• Nenhum resultado encontrado

Identificação do tema

No documento ANUÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOCENTE (páginas 81-84)

A presente revisão terá como questão norteadora “A Formação do Enfermeiro e as Práticas de Segurança com os Pacientes”. Sua realização permite uma análise ampla da literatura, em conjunção com multiplicidades de resultados que permite a identificação sistemática dos dados e informações precedidas de autores no contexto a ser estudado que beneficiou a elaboração do trabalho.

Momento 2 - Amostra ou busca na literatura

Foram utilizados alguns passos no levantamento dados: a) busca do material nos catálogos das bibliotecas: 2) seleção dos textos de acordo com os objetivos; 3) leitura dos textos; 4) pontuação de dados importantes; 5) transcrição dos dados importantes em relação ao objeto do estudo; 6) registro de argumentação e reflexão do autor e recomendações feitas; 7)correta citação das fontes no relatório da pesquisa (Pádua, 2003).

A seleção do material se deu a partir da busca sistemática na base de dados MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), BIREME (Biblioteca Regional de Medicina), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem), PUBMED (base de dados de acesso público mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e Portal Capes de Periódicos nos idiomas português, espanhol e inglês).

Para compor a amostra do estudo, foram selecionados os critérios de inclusão, dos artigos publicados entre período 2000-2010, que abordam direta ou indiretamente a temática.

Também foram incluídas algumas publicações que detêm impacto na literatura científica acerca do tema. Como critério de exclusão foi considerado trabalhos repetidos em vários periódicos nacionais e internacionais. Os descritores utilizados no estudo foram: ensino de enfermagem, segurança do paciente, currículo, enfermeiros por meio de busca cruzada com o descritor ensino.

Momento 3: Categorização dos estudos

Foram extraídos da leitura, registro dos artigos selecionados que contemplaram os seguintes ítens: identificação (título, autor(es), período de publicação, ano e local da defesa) objetivos, referencial metodológico, resultados e conclusões, dados que auxiliaram na análise do estudo.

Momento 4: Avaliação dos Estudos inseridos na Revisão Integrativa

Foram encontrados artigos publicados em periódicos especializados na área da saúde, todos voltados para área de concentração do tema segurança do paciente no ensino da enfermagem. Foram encontrados trabalhos publicados no idioma inglês, sendo reduzido o número de publicações no idioma português e em periódicos brasileiros.

Momento 5: Interpretação dos resultados

Para tratamento dos dados, foi utilizada à técnica de análise de conteúdo organizada em três pólos cronológicos: a) pré-análise que corresponderá à ordenação e organização de todo material coletado; b) a exploração do material será atribuída a uma codificação a cada narração de episódio, no qual será especificado o número de ordem. Posteriormente, serão identificadas as unidades de significado que permitirão emergir as categorias relevantes e significativas do estudo. c) elaboração da categorização das unidades de registro exigirá um trabalho de avanços e recuos constantes, na tentativa de agrupar as unidades de registro sob uma denominação comum (Bardin, 1992).

Momento 6 : Seleção dos artigos analisados

O material selecionado após sucessivas leituras, constitui-se de produções científicas, que atendiam ao critério de inclusão do estudo. Teses, dissertações, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Na discussão dos dados, estes foram agrupados em categorias temáticas que nortearam as respostas do estudo.

7. PLANO DE TRAbALhO

As etapas do desenvolvimento do cronograma foram cumpridas de acordo com o s prazos estabelecidos.

1ª Etapa (de 03/2012 a 12/2012) – <Descrição>. Status: Realizado.

Na primeira etapa foi realizado o levantamento da literatura de acordo com os temas pesquisados para que pudéssemos elaborar três artigos no final do projeto. Posteriormente, foram selecionados os artigos dentro dos critérios de inclusão e exclusão. Fizemos uma leitura flutuante e profunda para identificar os princípios metodológicos e os resultados definidos pelos autores.

2ª Etapa (de 03/2012 a 10/2012) - <Descrição>. Status: Realizado.

Na segunda etapa, na análise dos dados, procuramos identificar as categorias temáticas do estudo para que pudéssemos dar continuidade à construção do nosso estudo.

3ª Etapa (06/2012) - <Descrição>. Status: Realizado.

Foi elaborado e encaminhado o relatório parcial a FUNADESP com resultados preliminares da pesquisa e feitos os comentários de alguns resultados encontrados.

4ª, 5ª e 6ª Etapa (de 08/2012 a 11/2012) - <Descrição>. Status: Realizado.

O resultado da pesquisa aconteceu com a elaboração de três artigos científicos direcionados a partir do tema central do nosso projeto. A revisão dos artigos foi realizada juntamente com a etapa anterior e foi desenvolvida no prazo proposto nos itens 5 e 6 do cronograma de atividade.

7ª Etapa (12/2012) - <Descrição>. Status: Realizado.

Os artigos para publicações forma enviados de conformidade com o prazo estabelecido pelo cronograma da IPADE.

O grupo de pesquisa desenvolveu todas as etapas das atividades programadas obedecendo os critérios divulgados pela FUNADESP e pelo IPADE.

8. PRODUÇÃO CIENTíFICA E/OU INTELECTUAL

As produções científicas serão publicadas após a aprovação pelo Comitê Editorial da Anhanguera. No período da bolsa foram elaborados os seguintes artigos científicos:

1º. A segurança do paciente na prática de administração de medicamentos pela enfermagem: uma revisão integrativa.

2º. O ensino da enfermagem: um catalizador das práticas de segurança com os pacientes.

3º. Gerência do cuidado de enfermagem e suas interfaces com a segurança do paciente

9. ORÇAMENTO

Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos como apoio logístico os seguintes recursos materiais que desencadearam no apoio financeiro:

• Impressão de artigos em português solicitados à base de dados “BIREME” com pagamento por cada artigo.

• Solicitação e pagamento de artigos em inglês.

• Compra de cartuchos para impressão dos artigos.

• Compra de papel para impressão dos artigos.

• Pagamento dos resumos de português para o inglês.

• Alguns artigos foram impressos com o apoio da instituição sede dos pesquisadores.

• Compra de Pen Drive para armazenar os artigos encontrados para futura leitura, análise e seleção dos que atenderam aos critérios estabelecidos.

• Aquisição de pastas para guarda e organização dos textos impressos a serem utilizados.

• Jogo de canetas marcadores de texto (diversas cores) utilizado para assinalar os pontos em destaque de cada texto e, assim, facilitar a análise.

No documento ANUÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOCENTE (páginas 81-84)