• Nenhum resultado encontrado

2.4 PROGRAMA BÁSICO / DIMENSIONAMENTO

SETORES:

O programa da escola (Quadro 2) está subdividido em 05 (cinco) setores básicos, interligados por circulações: Administração, Pedagógico, Apoio Pedagógico, Serviços/Apoio e Área externa/lazer (coberta e descoberta).

CÔMODOS SUB-DIMENSIONADOS:

Secretaria, sala de professores, salas de vídeo e informática, e áreas de recreação cobertas.

CÔMODOS AUSENTES:

falta uma sala de reuniões que acomode um grupo grande, e um espaço para o descanso dos funcionários (que atualmente usam a lavanderia para esse fim).

CÔMODOS SUPER-DIMENSIONADOS: não verificou-se.

QUADRO 2

PROGRAMA E ÁREA POR SETORES

SETOR AMBIENTES QUANT. ÁREA

(m2) aprox

ADMINISTRÇ.

Recepção Diretoria

Secretaria com ante-sala Arquivo/despejo Xerox Almoxarifado Sala de professores Banheiro professores 01 01 01 01 01 01 01 01 197,00 SERVIÇOS / APOIO Cozinha Banheiro/vestiário funcionários Lavanderia Enfermaria WC visitantes 01 01 01 01 02 51,00

PEDAGÓGICO Salas de Aula / Atividades Banheiros infantis 07 04 258,00 APOIO PEDAGÓGICO Biblioteca Brinquedoteca Sala de vídeo Sala de informática Sala de aula para reforço Coordenação Pedagógica Atendimento Pedagógico 01 01 01 01 01 01 01 442,00 ÁREA EXTERNA COBERTA Pátio coberto Quiosques 02 02 232,00 ÁREA EXTERNA DESCOBERTA Pátio descoberto Mini quadra Parque 02 01 03 setores 875,00 CIRCULAÇÕES COBERTAS 183,00

2.4- FUNCIONALIDADE

ACESSO/ESTACIONAMENTO

O estacionamento é totalmente externo ao lote, ocorrendo em área com cerca de 13,0m (treze metros) de largura, entre a pré-escola e a EM, cujo lay-out apresenta problemas, bem como a capacidade máxima, 25 carros, pequena para a demanda da pré-escola.

A entrada principal da escola acontece pela lateral do estacionamento, evitando a avenida principal e a rótula viária, porém não tem qualquer marcação que a indique. Quem trafega na Via de Contorno do Campus só encontra a Escola Acalanto devido a existência do muro que a diferencia, e em função da sua placa de identificação.

ZONEAMENTO (Figura 3):

Embora exista alguma separação funcional entre administração, setor pedagógico e serviços, isso é mais evidente na área próxima à entrada, onde a direção, por exemplo, é facilmente identificável. No entanto existem elementos do setor administrativo bastante dissociados da sua localização ideal, como é o caso da coordenação administrativa e da xerox, cujo acesso ocorre exclusivamente pelo setor pedagógico. Também o setor de serviços apresenta problemas, uma vez que a cozinha

encontra-se praticamente no centro do lote, próxima à coordenação pedagógica, e não liga-se diretamente à lavanderia/área de serviços, o que dificulta atividades básicas, como a retirada de lixo. O setor pedagógico está subdividido em duas áreas espacialmente separadas, (inclusive com controle através de grades): o maternal, que fica em salas voltadas para o Noroeste, e o Jardim / Alfabetização, que está localizado nas salas à Sudeste.

FIGURA 3 – Escola Acalanto: Zoneamento da área construída

LEGENDA Pedagógico Apoio Pedagógico Circulação Administração Banheiros Serviços Lazer coberto Lazer descoberto

Foto 1 – Sala de aula Maternal Foto 2- Sala de aula Jardim 1

Foto 3- Pias Externas Maternal Foto4- Bancada dos Banheiros do Jardim/Alfabetização

Não há setorização das salas de apoio pedagógico, que foram colocadas entre as demais. Assim, por exemplo, o acesso à brinquedoteca ocorre através da área do maternal, de modo que, para chegar à mesma, as crianças maiores precisam atravessar esse setor. O mesmo, mas com sentido inverso no fluxo de alunos, acontece com a sala de vídeo, embora de modo menos conflitante.

ADEQUAÇÃO DO MOBILIÁRIO:

O mobiliário das classes é ergonomicamente adequado às crianças (Fotos 1 e 2) , contendo:

o Maternal - mesas menores e quadradas (4 lugares). o Jardim - mesinhas quadradas (lug.) e mais altas.

o Alfabetização - carteiras convencionais (retangulares) e agrupáveis, ligeiramente mais baixas que o comum. o Nas salas de Maternal e Jardim não foram encontradas

escrivaninhas e cadeiras adequadas aos adultos.

Os banheiros são adaptados para atender separadamente às usuários, divididas em faixas etárias:

- Ala do Maternal (níveis 1 a 3), correspondente às crianças menores: as peças sanitárias possuem dimensões e alturas específicas, adaptadas às crianças de 2 a 4 anos. Apesar de ergonomicamente correta, existe um problema funcional nos mesmos, pois os boxes individuais são pequenos, dificultando que as professoras e auxiliares acompanhem a criança, que nessa idade ainda precisa de ajuda nas atividades de higiene. Para contornar tal problema foram colocadas pias na área externa (Foto 3), o que diminuiu o número de crianças dentro do cômodo.

- Ala do Jardim / Alfabetização: A colocação de banheiros entre duas salas de aula (aberto para ambas) é funcionalmente interessante, embora fosse mais útil no

Maternal, cujas crianças deveriam ter acesso mais direto às instalações sanitárias. O maior problema nesses banheiros é a altura das bancadas, dotadas de cubas inox (Foto 4), pois as mesmas, na adaptação à creche, serviriam para o banho de bebês (altas).

ACIDENTES PESSOAIS:

Trata-se de uma questão delicada porque, embora haja uma postura institucional no sentido de evitar que alguém, especialmente criança, se machuque, os pequenos acidentes são praticamente diários, o que reflete-se, inclusive, na existência de uma pequena enfermaria. Os eventos mais comuns são quedas e arranhões, sobretudo na área pavimentada com blocos de cimento.

ACESSIBILIDADE À PORTADORES DE DEFICIÊNCIA:

Mesmo sendo térrea, a escola possui vários desníveis internos com altura variando entre 7 e 10 cm (passagens entre áreas não-pavimentadas e setores pavimentados, e diferenças de cotas em áreas úmidas), o que inviabiliza seu uso por portadores de deficiência motora mais grave. Uma grande dificuldade é o acesso (único) à Brinquedoteca, que é feito através de três degraus muito altos até para adultos (19cm), o que não se justifica, já que o local é um corredor sem portas, havendo espaço suficiente para a colocação de rampa (Fotos 7 e 8). Outra opção seria a criação de um acesso externo para a

mesma, o que também diminuiria o cruzamento de fluxos existente. Nenhum dos banheiros é adaptado ao uso por deficientes motores.

Fotos 7 e 8– Escada: acesso único à Brinquedoteca

Não há facilidades para locomoção de deficientes visuais (sinalização, textura de piso, etc) embora o contraste cromático entre bege (paredes) e azul forte (portas e alguns murais) seja considerado facilitador de sua orientação. Assim, embora hoje não haja aluno portador de deficiência grave matriculado na escola, a inexistência de instalações adequadas é preocupante, tanto devido à exigência legal, quanto em caso de alguma criança ou adulto ficar temporariamente debilitado (acidentes) e,

sobretudo, face à própria exigência interna, pois o regimento da escola reserva vagas para crianças em condições especiais.