• Nenhum resultado encontrado

O projeto MiniHand foi criado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) em 2000. O objetivo é oferecer oportunidade de formação esportiva para crianças de 6 a 12 anos, dando ênfase em atividades e exercícios lúdicos e proporcionando prazer e felicidade em sua realização. Por meio dessas atividades, os jovens desenvolvem coordenação, motricidade, educação do movimento, comportamento específico de jogo e fundamentos do handebol, além de socializar e adquirir experiências em grupo. As regras da modalidade foram adaptadas, desde o tamanho da quadra como as especificações da bola e regras mais simplificadas para que facilitem o processo de ensino aprendizagem do esporte. Para participar do jogo uma equipe deve ter sete jogadores no mínimo e dez jogadores no máximo; poderão jogar por vez um goleiro e quatro jogadores, sendo que todos podem jogar como goleiro ou jogador de campo, trocando a camisa do goleiro, que é de outra cor. É obrigatório que, em cada período jogue um goleiro diferente. Todos os jogadores inscritos devem jogar obrigatoriamente sete minutos em cada tempo de jogo. As equipes podem ser mistas (meninos e meninas). A quadra pode ser marcada em local que ofereça possibilidades de progressão com a bola no tamanho de 20 X 13m. Na altura da trave é sugerido que o travessão superior esteja a uma altura mais baixa com o tamanho de l.60cm de altura e 2.40cm de largura. O objetivo do jogo é conseguir o maior número possível de gols, no gol (trave) adversário. A área de goleiro tem um raio de 5m; o pênalti é marcado a 6m da linha de gol. O tempo de jogo será de 28 minutos, divididos em dois períodos de sete minutos, com dois minutos de intervalo entre os dois períodos. Entre o primeiro e o segundo tempo de jogo, haverá um intervalo de cinco minutos. Os participantes devem ser estimulados ao divertimento e não aos resultados finais, sendo importante a valorização e premiação de todos.

Fonte: CBHb ([2017], on-line)5.

FIM DA LEITURA COMPLEMENTAR.

INÍCIO DAS ATIVIDADES DE ESTUDO

1. A popularização do handebol no Brasil é uma conquista, principalmente nas últimas três décadas, com a participação em campeonatos mundiais e olímpicos.

Sobre a participação brasileira no cenário mundial do handebol é correto afirmar que:

A. O Brasil jogou seu primeiro campeonato mundial em 1987. Nesse cenário, a experiência brasileira era tão inferior que somente o goleiro da seleção alemã possuía mais jogos internacionais do que todos os jogadores da seleção brasileira em conjunto.

B. Apesar das experiências positivas do Brasil na última década, atualmente o país se encontra entre os vinte melhores países no handebol masculino e feminino. Esses resultados são pouco relevantes no contexto mundial.

C. A principal conquista do Brasil no handebol foi a medalha de ouro da equipe feminina no mundial de 2013.

D. No contexto mundial, o handebol feminino possui um melhor ranking do que o handebol masculino.

E. Todas as afirmações anteriores estão corretas.

2. A denominação “fundamentos”, utilizada para os gestos técnicos, a partir dos estudos da pedagogia do esporte, apresentaram o termo “técnico-tático”, ampliando o conceito do que é mais importante na aprendizagem inicial dos esportes coletivos (REIS; CASTELLANI, 2013). Sobre o conceito da habilidade técnica “finta”, utilizada no handebol, é incorreto afirmar:

A. Ao utilizar a finta, o atacante possui como objetivo enganar o adversário, ficando livre para atuar ou acessível a outro atacante.

B. A finta é utilizada para enganar o adversário, melhorando as ações em outros fundamentos, como passe e arremesso, e é feita com mudanças de direção realizadas pelo jogador atacante.

C. A finta não deve ser ensinada no início do processo de aprendizagem, por ser uma habilidade técnica complexa.

D. Os exercícios para a aprendizagem da finta podem ser realizados em situações de jogo, em que os alunos compreendem o contexto do jogo.

3. O(A) professor(a) de Educação Física deve entender que as aprendizagens decorrentes das práticas pedagógicas do esporte como conteúdo da Educação Física Escolar devem ser um instrumento para a ampliação da compreensão dos alunos em relação às práticas corporais e à sua própria cultura de movimento. Ao refletir sobre este aspecto, como o professor deveria trabalhar a história do handebol?

A. Por meio de provas teóricas e textos dissertativos.

B. Por meio de provas teóricas, pois é o único meio efetivo de compreensão da história.

C. Por meio de imagens e produções coreográficas, relacionando a história do esporte e a arte e expressão corporal.

D. Não é necessária avaliação do conteúdo relacionado às questões históricas.

E. Todas as afirmações anteriores estão corretas.

4. O conhecimento das regras pelo futuro professor auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Sobre as regras do handebol disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Handebol (2016), qual afirmação é incorreta?

A. A quadra de jogo consiste em um retângulo de 40m de comprimento e 20m de largura composto de duas áreas de gol e uma área de jogo.

B. A baliza é uma proteção colocada no centro de cada linha de fundo e deve estar firmemente fixada ao solo; possuem 2m de altura e de 3m de largura.

C. A linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3m de distância da linha da área de gol; a linha de 7 metros é uma linha que possui um metro, e está marcada em frente à baliza, paralela à linha do gol.

D. A duração de uma partida oficial para adultos é de 2 tempos de 30 minutos com intervalo de 10 minutos, com exceção de campeonatos mundiais em que o intervalo é de 15 minutos; a prorrogação (tempo extra) será jogada após 5 minutos de intervalo.

E. Uma equipe consiste em até 16 jogadores; somente 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo; os demais jogadores são suplentes; durante o jogo, a equipe deve ter um dos jogadores identificado como goleiro.

5. Sobre as regras do handebol disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Handebol (2016), qual afirmação é correta?

A. A duração de uma partida oficial para adultos é de 2 tempos de 20 minutos, com intervalo de 10 minutos, com exceção de campeonatos mundiais cujo o intervalo é de 15 minutos.

B. A prorrogação (tempo extra) ocorre sempre que uma partida terminar empatada.

C. A prorrogação de um jogo de Handebol ocorre em 2 períodos de 10 minutos, com um intervalo de 2 minutos.

D. Caso a partida continue empatada depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra será jogado após um intervalo de 5 minuto, e esse segundo tempo extra também tem dois períodos de 10 minutos com intervalo de 2 minutos.

E. A duração de uma partida oficial para adultos é de 2 tempos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos, com exceção de campeonatos mundiais cujo o intervalo é de 15 minutos.

FIM DAS ATIVIDADES DE ESTUDO.