• Nenhum resultado encontrado

Levantamento de interesses e necessidades dos professores e elaboração da

3. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

3.3 Levantamento de interesses e necessidades dos professores e elaboração da

Constituído o Projeto Diálogos sobre o Ensino de Ciências Naturais, com quatro pesquisadores e três professores foi realizado, naquele mesmo dia (09/02/2011) o levantamento das necessidades dos professores e a identificação de afinidades e interesses com o tema do presente trabalho (atividades práticas no ensino de ciências).

Assim, foi solicitado, inicialmente, que os professores expusessem as dificuldades que enfrentavam em seu dia a dia de trabalho.

Entre as dificuldades citadas, destacamos:

- O conteúdo programático definido pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo, através das apostilas intituladas “Caderno do Aluno” é extenso e difícil de ser cumprido no tempo determinado pelo calendário oficial;

- Sobre a Proposta Curricular, ainda apontaram as seguintes lacunas: ausência de explicações teóricas, perguntas excessivamente abertas, falta de seqüência nas atividades propostas, etc;

- Carga horária para as disciplinas de Química, Física e Biologia é reduzida (duas aulas de 50 minutos por semana) de forma que o trabalho pedagógico com os alunos fica prejudicado;

-Abordagem superficial dos conteúdos, conseqüência das dificuldades anteriores;

- O caráter abstrato dos conteúdos e a necessidade de promover maior interesse dos alunos pelos estudos;

- Falta de equipamentos na escola que facilitem o trabalho com metodologias alternativas à lousa e o giz;

- Dificuldades em trabalhar com atividades práticas; - A indisciplina dos alunos.

O levantamento nos motivou a questionar, primeiramente, os possíveis efeitos que as políticas públicas (“o „Caderno‟, as „avaliações externas‟, o „bônus”, etc) tem no trabalho e no desenvolvimento profissional de professores, e a importância de mapear e discutir essas questões em nossos levantamentos.

A proposta curricular vigente, por exemplo, não deixa espaço para as decisões dos professores, de modo que não fica claro o que a Secretaria da Educação espera de reuniões de planejamento anual semelhantes àquela em que estávamos participando no momento. As professoras relataram que o mais comum nessas reuniões era os professores combinarem alguma alteração na ordem dos tópicos e atividades, a fim de facilitar a aprendizagem dos alunos.

A partir das dificuldades apontadas pelos professores e, portanto, por interesse compartilhado de pesquisadores e professores, o trabalho colaborativo que então se desenvolveu caracterizou-se por dois focos principais:

(a) o estudo permanente de possibilidades para a implementação do ensino prático;

(b) a abordagem calcada na discussão de determinados conteúdos e situações de aprendizagem propostas pelo currículo oficial do Estado de São Paulo através dos cadernos do aluno.

Ainda por negociação com os professores ficou determinado que as reuniões do grupo se dessem quinzenalmente, nos horários de ATPC.

É válido ressaltar que os pesquisadores passaram, a partir daí, a participar dos vários eventos da escola (confraternizações, reuniões de planejamento semestral, reuniões em conjunto com os professores de outras áreas, reunião de avaliação escolar, etc), de forma que foi possível adentrar e conhecer de maneira mais íntima o contexto em que nosso grupo de estudos foi inserido, ação essa que se apóia nos nossos referenciais da área de formação de professores.

Nas reuniões que se seguiram, e que estão listadas na tabela 2, adotou-se a seguinte dinâmica geral:

- Conversa informal: ao chegar à escola, os pesquisadores mantinham com os professores uma conversa informal, momento que ficou caracterizado pela manifestação de desabafos dos professores com relação a situações ocorridas nas escola, problemas com alunos e insatisfação com as políticas públicas. Também relatavam experiências

mais pessoais pelas quais haviam passado nos dias precedentes, dificuldades fora da escola, etc.

Este espaço se constituiu em um importante momento, pois permitiu a manutenção de um clima de confiança e cumplicidade entre os professores e pesquisadores.

- Proposição e realização de atividades práticas que tivessem relação com os temas do currículo: foi adotada uma atitude provocativa a cerca das atividades demonstrativas e experimentais realizadas, em torno das quais surgiram intensas discussões, a partir das quais extraímos os dados.

As atividades práticas para discussão com o grupo foram selecionadas, ora pelos próprios professores que manifestavam interesse ou dificuldade com determinado assunto ou atividade prática, ora pelos pesquisadores, pela necessidade em discutir algum aspecto, metodologia didática ou conceito, a fim de obter maiores informações em relação aos saberes, concepções e dificuldades dos professores frente às atividades práticas. As atividades e discussões realizadas foram sempre pautadas em conceitos, críticas ou equívocos presentes nos Cadernos do Aluno da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

Outras atividades de discussão e estudo foram propostas com base no feedback colhido pelos colaboradores externos em cada etapa do projeto. Essas atividades incluíram, por exemplo, discussões sobre objetivos das atividades práticas, ou sobre características da atividade científica.

No decorrer do presente texto adotamos como convenção o uso da fonte em itálico e entre aspas para representar as transcrições das falas dos professores, assim como letras (PB, PQ, PC e PF) que correspondem aos códigos de identificação dos sujeitos, para preservação de sua identidade. Para identificação dos pesquisadores, utilizamos os termos pesquisadores ou colaboradores externos. Também utilizamos, nas transcrições das falas e dos acontecimentos, frases ou informações complementares entre colchetes. Esses acréscimos foram feitos no intuito de esclarecer e contextualizar as informações que julgamos importante para o leitor.

Tabela 2. Reuniões do Projeto Diálogos sobre o Ensino de Ciências Naturais

Data Atividade

22/11/2010 Primeiro contato com a escola.

23/11/2010 Visita à escola e estabelecimento da parceria pela formação do Projeto Diálogos

sobre o Ensino de Ciências Naturais

09/02/2011 Reunião de planejamento e levantamento dos interesses das professoras PB e PQ.

14/02/2011 Reunião de planejamento e levantamento dos interesses do professor PF. 23/02/2011 Acordo com PB e PQ para a realização do trabalho colaborativo com a História

da Biologia.

16/02/2011 Reativação do laboratório da escola tanto para as reuniões do grupo quanto para as aulas.

Atividades Práticas: Uso de fotos com retícula, Uso do tato para medição da

sensação térmica.

18/03/2011 Visita para o fortalecimento do vinculo com a escola.

23/03/2011 Relato dos professores sobre a utilização do laboratório para as aulas. 30/03/2011 Atividade prática Microscopia celular de tecido vegetal.

Obs: Afastamento do professor PF, por motivo de doença.

01/04/2011 Realização, em sala de aula, de atividade prática de Microscopia celular de

tecido vegetal pela professora PB, com auxílio de um colaborador externo.

13/04/2011 Atividade prática sobre Oxidação de pregos e palha de aço.

11/05/2011 Atividade prática Investigando a relação entre a superfície e o volume por meio

de cálculo matemático.

20/05/2011 Entrevista gravada e transcrita com a professora PB sobre os critérios de escolha do livro didático.

25/05/2011 Atividade prática sobre a Extração do DNA de frutas.

27/05/2011 Entrevista gravada e transcrita sobre a visão da professora PB em relação a História da Biologia nos livros e materiais didáticos.

08/06/2011 Atividade prática sobre Fermentação de Leveduras.

17/06/2011 Entrevista gravada e transcrita sobre as concepções da professora PB em relação à História da Ciência.

29/06/2011 Festa de confraternização e encerramento do primeiro semestre da escola. 27/07/2011 Contato para o reinicio das atividades do Projeto Diálogos sobre o Ensino de

Ciências Naturais.

10/08/2011 Reunião geral com todos os componentes da escola.

24/08/2011 Reunião de planejamento e levantamento das necessidades dos professores 02/09/2011 Reunião de planejamento das aulas de PB a partir de uma abordagem histórica. 06/09/2011 Acompanhamento, por um dos colaboradores externos, de uma aula sobre

Lamarck, solicitado por PB.

06/09/2011 Reunião de planejamento e levantamento das necessidades da professora PQ 09/09/2011 Analise de vídeos com PB sobre a história das pesquisas com o DNA. 14/09/2011 Reunião geral da escola.

05/10/2011 Discussão e apresentação de vídeos para o estudo de forças Intermoleculares. 06/10/2011 Entrevista gravada e transcrita sobre as concepções da professora PB em relação

a História da Biologia e seus saberes sobre essa temática.

11/10/2011 Acompanhamento por um dos colaboradores externos de uma aula em que foram aplicados os conteúdos sobre a história das pesquisas com o DNA, por PB.

11/10/2011 Realização de atividades práticas sobre as forças intermoleculares:

Mistura entre álcool e água, Pressão de vapor exercida pela acetona.

18/10/2011 Acompanhamento de aula sobre o modelo da molécula de DNA, solicitado por PB.

26/10/2011 Discussão sobre as aulas com a abordagem histórica da professora PB. 09/11/2011 Reunião geral da escola.

23/11/2011 Festa de confraternização e encerramento do ano letivo da escola. 13/03/2011 Reunião para Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC)

20/03/2012 Palestra sobre dificuldades de aprendizagem, ministrada por uma psicopedagoga.

10/04/2012 Reunião ATPC acompanhada pelos pesquisadores.

20/04/2012 Visita à escola, para conversar sobre horários que viabilizassem as reuniões do projeto.

04/05/2012 Nova conversa sobre horários para a viabilização das reuniões do projeto. 08/05/2012 Reunião com os professores para realizar atividade de Discussão sobre o papel

das atividades práticas no ensino de ciências.

10/05/2012 Visita à escola, para conversar com a professora PC, recentemente integrada ao Projeto.

22/05/2012 Continuidade da Discussão sobre o papel das atividades práticas no ensino de

ciências.

05/06/2012 Atividade teórica de Discussão sobre “natureza da ciência”.

14/06/2012 Conversa com PQ sobre possibilidades para a emissão de certificados de participação no Projeto Diálogos sobre o Ensino de Ciências.

19/06/2012 Síntese das discussões anteriores sobre “natureza da ciência”.

Teste e discussão da atividade de Cromatografia de folhas vegetais em papel

filtro.

26/06/2012 Discussão sobre os conceitos de previsão, hipótese e experimentação e sua importância para o ensino pratico.

07/08/2012 Atividade prática de Observação de estruturas vegetais em flor de Lírio (Lilium

speciosum).

21/08/2012 Atividade prática Experimento sobre a conservação da massa na reação entre

vinagre e bicarbonato.

18/09/2012 Atividade prática de Dissolução do sal de cozinha (NaCl) e do plástico de copos

descartáveis em água e gasolina.

09/10/2012 Atividade prática: Experimento sobre conservação da massa na reação entre

sulfato de cobre (CuSO4) e hidróxido de sódio (NaOH), com uso de roteiro.

23/10/2012 Atividade prática de Demonstração da variação do volume de uma amostra de

ar em função do aquecimento, com roteiro.

06/11/2012 Visita dos professores e pesquisadores do Projeto ao Jardim Botânico de Bauru.

1.3. Sujeitos da pesquisa: professores participantes do Projeto Diálogos