• Nenhum resultado encontrado

Quais as intervenções do EEER na prestação de cuidados à pessoa submetida a cirurgia torácica e abdominal alta, na área da RR?

ABREVIATURAS E SIGLAS

SpO 2 Saturação Periférica de Oxigénio

2) Quais as intervenções do EEER na prestação de cuidados à pessoa submetida a cirurgia torácica e abdominal alta, na área da RR?

P: Pessoas submetidas a cirurgia torácica e abdominal alta; C: Pós-operatório;

C: Intervenções do EEER na área da RR.

A pesquisa para a scoping review foi efetuada através das bases de dados MEDLINE® e CINAHL®, acedidas no motor de busca EBSCOhost. Os termos indexados foram determinados através do MeSH2015® e CINAHL Headings® sendo: Nursing Care; Rehabilitation, Pulmonary; Rehabilitation Nursing; Thoracic Surgery; Abdominal Surgery; Postoperative Complications; Pulmonary Complications e Postoperative Pulmonary Complications.

Posteriormente foram combinados com as expressões booleanas e selecionados artigos de cada base de dados que correspondesse aos critérios de inclusão e exclusão definidos: adultos submetidos a cirurgia torácica e/ou abdominal alta, estudos entre 2006 e 2016 e que se reportam aos componentes das PCC.

15

2.4.1. Objetivos gerais e objetivos específicos

O EEER tem a sua prática de cuidados sustentada por domínios e competências, descritos em dois regulamentos aprovados pela OE: Regulamento das Competências Comuns do EE e Regulamento das Competências Específicas do EEER. Advêm de um levado nível de conhecimentos científicos e a sua intervenção visa “promover o diagnóstico precoce e ações preventivas de enfermagem de reabilitação, de forma a assegurar a manutenção das capacidades funcionais dos clientes, prevenir complicações e evitar incapacidades (…)” (OE, 2010a, p. 8658).

Embora este Projeto de Formação esteja direcionado para uma área de intervenção do EEER específica (a RFR), de modo a conseguir desenvolver todas as competências exigidas, comuns do EE e as específicas do Enfermeiro de Reabilitação, estabeleço dois objetivos gerais:

1) Desenvolver competências específicas do EEER na área de RFR à pessoa submetida a cirurgia torácica e abdominal alta, no período pós-operatório, em contexto hospitalar.

2) Desenvolver competências específicas que permitam a atuação do EEER na otimização e/ou maximização das capacidades funcionais respiratória sensório-motora e de eliminação, em contexto da comunidade.

Enunciei doze objetivos específicos, que representam os passos necessários para alcançar os objetivos gerais supramencionados. Para tal efetuei um levantamento das atividades necessárias à sua concretização, que nesta ótica permitem refletir sobre o impacto das minhas intervenções na saúde e capacitação para o autocuidado. Esta informação pode ser acedida no Apêndice Nº 3, planeamento das atividades. O esquema temporal do caminho da aprendizagem encontra-se no Apêndice Nº 4, cronograma.

De realçar que os objetivos específicos que se prendem com a intervenção à pessoa submetida a cirurgia torácica e abdominal alta as atividades propostas estão descritas apenas no âmbito da cirurgia torácica sem prejuízo para o processo de aprendizagem e cumprimento dos objetivos propostos, uma vez que de acordo com a revisão crítica da literatura a intervenção do EEER na área da RR assume em ambas

16

as cirurgias os mesmos propósitos. Este facto deve-se ao serviço escolhido para o Estágio não abranger as cirurgias abdominais altas.

Os objetivos específicos foram numerados de 1 a 12 e estão categorizados de acordo com os domínios das unidades de competências comuns do EE. Em cada um dos domínios foram inseridas as competências específicas do EEER. Passo seguidamente à apresentação dos objetivos específicos com justificação da categorização.

Objetivos específicos:

1º. Prestar cuidados de ER de acordo com os princípios éticos, centrados na pessoa e sua família;

2º. Identificar as intervenções do EEER à pessoa submetida a cirurgia torácica e abdominal alta, na prevenção de CPP;

3º. Identificar as intervenções do EEER à pessoa com défice de funções ao nível motor, sensorial e de eliminação, na redução do risco associado às mesmas. Considerei que se encontravam inseridos nos domínios da Responsabilidade Ética e Legal e da Melhoria da Qualidade. Inclui a competência específica para o EEER J1. Cuida de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, em todos os contextos da prática de cuidados, uma vez que a capacidade de utilização das habilidades de tomada de decisão ética e deontológica, assim como uma prática profissional num ambiente terapêutico de qualidade, são transversais à conceção, implementação e avaliação dos programas especializados de ER, tal como é definido na competência J1.

Saliento que o domínio da Responsabilidade Ética e Legal é transversal a todas as atividades identificadas para cada um dos objetivos específicos.

Objetivos específicos:

4º. Planear intervenções de ER na prevenção de CPP da cirurgia torácica e abdominal alta, através da RFR;

5º. Planear intervenções de ER para redução do risco de défice das funções motoras, sensoriais e de eliminação;

6º. Conceber planos de intervenção com o propósito de cuidados de enfermagem especializados em ER, específicos de promoção de autocuidado à pessoa e ao cuidador.

17

O desenvolvimento e implementação das intervenções autónomas e pluridisciplinares, objetivadas na competência J2, necessita inteiramente da garantia da qualidade e segurança das tarefas delegadas. Deste modo nestes objetivos específicos associei à competência J2 a unidade de competência que se prende com a otimização da articulação com a equipa multidisciplinar (C1) do domínio da Gestão dos Cuidados.

Objetivos específicos:

7º. Intervir como EEER promovendo o autocuidado, maximizando a capacidade funcional da pessoa submetida a cirurgia torácica e abdominal alta, no contexto hospitalar;

8º. Intervir como EEER promovendo a autocuidado, maximizando a capacidade funcional da pessoa com défice de funções ao nível motor, sensorial e de eliminação, no contexto comunitário;

9º. Intervir como EEER na prevenção e tratamento de CPP da cirurgia torácica e abdominal alta, através da RFR;

10º. Intervir como EEER na redução do risco de défice das funções motoras, sensoriais e de eliminação.

A capacidade de adaptação da liderança para promoção da qualidade dos cuidados integra-se no estabelecimento de um programa de maximização das capacidades funcionais da pessoa. Assim os seguintes objetivos específicos relacionam a unidade de competência C2, do domínio da Gestão de Cuidados, com a competência do EEER J3. Maximiza a funcionalidade desenvolvendo as capacidades da pessoa.

Objetivos específicos:

11º. Aprofundar os conhecimentos e competências inerentes à área de RR sobre RFR, para intervenção à pessoa submetida a cirurgia torácica e abdominal alta; 12º. Aprofundar os conhecimentos e competências inerentes às áreas respiratória,

sensorial, motora, cognitiva e de eliminação, para elaboração de programas de reeducação funcional.

Por último o domínio do Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais exige ao EE um elevado nível de conhecimentos científicos e éticos relacionados com a individualidade da pessoa alvo de cuidados, tal como o que é pretendido pela identificação destes dois objetivos específicos.

18

Os objetivos e as atividades definidas irão suportar uma prática refletida durante o Estágio que será posteriormente avaliada e demonstrada no Relatório final.

2.4.2. Fundamentação da escolha dos locais de Estágio

A possibilidade de desenvolver o Estágio em dois contextos completamente distintos permite aumentar os conhecimentos técnico-científicos e desenvolver todas as competências do EEER, não ficando limitada à problemática levantada.

A seleção dos locais de Estágio teve inicialmente por base as disponibilidades facultadas e, concomitantemente, a temática escolhida e os objetivos identificados. Procedi posteriormente à avaliação concreta dos locais, através de entrevista formal aos Enfermeiros orientadores da ECCI Oeiras Ocidental UCC Cuidar + e Cirurgia Torácica do HPV, nos dias 9 e 16 de maio de 2016, respetivamente. Considerei que ambos iam de encontro ao que pretendo com este Projeto de Formação. Os guiões das entrevistas estão disponíveis no Apêndice Nº 4.

Em ambos existem EEER que são dotados de competências que os tornam peritos, sendo elementos de referência dentro da equipa multidisciplinar.

Ainda pela diversidade das experiências que serão proporcionadas nos dois campos, os objetivos definidos tornam-se potencialmente exequíveis. O primeiro campo irá permitir-me atingir o primeiro objetivo geral, que se prende essencialmente com a temática do Projeto de Formação. No contexto da integração em uma ECCI permitirá alcançar o segundo objetivo. A intervenção da comunidade destaca-se pela capacidade de iniciativa, gestão, planeamento e seleção de recursos para os cuidados à pessoa em estreita articulação com o cuidador informal/família. Pessoalmente torna- se um campo de estágio motivador por nunca ter desempenhado funções em UCC.

19