• Nenhum resultado encontrado

INSTRUMENTO E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

A fonte de informação dessa pesquisa foi a rede de computadores, na qual se procurou a publicação de variáveis de satisfação conjugal nos periódicos específicos da área da Psicologia na base de dados do - Scielo. Como instrumento de acesso ao link da base de dados, se fez necessário como recursos a coleta de dados – um computador, acesso à rede de internet e recursos adicionais, tais como: material para anotações e armazenamento dos dados coletados, e entre outros de menores custos. Os procedimentos para a coleta de dados envolveu 7 (sete) passos:

1º passo: Acesso ao link Scielo – www.scielo.com.br, como mostra na figura 1;

Figura 1 – Página principal - Scielo

2º passo: Identificação do ícone: periódicos – lista alfabética, ao qual foram selecionados os periódicos da Psicologia, como mostra na figura 2.

3º passo: Na página de cada periódico da área da Psicologia foram realizadas buscas utilizando 5 (cinco) descritores (palavras–chave): satisfação conjugal; casais; casamento; conjugal e conjugais, conforme indica na figura 3:

Figura 3 – Busca de periódicos da Psicologia por descritores – Scielo

4º passo: Com a identificação dos periódicos, estes foram selecionados para leitura dos resumos e na íntegra quando estes se fizeram necessários à identificação das variáveis de satisfação conjugal, conforme indica a figura 4;

Figura 4 – Artigos selecionados por descritores

5º passo: Foi encontrado um total de 18 (dezoito) periódcios, sendo que, 2 (dois) periódicos se repetiram devido aos descritores: satisfação conjugal e conjugal, conforme indica o gráfico 1. Ao qual, percebeu-se que a área de estudo da Psicologia que mais publicou periódicos sobre conjugalidade foi – Psicologia: Reflexão e Crítica, com 6 (seis) periódicos pertinentes ao tema.

Gráfico 1 – Freqüência de periódicos encontrados por descritores

1 2 1 2 3 3 6

Psicologia & S ociedade →Casais

Psicologia Clínica →Conjugal

E studos de Psicologia (Campinas) →Casamento

E studos de Psicologia (Natal) →S atisfação conjugal/ conjugal Psicologia em E studo →Casamento/ conjugais

Psicologia: Teoria e Pesquisa →Conjugal

Psicologia: Reflexão e Crítica →Casamento/ conjugais/ conjugal

6º passo: Em seguida os periódicos foram analisados conforme demandavam os objetivos específicos já mencionados no início da pesquisa:

• Identificação das variáveis de satisfação conjugal;

• Verificar se a satisfação conjugal está relacionada à saúde mental dos cônjuges;

• Averiguar se há convergências nas variáveis encontradas sobre a satisfação conjugal;

• Averiguar se há divergências nas variáveis encontradas sobre a satisfação conjugal.

Sendo que, foram selecionados 8 (oito) periódicos, ao qual correspondiam com os objetivos mencionados para posterior análise de dados. Os demais foram descartados por não atenderem aos objetivos.

4 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS

A técnica da análise de dados pode ser aplicada em pesquisas qualitativas e quantitativas (GOMES, 2002), sendo esta pesquisa de caráter qualitativo. E foi através dessa técnica que se encontrou resposta para responder o problema desta pesquisa. Pois, segundo Michel (2005), a técnica de análise “[...] é uma técnica de levantamento de dados que utiliza textos, falas, informações já coletadas, de forma extensiva, ou seja, uma análise feita a posteriori a coleta (p. 50, grifo nosso)”. Esta envolveu três momentos distintos:

1º momento – Organização do material a ser analisado de acordo com os objetivos propostos, ao qual foram selecionados 8 (oito) periódicos (em anexo A) dos 18 (dezoito) encontrados. Os demais foram descartados por não atenderem aos objetivos específicos.

2º momento – Leitura dos periódicos selecionados para compor as categorias de análise. Sendo que, a palavra categoria se refere às características comuns entre si, estando ligada a idéia de classe ou série, com o intuito de estabelecer classificações e uma maior compreensão dos resultados alcançados (GOMES, 2002).

Segue então, a categorização do primeiro objetivo específico – identificar as variáveis de satisfação conjugal, conforme indica a tabela 2.

Autores Categorias de análise

NORGREN, Maria de Betânia Paes et al.

• Situação financeira: satisfação com o status econômico.

• Instituição: prática de crença religiosa.

• Habilidades interpessoais: há entre os cônjuges: proximidade/ estratégias adequadas de resolução de problemas/ coesão/ boa habilidade de comunicação/ quando há consenso e flexibilidade.

PERLIN, Giovana ; DINIZ, Gláucia.

• Dupla carreira:O fato de ambos os cônjuges trabalharem fora pode resultar numa vivência mais equilibrada e funcional da individualidade e da conjugalidade,

WAGNER, Adriana et al. • Sentimento: amor

LOPES, Rita de Cássia

Sobreira et al. Ritual de passagem: casamento

GARCIA, Maria Lúcia Teixeira ;TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira

• Gênero: participação masculina nos afazeres da casa, participação na decisão quanto aos investimentos financeiros da família...

RIOS, Maria Galrão;

GOMES, Isabel Cristina • Autonomia: “poder escolher”

BRAZ, Macela Pereira et al.

• Situação financeira: classe média.

• Habilidades interpessoais: é a capacidade de os parceiros entrarem em acordo.

• Igualdade: possuírem características em comum.

Fonte: autora

Tabela 2 – Categorização das variáveis de satisfação conjugal

Segue abaixo a categorização do segundo objetivo específico – verificar se os periódicos sobre a satisfação conjugal estão relacionados à saúde mental dos cônjuges e a forma como apresentam tal relação, conforme indica a tabela 3.

Autores Categorias de análise

NORGREN, Maria de Betânia Paes et al.

• Aspectos biológicos: saúde física.

• Aspectos sociais: vida profissional de homens e mulheres. =

Aspectos bio-psico-sociais

PERLIN, Giovana & DINIZ, Gláucia. Aspectos sociais: vida de duplo trabalho.

VILLA, Miriam Bratfisch et al.

• Aspectos sociais: habilidades sociais nos diversos contextos de vida [conjugal].

• Aspectos psicológicos: à saúde mental.

Fonte: autora

Tabela 3 – Categorização das variáveis de satisfação conjugal relacionadas com a saúde mental dos cônjuges

Segue a categorização do terceiro objetivo específico – Averiguar se há divergência entre os autores sobre as varáveis influentes na satisfação conjugal, conforme indica a tabela 4.

Autores

divergentes Categorias de análise

NORGREN, Maria de Betânia Paes et al. • Instituição: prática de crença religiosa.

VILLA, Miriam Bratfisch et al. Instituição: prática de crença religiosa.

Fonte: autora

Tabela 4 – Categorização das variáveis de satisfação conjugal – divergência.

Segue a categorização do quarto objetivo específico – Averiguar se há convergência entre os autores sobre as varáveis influentes na satisfação conjugal, conforme indica a tabela 5.

Autores convergentes

Categorias de análise

NORGREN, Maria de Betânia Paes et al

• Sentimento (amor)

WAGNER, Adriana et al. • Sentimento (amor)

NORGREN, Maria de Betânia Paes et al. Situação financeira

BRAZ, Macela Pereira et al. Situação financeira

NORGREN, Maria de Betânia Paes et al. Habilidades interpessoais

BRAZ, Macela Pereira et al. Habilidades interpessoais

Fonte: autora

Tabela 5 – Categorização das variáveis de satisfação conjugal – convergência. .

3º momento – O tratamento qualitativo corresponderá à análise de dados a seguir.

5 ANÁLISE DE DADOS

Tendo como fonte os periódicos da Psicologia da base de dados do Scielo, foi possível encontrar 8 (oito) periódicos contendo variáveis de/ não satisfação conjugal, conforme indica a tabela 6. As variáveis de não satisfação conjugal serviram para analisar as divergências entre os autores pesquisados.

Autor(es) Periódicos Variáveis de/ nãosatisfação conjugal

WAGNER, Adriana et al Psicologia: Reflexão e Crítica v. 10 n. 1 Porto Alegre

O amor , assim como a vivência da perda, a tristeza e a separação, provavelmente, são os fatores que movem estes adolescentes a esperar mais amor quando virem a se casar, talvez como forma de assegurar uma relação mais duradoura para suas vidas.

GARCIA, Maria Lúcia Teixeira & TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira

Estudos de Psicologia (Natal) v. 8 n. 1 Natal jan/ abr

Ideais igualitários: participação masculina nos afazeres da casa, participação na decisão quanto aos investimentos financeiros da família...

NORGREN, Maria de Betânia Paes et al

Estudos de Psicologia (Natal) v. 9 n. 3 Natal set/ dez.

Comparando casais satisfeitos e insatisfeitos a autora pode encontrar como variáveis de satisfação conjugal: há proximidade entre os cônjuges, estratégias adequadas de resolução de problemas, coesão, boa habilidade de comunicação, estarem satisfeitos com o status econômico, forem praticantes de crença religiosa, quando há consenso, flexibilidade e presença do sentimento de amor.

A autora desta pesquisa observou que os cônjuges de classe média estavam mais satisfeitos com suas relações conjugais, assim como, o que sustenta

BRAZ, Macela Pereira et al

Psicologia: Reflexão e Crítica v. 18 n. 2 Porto Alegre maio/ ago

um casamento satisfatório é a capacidade de os parceiros entrarem em acordo e cederem diante de situações conflituosas e, também, o fato de eles possuírem características em comum.

PERLIN, Giovana & DINIZ, Gláucia. Psicologia Clínica v. 17 n. 2 Rio de Janeiro

Os resultados sobre os relacionamentos de duplo trabalho mostraram que a maioria dos participantes estavam satisfeitos com seus relacionamentos, sendo que as mulheres apresentaram média de satisfação inferior à dos homens.

LOPES, Rita de Cássia Sobreira et al Psicologia em estudo v. 11 n. 1 Maringá jan/ abr.

A existência de um ritual simbolizando a escolha do (a) companheiro (a) (casamentos) pode fortalecer os laços emocionais do casal. Esse fortalecimento facilita a construção de planos comuns e é justamente o planejamento da primeira gravidez que demarca o início desta construção.

VILLA, Miriam Bratfisch et al

Psicologia em Estudo v. 12 n. 1 Maringá jan/ abr

Concluiu-se neste estudo que os ensinamentos religiosos não constituem fator determinante nas habilidades sociais conjugais.

RIOS, Maria Galrão & GOMES, Isabel Cristina

Estudos de Psicologia (Campinas) vol. 26 n. 2 Campinas abr/ jun.

É o "poder escolher", independentemente daquilo que se escolhe, a grande fonte de satisfação, seja ela de caráter individual ou conjugal, segundo a autora desta pesquisa.

Fonte: autora

No gráfico 2 estão disponibilizados o número de freqüência de periódicos com que apareciam as variáveis de/ não satisfação conjugal. Dos periódicos selecionados os que mais publicaram foram os da – Psicologia: Reflexão e crítica, Psicologia em Estudos e Estudos de Psicologia (Natal). E, somente 1 (um) periódico apresentou uma variável como não influente a satisfação conjugal.

2 2 2 1 1 Psicologia: Reflexão e Crítica Psicologia em E studo E studos de Psicologia (Natal) E studos de Psicologia (Campinas) Psicologia Clínica

Gráfico 2 – Periódicos selecionados

5.1 VARIÁVEIS CONSIDERADAS DE SATISFAÇÃO CONJUGAL PELOS