• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1 História e Características da Empresa Alfa

A partir do histórico, delineado a seguir, foi possível evidenciar os primeiros registros relacionados ao negócio da família, que, atualmente, vem preparando sua primeira sucessão.

A história de uma empresa não se remete apenas ao seu ano de fundação, mas, de forma mais apropriada, deve ser iniciada pela história de seu fundador. Marcos nasceu em um município pequeno, em 1951. Seus pais eram agricultores e moravam no interior. Por volta dos 12 anos, manifestou vontade de estudar e seu pai o levou até a cidade, onde arrumou emprego em uma oficina mecânica de um posto de gasolina. Inicialmente o trabalho não era remunerado; em compensação não pagava moradia e alimentação. Estudava durante o dia e trabalhava à noite. Nos finais de semana visitava os familiares.

Durante sua trajetória, Marcos teve várias profissões, e, após sair da oficina mecânica, começou a trabalhar em uma loja de materiais de construção. Após um período serviu o quartel e trabalhou em um banco, até o momento em que resolveu abrir uma empresa de implementos agrícolas em sociedade com mais quatro pessoas no município que atualmente reside, onde trabalhou por mais 12 anos.

Por volta de 1985 decidiu sair da empresa e romper a sociedade com os demais membros. No período em que ficou desempregado visitou algumas feiras e exposições em outros Estados brasileiros procurando nichos de mercado, até que, certo dia, em uma feira na cidade de São Paulo, deparou-se com a antena parabólica. Tal produto chamou sua atenção e

despertou seu interesse, pois aquela invenção permitia que as pessoas ficassem conectadas em tempo real em diversos locais.

Em 1987 fundou a empresa Alfa, localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente com dois funcionários em uma área de 60m², começou a produção de antenas parabólicas em fibra de vidro, sendo pioneiro no Sul do Brasil na fabricação desse produto. Após um tempo mudou para uma área de 400m² e agregou a sua empresa a fabricação de móveis e tanques de lavar roupas.

Preocupado com a sequência e a saúde financeira de sua empresa, em 1991 iniciou a fabricação e venda de caixas de água. Tal produto teve grande aceitação no mercado e passou a ser desenvolvido também em polietileno. Com o passar dos anos, novos itens foram fabricados e vendidos pela empresa.

No Quadro 4 visualizam-se os fatos marcantes pelos quais a empresa passou no decorrer de sua trajetória, sendo possível, com isso, observar, de forma mais dinâmica e objetiva, os momentos importantes que direcionaram as mudanças da organização.

Quadro 4: Fatos marcante da empresa Alfa

Início das atividades e Ascensão PERÍODO I:

(1987-1992)

1987 - Produção de móveis em fibra de vidro e antenas parabólicas.

1991 - Lançamento das caixas de água em fibra de vidro no mercado. Investimento em tecnologias e novos produtos no mercado PERÍODO II: (1998-2003)

1998 - Lançamento dos Sistemas Compactos de Tratamento de Esgoto, eficaz na remoção de matéria orgânica. 2000 - Lançamento das caixas de água em polietileno. 2001 - Produção de telhas em fibra de vidro

2003 - Produção de Silos em fibra de vidro, Cochos de polietileno e Caixa de água Autolimpante, produto patenteado pela empresa.

Expansão a nível estadual e nacional

PERÍODO III: (2006)

2006 - Estabilização no mercado regional e expansão em nível estadual e nacional.

Participação e premiação em feiras,

novos produtos PERÍODO IV: (2006-atualmente)

Atual - Potencialização no mercado. Premiações em feiras e exposições, sendo líder do mercado. Encontra-se em plena ascensão.

Com a ascensão da indústria, e conforme visualizado no Quadro 4, outros produtos passaram a ser fabricados, como telhas transparentes em fibra de vidro, sistema de tratamento de esgoto, entre outros. Em decorrência do crescimento e demanda de produção, em 2002 a empresa foi ampliada com a construção de mais um armazém, e em 2006 comprou uma empresa concorrente do mesmo segmento em outro Estado brasileiro.

Pouco antes dessa aquisição, Gabriel começou a trabalhar na empresa ajudando na diversificação dos produtos e assumiu a gerência contábil e financeira desta.

Em 2008 ocorreu um incêndio que destruiu por completo um dos armazéns da empresa onde eram fabricados os produtos em fibra de vidro. Por ser um material inflamável, facilitou a propagação do fogo e queimou inclusive os moldes de fabricação, os quais eram essenciais nesse setor. Logo em seguida a fábrica começou a ser reconstruída. Nesse período os funcionários que ali trabalhavam foram transferidos para a filial. Alguns meses depois o armazém foi reconstruído, ecologicamente projetado e com melhores condições de trabalho.

Passados alguns anos, mais especificamente em 2011, Gustavo decidiu trabalhar junto com Marcos e Gabriel no negócio da família.

Outros investimentos importantes também são relevantes mencionar, como a compra de um posto de combustível para facilitar o abastecimento dos caminhões de entrega e a aquisição de uma empresa de distribuição de gás. Recentemente foi tomada a decisão de ampliar a fábrica e serão investidos dois milhões de reais em uma indústria num município vizinho.

Figura 2: Linha do tempo da Empresa Alfa

1987 – Início das atividades da

empresa

1987 – Produção de móveis de fibra de vidro e

antena parabólica 1991-1992 – Lançamento de caixas d’água de fibra 1988 – Primeira participação em feiras e eventos 1994 – Baixa a venda de antenas parabólicas, porém se manteve no mercado com a venda de

caixas d’água 1998 – Sistemas Compactos de Tratamento de Esgoto 1998 – Começam a oferecer treinamentos e capacitações para outras empresas que adquiriam

os produtos 1998 – Produção de telhas translúcidas 2000 – Reedição do Tratamento de esgoto com melhorias tecnológicas 2000 – Passam a utilizar polietileno como matéria-prima alternativa

para seus produtos 2002 – Construção da

fábrica nova: mais ampla e moderna e aumento da produção 2005 – Gabriel começa a trabalhar na empresa 2006 – Compra da maior concorrente em

Campo Grande: Fibra Campo

2005 – Compra de Posto de combustível para atender demanda dos

transportadores 2011 – Gustavo começa a trabalhar na empresa 2012 – Inicia processo de distribuição de gás para o próprio posto de combustível 2008 – incêndio em uma das fábricas 2012 – Investimento em uma nova fábrica

Atualmente o pai e os dois filhos estão trabalhando na Alfa e possuem uma equipe de aproximadamente 240 colaboradores. No que se refere às habilidades produtivas, a empresa possui capacidade de criar e desenvolver com qualidade produtos que envolvam fibra de vidro, polietileno ou metal. Sendo referência no segmento de plásticos, vem trabalhando para consolidar sua marca em âmbito nacional e internacional