• Nenhum resultado encontrado

6 METODOLOGIA DA PESQUISA

6.4 Instrumentos de coleta de dados

A coleta de dados foi realizada em fontes primárias (levantamento) e em vertentes secundárias (pesquisa bibliográfica). Os indicadores secundários foram obtidos em suporte bibliográficos, como, livros, revistas, artigos veiculados em periódicos especializados, relatórios de pesquisas na área, consulta à Internet (RICHARDSON, 1999). As fontes primárias são aquelas que possuem relação direta com a realidade, constituindo-se do levantamento realizado para o presente estudo.

Mattar (2005) assinala que o instrumento de coleta de dados é o documento por meio do qual as questões são apresentadas aos respondentes e onde são registradas as respostas e dados. Todo o trabalho de planejamento e execução das etapas iniciais da pesquisa se consolida no instrumento de coleta de dados.

Para Malhotra (2001), os levantamentos são os meios mais flexíveis de obtenção de dados de entrevistados. É um expediente de obtenção de informações a respeito de atitudes e preferências de consumidores, quanto a determinado objeto.

Essas questões podem ser elaboradas oralmente ou por escrito e geralmente o questionário é estruturado visando à padronização no processo da recolha de dados. Richardson (1999) enfatiza que o questionário é uma entrevista estruturada, cumprindo-lhe pelo menos duas funções: descrever as características e medir determinadas variáveis de um grupo social.

Quanto ao tipo de perguntas, o questionário usado neste estudo foi composto de perguntas fechadas. Na lição de Richardson (1999), questionários de perguntas fechadas são aqueles instrumentos cujas perguntas apresentam categorias de respostas preestabelecidas. Já os questionários de indagações abertas caracterizam-se por questões ou afirmações que levam o entrevistado a responder com frases ou expressões (por exemplo, quais, quem). Os respondentes foram solicitados a escolher em dois tipos de escala: a) nominal e b) ordinal. Ressalta-se a aplicação de técnicas de escala comparativas.

Quanto ao método para aplicar o questionário, optou-se pela contratação de uma empresa especializada na realização de pesquisas, com pessoas treinadas na aplicação de questionários, destacando-se o acompanhamento e a colaboração direta do pesquisador. Dessa forma, houve menor possibilidade de os entrevistados não responderem ao questionário ou de deixarem algumas perguntas em branco.

Este método foi mais viável porque, no contato direto, entrevistador- entrevistado, o primeiro pôde explicar e discutir os objetivos da pesquisa e do questionário ou responder dúvidas que os respondentes possam ter nas questões.

6.4.1 Conteúdo do instrumento de coleta dos dados

Ressalta-se que o questionário utilizado para coleta de dados no presente estudo foi elaborado de forma imparcial, encadeando as questões, das mais simples às mais complexas, com a finalidade de conferir maior mobilidade ao respondente. A seguir, descrevem-se as questões que o compõem, de maneira a situar o leitor.

Inicialmente, buscou-se levantar o perfil dos respondentes. Com as questões 1, 2 e 3, delimitam-se o gênero, faixa etária e renda familiar média da amostra pesquisada, uma vez que estes fatores são determinantes na decisão de

pré-compra de qualquer produto e serviço, conforme discutido no capítulo 2 deste relatório de pesquisa.

O segundo bloco envolve as questões 5, 6, 8 a 11, relacionadas ao comportamento passado e presente dos pesquisados, envolvendo os critérios de escolha da instituição de Ensino Superior, extraídos do embasamento teórico do estudo apresentado nos itens: 2 Da Tomada de Decisão do Consumidor; 2.4 dinâmica da decisão do consumidor e variáveis que influenciam a decisão; 2.4.1 influências individuais; 2.4.2 influências psicológicas; 2.4.3 influências ambientais; 4.3 que trata do marketing em instituições de Ensino Superior, visto que este é um fator influenciador das decisões de pré-compra, e capítulo 03.

O terceiro bloco, 4, 7 e 12, são de questões relacionadas aos motivos que levaram o acadêmico a cursar uma faculdade e, mais especificamente, a Faculdade Ateneu. Buscou-se, desta forma, levantar as motivações dos acadêmicos, quanto à escolha do curso, enfocando as variáveis que interferem na decisão de escolha dos cursos superiores tecnológicos, na visão dos próprios acadêmicos. Estas questões encontram alicerce, especialmente, nas seções do referencial teórico 2.4.1, 2.42 e 2.4.3 – variáveis que influenciam a decisão: influências individuais, psicológicas e ambientais, respectivamente.

Com estas questões dispostas nos 3 blocos retromencionados, buscou-se levantar as variáveis que interferem na decisão de escolha dos cursos superiores tecnológicos, na percepção dos alunos da IES – Ateneu, da cidade de Fortaleza/CE.

Assim, verifica-se que a investigação se desenvolveu na medida em que se buscou respostas para a problemática em discussão. Ela orientou-se em questões de interesses amplos, que foram se definindo à medida que o estudo se desenvolveu. Ressalta-se que a obtenção de dados descritivos sobre pessoas e processos ocorreram pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, à procura de compreender os fenômenos, segundo as perspectivas dos sujeitos da pesquisa, ou seja, dos participantes da situação em estudo.

6.4.2 Visão geral da pesquisa

O quadro 7 foi elaborado com a finalidade de proporcionar um entendimento global da pesquisa. Apresenta o título da pesquisa, o objetivo geral,

além de relacionar, de forma global, objetivos específicos, pressupostos, referencial teórico utilizado e quesitos do questionário aplicado.

TÍTULO

Avaliação de opções pré-compra de cursos tecnológicos de uma instituição privada de Ensino Superior em Fortaleza/CE.

PROBLEMA

Que elementos oferecidos por uma instituição de Ensino Superior privado, situada em Fortaleza/CE, são diferenciais para a escolha dos seus cursos tecnológicos?