• Nenhum resultado encontrado

O objectivo da Sociedade é oferecer aos investidores a flexibilidade de escolha entre carteiras de investimento com objectivos de investimento e níveis de risco diversos.

Os objectivos e políticas de investimento específicos de cada um dos Fundos estão sujeitos à seguinte interpretação:

— Os Fundos cujos nomes contêm uma referência a um tipo particular de moeda ou título ou a um país, região ou indústria específicos irão investir, pelo menos, dois terços dos seus activos totais (excluindo a liquidez) nessa moeda, título, país, região ou indústria. — Quando, para um Fundo de Acções, a política de investimento determinar que

o Fundo investirá principalmente em títulos de acções e relacionados com acções, pelo menos dois terços dos seus activos totais (excluindo liquidez) serão investidos em acções e títulos relacionados com acções, nomeadamente opções sobre acções e warrants de acções. O restante terço pode ser investido em obrigações conversíveis, obrigações com opções de acções, equity linked notes e outros títulos e instrumentos similares. Para evitar dúvidas, instrumentos derivados financeiros serão utilizados apenas para gestão eficiente da carteira e cobertura de riscos, excepto indicação em contrário na política específica de investimento do Fundo.

— Se a descrição da política de investimento de um Fundo estabelecer que os investimentos serão feitos "principalmente” num determinado tipo de moeda ou título, ou num

determinado país, região ou indústria, esse Fundo irá investir:

i) se for um Fundo de Acções, pelo menos dois terços dos seus activos totais (excluindo liquidez) em investimentos correspondentes a essa moeda ou título, país, região ou indústria, e;

ii) se for um Fundo de obrigações, pelo menos dois terços dos seus activos totais (excluindo liquidez) em títulos da dívida que correspondam a essa moeda ou título, país, região ou indústria, podendo o restante um terço ser investido ao critério do gestor de investimento, desde que não exceda o limite máximo de 10% dos seus activos totais (excluindo liquidez) em investimentos em títulos de capital e de 25% em obrigações convertíveis.

— Se a descrição da política de investimento de um Fundo estiver relacionada com investimentos em empresas de um país ou região específicos, tal referência significará (na ausência de qualquer outra especificação) investimentos em empresas constituídas, com sede ou exercendo as suas actividades de negócio principais nesse país ou região. — A categoria dos Fundos designada por «Style Equity Funds» é constituída por Fundos que

investem em Acções dependendo da sua classificação como títulos de «crescimento» ou «valorização». Os títulos de crescimento são aqueles cujos rendimentos deverão crescer a uma taxa superior à da média do mercado, normalmente porque pertencem a indústrias de elevado crescimento. Por outro lado, os títulos de valorização têm um preço reduzido se comparados com os rendimentos ou activos das empresas que os emitem. Isto resulta muitas vezes do facto de pertencerem a uma indústria madura ou em depressão, ou do facto da empresa ter enfrentado problemas. Os investidores em títulos de valorização tentam comprar estes títulos quando crêem que os mesmos estão a ser transaccionados a um preço bastante reduzido.

— Se um Fundo inclui na sua designação a palavra «Alpha», isto significa que para este tipo de Fundo o gestor de investimento adopta uma estratégia de gestão activa, ao posicionar agressivamente a carteira de acordo com as condições prevalecentes no mercado. Este posicionamento pode ser baseado em sectores, temas ou filosofias de investimento específicos, ou um número seleccionado de títulos que o gestor de investimento acreditem terem potencial para garantir rendimentos elevados face ao mercado.

— Os Fundos classificados como «Quantitative Equity Funds» são geridos numa base top down, com a distribuição dos activos de cada Fundo a seguir de perto o respectivo índice de referência. As posições de sobreexposição e subexposição face ao índice são determinadas com base na aplicação de técnicas analíticas a países, sectores e títulos.

— Os Fundos classificados como “Fundos com Retornos Absolutos” têm como principal objectivo gerar um retorno positivo (isto é, superior a zero) num período não superior a 12 meses). O Gestor de investimento tentará gerar esse retorno mesmo em mercados em declínio (ou quando se esperam mercados em declínio), ou com venda a descoberto (numa base coberta) das várias fontes de retorno e/ou avançando para numerário e os seus equivalentes.

— Relativamente aos Fundos que, de acordo com os seus objectivos e políticas, investem em obrigações e outros títulos de taxa fixa ou variável emitidos por governos, entidades governamentais, emitentes supranacionais e empresas a nível mundial, a Sociedade pode também usar contratos cambiais a prazo para transferir para as moedas do investimento e, ao mesmo tempo procurar expor-se aos mercados locais de curto prazo, se tal for do interesse do respectivo Fundo e dos seus Accionistas, tendo em conta as condições do mercado local nos respectivos países, para limitar a volatilidade e o risco de contraparte e melhorar a liquidez. Para efeitos desta disposição, as moedas de investimento são aquelas moedas que fazem parte do índice de referência utilizado pela Sociedade para

investimentos do respectivo Fundo.

— De modo a assegurar a elegibilidade para “French Plan d’Epargne en Actions (PEA)”, os Fundos EURO Equity, EURO Active Value e EURO Dynamic Growth investirão pelo menos em 75% dos seus activos em valores mobiliários representativos de acções emitidos por sociedade que tenham sede na União Europeia.

— O Gestor de investimento pode investir directamente em títulos russos que são transaccionados na Bolsa Russian Trading System (RTS Stock Exchange) e no MICEX – Moscow Interbank Currency Exchange. Fundos com um objectivo de investimento que permite o investimento em títulos da Rússia podem ganhar exposição a títulos russos através destas bolsas. Para detalhes do risco envolvido na transacção nestas bolsas, consulte o Anexo II. Exposição adicional ao mercado russo pode ser obtida através de investimentos em American Depositary Receipts (ADRs) e Global Depositary Receipts (GDRs). Além disso, os Fundos limitarão qualquer investimento directo em títulos transaccionados nos mercados não regulamentados da Comunidade de Estados Independentes (em conjunto com quaisquer outros títulos não transaccionados num mercado regulamentado) a 10% dos seus activos líquidos.

Os objectivos e políticas abaixo descritos são vinculativos para o gestor de investimento de cada Fundo.

Os Fundos com um asterisco (*) após o seu nome não estão disponíveis para subscrição na altura da emissão deste Prospecto. Esses Fundos serão lançados por decisão dos Directores, sendo nessa altura o Prospecto actualizado em conformidade.

A não ser que esteja especificado de outra forma, todos os Fundos oferecem Acções A, A1, B, B1, C e I. De acordo com a derrogação, o fundo EURO Equity Secure 2010 apenas oferece Acções P.

Estas Classes de Acções, onde estiverem disponíveis, poderão ser igualmente oferecidas em EUR, USD, GBP, CHF, JPY, dólares da Austrália, dólares do Canadá, dólares de Singapura, dólares de Taiwan, won da Coreia, coroas dinamarquesas, coroas suecas, coroas islandesas, coroas norueguesas e Peso mexicano (a «Moeda de Denominação»). Se forem oferecidas numa moeda que não a do Fundo, a Classe de Acções será designada como tal.

No que diz respeito a estas Classes de Acções adicionais, a Sociedade Gestora poderá proceder à cobertura do risco das Acções dessas Classes relativamente à moeda do Fundo ou relativamente a moedas nas quais os activos subjacentes dos Fundos relevantes estão denominados. Nos casos em que existir uma cobertura do risco deste tipo, a Sociedade Gestora poderá, por conta exclusiva dessa Classe de Acções, efectuar operações cambiais a prazo, operações de futuros sobre divisas, operações de opções sobre divisas, swaps de divisas ou cobertura de risco cambial dentro de operações de taxas de juros ou de equity swap a fim de manter o valor da moeda do Fundo ou da moedas nas quais os activos subjacentes dos Fundos relevantes estão denominados daquela porção dos activos do Fundo relevante a ser atribuído a esta Classe de Acções.

Se esta cobertura for efectuada, os resultados da mesma reflectir-se-ão no valor patrimonial líquido e, portanto, na rendibilidade de tal Classe de Acções adicional. Da mesma forma, quaisquer despesas resultantes de tais operações de cobertura serão suportadas pela Classe em relação à qual foram incorridas.

Deve referir-se que estas operações de cobertura poderão ser efectuadas se a moeda de denominação seja alvo de desvalorização ou valorização face à moeda do Fundo relevante e portanto, se tal cobertura for efectuada, poderá proteger substancialmente os investidores na Classe em questão contra uma valorização da moeda de denominação face à moeda do fundo, mas impedirá igualmente que os investidores beneficiem de desvalorizações da moeda de denominação.

Além disso, o Gestor de investimento pode cobrir o risco cambial da moeda do Fundo contra as moedas nas quais os activos subjacentes dos Fundos relevantes estão denominados. Não é possível garantir que a cobertura do risco cambial utilizada eliminará completamente a exposição cambial à moeda de denominação.

Os objectivos e políticas de investimento específicos dos diferentes Fundos são os seguintes: