• Nenhum resultado encontrado

PRESSUPOSTOS REFERENCIAL TEÓRICO QUESITOS DO QUESTIONÁRIO 1. Levantar informações sobre os alunos dos cursos superiores tecnológicos, em instituição privada de Ensino Superior de Fortaleza/CE.

P1:A maior parte dos alunos dos cursos tecnológicos pertence à classe que possui renda entre 03(três) a 05(cinco) salários mínimos, do sexo feminino e foram informados sobre eles, por meio da mídia televisiva.

Capítulo 02. Q1 a Q3.

2. Analisar e classificar, por grau de importância, os seguintes fatores que influenciaram a tomada de decisão referente à escolha da IES: localização, preço da mensalidade, tempo de duração do curso, infra- estrutura, imagem percebida da qualidade.

P2: O preço da

mensalidade, tempo do curso são fatores, que nesta ordem, mais influenciaram a tomada de decisão para a escolha da IES.

2.2 - Processo de Tomada de Decisão do Consumidor 2.4 - dinâmica do processo de decisão do consumidor e variáveis que influenciam o processo de decisão, 2.4.1 - influências individuais, 2.4.2-influências psicológicas, 2.4.3 - influências ambientais, 4.3 trata do marketing em instituições de Ensino Superior, visto que este é um fator influenciador das decisões de pré-compra e capítulo 03. Q5,Q6,Q8 a Q11. 3.Verificar se a conclusão de um curso superior de graduação tecnológica é pré-requisito essencial para se conquistar uma vaga no mercado de trabalho, ou almejar uma promoção.

P3: A conclusão de um curso superior é pré- requisito primeiro para conquista de um espaço ou uma melhor colocação profissional no mercado de trabalho. 2.4.1 - variáveis que influenciam o processo de decisão, 2.4.2 influências individuais, 2.4.3 influências psicológicas e influências ambientais. Q4;Q7;Q12.

6.4.3 Grupo focal e pré-teste do instrumento de coleta dos dados

Para elaboração do questionário, procedeu-se a um grupo focal, com 08 alunos do 1o semestre, cursistas dos cursos tecnológicos, da Faculdade Ateneu. Vale lembrar que grupo focal é uma técnica de pesquisa qualitativa composta por pequenos grupos de pessoas que se reúnem para discutir um tema específico. Normalmente se reúnem de 6 a 10 pessoas que discorrem sobre um tema ou problema (ALVAREZ et al, 2007).

A coordenação da reunião ficou a cargo de um moderador, como mostra o quadro 8.

Características

Tamanho do Grupo 8 alunos

Composição do Grupo Homogênea e entrevistados pré- selecionados

Contexto Físico Atmosfera informal e descontraída Data/Horário 23/04/2007/ 19h

Local: Faculdade Ateneu – Fortaleza-CE

Duração 01h:30min

Moderador Prof. Dr. Roberto Sérgio de Souza

QUADRO 8: Características do Grupo Focal. Fonte: Elaboração do autor (2007).

Para aplicação do grupo focal, foi preparado um esquema, espécie de roteiro (apêndice A), guiado pela bússola dos objetivos do estudo. Vale lembrar que a transcrição do grupo focal encontra-se no apêndice B.Dessa forma, foi possível conhecer atitudes e opiniões dos participantes referentes ao instrumento de coleta de dados, o que permitiu identificar as falhas e assim proceder às reformulações necessárias a ele.

Portanto, após o grupo focal, passou-se à formulação definitiva do questionário. Em seguida, foi realizado um pré-teste. Marconi e Lakatos (1990) consideram o pré-teste a aplicação do questionário, na sua versão preliminar, a uma amostra de indivíduos, visando identificar as perguntas que mais vão ao encontro do problema de pesquisa, alterando-se o formato ou mesmo eliminando questões desnecessárias da versão final.

Gil (1999) destaca os principais objetivos do pré-teste dos instrumentos de coleta de dados:

- conseguir novas informações, por meio da discussão do assunto focalizado, com os elementos entrevistados;

- evitar os possíveis vieses contidos nas questões;

- corrigir as possíveis falhas quando da formulação das questões; - acrescentar novas questões ao instrumento; e

- possibilitar familiarização das pessoas que coletam em relação aos instrumentos;

Importante é assinalar que o pré-teste foi realizado com três alunos. Por meio deste, foi possível obter uma estimativa sobre os futuros resultados e também verificar fidedignidade, validade e eficácia do questionário. Após os ajustes finais considerados necessários no questionário, seguiu-se a aplicação definitiva dos instrumentos de obtenção.

6.5 Técnicas de análise estatística de dados

Guerra (1999) pondera que o objetivo da análise de dados é descrever, interpretar e explicar os dados, a fim de que estes respondam às questões formuladas no estudo. Para decidir que métodos e técnicas de análise utilizar, o pesquisador necessita avaliar a natureza dos dados e os tipos de informação e relações pretendidas.

Neste sentido, o primeiro passo foi organizar os indicadores para análise. Conforme Fonseca (2002), após a coleta de dados, o pesquisador encontra-se diante de um conjunto de respostas, que necessitam ser ordenadas e organizadas, para que possam ser interpretadas. Para Minayo (1992), a análise dos dados constitui a fase que conduz à teorização sobre os dados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica anterior e o que a investigação de campo aporta de singular contribuição. Como expressa Moreira (2005), neste ponto, os dados são agrupados, transformados e reapresentados, seja mediante técnicas matemáticas e estatísticas, por análise qualitativa, ou por meio de ambas.

A técnica estatística utilizada foi a distribuição de freqüências. Neste caso, os resultados são expressos na forma de tabelas ou gráficos, que denotam a freqüência de respostas para cada questão, resultando no chamado “relatório de freqüência”. A freqüência de resposta é o número total de respondentes que deu a mesma resposta a uma determinada indagação.

Para Malhotra (2001), a distribuição de freqüência considera uma variável de cada vez. O objetivo é obter uma contagem do número de respostas associadas a diferentes valores da variável e expressar essas contagens em termos de porcentagens. Os dados de freqüência podem ser usados no desenho de um histograma, ou um gráfico de barras, onde os valores da variável são representados ao longo do eixo Y e as freqüências absolutas ou relativas ao longo do eixo X.

Uma vez dispostos os indicativos em tabelas e gráficos, procedeu-se a uma análise qualitativa dos resultados, correlacionado-os entre si e entre o referencial teórico da pesquisa.

6.6 Período da pesquisa

A pesquisa realizou-se no período de 24 de abril a 03 de maio de 2007, nas dependências da IES Ateneu.