• Nenhum resultado encontrado

PROBLEMA DE PESQUISA

4. MÉTODO DE PESQUISA

4.3 INSTRUMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS

A coleta de dados da pesquisa sobre as competências para a internacionalização do BB ocorre por métodos qualitativos e quantitativos. Na dimensão qualitativa são utilizados os seguintes instrumentos: observação, análise documental e entrevistas.

Para a dimensão quantitativa, o instrumento aplicação é o questionário. Na abordagem qualitativa, a análise documental permite o conhecimento específico sobre o processo vivenciado pelo Banco do Brasil, enquanto que a observação in loco vivenciada pelo autor deste trabalho facilita a compreensão geral do momento na empresa. As entrevistas complementam a visão geral da pesquisa.

As entrevistas permitem que o entrevistado pudesse falar mais livremente da sua experiência, a partir da referência central dada pelo pesquisador, preservando a riqueza dos detalhes, mas sem perder o foco no objetivo da pergunta. A abordagem quantitativa, aplicada por meio de questionário, tem por objetivo a obtenção de respostas diretas às alternativas escolhidas, de modo a se obter informações específicas e padronizadas.

A validação dos instrumentos de coleta de dados, como entrevista e questionário, pode se realizar por meio de teste com amostra de entrevistados, compreendendo o conteúdo da pergunta, o enunciado do problema, sequência, o formato e o leiaute, dificuldade de entendimento da pergunta e instruções de preenchimento, segundo proposto por Malhotra (2006).

A observação é utilizada como instrumento auxiliar na compreensão da realidade e na coleta e análise dos dados. Essas observações são embasadas a partir da visão, compreensão, entendimento e experiência vivenciada de profissional de nível executivo do BB, no papel de participante ativo das discussões sobre a sua estratégia de internacionalização e os desdobramentos nos modelos de governança e de organização, aplicáveis na Sede e em suas filiais no exterior.

A análise documental apoia os estudos necessários para a compreensão do estágio atual e das projeções para o futuro definidas pelo BB. Os documentos analisados compreendem o período de 2009 a 2014, e são os seguintes:

a) Estratégia Corporativa do BB: verificação dos direcionamentos estratégicos definidos pela empresa, materializados na missão, visão, objetivos, orientações de negócios;

b) Estratégia de internacionalização: conhecimento das competências que seriam necessárias para atuação no contexto de internacionalização; c) Capacitação: conhecimento sobre os tipos de capacitação oferecidos pela

empresa em relação à operação internacional; e

d) Gestão de Desempenho: verificação das competências utilizadas para a gestão de desempenho e definição do perfil requerido para as ascensões profissionais, no âmbito das operações internacionais.

As entrevistas e os questionários foram aplicados em perfis bastante variados e representativos. A escolha do perfil do público interno teve a intenção de obter visões dos níveis estratégicos, táticos e operacionais envolvidos com a operação de internacionalização do BB, além de se obter perspectivas vistas a partir da sede e das filiais.

Na sede do BB, foram entrevistados diretores que respondem por funções relevantes no que se refere à estratégia de internacionalização. A visão obtida junto a esses diretores permitiu a obtenção de visão estratégica sobre como o BB implementou a nova estratégia de internacionalização e como o assunto estaria no momento atual.

O questionário foi respondido por diretores, executivos e assessores qualificados que respondem, na sede do BB, pelas funções relevantes nas áreas gestoras dos processos relacionados com as competências específicas de bancos. Foram entrevistados, também, gestores responsáveis por funções táticas e

operacionais das filiais nos diversos países, além dos três presidentes dos bancos nos Estados Unidos, Argentina e Europa.

As entrevistas e questionários aplicados aos executivos na sede do BB e aos presidentes dos bancos no exterior tiveram por objetivo o aprofundamento do conhecimento sobre o processo de internacionalização do BB, e as competências existentes e as requeridas no novo contexto, em nível de abordagem mais estratégico. As entrevistas aplicadas aos gestores das filiais no exterior tiveram o mesmo objetivo do primeiro grupo, porém em nível organizacional de caráter mais operacional.

No quadro a seguir, está definido o perfil público-alvo dos pesquisados, além dos tipos de instrumento de pesquisa aplicados para cada um dos públicos.

Participantes Tipo de instrumento Entrevista estruturada (questionário) Entrevista semiestrutura da

Diretores Sim Sim

Diretores, Executivos e assessores, no nível estratégico Sim Não

Presidentes de bancos no exterior Sim Não

Gestores das filiais no exterior Sim Não

Quadro 9 – Definição de perfil e participantes da pesquisa Fonte: Autor

Foram aplicados três modelos de questionários para mapeamento de competências em bancos, considerando os objetivos estratégicos declarados pelo BB em expandir a sua atuação internacional. A relação de competências exploradas é resultado do cruzamento dos modelos de Fleury e Fleury (2012) e Prahalad e Hamel (2005).

O primeiro dos questionários busca responder o “grau de importância” da competência para o alcance dos objetivos estratégicos, com os respondentes utilizando escala de notas de UM a SEIS. Quanto mais próximo do número UM, menor seria o grau de importância da competência, e quanto mais próxima do número SEIS, maior o grau de importância. As competências foram classificadas individualmente, de acordo com o grau de importância percebido para cada um dos níveis organizacionais (Total, Sede, Rede, Bancos). A seguir, estabeleceu-se uma média geral a partir do conjunto formado pelos níveis organizacionais. Finalmente, as competências foram classificadas de acordo com o Grupamento de Competências de Bancos (Negócio, Corporativo, Recursos).

O segundo questionário, procurou identificar a “ordem de importância” da competência para o alcance dos objetivos estratégicos. Os respondentes ordenaram as competências relacionadas de UM a DEZ, colocando, em primeiro lugar, a competência mais importante e, em décimo, a menos importante. As competências foram classificadas individualmente, de acordo com a ordem de importância citada pelos entrevistados, para cada um dos níveis organizacionais (Total, Sede, Rede, Bancos). A seguir, estabeleceu-se uma média geral a partir do conjunto formado pelos níveis organizacionais. Finalmente, as competências foram classificadas de acordo com o Grupamento de Competências de Bancos (Negócio, Corporativo, Recursos).

O 3º questionário explora o fluxo de criação do conhecimento e das competências, ou o fluxo de transferência de conhecimento, e busca responder se essa dinâmica ocorre (1) da matriz para a filial, (2) da filial para a matriz, ou (3) em ambos os sentidos. O respondente pôde escolher uma opção, entre “matriz” ou “filial”, se entendesse que o fluxo ocorre apenas numa via, ou “ambos”, caso tivesse a percepção de que o fluxo ocorre nos dois sentidos, da matriz para a filial e vice-e- versa. Em outra visão, as competências foram classificadas de acordo com o Grupamento de Competências de Bancos (Negócio, Corporativo e Recurso).

No apêndice B consta o modelo utilizado para a entrevista estruturada, por meio de questionário. No apêndice C está anexado o roteiro utilizado para aplicação da entrevista semiestruturada. E, no apêndice D, consta resumo do tema para contextualização do entrevistado.

Foram também utilizados dados e informações secundárias, a partir de material público divulgado e/ou cedido pela empresa, assim como consultas a sites corporativos e à literatura disponível.

A tabela a seguir sintetiza o relacionamento dos componentes da metodologia, como delineamento da pesquisa e instrumentos de coleta de dados, com as teorias de internacionalização de empresas.

Tabela 7 – Síntese metodológica TEORIAS Internacionalização de Empresas  Econômicas  Culturais e comportamentais  Arquitetura Organizacional

Conhecimento, Aprendizagem e Competências MÉTODO Delineamento da pesquisa  Estudo de Caso

 Mapeamento de Competências INSTRUM ENTO S DE CO LETA DE DAD O S Es tud o de Ca so Técnicas Instrumentos

Observação Experiência vivenciada pelo autor da pesquisa

Análise Documental

 Estratégia Corporativa do BB;  Estratégia de Internacionalização;  Gestão de Recursos Humanos: modelos

de gestão de desempenho, de ascensão profissional e de capacitação

Entrevista

Entrevista semiestruturada aplicada aos gestores da sede do BB envolvidos com a operação internacional M ape am ent o de Com pe n cia s Questionário

Entrevista estruturada aplicada aos gestores e assessores do BB envolvidos com a operação internacional, no Brasil e nos exterior

Fonte: Autor