• Nenhum resultado encontrado

jUSTIFICATIVA PARA RENOVAÇÃO DA bOLSA

No documento ANUÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOCENTE (páginas 84-87)

A produção dos artigos científicos constituiu-se como a primeira etapa do nosso projeto, devendo dar prosseguimento com outras pesquisas associadas à mesma temática no campo prático de modo a justificar o nosso interesse para pedido de renovação da bolsa de pesquisa.

Como proposta, solicitamos dar continuidade com pesquisas aplicadas no contexto da prática de formação dos alunos matriculados nos dois últimos períodos do curso de Enfermagem da Anhanguera no sentido de avaliarmos a instrumentalização teórica e a prática desses alunos no estágio curricular supervisionado.

Esse interesse fundamenta-se nos resultados e a viabilização das considerações feitas pelos docentes que integraram o grupo de pesquisa. Outra recomendação seria trabalhar com o contexto da cultura da segurança no ensino de enfermagem, como medidas de reconhecer os erros e trabalhar por meio de ações educativas direcionadas ao discente e aos docentes dos cursos de enfermagem.

No contexto da prevenção de riscos, propomos realizar um trabalho intitulado “mãos limpas e cuidados seguros”. Esse trabalho reflete uma das medidas que auxiliam na redução das infecções hospitalares tanto para os alunos como para os pacientes.

Um terceiro aspecto a ser explorado no campo da prática seria identificar o processo de gestão de enfermagem na percepção do enfermeiro e na aplicação dos cuidados e sua interface com a segurança do paciente.

Têm-se a expectativa que esse aprofundamento, por meio do envolvimento dos

enfermeiros da prática, como sujeitos da investigação, poderão nortear inovações, tecnologias gerenciais do cuidado capazes de beneficiar o usuário, a instituição, o próprio trabalhador e o investigador. Assim sendo, solicitamos a renovação da bolsa de pesquisa, dando prosseguimento ao trabalho iniciado, que nos beneficiou, mas, nos instigou a dar continuidade na busca de novos conhecimentos a serem disponibilizados para a academia, para a prática profissional da enfermagem e oportunizar ao pesquisador o avanço do conhecimento nessa temática .

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa foi desenvolvida no período estipulado pela instituição de ensino, de acordo com as etapas propostas no cronograma. Pretendemos dar continuidade ao trabalho construído pelo grupo de pesquisadoras, em razão da importância para formação do enfermeiro e as práticas desenvolvidas por aqueles que se encontram inseridos no mercado de trabalho.

Também, pela relevância social devido aos danos causados aos pacientes e familiares, produto do cuidado proporcionado pelo enfermeiro. Este estudo coloca a importância da pesquisa na redução de danos ou morte do paciente.

Propomos trabalhar com pesquisas aplicadas ao contexto da prática de formação dos alunos matriculados nos dois últimos períodos do curso de Enfermagem da Anhanguera no sentido de avaliarmos a instrumentalização teórica e a prática desses alunos no estágio curricular supervisionado

Sua viabilidade reflete na continuação de novas pesquisas baseadas em evidências científicas no sentido de possibilitar uma formação do enfermeiro no contexto social de sua prática.

Essa proposta fundamenta-se nos resultados e a viabilização das considerações feitas pelos docentes que integraram o grupo de pesquisa. Outra recomendação seria trabalhar com o contexto da cultura da segurança no ensino de enfermagem, como medidas de reconhecer os erros e trabalhar por meio de ações educativas direcionadas ao discente e aos docentes dos cursos de enfermagem.

O reconhecimento de tais problemas possibilita medidas que abrangerá um bom fluxo de conhecimentos e multiplicidade de ações e atividades, que visem à segurança do paciente, consoantes com os preceitos legais previstos no exercício profissional do enfermeiro. Tais estratégias incluem adesão das instituições de ensino na formação do aluno, enfermeiros conhecedores das políticas e procedimentos que visem à segurança, o uso de tecnologias e ambientes que assegurem a mínima possibilidade de erro, acesso á informação, educação para segurança, suporte administrativo que mantenha adequado contingente de enfermeiros na viabilização dos cuidados de enfermagem (VANNMACHER, 2005).

REFERêNCIAS

BARBOSA, L.R ; MELO, M.R.A.C. Relações entre qualidade na assistência de enfermagem: revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 2, 2008, p. 366-370.

BARDIN l. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona: 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES No. 3 de7 novembro de 2001. [on line]. [Acesso em 14 de setembro de 2012].

BRASIL. ANVISA. Debate sobre a segurança do paciente no Brasil. .http://www.anvisa.gov.br/

divulga/noticias/ 201/1710011.htm. Acesso 22/07/12.

COREN – SP. Noções de Segurança do Paciente devem começar na Formação do Profissional.

Boletim COREN – SP, 2010. Disponível em: htpp://www.inter.corensp.gov.br/sites/default/files.

Acesso em: 08 ago 2012.

COREN-SP; REBRAENSP/POLO –SP. AVELAR, A. F. M; SALLES, C. L. S; BOHOMOL, E.;

FELDMAN, L. M. PETERLINI, M. A. S; HARADA, M.J.C.S.; D’INNOCENZO, M; PEDREIRA, M.L.G.; HANGAI, R.K. 10 Passos para a segurança do paciente. São Paulo – SP, 2010. Disponível em: htpp;//www.inter.corensp.gov.br/sites/default/files/10passos_segurança_paciente. Acesso em 22 jan. 2012.

CRONENWETT, I et al. Qualty and safety education for nurses. Nurs Outlook 2007; 55:122-13.

GREGORY, D.M; GUSE, L.W; DICK, D. D; RUSSELL, C.K. Patient safety: where is nursing education. J Nurs Educ. Fev, 46 (2) 79-82, 2007.

DHIEL, A; TATIM, DC. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo, Prentice Hall, 2004.

LAKATOS, E. N. ; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MENDES, K.D.S; SILVEIRA, R.C.C.P; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa de evidências em saúde e na enfermagem. Texto&Contexto Enferm, Florianópolis, Out-Dez; 17 (4); 2008, 758-764.

KOHN, L.T; CORRIGAN, J.M. DONALDSON, M.S. To err is human: building a safer health care system. 2009; 2 (1) : 18-26.

POMPEO, D. A. ; ROSSI L. A; GALVÃO, C. M.. Revisão integrativa: etapa inicial do processo de validação de diagnóstico de enfermagem. Acta. Paul Enferm. 22 (4): 2009, 434-438.

SOUSA, M. T. de; SILVA M. D. da; CARVALHO, R de. O que é e como fazer uma revisão integrativa? Ver. Einstein, V. 8 , 2010, p. 102-106.

VANNAMCHER, L. Erros: evitar o evitável. Organização Pan-Americana da Saúde.

Ministério da Saúde. Brasil, 2005; 2(7): 1-6.

WHITTEMORE R.; KANFT K. The integrative review:updated methodology. J. Adv. Nurs. 52 (5):

536-553, 2005.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). More Than Words: conceptual framework for the international classifiction for patient safety. Version 1.1. Final Technical Report. January, 2009.

Genova (Swizerland): World Health Organization; 2009.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) Word Alliance for Patient Safety. Patient safety, workshop: leraning from error. Genova (Swizerland): World Health Organization; 2010.

RESUMO: A Disfunção Cerebral Mínima (DCM) é um distúrbio neurocomportamental, clinicamente caracterizado por dificuldade em controlar impulsos, manter a atenção, e realizar atividades motoras que exijam coordenação e equilíbrio. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo contribuir para o conhecimento e tratamento fisioterapêutico da DCM. Método: Tratou-se de um estudo de caso de uma paciente de oito anos de idade, acompanhada na Clínica de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC). Foi realizada uma avaliação fisioterapêutica da paciente, e aplicado um questionário à mãe para colher informações sobre o período pré-natal, perinatal e pós-natal. Resultados: Foram observadas alterações de postura, coordenação, equilíbrio, marcha, leitura e escrita. Conclusão: Verificou-se, a partir do estudo de caso, que a DCM cursa com diversas alterações, sendo necessário, portanto, o acompanhamento multidisciplinar do paciente.

ABSTRACT: Minimal Brain Dysfunction (MBC) is a neurobehavioral disorder, clinically characterized by difficulty in controlling impulses, sustaining attention, and perform activities that require motor coordination and balance. Objective: This study aimed to contribute for knowledge and physical therapy treatment of MBC. Method: This was a case report of an eight years old patient, being treated at Clínica de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Campinas. It was done a physiotherapy evaluation of the patient and her mother answered a questionnaire asking information on the prenatal, perinatal and postnatal periods. Results: We observed alterations in posture, coordination, balance, walking, reading and writing. Conclusion: It was found, from the case study, that the DCM courses with several changes, if necessary, so the patient’s multidisciplinary approach.

Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Correspondência

Sistema Anhanguera de Revistas Eletrônicas - SARE rc.ipade@anhanguera.com

Cristiana Rodrigues – Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Michele Fernanda da Paz Janessi – Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3 Flávia Cristina Carbonero – Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3 Gabriela Mariotoni Zago – Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

Denise Campos – Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Palavras-chave:

No documento ANUÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOCENTE (páginas 84-87)