• Nenhum resultado encontrado

Inclusão e/ou ênfase dada a concepções alternativas

CAPÍTULO 2 ABORDAGEM ÀS COMPONENTES DO ESTUDO

2.4. Problemas encontrados no ensino do tema radiações

2.4.1. O tema radiações nos manuais escolares

2.4.1.3. Inclusão e/ou ênfase dada a concepções alternativas

frases que poderão ser incorrectamente interpretadas levando ao aparecimento de concepções alternativas, identificadas nos manuais escolares.

1- “radiação” e “radiactividade”

Q5, p.57:”(...), as radiações γ correspondem a uma forma de radioactividade” 2- “radiação” e “força”

Q6, p.58:”(...), o equilíbrio entre a pressão gravitacional (para dentro) e a pressão da radiação (para fora) se romper, o Sol começará a diminuir a sua temperatura, e a aumentar a sua luminosidade, (...)”

Q1, p.134:”Pensa-se que os gases que predominavam na nebulosa primitiva que deu origem ao Sistema Solar (...), foram lançados para as zonas exteriores do Sistema Solar pelas radiações e pelo vento solar emitidos pelo jovem Sol.”

Q9, p.118:”A partir deste momento, a vida da estrela é decidida pelo confronto entre estas duas forças: a força da gravidade que tende a comprimi-la e a força da radiação que tende a expandi-la”

Embora se possa falar de “pressão de radiação” visto uma radiação possuir, além de energia, quantidade de movimento (ver anexo A) não parece adequado usar esta expressão neste nível de ensino, principalmente sem explicar o seu significado.

3- “radiação” e “som”

Q6, p.66 “(...) na Terra há radiações naturais ou artificiais (...). Ouvir música num rádio, ligar um forno de microondas (...) são apenas algumas das muitas actividades que envolvem radiações electromagnéticas.”

4- “radiação” e “calor”

Q6, p.66:”Estas radiações (...) também podem prejudicar a qualidade de vida, como acontece na exposição solar em horas de intenso calor (...)”

Q4, p.77:”O calor é uma medida da energia transferida, espontaneamente, (...). Esta transferência de energia pode produzir-se de três formas diferentes: por condução, convecção e radiação.”

Q4, p.85:”(...), a energia chega primeiro às moléculas que se encontram na parte exposta ao calor.”

F8, p.131:”(...) as zonas perto do Equador recebem mais calor do Sol.”

F8, p.66:”A radiação é o processo de transferência de energia radiante pelos corpos quentes.”

Relativamente à energia radiante F8, p.21: “É a energia emitida pelos corpos a «elevadas» temperaturas, constituindo a luz e outras radiações”

5- As radiações solares fazem mais mal na praia

Q6, p.164:”Mas todas as pessoas devem ter cuidado com a exposição ao Sol. Principalmente na praia, há que evitar a exposição directa da pele à radiação solar nas horas de maior calor.”

6- A radiação solar é menos perigosa quando o tempo está encoberto

F2, p.10:”Quando o tempo está nublado ou durante a noite, não há produção de energia solar.”

7- A radiação tem uma trajectória ondulatória

Q4, p.81:”A radiação electromagnética pode ser descrita como um fluxo de partículas sem massa, que se movimentam à velocidade da luz descrevendo uma trajectória ondulatória.”

8- “radiação” e “matéria”

F8, p.95:”Este fenómeno sente-se quando a luz solar nos aquece. O que não se detecta com facilidade é que essa energia também irradia. Isto porque a radiação incidente num corpo (ou superfície) pode ser, parcialmente, absorvida, reflectida e transmitida.”

9- A radiação artificial é mais perigosa do que a radiação natural

F8, p.10:”A acção biológica das radiações ionizantes provoca doenças cancerígenas e destrói o sistema imunológico. A poluição atmosférica causada pelas substâncias radioactivas libertadas em acidentes nucleares é a causa de muitas doenças mortais. Apesar disso, existem numerosas centrais nucleares dispersas pelo Mundo.”

A maioria das concepções alternativas detectadas é fortemente semelhante às concepções encontradas nos jornais e entre os alunos; contudo, existem algumas novas como as 2, 5, 6, 7.

Até agora referiu-se ideias comuns que foram incluídas sem intenção. Outro modo de incluir ideias comuns é usá-las deliberadamente por razões educacionais, por exemplo para discutir as diferenças entre estas concepções alternativas e as concepções científicas. Em alguns destes manuais que foram analisados encontrou-se exemplos deste tipo de utilização.

- “radioactividade” e “fissão”

Q5, p.52: “Enquanto as transformações nucleares aliadas à radioactividade são espontâneas, as reacções de fusão nuclear ou de fissão são reacções provocadas”

- “radiação” e “som”

Q5, p.57:”O som será uma radiação electromagnética?” (exercício)

- O nuclear é mau

Q6, p.62:”O «nuclear» é mau?”

F5, p.20:”Se considerarmos duas centrais, a carvão e urânio, de igual potência, as doses de radiação absorvida pela população, na vizinhança de uma e de outra, são praticamente iguais. A situação é obviamente muito diferente em caso de acidente grave.”

F8, p.11:”O carvão (...). Liberta para a atmosfera (...) além de poluentes radioactivos e cinzas.”

- As radiações solares chegam à Terra mesmo nos dias encobertos

F2, p.56:”A energia proveniente do Sol chega todos os dias à Terra, mesmo nos dias mais nebulados, sob a forma de radiações electromagnéticas.”

- “Radiação” e “calor”

F4, p.74:”Calor e radiação foram no passado considerados a mesma forma de transferir energia (...). No entanto, para além da diferença relativa aos meios de propagação das duas formas de energia em trânsito, existe uma diferença mais marcante e que advém da própria definição de calor (...) energia que é transferida, devido às diferença de temperatura, de um corpo mais quente para um corpo mais frio, até ser atingido um equilíbrio térmico.”

- As radiações que provocam o aparecimento do bronzeado na pele têm efeitos prejudiciais.

F7, p.37:”Os fabricantes das unidades de bronzeamento alegam que elas são menos prejudiciais do que o Sol, uma vez que filtram a chamada radiação ultravioleta do tipo B (...). Acontece que também as radiações ultravioleta do tipo A (...) estão na origem de alguns tumores de pele (...).”

Q2, p.241:”O bronze, que torna as pessoas mais velhas ..., passou de moda.”

- A irradiação não torna os alimentos radiactivos

Q9, p.48:”Determinadas doses de radiação destroem bactérias e enzimas, responsáveis pela deterioração de certos alimentos. Estes não ficam radioactivos,

embora se argumente que possam sofrer transformações que originem compostos prejudiciais ou que alterem o seu valor nutricional.”

- O que acontece com as radiações?

Q5, p.137:” A um local mais afastado de um aquecedor de infravermelhos chega menos energia. Porquê? Perde-se pelo caminho? Leva mais tempo a chegar lá? Espalha-se num volume de ar maior?” (Actividade)

- Concepções alternativas sobre radiações solares

Q7, Unidade 2, APSA 5, Livro de actividades, p.100- Apresenta uma actividade dedicada à análise de mitos sobre as radiações.

“ 1- O Sol, na Primavera e no Inverno, não é perigoso.

2- As crianças devem ser protegidos do sol de uma forma especial. 3- Deve ter-se em conta a reflexão da radiação UV na areia e na água. 4- Quanto mais morena(o) mais bonita(o).

(...)

6- É necessário ficar exposto(a) ao sol para se formar a vitamina D no nosso organismo.

7- Ninguém se pode queimar enquanto está a tomar banho de mar. 8- Quanto maior for a altitude a que se está, mais o sol queima. (...)

11- Não se fica bronzeado(a) num dia encoberto.

12- Quando se põe creme solar, não há limite de tempo para estar ao sol. (..)

14- Se não se sentir calor quando se está ao sol, não se apanha uma queimadura. 16- Os efeitos negativos de uma queimadura ao sol são cumulativos.

17- Um bronzeado protege de uma queimadura suplementar.”

Alguns manuais apresentam concepções alternativas que embora não estejam directamente relacionadas com as radiações achou-se importante transcrevê-las.

- A Química é má

Relativamente ao nome “químico” Q9, p.24:”Deve ser coisa má!”

Q5, p.133:”Muitas pessoas pensam que certas substâncias são mais perigosas se forem feitas em laboratório ou industrialmente do que se forem naturais.” (Actividade)

Q2, p.77:”Poderão os críticos argumentar que os químicos e a Química são os responsáveis pelas chuvas ácidas, pela contaminação das águas e do ar, pelo efeito de estufa e pela destruição da camada de ozono. Estas tragédias (...) são consequências de um desenvolvimento selvagem, de um consumo exagerado, (...). Mais uma vez, serão os químicos chamados a resolver estes problemas, detectando e quantificando a poluição, inventando métodos para a combater, (...)”

Q5, p.133:”Algumas pessoas atribuem malefícios aos «químicos», isto é, produtos químicos, esquecendo-se de que somos feitos de substâncias químicas ...”(Actividade)

Q6, p.10:”A química é por vezes conhecida por alguns dos seus aspectos negativos. Expressões como «poluição química» ou «guerra química» são disso exemplo. Mas não podemos dizer que a química, como qualquer outra ciência, seja má ou boa em si mesma. O que determina a utilidade da química é o uso que dela se faz.”