• Nenhum resultado encontrado

2 METODOLOGIA

3.1.1.1 Inscrições e avaliação prévia

A divulgação do curso foi realizada entre o final de novembro de 2015 e o início de janeiro de 2016, por meio de redes sociais e também pelo envio de convite oficial a diversos órgãos públicos e instituições do município.

Foram utilizadas na divulgação apenas mídias digitais. Em linhas gerais, o material de divulgação elaborado continha uma breve explicação sobre o contexto da pesquisa, a apresentação da equipe de pesquisadores e conteúdo preliminar disposto na Figura 3.1 e um cronograma com as datas dos nove Encontros previstos (Figura 3.2).

Em relação às redes sociais, foram utilizados os programas Facebook e Whatsapp Messenger (FACEBOOK INC., 2016; WHATSAPP INC., 2016). No Facebook, as divulgações foram realizadas na linha do tempo do pesquisador, na fanpage do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, e também publicando o material de divulgação em grupos e páginas com interesses afins às temáticas contempladas na programação preliminar. Foi utilizada, ainda, a ferramenta de “impulsionamento” de publicações do Facebook, por meio da qual é possível estipular o número de atingidos pela divulgação, bem como direcioná-la com base em informações de naturalidade, idade, gênero, interesses principais, entre outros.

Para a divulgação via e-mail, foi criada uma conta no Google (2015c), intitulada “Curso Nossas Águas Conhecer para Participar”, à qual foi atribuído o endereço “conhecendoasaguas@gmail.com”. Os convites oficiais foram direcionados por e-mail à SAEV Ambiental e às Secretarias da Administração Municipal, solicitando aos responsáveis que os compartilhassem com os servidores públicos das respectivas áreas. Também foram enviados convites, em meio digital, aos membros dos conselhos municipais em funcionamento. Convite específico, no que tange a entidades da sociedade civil, foi enviado também em meio digital aos associados da Sociedade dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga – SEARVO.

Objetivando colher informações sobre o perfil dos interessados em participar do curso, estipulou-se uma data final para a efetivação de pré-inscrições, as quais foram realizadas por meio do preenchimento de um formulário online na plataforma Google Forms (GOOGLE, 2015b), vinculada à conta “Curso Nossas Águas Conhecer para Participar” (GOOGLE, 2015c). No formulário, foram solicitadas informações pessoais e também sobre a atuação profissional dos interessados, bem como sobre sua participação em órgãos colegiados e organizações civis. Ao final da análise das informações enviadas por 46 interessados, optou- se por efetivar as inscrições de todos os pré-inscritos. O perfil geral dos inscritos é apresentado na Tabela 3.2. A estrutura completa do formulário está disponibilizada no Apêndice A.

Os perfis de 1 a 6 que constam da Tabela 3.2, na coluna “Perfis de participação social”, fazem correspondência com seis perguntas presentes no formulário de pré-inscrição. Foram inseridas com o objetivo de identificar a inclinação e experiência dos interessados em relação à participação social, com base em informações sobre sua atuação em espaços participativos e organizações sociais.

Nas colunas da Tabela 3.2 são apresentados o número absoluto e a porcentagem de inscritos para cada perfil, divididos por setor de atuação (Poder Público Municipal, Poder Público Estadual, Particulares e Estudantes) e também considerando o total de inscritos.

Tabela 3.2 – Perfis dos inscritos no Curso “Conservação e Gestão das Nossas Águas: Compreender para Participar”.

Perfis de participação social

Setor de atuação Poder Público

Municipal

Poder Público

Estadual Particulares Estudantes Total Número de inscritos e representatividade no setor

25 (%) 5 (%) 14 (%) 2 (%) 46 (%)

1) Participa ou já participou do Conselho Municipal de

Meio Ambiente 13 52% 2 40% 4 29% 0 - 19 41%

2) Participa ou já participou de algum conselho

municipal ou regional como representante de órgão ou entidade

18 72% 3 60% 7 50% 0 - 28 61%

3) Participa ou já participou de algum movimento social, associação, sociedade profissional, clube de serviços ou ordem filosófica ou religiosa

13 52% 2 40% 12 86% 0 - 27 59%

4) Exerce ou já exerceu cargo de direção em algum movimento social, associação, sociedade profissional, clube de serviços ou ordem filosófica ou religiosa

6 24% 1 20% 0 - 0 - 7 15%

5) Participa ou já participou de Audiência Pública 14 56% 2 40% 7 50% 0 - 23 50% 6) Participa ou já participou de sessão da Câmara

Municipal 18 72% 3 60% 8 57% 1 50% 30 65%

Solicitou-se também que fossem informados no formulário os motivos do interesse pelo curso e as expectativas quanto à participação. Em relação ao interesse, observou-se que grande parte deles indicou o de “adquirir” conhecimentos referentes à temática ou mesmo “aprofundar” os já possuídos. Alguns sublinharam a possibilidade de aperfeiçoamento da atuação profissional. Outros justificaram o interesse em razão do mal uso geral que percebem em relação ao recurso hídrico e na intenção de contribuir para a gestão das águas. Seguem abaixo alguns trechos significativos:

Basicamente, devido mal uso atual e consequente previsão de falta no futuro próximo. (Respondente 6)

Porque quero saber e me aperfeiçoar mais sobre o uso, conservação e gestão das águas nos municípios... (Respondente 9)

Porque acredito que preciso conhecer mais do assunto para transferir para as famílias através das minhas criancas do Cemei . Com certeza terei um melhor resultado conscientizando as famílias. Quero realizar um projeto no Cemei, pois trabalho muito bem com projetos. (Respondente 16)

Somar, aprender, trocar experiências, e também estar na área relacionada. (Respondente 21)

Interesso-me por entender melhor o processo de gestão de recursos hídricos no nosso Estado, como forma de aprimorar minha atuação profissional e cidadã aproveitando os espaços de gestão participativa disponíveis para debater e implementar as ações necessárias a gestão das nossas águas. (Respondente 24) Por estar atuando na área de meio ambiente e resíduos sólidos junto a cooperativa de catadores e poder público municipal, onde fiz uma especialização para ampliar meus conhecimentos e capacitar tecnicamente na área de saneamento e meio ambiente e aprimorar os conhecimentos relativo ao tema água como forma de contribuir para ações de conservação das águas, em resposta a atual crise hídrica do país. (Respondente 29)

Vital importância para o município, onde podemos colaborar. (Respondente 31) O conteúdo do curso tem muita importância, principalmente devido à crise hídrica que estamos passando no momento atual. Para tanto, capacitações e aquisição de novos conhecimentos nessa área são muito importantes e construtivos. (Respondente 46)

Quanto às expectativas, explicitaram, em síntese, conhecer mais sobre a temática e as leis que se aplicam aos recursos hídricos para (i) multiplicar os conhecimentos a serem adquiridos, (ii) participar da gestão das águas e (iii) aperfeiçoar a atuação profissional. Alguns relataram ter como expectativa contribuir para a conservação das águas no município. São apresentados abaixo trechos sobre as expectativas relatadas:

Sempre ganhar velocidade naquilo que acreditamos. (Respondente 3)

Espero ampliar meus conhecimentos e me atualizar sobre o tema para poder aplicar no cotidiano de trabalho, bem como passar este conhecimento para outras pessoas. (Respondente 4)

Ganhar conhecimentos, no sentido de melhor conservar e melhor utilizar produto tão necessário à manutenção de vida no planeta. (Respondente 6)

Desenvolver práticas que ajuda o meu município a caminhar e fazer a conservação e gestão das nossas águas que margeia o município. (Respondente 9)

Os meus conhecimentos na área são muito superficiais, apenas de leitura de artigos de jornais. Gostaria de me informar mais e esta é uma oportunidade que quero aproveitar. Acho que o problema da água no nosso planeta é um assunto muito sério e se tiver mais conhecimento deste assunto, posso tentar transmitir para mais pessoas. (Respondente 13)

Minha expectativa é quanto à mobilização popular quanto a aplicação dos conhecimentos adquiridos. (Respondente 15).

Espero aprender no curso quais as práticas enquanto cidadã que podem ser feitas para colaborar com a gestão dos recursos hídricos e como a população usuária pode atuar em conjunto com os governos para que os objetivos de conservação e preservação dos recursos hídricos sejam atingidos e, nesse contexto, qual o alcance da educação ambiental na sociedade para que de fato seja construída e moldada uma sociedade mais sustentável, ética e esclarecida. (Respondente 22)

Mais informações para intervenção consciente. (Respondente 23)

Aprender sobre as leis, como participar ativamente da conservação das nossas águas. (Respondente 28)

Quais as técnicas de conservação e gestão das águas e juntamente com o grupo do curso propormos ações municipais e regionais. (Respondente 29)

Espero aprender a como funciona nossas águas para aprimorar os projeto e contribuir para a conservação das mesmas. (Respondente 45)

Na categoria “Poder Público Municipal”, inscreveram-se servidores de Votuporanga e também de alguns municípios próximos, estes últimos ligados aos setores de meio ambiente dessas cidades. Os servidores municipais de Votuporanga inscritos eram vinculados à SAEV Ambiental (4), Câmara Municipal (1) e às seguintes Secretarias Municipais: Educação (4), Assistência Social (3), Saúde (2), Obras (1), Desenvolvimento Urbano e Habitação (1), Desenvolvimento Econômico (1), Finanças (1). Os servidores estaduais vinculavam-se aos seguintes órgãos, sediados no município: CETESB (2), Secretaria da Saúde (1), Instituto de Pesca (1), Secretaria de Educação (1). A categoria “Particulares” reuniu diversos profissionais autônomos, trabalhadores e pequenos empresários, quase todos participantes de associações sediadas no município, como a

Sociedade dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga – SEARVO, Instituto Ambiente em Foco – IAF e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.