 instalações e uma taxa de ocupação de 6,14%; pistas de atletismo e espaços de aprendizagem com um total de 10 instalações, correspondendo a 4,39%. A CEDMFF (2010) expressa a distribuição das instalações desportivas por freguesia e tipologia, num total de 228 equipamentos desportivos, destacando-se a maior distribuição na freguesia de São Julião da Figueira da Foz (atualmente

freguesia de Buarcos, integrada na cidade), e a menor distribuição centra-se na freguesia de Brenha, conforme se expressa na Tabela 11.

Tabela 11 - Distribuição das Instalações Desportivas por Freguesia e Tipologia - Figueira da Foz

4.3.4. Estado de Conservação Infraestruturas Desportivas Artificiais - Figueira da Foz

O estado de conservação das instalações desportivas de um determinado território é, sem dúvida, um importante instrumento de medida para o conhecimento da realidade desportiva desse mesmo território. Segundo informação disponível na CEDMFF (2010), o concelho da Figueira da Foz apresenta-nos um parque desportivo em razoável estado de conservação, onde cerca de 124 instalações desportivas foram classificadas de bom, e 23 com mau estado de conservação.

Nesta classificação não esteve contabilizado o resultado da tempestade tropical Leslie que atingiu a região centro no dia 14 de outubro de 2018, em particular o concelho da Figueira da Foz, alterando exponencialmente os números das instalações em mau estado no concelho.

Constatamos que a diferença entre o número de instituições públicas e privadas no concelho não é significativa, tendo-se apurado que existem cerca de 125 instalações desportivas públicas, grande parte integradas em estabelecimentos de ensino, da responsabilidade do Ministério da Educação do Centro (DREC), e 103 privadas, assente fundamentalmente em investimentos de clubes e associações várias. Existem ainda alguns espaços desportivos ligados a Instituições de Solidariedade Social, destacando-se os Jardins- Escola João de Deus, nas freguesias de S. Julião (extinta) e Alhadas.

No que respeita ao acesso a instalações desportivas, refere-se que muitas têm acesso restrito ligados a entidades privadas, encontrando-se o seu uso sujeito ao pagamento de uma taxa de utilização, destacando-se o Centro de Estágio Rosa Náutica em Quiaios e o Health

Club Portugal, Ténis Clube, ambos na freguesia de Buarcos.

De acordo com os dados estatísticos fornecidos pela CEDMFF (2010), cerca de 179 instalações desportivas artificiais apresentam uma predominância de importância a nível local, demonstrando uma preocupação inicial na satisfação da procura por parte da população residente no concelho.

No que respeita ao caráter de utilidade dos equipamentos desportivos, constata-se que cerca de 128 têm função de uso formativo, apresentam fins recreativos, 18 classificam- se como instalações desportivas especializadas, e dois são direcionados para a competição e espetáculo. Pelo exposto, os dados da CEDMFF (2010) revelam que o ponto de partida para uma análise espacial cuidada das instalações desportivas, deverá passar por uma abordagem a uma escala municipal, com o objetivo de estabelecer um padrão de distribuição que permita perceber onde a escassez é mais evidente, por forma colmatar essas deficiências.

A Figura 12 caracteriza a localização das instalações desportivas do concelho da Figueira da Foz em função da sua dimensão.

Figura 12 - Instalações Desportivas Artificiais no concelho da Figueira da Foz

4.3.5. Instalações Desportivas Existentes no concelho da Figueira da Foz

Grandes Campos de Jogos

Em complemento dos dados fornecidos na CEDMFF (2010), o município da Figueira da Foz apresenta um total de 21 grandes campos de jogos, na sua maioria constituídos por recintos de futebol. Este tipo de recintos encontra-se distribuído por 15 das 18 freguesias do concelho da Figueira da Foz, Figura 13.

Figura 13 - Grandes Campos de Jogos - concelho da Figueira da Foz

Numa escala mais pormenorizada, cerca de dez freguesias registam um grande recinto desportivo (campo de futebol); nas cinco freguesias urbanas apenas se registam dois campos de futebol, muito por força da falta de espaço para a instalação deste tipo de tipologias desportivas.

No que respeita a patologias detetadas, destaca-se que muitas das instalações desportivas não têm a dimensão considerada oficial (105 m x 68 m) e regista-se a inexistência de bancadas (apenas o campo de futebol do Estádio Municipal Bento Pessoa da freguesia de Tavarede apresenta esta infraestrutura). Muitos dos campos existentes pelo concelho apresentam estado de degradação, que deverão a seu devido tempo ser alvo de um processo de recuperação, ou em último caso, passar por um processo de abate nos respetivos planos de gestão territorial.

Relativamente à importância nacional, as instalações desportivas refletem de certa forma a área de influência no território onde se localizam. Das instalações referidas, três apresentam impacto a nível nacional, nove apresentam impacto regional, seis de importância local e três de dimensão municipal.

Pequenos Campos de Jogos

Apresenta-se distribuído pelo município uma grande variedade de pequenos equipamentos desportivos; estima-se que cerca de 121, estando a maioria concentrados nas freguesias de S. Julião (extinta), com um total de 25, de Quiaios com 18, de Alhadas com 13, de Buarcos com 11 e de Tavarede com um total dez. De entre as várias modalidades desportivas destacam-se o futsal, o andebol, o basquetebol, o voleibol e o ténis de campo.

No que respeita a patologias detetadas, destacamos que cerca de 56 instalações desportivas não têm dimensões regulamentares, ditas oficiais. A maioria das instalações apresentam um razoável estado de conservação e apenas dez apresentam mau estado; cerca de 71 instalações desportivas apresentam-se com características de polidesportivo, e 50 com particularidades direcionadas para uma só modalidade desportiva. A Figura 14 expressa a localização destes pequenos campos de jogos.

Figura 14 - Pequenos Campos de Jogos - concelho da Figueira da Foz

Pavilhões Desportivos

O município da Figueira da Foz apresenta cerca de 14 pavilhões desportivos, distribuídos por nove das dezoito freguesias existentes, conforme mostra a Figura 15. A maioria desses espaços desportivos encontra-se associado a escolas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e a Escolas Secundárias. Apenas oito apresentam medidas funcionais

Standards, enquanto as restantes apresentam medidas abaixo dos parâmetros normais para

a prática de modalidades desportivas de competição.

No que respeita ao estado de conservação das instalações desportivas, as mesmas apresentam um razoável estado de conservação. Em relação à importância, o mesmo número apresenta dimensão nacional, regional e local, sendo que apenas duas apresentam importância a nível municipal.

Figura 15 - Pavilhões Desportivos - concelho da Figueira da Foz

Salas de Desporto

Fonte da CEDMFF (2010) refere que o município da Figueira da Foz apresenta em diversas instalações desportivas, espaços cobertos, de pequenas dimensões, onde é possível a prática de algumas modalidades desportivas, como por exemplo, ginástica, culturismo, judo, dança, ballet, entre outras. Devido à sua especificidade, localizam-se em nove das dezoito freguesias do município, estando concentradas nas freguesias urbanas da cidade, nomeadamente: São Julião (extinta), agora Buarcos e Tavarede, num total de 14 instalações desportivas.

As instalações desportivas apresentam um bom estado de conservação. As salas de desporto cada vez mais assumem um papel importante a nível local, dada a utilização que proporcionam. A maioria destes espaços é utilizado por alunos, sócios e atletas, apresentando acesso condicionado, Figura 16.

Figura 16 - Salas de Desporto - concelho da Figueira da Foz

Piscinas Cobertas

No que respeita às piscinas cobertas, o município da Figueira da Foz apresenta no seu concelho apenas sete piscinas cobertas, sendo que cinco se localizam nas freguesias de Alhadas, Buarcos, Paião, Quiaios, S. Julião (extinta) e Tavarede, conforme mostra a Figura 17. Apesar dos elevados custos de manutenção, todas elas apresentam um bom estado de conservação.

Quando falamos de dimensões, apenas três se classificam como standards, com 25 m de comprimento e perfil para formação e competição de piscina curta, sendo a piscina do Ginásio Figueirense, dentro da cidade da Figueira da Foz, mais precisamente em Tavarede, a Piscina Municipal de Alhadas e a Piscina Municipal do Paião. Existem ainda cerca de quatro piscinas cobertas privadas que assumem importante papel a nível local e são utilizadas na sua maioria por utentes. A proximidade de alguns dessas piscinas de centros escolar tem feito com que a taxa de utilização seja elevada, possibilitando apoio a aulas de educação física e do desporto escolar.

Figura 17 - Piscinas Cobertas - concelho da Figueira da Foz

Piscinas Descobertas

Sobre as piscinas descobertas, o município da Figueira da Foz apresenta no seu concelho 16 piscinas descobertas, não obstante e devido ao clima as mesmas apenas têm utilização média de três meses anuais (período Verão), representando custos elevados de manutenção. Em termos de ocupação espacial, distribuem-se por oito freguesias, sendo que apenas três apresentam dimensões Standards, são elas: a Piscina Municipal de Quiaios, a Piscina de Mar e a Piscina do Hotel Sotto Mayor. Todas as infraestruturas apresentam um razoável estado de conservação, sendo oito da responsabilidade de autarquia. Face ao tipo de uso, a grande maioria das piscinas se classifica como sendo do tipo recreativo, Figura 18.

Figura 18 - Piscinas Descobertas - concelho da Figueira da Foz

Pistas de Atletismo e Espaços Polivalentes para a prática de Atletismo

Relativamente às pistas de atletismo e espaços polivalentes para a prática de atletismo, o município da Figueira da Foz apresenta no seu concelho apenas uma instalação desportiva das seis existentes, com condições adequadas à prática da modalidade de atletismo. Os restantes espaços encontram-se integradas em equipamentos escolares, sem dimensões regulamentares, contudo suficientes para a aprendizagem escolar, Figura 19.

Figura 19 - Pistas de Atletismo e Espaços Polivalentes - concelho da Figueira da Foz

Outros Espaços Desportivos (Centro Náutico, Ciclovias, Parques Radicais, Picadeiros, Pistas de Obstáculos, Pistas de Radio Modelismo, Pistas de Saltos)

Relativamente a Outros Espaços Desportivos, o município da Figueira da Foz apresenta no seu concelho outro tipo de tipologias que se distribuem por todo o concelho, num total de 15 e que são respetivamente: Centro Náutico do Ginásio Clube Figueirense, Ciclovias, Parede de treino do Ténis Club, Parques Radicais, Picadeiros, Pista de Obstáculos do Centro Hípico da Figueira da Foz, Pista de Radio Modelismo, Pista de Saltos do Centro Hípico de Quiaios e o Stand de Tiro da Câmara da Figueira da Foz.

Na generalidade a grande maioria destas instalações desportivas apresentam um bom estado de conservação, muito por força de muitas delas, cerca de oito, serem da responsabilidade do município. A maioria destas instalações desportivas assumem uma importância local, sendo que, o centro hípico, a pista de obstáculos e o centro náutico apresentam uma dimensão nacional, com acesso condicionado e tipo de equipamentos de uso especializado, Figura 20.

Figura 20 - Outros Espaços Desportivos - concelho da Figueira da Foz