• Nenhum resultado encontrado

4.2 DILEMAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NAS

4.2.1 Libras e o Bilinguismo nos Cursos de Pedagogia no Paraná

Apresentamos a análise dos dados coletados quanto às instituições que oferecem graduação em Pedagogia no Paraná, presencial ou a distância.

Nas 75 instituições que ofertam o curso de Pedagogia, buscamos as grades e analisamos os componentes curriculares e suas ementas, com o objetivo de encontrarmos a disciplina de Libras.

Analisamos no gráfico D o tipo de instituição que oferece a graduação em Pedagogia:

GRÁFICO D – TIPOS DE INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM O CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DO PARANÁ

Fonte: Guia do estudante Abril; Paraná Vestibular; Cursos de pedagogia – Informações online. Elaboração autora - 2015

Constatamos que a maior parte dos cursos se concentram nas faculdades, seguido pelas unversidades e institutos superiores ou Centros de Ensino Superior. O gráfico conta com dois números, o primeiro é de instituições, seguido de ponto e vírgula, apresentamos então a porcentagem desta oferta. Sendo 52 instituições, ou 69%, das graduações ofertadas em faculdades, 15 instituições, ou 20%, em universidades e 8 instituições, ou 11%, nos Institutos de Ensino Superior ou Centros Universitários.

A divisão nas instituições se dá com base na LDB nº 9.394/96 (BRASIL, 1996), a qual exara que a organização acadêmica pode adotar cinco formatos: Universidades, Centros Universitários, Faculdades Integradas, Faculdades e Institutos ou Escolas Superiores. Trazendo como novidade os Centros Universitários, instituições de ensino pluricelulares que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento e são quase autônomos, como destaca Cunha (2003, pp.53- 54).

O lócus de formação dos professores sempre foi motivo de debate e na década de 1990, com as interferências e interesses do FMI e do Banco Mundial na sociedade brasileira, compreendem e trazem para o país essa ideia de formação restrita às universidades.

No gráfico E, apresentamos as páginas das instituições de ensino que contam com o curso de Pedagogia no Estado do Paraná e de que modo estão ou não ativas.

GRÁFICO E – ANÁLISE DAS PÁGINAS ONLINE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR / CURSO DE PEDAGOGIA

Elaboração da autora – 2015

Ao visitar as páginas das instituições, deparamo-nos com dificuldades relacionadas à manutenção e suprimento dessas. Se um estudante busca conhecer a fundo a instituição, encontrará dificuldades de acesso ao corpo docente e aos conteúdos que irá aprender nas disciplinas ofertadas e dificuldade de acesso às grades ou matrizes curriculares.

Na análise das páginas eletrônicas, como podemos acompanhar no gráfico F, 49 delas, ou 65%, apresentam a matriz curricular (também apresentada nas páginas como grade curricular).

Das 26 instituições restantes, ou 35%, 11% delas não apresentam grade ou matriz curricular e nem mesmo ementa na página para que o estudante possa fazer

análise ou comparativo; 1% das instituições oferece o link para matriz e ementa, mas não dá acesso real a elas; 3% destacam que tal informação deve ser consultada através de contato por telefone; 9% das páginas estão inacessíveis ou desabilitadas; e 11% oferecem a grade ou matriz curricular e ementa na página de apresentação dos cursos.

Ao depararmos-nos com a realidade dessas páginas, encaminhamos e-mails pelo do instrumento ‘fale conosco’ (quando disponível), bem como para ouvidorias naquelas cujo instrumento não estava acessível. Os resultados podem ser acompanhados no gráfico F.

GRÁFICO F – RETORNO DAS INSTITUIÇÕES QUANTO À SOLICITAÇÃO DE EMENTA POR E-MAIL

Elaboração da autora - 2015

É possível observar que e-mails não retornaram na mesma intensidade com que foram encaminhadas as solicitações: 67% dos contatos da pesquisadora não tiveram resposta das instituições; 7% dos contatos retornaram como erro de envio ou contato inacessível (erro de acesso); 5% disponibilizaram a ementa por meio do

e-mail de resposta à solicitação da pesquisadora. Juntando esse percentual ao de 11% das instituições em cujas páginas online já constava a grade curricular, obtemos um total de 16% instituições, o que se refere a 22 das 75 instituições pesquisadas.

Nas demais instituições, encontramos problemas no acesso online e, ao fazer contato por telefone, fomos orientados a acessar a página que nos levou à resposta automática, ou seja, retorno ao ponto de partida, sem superação da primeira barreira encontrada.

Por telefone, o acesso foi inviável, pois as secretarias nem sempre apresentam condições de informar o necessário e indicam o uso das páginas de apresentação124.

Encontramos uma instituição que ofereceu a ementa à pesquisadora pelo valor de ‘quinze reais’. Nos deparamos com o desinteresse em fornecer dados claros referentes aos componentes curriculares e ementas125.

Como o objetivo da pesquisa era saber da presença de Libras ou outras disciplinas que abordassem bilinguismo ou educação bilíngue na formação do professor, concentramos nossos esforços para tal, o resultado possibilitou organizar o material que consta no Gráfico G.

124 O fetiche da mercadoria, as instituições trabalham como linhas de produção, onde cada setor tem

responsabilidade por fragmentos do trabalho. Essa realidade dificulta que tenhamos acesso qualitativo como pesquisadores, mas que poderia ser facilmente resolvido se efetivássemos matrícula na instituição.

125 Trata-se o empenho do capitalista em preservar a sua mercadoria e somente trocá-la por

determinado valor (MARX, 2013; MARX e ENGELS, 2008), porque a partir do interesse da pesquisadora em acessar a ementa, a instituição encaminhou e-mail com o valor da mercadoria.

GRÁFICO G – COMO A LIBRAS ESTÁ REPRESENTADA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

Elaboração da autora - 2015

No gráfico apresentamos a disciplina de Libras nas matrizes e ementas do curso de Pedagogia e destacamos que o número de instituições está em acordo com a devolutiva e disponibilização de grades curriculares e ementas, portanto conta com 22 instituições.

A Libras é apresentada como disciplina integrante a um núcleo de formação, mas não encontramos outras disciplinas relacionadas à educação de surdos no curso de Pedagogia.

Para que possamos compreender melhor como a Libras está apresentada na matriz curricular das instituições, apresentamos, além do gráfico H, a tabela que segue.

TABELA 1 – COMO A LIBRAS APARECE NA MATRIZ CURRICULAR DA INSTITUIÇÃO:

Como a Libras é apresentada Quantidade Porcentagem

Junto à educação especial ou inclusiva 6 27% Não é apresentada na matriz curricular 5 23%

Educação inclusiva 3 14%

Educação bilíngue para surdos 2 9%

Psicologia Fundamentos teóricos Fundamentos da metodologia

Fundamentos teóricos e metodológicos da educação inclusiva Noções de Língua brasileira de sinais

Multiculturalismo e diversidade 1 1 1 1 1 1 7% Total 22 100% Organização da autora – 2017.

Destacamos que após a política de oficialização e regulamentação da Libras, a disciplina passa a ser obrigatória na formação de professores, portanto não pode estar alheia à matriz curricular das instituições. Como podemos observar na tabela 1, em 6 das 22 grades curriculares, a Libras está associada à educação especial ou educação inclusiva; há 5 grades curriculares que não apresentam Libras; em 3 é apresentada como parte da educação inclusiva; em 2 grades curriculares ela está inserida como educação bilíngue para surdos; e nas demais, que somam 6 grades curriculares, a Libras está inserida entre outras disciplinas e uma leva o nome de noções de língua brasileira de sinais.

Buscamos compreender de que modo a Libras é apresentada nas ementas ou matrizes curriculares a partir do Gráfico H, que trata da terminologia utilizada para apresentação da Libras.

GRÁFICO H – APRESENTAÇÃO DA LIBRAS NAS MATRIZES OU EMENTAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Elaboração da autora – 2015

Retomamos os estudos das políticas na seção anterior, onde destacamos que no ano de 1993 a Feneis criou o Grupo de Pesquisa de Libras e Cultura Surda, consolidando pesquisas linguísticas, e a partir do qual a sigla Libras é votada e aprovada, por entendê-la em sua completude. Mas em 1960, Willian Stokoe, linguista americano, comprovou a complexidade das línguas de sinais e afirmou que essas atendem os requisitos necessários para ser reconhecida como Língua.

Nos países onde a língua de sinais faz parte da formação social, como Suécia, Finlândia e Estados Unidos, chamar as línguas sinalizadas de ‘linguagem’ indica desconhecimento ou preconceito. Nas instituições de ensino superior brasileiras, não se pode justificar o uso de termos superados. Entendemos como um retrocesso encontrar 5% de instituições (de ensino superior) que ainda fazem uso do termo ‘linguagem de sinais’.

Quanto à carga horária em que a disciplina de Libras é ofertada, acompanhamos o Gráfico I.

GRÁFICO I – CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NAS INSTITUIÇÕES

Elaboração da autora – 2015

A maior parte das instituições, 35%, não apresenta na matriz o número de horas da disciplina, ou apresenta em meio à carga horária geral, o que omite a realidade que deveria evidenciar. Dados: 12% oferece cargas de 40 horas; 8%, carga horária de 36 horas; 7% oferece 60 horas; outros 7% oferece 80 horas; 5% oferece carga horária de 68 horas; 4% oferece 72 horas; 3% oferece disciplinas com 40 horas, destacando que são horas teóricas sobre a Libras; 3% oferece 54 horas; 3% oferece 70 horas; e outros 3% oferece 108 horas.

Das instituições que representam 1% cada uma, destacam-se cargas horárias de 36 horas teóricas, 43 horas, 60 horas teóricas, 66 horas, 72 horas teóricas e 75 horas, 80 horas teóricas, 100 horas e 120 horas.

Tratando-se de uma disciplina em que o objetivo primeiro é desenvolvimento linguístico em uma modalidade visuoespacial, oferecê-la na matriz curricular como disciplina teórica (como fazem algumas instituições) não é suficiente. Como destaca Kosik (1976), o fenômeno revela a essência e a esconde, o mesmo pode acontecer

quando encontramos apenas a carga horária, mas sem especificação se é teórica ou prática. De todo modo, o número de horas é insignificante se considerarmos que se trata de aprendizagem de segunda língua.

Abordamos a seguir as devolutivas dos e-mails encaminhados com solicitação de ementas e matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia e destacamos como essas ementas estão organizadas.

4.3 ANÁLISE DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA GRADE CURRICULAR DO