• Nenhum resultado encontrado

3.1. ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS

3.1.3. Instrumentos e Procedimentos de Coleta de Dados

Após convite feito à professora de Ciências para participar e colaborar com a pesquisa, foram lhe explicados os objetivos desta pesquisa e foi pontuada a importância para a disciplina de Ciências. A pesquisadora expôs para a professora os gêneros textuais que seriam trabalhados: esta obra pictórica (Figura 3) e o gráfico (Figura 4).

Figura 3 - “As Respigadoras”, de François Millet (1857)

Fonte: Fonte: Livro didático Ciências: o Meio Ambiente – 6º Ano Ensino Fundamental– Capítulo 10 – (BARROS; PAULINO, 2015, p. 120).

Figura 4 - Gráfico sobre solo

Fonte: Fonte: Livro didático Ciências: o Meio Ambiente – 6º Ano Ensino Fundamental– Capítulo 10 – (BARROS; PAULINO, 2015, p. 123).

Na primeira conversa, a pesquisadora perguntou como ela trabalharia a obra pictórica de Millet, já que não é comum deparar-se com esse gênero nas demais disciplinas, a não ser em Artes. Ela disse que não trabalharia, pois o tempo é escasso e não tem conhecimento sobre o artista e isso acarretaria muito tempo de pesquisa para ela se envolver com a obra pictórica, ou seja, com a aula a ser dada.

A pesquisadora lhe evidenciou a importância de se trabalhar a leitura visual e o quanto a aula poderia ser enriquecedora tanto para ela quanto para os estudantes, ou seja, alguns minutos de “perda” fariam toda diferença no conhecimento dos estudantes. A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos é uma das propostas apresentadas conforme os estudos reportados na revisão da literatura.

A pesquisadora mostrou-lhe alguns caminhos possíveis de serem percorridos, começando pela importância de instigar o estudante a observar o título, a imagem, a que a imagem remete em relação ao título e ao capítulo, o que as mulheres estão colhendo, por que elas estão fazendo isso, e fazer uma conexão com os conhecimentos que possui sobre o conteúdo previsto. Então, a professora aceitou o desafio.

A sequência dos dados coletados foi:

a) um questionário (APÊNDICE F) com perguntas pré-estabelecidas a respeito de como a professora conduzia a leitura visual nas aulas de Ciências. Referente ao uso de questionários, Gil (2008, p. 140) caracteriza-o sendo uma “técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com propósito de obter informações”, as quais tendem a contribuir com o processo de pesquisa;

b) gravações das aulas de Ciências, que foram utilizadas apenas para as degravações com a intenção de fundamentar as discussões sobre as análises.

c) protocolo de observação participante (APÊNDICE E), que dispunha de questões pré- estabelecidas com anotações descritivas e reflexivas que serviram de embasamento para análise das lacunas quanto à utilização das estratégias utilizadas pela professora de Ciências ao conduzir leituras da obra pictórica e do gráfico;

d) produções de texto, a fim de verificar o conhecimento prévio, quanto ao tema solo e o domínio da linguagem científica que os estudantes já possuíam antes dessa aula de leitura e o conhecimento adquirido após essa aula.

É importante destacar que tanto o questionário quanto as atividades diagnósticas foram submetidas a um protocolo de validação (APÊNDICE D) realizado por duas professoras de Ciências e uma professora de Português.

O procedimento utilizado para coleta de dados está descrito nos Quadros 6 e 7 relacionado às produções textuais criadas pelos estudantes participantes. Ressalta-se que, durante esse processo, houve intercalação das disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa.

Quadro 6 - Coleta de dados do gênero textual obrapictórica

Etapas de

coleta de dados Cronograma

Atividades desenvolvidas pela pesquisadora Instrumentos de coleta de dados Técnicas de coleta de dados 1ª 04.06.2018

Projeção da obra pictórica e solicitação de produção de texto, sem passar quaisquer informações para os estudantes, na aula de língua Portuguesa, referente à leitura da obra feita antes da explicação da professora de Ciências acerca do conteúdo “Solo”.

Textos produzidos pelos estudantes antes da aula sobre solo

ANEXOS C

Observação pela pesquisadora

2ª 12.06.2018 Observação da aula ministrada pela professora de Ciências sobre a obra

pictórica. Protocolo de observação do participante APÊNCICE E Observação, anotações, fotos, gravações. 3ª 18.06.2018

Orientação para a leitura da obra

pictórica e produção de texto

referente à leitura feita na aula de língua Portuguesa, após a aula dada pela professora de Ciências.

Textos produzidos pelos estudantes depois da aula sobre solo ANEXOS D Observação

Fonte: Autoria própria

Quadro 7 - Coleta de dados do gênero textual gráfico Etapas de

coleta de dados Cronograma Atividades desenvolvidas pela pesquisadora Instrumentos de coleta de dados Técnicas de coleta de dados

4ª 02.07.2018

Projeção do gráfico e solicitação de produção de texto, sem passar quaisquer informações para os estudantes, na aula de língua Portuguesa, referente à leitura da obra feita antes da explicação da professora de Ciências acerca do conteúdo “Solo”.

Textos produzidos pelos estudantes antes da aula sobre solo

ANEXOS C

Observação

5ª 03.07.2018 Observação da aula ministrada pela professora de Ciências de sobre o solo gráfico.

Protocolo de observação participante APÊNCICE E Observação, anotações, fotos, gravações. 6ª 05.07.2018

Orientação para a leitura do

gráfico e produção de texto

referente à leitura feita na aula de língua Portuguesa, após a aula dada pela professora de Ciências.

Textos produzidos pelos estudantes antes da aula sobre solo

ANEXOS D

Observação.

De maneira geral, e as atividades desenvolvidas pela pesquisadora tiveram a mesma sequência.

A primeira, segunda e terceira etapas são relacionadas ao gênero textual obra pictórica:  Primeira etapa de coleta de dados: antes da professora de Ciências explicar o texto e associá-lo ao conteúdo “Solo”, a pesquisadora projetou durante a aula de Língua Portuguesa a obra pictórica do pintor Jean-François Millet (1857), intitulada “As Respigadoras”, cuja obra pictórica está na abertura do capítulo 10 “O solo: piso, pátria, pão” do livro didático do 6º Ano do Ensino Fundamental “Ciências” de Barros e Paulino (2015). A professora pesquisadora, na aula de Língua Portuguesa, solicitou aos estudantes que fizessem a leitura e a análise da obra pictórica e que expressassem seus conhecimentos por meio de um texto escrito (gênero escolar). A intenção dessa produção textual foi averiguar o conhecimento prévio dos estudantes.

Segunda etapa de coleta de dados: na aula de Ciências, foram feitas observações, anotações, fotos, gravações pela pesquisadora, de como a professora de Ciências trabalhou a leitura da obra pictórica com os estudantes e como ela relacionou a obra ao conteúdo a ser visto: “Solo”.

Terceira etapa de coleta de dados: a pesquisadora projetou novamente a obra pictórica de Millet e solicitou aos estudantes que a apreciassem e a lessem novamente, agora com um novo olhar, ou seja, além do seu conhecimento prévio, o conhecimento adquirido durante a aula de Ciências, e que expusessem esse conhecimento por meio de um texto do gênero escolar.

O mesmo procedimento foi realizado com o texto do gênero gráfico nas quarta, quinta

e sexta etapas.

Faz-se necessário evidenciar que, tanto na etapa 2 quanto na etapa 5, as gravações e degravações obtidas foram utilizadas apenas para fundamentar as discussões acerca das análises dos textos produzidos.