• Nenhum resultado encontrado

IMPLANTAÇÃO / OCUPAÇÃO DO LOTE (Figura 1)

ESTUDO DE CASO N 03 ESCOLA: CIRANDA

2.1. IMPLANTAÇÃO / OCUPAÇÃO DO LOTE (Figura 1)

- ÁREA DO LOTE: 1.547,00m2 (um mil quinhentos e quarenta e sete metros quadrados) - A área é delimitada por muro de alvenaria (h= 1,50m) nos fundos e nas laterais, e não há fechamento frontal (as paredes do prédio fazem o fechamento).

- TOPOGRAFIA: lote plano

- VOLUME CONSTRUÍDO: cerca de 1.140,00m2. - TAXA DE OCUPAÇÃO: 73% do lote

- ÁREA LIVRE: 27% do lote

- PERMEABILIZAÇÃO: 23% do terreno permanece permeável (recuos e pátio central).

- RECOBRIMENTO DA ÁREA PERMEÁVEL / VEGETAÇÃO: O recuo frontal e o pátio central são gramados. Parte do recuo lateral e da área do playground são cobertos por areia branca. Não há arbustos na área interna, estes existem apenas no recuo frontal (vegetação decorativa) onde as crianças não permanecem (área externa). A única árvore no local está na calçada frontal, ou seja, fora do lote.

- VIZINHANÇA: Residencial.

2.2- DENSIDADES:

Em termos de área per capita, verifica-se: • SALAS DE AULA: 2

- Maternal: aproximadamente 2,4m2/criança

2

Todas as salas de aula tem área de 36 m2 (excluído o banheiro contíguo), abrigando turmas com 15 a 25 crianças.

- Outras turmas: variando de 1,4 a 1,8 m2/criança • PÁTIO COBERTO:

- cerca de 1,78m2/criança3 • ÁREA LIVRE:

- 3,80m2/criança4 (incluindo playground). Se o recuo frontal fosse realmente usado pelas crianças, a quantidade de AL aumentaria para 6,4 m2/aluno.

2.3. CARACTERIZAÇÃO DO VOLUME EDIFICADO

(Figuras 1 e 2)

2.3.1- Partido Arquitetônico

O partido adotado promoveu o maior aproveitamento possível do lote. Embora as técnicas construtivas sejam simples, nota-se a procura por um certo ar de contemporaneidade, pelo jogo de volumes e uso de cores.

3

O pátio coberto tem 148,00m2, precisando comportar simultaneamente as 83 crianças do turno matutino.

4

Considerou-se área-livre todo o espaço não-construído do terreno, somando setores permeáveis e não-permeáveis. Foram excluídas as áreas da piscina e o recuo frontal (que não pode ser usado pelas crianças porque não é murado). Isso representa 320,00m2, divididos pelo atual número máximo de crianças em um turno (83).

De modo geral o projeto arquitetônico tem forma quadrangular e apresenta o pátio central descoberto, que integra as demais áreas, propiciando circulação de ar e luminosidade ao conjunto, além de facilitar o contínuo controle das crianças. Aliás, a transição luz/sombra proporcionada pela área de circulação em torno desse último é responsável pela criação uma ambiência interna interessante.

A repetição de um octógono irregular, forma básica da sala de aula, criou classes propicias à interação entre as crianças, motivando/facilitando a formação de círculos, e permitiu um certo dinamismo ao projeto. Em termos de conforto, no entanto, a edificação tem áreas atingidas diretamente pelo sol e alguns problemas de ventilação em salas de aula.

FIGURA 1 – Escola Ciranda: Locação e Planta Baixa LEGENDA 1- Recepção 2- Diretoria 3- Secretaria 4- Sala de professores 5- WC adultos 6- Arquivo 7- Depósito 8- Copa/cantina 9- Sala aula/Atividades 10- BWC infantil 11- Biblioteca /SalaArtes 12- Sala Balé / stimulação 13- Sala informática 14- Sala de repouso 15- Pátio coberto 16- Pátio descoberto 17- Playground 18- Piscina 19- Circulação coberta 20- Rampa

FIGURA 3 – Escola Ciranda: Corte Esquemático

2.3.2- Aspectos Construtivos

Edifício térreo, materiais/sistema construtivos simples. • Estrutura: independente em concreto, apoiando lajes pré-

moldadas.

• Cobertura: em telha cerâmica tradicional apoiada sobre estrutura em madeira, que fica aparente no pátio e circulações. O telhado deságua diretamente no terreno.

• Vedações: paredes em alvenaria. • Revestimento das paredes internas:

- nas áreas úmidas, revestimento cerâmico

- em todo o restante da escola as paredes foram rebocadas e caiadas (segundo a direção, para facilitar a manutenção). • Revestimento das paredes externas:

pintura PVA, nas cores primárias e branco. No pátio central os pilares apresentam seção com 3 formas distintas (circulo, quadrado e triangulo) e são pintadas com esmalte sintético nas cores azul e amarela.

• Piso interno:

- maior parte em cerâmica branca 30x30cm, e rejunte largo. - cimento queimado em algumas salas.

• Piso externo:

- pedra bruta na borda da piscina;

- blocos de cimento na entrada principal; - grama no recuo frontal e pátio central; - areia no playground e parte do recuo lateral. • Tratamento das aberturas:

- Todas as portas são em madeira maciça aparente e não contém bandeiras. Algumas são fichadas e outras travejadas (grandes vãos para a troca de ar);

- As janelas são em madeira aparente, com folhas de traves fixas (Fotos 6 e 7) e sem bandeiras. O alisar das janelas

envolve duas folhas separadas e uma área de alvenaria central, de modo que o conjunto é percebido como uma janela grande, ao invés de duas menores.

- Em alguns setores o fechamento usa grade de ferro. • Instalações elétricas e hidráulicas:

toda a instalação é embutida.

• Mobiliário: A mobília da área administrativa é tradicional, industrializada, confeccionada em aglomerado e com revestimento melamínico ou folheado de madeira. Nas salas de aula os móveis e a louça sanitária dos banheiros são adequados às crianças, em função da estatura das mesmas. • Equipamento da área externa: o parque infantil é tradicional, industrializados, (madeira pintada em cores primária). Pela área livre não há bancos (ou outro tipo de assento).

• Estado geral de conservação / manutenção: ótimo. ÚLTIMA REFORMA:

O prédio ainda não sofreu reforma, teve apenas algumas acomodações no uso, como a transformação do refeitório em sala de professores e de um banheiro em arquivo.

2.4- PROGRAMA BÁSICO / DIMENSIONAMENTO

SETORES: Os 04 setores (Administração, Pedagógico, Apoio Pedagógico e Área lazer) nos quais se divide o programa existente (Quadro 2) são interligados por circulações e abrem-se para o pátio central. Não há um setor de Serviços definido.

QUADRO 2

ESCOLA CIRANDA : PROGRAMA AGRUPADO EM SETORES

SETOR AMBIENTES QUANT. ÁREA ÚTIL

(m2) aprox. ADMINISTRAÇÃO Recepção Diretoria Secretaria WC p/ administração

Arquivo (ocupando um banheiro) Sala p/professores Depósitos Copa/cantina WC p/ funcionários e professores 01 01 01 01 01 01 02 01 01 154,70

PEDAGÓGICO Salas de Aula/Atividades c/ BWC 05 197,50

APOIO PEDAGÓGICO

Biblioteca / Sala de Artes

Sala de balé / estimulação (c/ BWC) Sala de informática Sala de repouso c/ BWC 01 01 01 01 158,00 ÁREA LAZER COBERTA Pátio coberto 01 148,00 ÁREA LAZER DESCOBERTA

Pátio descoberto (central) Playground Piscina 01 01 01 364,00 CIRCULAÇÕES COBERTAS 183,00

CÔMODOS SUB-DIMENSIONADOS: Depósitos e copa/cantina. CÔMODOS AUSENTES:

Algumas salas de atividades apresentam sobreposição de funções (biblioteca/artes, balé/estimulação). Falta área de serviços e local de descanso para os funcionários (até seu banheiro é comum aos professores) e um banheiro infantil no pátio (precisam voltar às salas de aula).

CÔMODOS SUPERDIMENSIONADOS: Não se verificou.

2.4- FUNCIONALIDADE