• Nenhum resultado encontrado

International Organization for Standardization – ISO 14031

A Norma ISO 14031 - Environmental Management – Environmental Performance

Evaluation – Guidelines, publicada em novembro de 1999, foi desenvolvida pelo Conselho

Técnico da ISO que, verificando a necessidade de criação de ferramentas que pudessem identificar e avaliar os impactos ambientais, principalmente das grandes empresas poluidoras dos países desenvolvidos, encarregou o Comitê Técnico TC 207 da ISO, coordenado pelo Canadá, por meio do seu Subcomitê SC 04, coordenado pelo EUA, da elaboração das normas do conjunto ISO 14000 referentes à Avaliação de Desempenho Ambiental.

Em vigor na Europa desde 1999, foi traduzida e aprovada pela ABNT em 2004, compondo a NBR ISO 14031:2004 - Gestão ambiental - avaliação de desempenho ambiental – diretrizes. A Norma traz diretrizes para identificação e seleção de indicadores ambientais, bem como procedimentos para o planejamento e execução da avaliação de desempenho ambiental de empresas, com critérios pré-estabelecidos (ABNT, 2004b).

A ISO 14001 é a única norma que possibilita a certificação quando devidamente seguida. As demais pertencentes à série ISO 14000 são diretrizes que possibilitam um melhor gerenciamento ambiental pela proposição de metodologias a serem seguidas. No entanto, a ISO 14031 pode ser um apoio para a certificação ISO 14001, gerando grandes benefícios em organizações com ou sem sistema de gestão ambiental implantado.

Em sua introdução, a ISO 14031 afirma que: “várias organizações estão procurando

caminhos para entender, demonstrar e melhorar seu desempenho ambiental. Isto pode ser obtido através da gestão efetiva dos componentes de suas atividades, produtos e serviços que podem impactar significativamente o meio ambiente”

Avaliação de desempenho ambiental, de acordo com a Norma ISO 14031 é definida como “um processo interno e um instrumento de gestão destinada a suprir o gerenciamento

com informações confiáveis mensuráveis (auditáveis), em base contínua, e ou critérios estabelecidos, para determinar se o desempenho ambiental de uma organização está atingindo os critérios estabelecidos pelo seu gerenciamento”.

A ISO 14031 foi desenvolvida para ser utilizada em qualquer organização, independentemente de seu tipo, localização e complexidade, e sua finalidade básica é auxiliar a melhorar o desempenho ambiental, em seu sentido mais amplo, fornecendo informações sobre os cumprimentos das metas, objetivos e políticas ambientais. A sua aplicação facilita a obtenção da melhoria contínua da qualidade ambiental, auxilia a reduzir os impactos ambientais, ajuda a comunicar os resultados do desempenho ambiental, e a identificar formas para prevenir poluição ou degradação (DE JORGE, 2001).

A Norma sugere a utilização do modelo de gestão PDCA ou Círculo da Qualidade. A Figura 4.1 apresenta um fluxograma das atividades envolvidas no sistema para avaliar o desempenho ambiental proposto pela Norma ISO 14031.

Figura 4.1 - Processo de avaliação de desempenho ambiental (ADA).

Fonte: Norma NBR ISO 14031: 2004.

É apresentado a seguir um breve descritivo destas etapas, conforme as diretrizes da ISO 14031.

a) Planejamento da ADA

O planejamento é a primeira etapa da ADA e contempla todas as considerações gerenciais, estruturais e culturais da empresa, tais como recursos financeiros, físicos e

“Plan” (PLANEJAR)

PLANEJAMENTO DA ADA

- considerações gerenciais;

- selecionar os indicadores de desempenho ambiental

“Do” (EXECUTAR)

AVALIANDO O DESEMPENHO AMBIENTAL

“Check” and “Act” (VERIFICAR E AGIR) REVISANDO E APRIMORANDO o processo de Avaliação de desempenho Ambiental

DADOS INFORMAÇÕES RESULTADOS INTERNO (funcionários e fornecedores) EXTERNO (partes interessadas) Fonte dos dados

Análise dos dados, considerações e técnicas Critérios de desempenho ambiental por comparação SAÍDAS ENTRADAS

Coleta dos dados

Análise e tratamento dos dados Avaliação das informações Relatório e divulgação dos resultados

humanos, aspectos administrativos, operacionais e legais, estratégias, política ambiental, e as partes interessadas envolvidas (acionistas, clientes etc.).

Nesta etapa também são selecionados os Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA)18 que podem ser definidos a partir das condições ambientais locais e regionais, dos aspectos ambientais significativos, das opiniões das partes envolvidas, dos requisitos legais, e das metas e objetivos ambientais da organização. Quanto mais criteriosa a seleção dos indicadores e dos critérios de sua avaliação, mais relevantes serão os resultados obtidos quanto ao nível da eficiência do tratamento às questões ambientais realizadas pela empresa.

A ISO 14031 define e discute detalhadamente dois tipos básicos de indicadores que podem ser usados para dar suporte à gestão ambiental: Indicadores de Condição Ambiental (Environmental Condition Indicator – ECI) e Indicadores de Desempenho Ambiental (Environmental Performance Indicators – EPI), sendo subdivido em Indicadores de Desempenho de Gestão (Management Performance Indicators – MPI) e Indicadores de Desempenho Operacional (Operational Performance Indicator - OPI).

Os IDAs operacionais estão relacionados aos insumos, recursos e poluentes envolvidos nos processos produtivos, tais como consumo de energia, água, gás, matéria- prima, geração de resíduos sólidos, efluentes e emissões de poluentes, entre outros. Os IDAs de gestão fornecem informações relativas a todos os procedimentos de gestão da empresa, podendo influenciar positiva ou negativamente no seu desempenho ambiental, tais como a eficiência e abrangência dos programas ambientais, conformidade legal, o alcance dos objetivos, metas e políticas da organização.

O tipo, o número e o peso (ou valor) de indicadores ambientais selecionados devem refletir as condições ambientais, as metas e objetivos empresarias, bem como a natureza e a escala das operações da organização.

b) Execução da ADA

Com a definição prévia dos indicadores ambientais a serem estudados e dos aspectos organizacionais e gerenciais da organização, o próximo passo para o processo da ADA é a coleta, análise e tratamento dos dados; avaliação das informações obtidas e divulgação do desempenho ambiental para partes interessadas.

____________

18

Indicadores de Desempenho Ambiental em inglês, são denominados Environmental Performance Indicators

A coleta de dados para compor os indicadores deve ser realizada de forma sistemática, a partir de fontes apropriadas para garantir sua confiabilidade e com uma freqüência adequada às finalidades do estudo, podendo ser obtidas de fontes diversas, tais como: relatórios de vistorias, de órgãos fiscalizadores, auditorias e estudos científicos; monitoramento e medição; registros financeiros, contábeis e operacionais; registros de inventário e produção; entrevistas e manifestações das partes envolvidas ou interessadas.

É nesta fase que todos os dados referentes à geração de impactos ambientais significativos são levantados, avaliando os produtos e os processos, e as atividades da organização.

Após coleta dos dados, estes são analisados com base nas normas, padrões, especificações e regulamentos, podendo ainda ser separados em famílias e analisados separadamente, realizando comparações, médias, correlações etc.

Utilizar estatística descritiva básica ou analisar os dados graficamente contribui para a extração da informação dos dados básicos. Ferramentas úteis para análise de dados incluem: histogramas, gráficos de dispersão, planilhas de controle, análise de capacidade do processo (PUTNAM, 2002).

Os dados devem ser interpretados e avaliados no sentido de identificar os aspectos ambientais críticos; comparar a política ambiental proposta, às metas e objetivos ambientais; averiguar os progressos e deficiências relacionadas ao desempenho ambiental da empresa.

O relato e a divulgação das informações devem ser realizados aos níveis gerenciais, aos acionistas, clientes e a todas as partes interessadas, com o intuito de resolver, manter e aprimorar o desempenho ambiental da organização, tanto no que se refere as atividades administrativas e produtivas, quanto aos aspectos de gestão.

O desempenho ambiental da empresa deve ser comunicado por meios e níveis de detalhamento diferenciados, de acordo com a necessidade dos diferentes grupos de partes interessadas, internos ou externos à empresa.

c) Revisão e aprimoramento da ADA

O processo de ADA em uma organização deve ser submetido a revisões periódicas, buscando identificar novos indicadores, ampliar a análise e avaliação dos dados, aprimorar as metodologias de avaliação, obtendo resultados mais específicos e representativos.

Organizações certificadas pela ISO 14001 têm interesse em identificar avanços que demonstrem uma melhoria contínua e iniciativas de prevenção da poluição. Ambos são

requisitos para a manutenção do certificado (PUTNAM, 2002). Por outro lado, o sistema de gestão ambiental dentro da empresa auxilia bastante na identificação dos aspectos mais frágeis e dos critérios necessários para o aprimoramento destas questões, contribuindo para melhoria da ADA.