• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Os instrumentos de coleta de dados se constituem em três instrumentos complementares: o questionário, o aplicativo Data Diary e o site da pesquisa onde foi incorporado o questionário e disponíveis todas as informações relevantes aos participantes, como contatos, apresentação da pesquisa, entre outras informações.

3.2.1 O questionário

Questionar se constitui na própria “alma da ciência” reconhece Demo (2011, p. 75) e objetiva provocar os respondentes, “não deixar as coisas como estão”, e ir além, “colocar defeito, ver problemas, pôr em

dúvida”. Na presente pesquisa, proporcionar uma reflexão sobre o uso da informação acessada via DM, benefícios, motivações e consequências. Assim, o instrumento central de coleta de dados foi um questionário contendo 54 questões objetivas fechadas (estruturado) com o uso de escala tipo Likert com valores de um a cinco. O questionário se constitui em nove questões relacionadas ao perfil da amostra e 45 questões distribuídas entre as variáveis analisadas. O questionário foi elaborado por meio dos formulários Google e posteriormente incorporado ao site da pesquisa.

Para a elaboração do questionário foram seguidas as recomendações de Barbetta (2002, p. 30), ou seja, a separação das características a serem analisadas; revisão bibliográfica para identificação das formas adequadas de mensuração de certas características; estabelecimento da forma de mensuração das características; criação de mais de uma pergunta para a mesma característica e a verificação de claridade da pergunta, possível indução e obviedade. As variáveis ou características a serem observadas/medidas são as mesmas para todos os componentes da amostra. As variáveis podem ser quantitativas e qualitativas.

O questionário foi elaborado tendo em vista algumas referências básicas para a elaboração de algumas afirmativas ou questões. Na seção sobre as percepções dos usuários móveis sobre o labor, foi utilizada a obra de Arendt (2005) para compor as afirmativas. Também foram utilizadas como referências a Pesquisa Brasileira de Hábitos de Mídia (2014) e a obra de Oulasvirta (2011). Outras afirmativas foram elaboradas pelo autor tendo em vista os objetivos propostos pela presente pesquisa.

3.2.2 O smartphone como documento

O aplicativo foi utilizado para confirmar alguns dados obtidos pelo levantamento, em especial dados acerca dos horários de uso e identificação dos aplicativos mais utilizados. Na mensagem padrão repassada às secretarias dos cursos para encaminhamento aos estudantes, foi feita solicitação de colaboração voluntária para que, além de responder o levantamento, o participante também instalasse o aplicativo Data Diary (programa que monitora o uso do DM) em seu smartphone pessoal.

Para tanto estavam dispostas no site da pesquisa todas as informações necessárias ao bom conhecimento do aplicativo, bem como os termos livre e esclarecido e o link da loja Google Play com

explicações extras e link para instalação (o aplicativo é gratuito). Os participantes deveriam manter o aplicativo instalado por um período de 30 dias. O aceite se constituiu, além do termo livre e esclarecido, a identificação do participante via breve formulário elaborado com a mesma ferramenta do levantamento (Google Docs) contendo 12 perguntas.

3.2.3 O site da pesquisa

O site desenvolvido exclusivamente para realização da pesquisa foi instrumento central de comunicação e coleta de dados. Foi armazenado no endereço ‘pesquisadispositivosmoveis.com.br’. O site foi desenvolvido pelo autor e contém as seguintes informações: apresentação da pesquisa, justificativa, objetivos, procedimentos metodológicos e éticos e contatos. O objetivo do endereço eletrônico foi, além de servir como instrumento de coleta de dados e instrumento de comunicação com os usuários, disseminar ou tornar público os resultados da pesquisa aos participantes e comunidade.

Figura 26: Capa do site da pesquisa.

Fonte: Imagem do site da pesquisa. Elaborado pelo autor.

Como ferramenta auxiliar do site e da coleta de dados foi criado endereço eletrônico de e-mail exclusivo para contatar os participantes

(pesquisadispositivosmoveis@gmail.com). Como instrumento complementar a pesquisa, com o objetivo de reunir material sobre o uso de DM, foi criado um blog para reunir e compartilhar com os participantes e demais interessados as clipagens de jornal sobre o uso de DM. Algumas referências contidas no blog foram úteis na revisão de literatura para ilustrar as questões mais populares acerca do uso de DM.

O site procurou reunir todas as informações necessárias ao esclarecimento pleno de todos os participantes, destacando a importância da participação dos estudantes e disponibilizando todas as informações sobre a pesquisa. A página também contém links adicionais para o site da UFSC, do grupo de pesquisa RITA e o programa de pós- graduação ao qual a pesquisa está vinculada, o PGCIN – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Figura 27: Página de contato do site da pesquisa.

Na página de procedimentos metodológicos foram compartilhadas algumas informações para dirimir possíveis dúvidas dos participantes acerca da amostra, ambientes e instrumentos de coleta de dados. Na página dos instrumentos de coleta de dados foram compartilhadas todas as informações necessárias para a tomada de decisão do estudante sobre a participação na pesquisa, seja para responder ao levantamento ou instalar o aplicativo Data Diary. Também foi esclarecida a forma de repasse dessas informações ao pesquisador e expostas algumas imagens explicativas, mas o contato posterior foi mais determinante quanto à obtenção dos dados, ao passo que envolvia um processo de convencimento e orientação maior.

Na página principal também foi compartilhado link com a amostra mínima necessária atualizada semanalmente, para incentivar os estudantes a colaborar com a pesquisa. Na página principal também foi inserido um contador de visitas, após a realização do pré-teste e do piloto para registrar o número total de visitantes ao longo da pesquisa. 3.3 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

Os procedimentos de coleta de dados são distintos para cada instrumento de coleta de dados: o levantamento e o aplicativo Data Diary (seis estudantes instalaram e quatro repassaram os dados finais). Antes de aplicar o levantamento foi realizado pré-teste com os alunos do programa de Pós-Graduação do Departamento Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da UFSC. O pré-teste é importante para analisar a validade do instrumento de coleta de dados e promover as melhorias necessárias das perguntas, dos formatos e das escalas (CRESWELL, 2007, p. 166). O pré-teste visa estimar o tempo de aplicação, identificação de falhas, respostas não previstas, ambiguidades, ausência de variabilidade, entre outros aspectos. (BARBETTA, 2002, p. 33). O tempo estimado para responder o levantamento se mostrou entre 10 e 15 minutos de duração. Após a realização do pré-teste também foi realizado um teste piloto com 60 estudantes para identificar possíveis erros de sistema, comunicação, site, mensagens enviadas, links.

O contato com os estudantes ocorreu por meio das secretarias dos cursos, que atuaram como mediadoras. Essa mediação pelas secretarias foi importante porque não foi disponibilizada lista dos alunos pela Reitoria. Assim, as secretarias enviaram as mensagens-padrão do pesquisador aos estudantes. Os questionários não informavam sobre prazos de resposta e ficou no ar até a obtenção da amostra mínima, período correspondente à aproximadamente 30 dias após o início da

aplicação do levantamento, momento em que as mensagens já haviam sido enviadas para todas as secretarias possíveis e a amostra mínima havia sido atingida.

Inicialmente foi travado contato com todas as secretarias dos cursos por meio de correio eletrônico e telefone para validação dos dados obtidos nos sites dos cursos, visando amenizar as desatualizações e ausências das informações quantitativas. Foi imprescindível um contato afável com todas as secretarias para facilitar o diálogo futuro quando da aplicação do questionário. Todas as mensagens enviadas para as secretarias e estudantes, tanto as de solicitação de autorização do coordenador do curso, de divulgação e de agradecimento foram normalizadas.