• Nenhum resultado encontrado

Informações de Carácter Geral

3.6 Informações sobre as Acções

Direitos dos Accionistas

A) As Acções emitidas pela Sociedade são livremente transferíveis e dão direito a participar igualmente nos lucros e, no caso das Acções de distribuição, nos dividendos das Classes às quais se referem e nos activos líquidos de tal Classe em caso de liquidação. As Acções não oferecem quaisquer direitos preferenciais ou prioritários.

B) Votação:

Nas Assembleias-Gerais cada Accionista tem direito a um voto por cada acção inteira que detenha.

Um Accionista de qualquer Fundo ou Classe específicos terá direito, em qualquer assembleia separada de Accionistas desse Fundo ou classe, a um voto por cada acção inteira detida desse Fundo ou classe.

No caso de titularidade conjunta, apenas o Accionista designado em primeiro lugar poderá votar.

(C) Resgate obrigatório:

Os Directores podem impor ou retirar restrições sobre quaisquer Acções e, se necessário, obrigar ao resgate de Acções para assegurar que as mesmas não sejam compradas nem detidas por ou em nome de qualquer pessoa que se encontre em violação da lei ou de exigências de qualquer país ou governo ou autoridade supervisionadora ou que possa ter consequências adversas relativamente a tributação ou outras pecuniárias para a Sociedade incluindo uma exigência para registar ao abrigo das leis e regulamentos de qualquer país ou autoridade. Os Directores podem, relativamente a isto, exigir que o Accionista forneça tal informação que consideram necessária para determinar se o Accionista é o proprietário usufrutuário das Acções que eles detêm.

Se os Directores tiverem conhecimento, em qualquer altura, que um cidadão dos Estados Unidos é proprietário usufrutuário de Acções, a Sociedade terá o direito de resgatar obrigatoriamente tais Acções.

Transferências

A transferência de Acções registadas pode ser efectuada por meio de entrega à Sociedade Gestora da transferência de Acções devidamente assinada na forma apropriada juntamente com, se emitido, o certificado relevante a ser cancelado. A transferência de Acções físicas ao portador é efectuada por entrega do certificado de Acções relevante.

Direitos numa liquidação

A Sociedade foi constituída por um período ilimitado. Contudo, a Sociedade pode ser liquidada em qualquer altura por resolução adoptada por uma Assembleia Extraordinária de Accionistas, sendo nessa assembleia nomeados um ou mais liquidatários e definidos os seus poderes. A liquidação será feita de acordo com as disposições da lei do Luxemburgo. O produto líquido da liquidação correspondendo a cada Fundo será distribuído pelos liquidatários aos Accionistas do Fundo relevante na proporção do valor da sua participação em Acções.

Se e quando os activos líquidos de todas as Classes num Fundo forem inferiores a

EUR 20 000 000 ou o seu equivalente ou se alguma situação económica ou política constituir, por esse motivo, uma razão suficiente ou se exigido no interesse dos Accionistas do Fundo relevante, os Directores podem decidir resgatar todas as Acções desse Fundo. Nesse caso, os Accionistas serão notificados por um aviso de resgate publicado nos jornais determinados pelos Directores, de acordo com a lei do Luxemburgo, pelo menos um mês de calendário antes do resgate obrigatório e ser-lhes-á pago o valor líquido do activo das Acções da Classe relevante detidas na data do resgate.

Nas mesmas circunstâncias acima descritas, os Directores podem decidir efectuar a fusão de qualquer Fundo com um ou mais outros Fundos ou efectuar a fusão de qualquer Fundo com quaisquer outros organismos de investimento colectivo regidos pela Parte I da Lei de 20 de Dezembro de 2002ou reorganizar as Acções de um Fundo em duas ou mais Classes ou combinar duas ou mais Classes de Acções numa única Classe contanto que, em cada caso, seja no interesse dos Accionistas dos Fundos relevantes. A publicação da decisão será feita conforme acima descrito incluindo pormenores da fusão e será feita com, pelo menos, um mês de calendário de antecedência relativamente à fusão a ter lugar. Durante este período, os Accionistas do Fundo ou Classes de Acções a serem objecto de fusão poderão solicitar o resgate gratuito das suas Acções. A decisão de efectuar a fusão ou de liquidar um Fundo pode também ser tomada numa assembleia de Accionistas do Fundo específico em questão.

Nas mesmas circunstâncias acima descritas, os Directores poderão também decidir sobre a reorganização de qualquer Fundo através da divisão em dois ou mais Fundos separados. Tal decisão será publicada da mesma forma conforme acima descrito e, adicionalmente, a publicação conterá informação relativa aos dois ou mais Fundos separados que irão resultar da reorganização. Tal publicação será feita com uma antecedência de, pelo menos, um mês relativamente à data na qual a reorganização se tornará efectiva, a fim de permitir que os Accionistas solicitem o resgate ou troca gratuitos das suas Acções, antes da reorganização se concretizar.

O produto da liquidação que não seja reclamado após um período de seis meses será depositado em custódia na «Caisse de Consignations». Os montantes não reclamados do depósito em custódia num período fixado por lei poderão estar sujeitos a serem confiscados de acordo com as provisões da lei do Luxemburgo.

3.7 Pooling

A fim de conseguir uma gestão efectiva e sujeito às disposições dos Estatutos e às leis e regulamentos aplicáveis, a Sociedade Gestora poderá investir e gerir a totalidade ou uma parte da carteira de activos estabelecida para dois ou mais Fundos (para estes fins «Fundos participantes») numa base conjunta. Tal pool de activos será formada por numerário ou outros activos que para ela serão transferidos (uma vez que tais activos sejam adequados à política de investimento da pool em questão) de cada um dos Fundos participantes. Subsequentemente, a Sociedade Gestora poderá, periodicamente, efectuar mais transferências para cada pool de activos. Os activos poderão também ser devolvidos a um Fundo participante até ao montante da participação da Classe em questão. A participação de um Fundo participante numa pool de activos será medida com referência a unidades nocional com igual valor na pool de activos. Ao formar uma pool de activos, a Sociedade Gestora irá, ao seu critério, determinar o valor inicial das unidades nocionais (que serão expressas na moeda que a Sociedade Gestora considerar adequada) e irão atribuir a cada Fundo participante unidades com um valor total igual ao valor em numerário (ou ao valor de outros activos) contribuído. Em resultado, o valor da unidade nocional será determinado com base na divisão do valor líquido do activo da pool de activos pelo número de unidades nocionais que subsista.

No caso de mais numerário ou activos serem contribuídos ou retirados de uma pool de activos, a atribuição de unidades do Fundo participante em questão será aumentada ou reduzida, conforme o caso, por um número de unidades determinado pela divisão do valor em numerário ou do valor dos activos contribuídos ou retirados pelo valor actual de uma unidade. Quando for feita uma contribuição em numerário, a mesma fará parte deste cálculo como se tivesse sido reduzida por um montante que a Sociedade Gestora considere apropriado para reflectir encargos fiscais e comissões de transacção e compra que possam ser incorridos quando se investe o numerário em questão; no caso de levantamento em numerário, será feita uma soma correspondente para reflectir os custos que possam ser incorridos na venda de títulos ou outros activos da pool de activos.

Os dividendos, juros e outras distribuições provenientes de receitas recebidas relativas aos activos da pool de activos serão imediatamente creditados nos Fundos participantes na proporção da sua participação respectiva na pool de activos na altura em que são recebidos. Em caso de dissolução da Sociedade, os activos na pool de activos serão atribuídos aos Fundos participantes na proporção da sua respectiva participação na pool de activos.