• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 Análise, Limitações, Direções, Conclusões e Recomendações

5.4 Limitações do Trabalho

Foram constatadas algumas limitações no decorrer do estudo, tais como:

x Por ser um estudo recente no Brasil, poucos livros sobre a ginástica laboral foram encontrados, tanto no acervo da biblioteca central do campus universitário da UFRN, como nas livrarias locais;

x Encontrar uma empresa para desenvolver a pesquisa de campo, pois, poucas empresas desenvolvem o Programa de Ginástica Laboral no Estado do Rio Grande do Norte;

x Falta de tempo de alguns funcionários para responder o questionário no local de trabalho e na presença do pesquisador;

x Dificuldade de alguns funcionários de interpretar algumas perguntas e relembrar situações ocorridas no início do Programa.

x Alguns funcionários deixaram de responder o questionário por motivo de viagem a serviço no período da aplicação do instrumento;

5.5 Direções de Pesquisa

A partir do estudo realizado e de alguns reflexões sobre a realidade observada, pode-se sugerir para outras pesquisas acadêmicas:

- Investigar se existe diferença nos efeitos da ginástica laboral nos funcionários que trabalham no escritório e em funcionários que desenvolvem suas atividades no campo.

- Implantar e avaliar um Programa de Ginástica Laboral em outras empresas e instituições de ensino (UFRN), como forma preventiva às doenças ocupacionais como LER/DORT;

5.6 Recomendações

Com base nos resultados desta pesquisa, faz-se as seguintes recomendações:

Aos dirigentes da COSERN, que os aspectos escala de serviço e posto de trabalho, avaliado pelos respondentes na pesquisa, como adequados para a operacionalização do Programa de Ginástica Laboral, continuem sendo, cada vez mais adequados, para a continuidade dos resultados alcançados pelo Programa.

Aos dirigentes que coordenam o Programa de Ginástica Laboral, nesta empresa, dar continuidade à realização de avaliação de forma sistemática deste programa, pelos seus participantes, e, sempre que necessário, reestrutura-lo no sentido de não diminuir a motivação dos mesmos, garantindo a continuidade e participação ativa de todos. Inclusive, realizar uma avaliação dos fatores ergonômicos, nos postos de trabalho, a fim de verificar cada vez mais a adequação dos equipamentos aos usuários.

5.7 Conclusão

A Companhia Energética do Estado do Rio Grande do Norte (COSERN), alvo da presente pesquisa, implantou o Programa de ginástica laboral no ano de 2001 com a finalidade de prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo e outras doenças ocupacionais, pois, a empresa contava com um pequeno número de afastamentos médicos ou absenteísmo ao trabalho por estas queixas. Como resultado imediato da implantação da ginástica laboral nesta empresa verifica-se uma redução de queixas osteartulares como lombalgias que ficou

em 25,4% no ano de 2002 (ano da implantação) contra 32,4% em 2001.(Dados fornecidos pelo Departamento de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho - RSM, 2003)

As análises estatísticas realizadas permitiram responder positivamente à questão principal deste estudo, isto é, analisar se o programa de ginástica laboral desenvolvido durante o período de dois anos, na Empresa Distribuidora de Energia Elétrica do Estado do Rio Grande do Norte (COSERN), influencia no desempenho funcional dos funcionários bem como nas mudanças pessoais dos hábitos de vida.

Enfim pose-se concluir que, desenvolver um programa de Ginástica Laboral na empresa é perceber que um todo é feito de partes, as quais se interagem para uma construção do sucesso. É tomar parte na construção de uma sociedade mais justa e igualitária onde a preocupação maior seja à busca de uma vida melhor para todos que fazem a empresa e os que dela utiliza.

Referências Bibliográficas

ALVAREZ. Bárbara Regina. Estilo de vida e hábitos de Lazer de trabalhadores, após 2 anos de aplicação de programa de ginástica laboral e saúde. Tese de doutorado na UFSC. Florianópolis, 2002. Disponível em : http://www.stela.ufsc.br acesso em 19/08/03.

AMERICAN INSTITUTE OF STRESS. Job stress. Disponível em:http://www.stress.org/job.htm. Acesso em: 04/01/2002.

AMORIM, J. et al. Flexibilidad una capacitad global. Stadium, Bueno Aires, v.25, n.164, p.24-31, 1991.

BLAIR, Steven, N., BRILL, Patricia A. e BARLOW, Carolyn E. Physical Activity and Disease Prevention. Toward active living: proceedings of the International Conference on Physical Activity, Fitness, and Health. Toronto, 1992.

BARBETTA, Pedro A Estatística aplicada às ciências sociais.3 ed. Florianópolis: Ed. da USFC, 1999.

BARCELOS, R.C. Acompanhamento de um programa de exercícios laborais nos funcionários do SENAI do Departamento Regional de Santa Catarina: um estudo de caso. Monografia de conclusão de curso. CEFID/UDESC. Florianópolis, 2000.

BARROS, M. V. G. Atividade física e lazer e outros comportamentos relacionados à saúde dos trabalhadores da indústria no estado de Santa Catarina, Brasil. Dissertação de mestrado em Educação Física. UFSC, 1999.

BISPO, Patrícia. Ginástica laboral: uma atitude saudável. Disponível em: http//:www.rh.com.br. Acesso em 15/10/2003.

BISPO, Patrícia. Alcoa incentiva qualidade de vida.Disponível em http//: www.rh.com.br. Acesso em 15/10/2003.

CAÑETE, Ingrid. Humanização: desafio da empresa moderna – a ginástica laboral como um caminho. Porto Alegre: Artes e Ofício. 1996.

COUTO, Hudson A Ergonomia aplicada ao trabalho: manual técnico da máquina humana. Belo Horizonte. Ergo, 1995.

GEBHARDT, Deborah L e CRUMP, Carolyn E. Employee fitness and wellness programs in the workplace. American Psychological Association, Inc. 0003 – 066X/90. Vol. 45, Nº2, 262-272.

CRUZ, R.M. Psicodiagnóstico de síndromes dolorosas crônicas relacionadas ao trabalho. Tese de Doutorado. Florianöpolis – SC, 2001. (p.29-211)

DIAS, M.F.M. Ginástica Laboral.Revista Proteção, 29, 124-125, 1994.

DUL, J., WEEDMEESTER, B. Ergonomia prática. Tradução Itiro Iida. São Paulo, Editora, Edgar Blücher Ltda, 1995.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. . São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda. 3ª reimpressão, 1995.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989. GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 2ed. São Paulo: Atlas, 1993.

GONÇALVES, Cristina Faria Fidelis, FIDELIS, José Aparecido. Ergonomia e qualidade da escola pública. Editora UEL, Londrina, 1998.

GRANDJEAN, Etienne. Manual da Ergonomia. Adaptando o trabalho ao Homem. Trad. João Pedro Stein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HAIR, Joseph F. Jr. E., TATHAM, Ronald L. e BLACK, William C. Multivariate data analysis. New Jersey: Upper Saddle River, 1998.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA Censo 2000. Disponível em www. Ibge.gov.br. Acesso em 18/04/2003.

IBGE. Pesquisa sobre padrão de vida. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/imprensa/notícias.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle da qualidade total: à maneira japonesa.Tradução: Liliana Torres. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

FIELDING, Jonathan E e KNIGHT, Kevin K. Cost-benefit analysis of workplace active living programs: the employer perspective. Toward active living: proceedings of the International Conference on Physical Activity, Fitness, and Health. Toronto, 1992

LAVILLE, Antonie. Ergonomia: tradução: Márcia Maria Neves Teixeira. São Paulo, EPU, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.

LONGEN, Willians Cassiano. Ginástica Laboral na Prevenção de LER/DORT?Um estudo reflexivo em uma linha de produção. Dissertação de Mestrado na USFC. Florianópolis, 2003. Disponível em http://www.stela.usfc.br> acesso em 26/08/03.

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACIEL, Jorge Luís de Lima. Proposta de um modelo de integração da gestão da segurança e saúde ocupacional à gestão da qualidade total. Dissertação de mestrado na UFSC. Florianópolis, 2001. Disponível em:< http://www.stela.ufsc.br > acesso em 19/08/03.

MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho, São Paulo: Atlas, 39 aEdição, 1998, 584 p.

MARTINS, Gilberto de Andrade e LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso.São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, Caroline de Oliveira. Efeitos da ginástica laboral em servidores da reitoria da UFSC. Dissertação de mestrado na UFSC. Florianópolis 2000. Disponível em: < http://www.stela.ufsc.br> acesso em 19/08/03.

MARTINS, Caroline de Oliveira. Ginástica laboral: no escritório. Jundiaí, SP: Fontoura, 2001.

MARTINS, Caroline de Oliveira. Programas de promoção da saúde do trabalhador: exemplos de sucesso. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano.V.5, número 1. p.85-90.

MENEZES, Estera MuszKat e SILVA, Edna Lúcia. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação UFSC/PPGRP/LED. 3 edição revisada e atualizada. Florianópolis, 2001.

COX, Michael H e MILES, Daniel S. Workplace active living and total quality management: a paradigm for a new corporate culture. Toward active living: proceedings of the International Conference on Physical Activity, Fitness, and Health.. Toronto, 1992 MILITÃO, Angeliete Garcez. A influência da ginástica laboral para a saúde dos trabalhadores e sua relação com os profissionais que a orientam. Dissertação de mestrado na UFSC, Florianópolis, 2002. Disponível em: < http://www.stela.ufsc.br> acesso em19/08/03.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças crônico – degenerativas: evolução e tendências atuais. Caderno I. Esplanada dos Ministérios. Brasília/DF, 1988.

MONTGOMERY, Douglas C. & PECK Elizabeth A Introduction to linear regression analysis.2 ed. New York: John Wiley e Sons, 1992.527 p. Bibliografia: 507-522. IBSN: O- 471 – 53387 – 4.

NAHAS, M.V. Atividades físicas, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiogrf, 2001. NASCIMENTO, Nivalda Marques do e SANCHES, Roberta de Azevedo. Fisioterapia nas empresas: saúde x trabalho.Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2000.

OMS – Organización Mundial de la Salud. Organización Panamericana de la Salud. Las conciciones de salud en las américas. Washington, v.1 p.415 - 417, 1994.

ORSELLI, Osny Telles. Saúde e segurança ocupacional: o que deve mudar no pensamento dos empresários brasileiros. Artigo publicado; Gazeta Mercantil de SP, Jornal do CIESP, Revista Proteção. Disponível em: www.brasgolden.com.br. Acesso em10/08/2003.

PEREIRA, Erimilson Roberto. Fundamentos de ergonomia e fisioterapia do trabalho.Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2001.

PEREIRA, Alcy Moreira dos Santos. Saúde estimula atividade física.Revista Saúde Pública s/n. São Paulo, 1990.

PIZA, F.T., Conhecendo e Eliminando Riscos no Trabalho. São Paulo: Campanha da indústria para prevenção de acidentes - CNI/SESI/SENAI/IEL, 1998,100 p.

POLITO, Eliane. Ginástica Laboral: teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

PORTO, Fausto Arantes. Benefícios da atividade física - em sua vida diária. Revista Saúde e movimento s/n, São Paulo, 2003.

REALCE GINÁSTICA BRASILEIRA. Disponível em http://www.realce ginastica.com.br Acesso em: 20/08/03.

REVISTA CIPA. Benefícios da ginástica no trabalho. Ano XX-232/São Paulo, 1999. RIZZO, Geraldo Nunes Vieira. Boa noite! Revista Proteção, n76, p.8-14, 1998.

ROSÁRIO DA SILVA, Fernanda. Ergonomia: uma necessidade apenas industrial ou também social?

SANTOS, Andréia Fuentes dos. Análise das condições de trabalho de operadores de caixa de supermercados da cidade de Umuarama. Dissertação de Mestrado na UFSC. Florianópolis, 2002. Disponível em: http://www.stela.usfc.br acesso em 19/08/03

SANTOS, L. M. Benefícios da ginástica laboral e sua influência sobre o índice de absenteísmo.Monografia de conclusão de curso. CEFID/UDESC. Florianópolis, 2000.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. UFSC/PPGED/LED. 3ª edição revisada e atualizada. Florianópolis, 2001.

SILVA, João Martins da. 5S: ambiente da qualidade.Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1994. 160 p.

SLACK, Nigel, HARLARD, Christine, HARRISON, Alan e JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. Revisão técnica: Henrique Corrêa e Irineu Gianesi. São Paulo: Atlas, 1999.

TAVARES, Claúdia Régia Gomes. A ergonomia e suas contribuições para o processo ensino aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN. Dissertação de mestrado na UFSC. Florianópolis, 2002. Disponível em: http://www.stela.usfc.br acesso em 19/08/03.

VIEIRA, Sebastião Ivone. Medicina básica do trabalho. Curitiba: Ed. Gênesis, 1994, v.1 e 2.

WISNER. Alain. A inteligência no Trabalho: textos selecionados de ergonomia. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Ministério do Trabalho. FUNDACENTRO, 1994. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi – 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Anexo I

Questionários

1.1 Questionário dos funcionários

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Engenharia de Produção

Esta Pesquisa tem como objetivo obter dados sobre a percepção dos funcionários administrativos e operacionais de uma empresa de energia elétrica que desenvolve um Programa de Ginástica Laboral em relação ao seu desempenho funcional. Seus resultados serão utilizados para uma Dissertação de Mestrado no PEP/UFRN (Programa de Engenharia e Produção) e não haverá qualquer referência não autorizada à empresa pesquisada. Um relatório executivo dos resultados totais será encaminhado a empresa pesquisada que assim o deseje.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Conceitua-se a GINÁSTICA LABORAL, como a combinação de algumas atividades físicas que tem como característica comum, melhorar, sob o aspecto fisiológico, a condição física do indivíduo em seu trabalho, emprega exercícios de fácil execução que são realizados no próprio local de trabalho que contribuirão para um melhor condicionamento e

desempenho físico, concentração e um melhor posicionamento frente aos postos de trabalho.

Em cada questão, marque com um X o valor numérico que melhor corresponde a sua situação. 1. O regime de escala de serviço adotada

pela empresa possibilita a sua participação

nas aulas de Ginástica Laboral?

Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

2. O posto de trabalho está adequado à

prática da Ginástica Laboral?

Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

2 SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

Assinale com um X a resposta que melhor corresponde a sua realidade: 3. De que maneira ocorreu o seu ingresso

nas aulas de Ginástica Laboral nesta

empresa?

[ ] Por iniciativa própria [ ] Por motivo de saúde [ ] Por insistência dos dirigentes [ ] Por convite da empresa [ ] Pela Influência dos colegas [ ] Outro motivo

4. Você teve resistência para participar das

aulas de Ginástica Laboral?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

5. Você considera que a duração da aula de

Ginástica Laboral atende suas necessidades?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

6. Você sente dificuldade na realização das suas atividades diárias do seu trabalho?

Nunca Raramente Às vezes Com freqüência Sempre Sem Opinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

7. Como você classifica a sua postura corporal adotada na execução das suas

atividades diárias no trabalho?

Muito

Inadequada Poucoadequada Razoavelmente adequada

Adequada Excelente Sem Opinião

3. SOBRE OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL

8. Você acredita que a prática da Ginástica Laboral contribui para a melhoria do seu estado de humor? Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

9. Sua concentração no trabalho aumentou

com a Ginástica Laboral?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

10. Você considera que a Ginástica Laboral contribui para a preservação da sua saúde?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

11. Após a implantação da Ginástica Laboral, o seu relacionamento com os colegas de

trabalho melhorou?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

12. Você sente melhora na flexibilidade do

seu corpo a partir das aulas de Ginástica Laboral?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

13.Você consegue realizar todos os exercícios das aulas de Ginástica Laboral?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

14. Você se sente motivado (a) para os exercícios da Ginástica Laboral?

Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

15. A sua saúde melhorou com a prática da

Ginástica Laboral? Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

16. A Ginástica Laboral despertou em você maiorescuidados para uma alimentação

mais balanceada?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

17. Você sente dificuldade para dormir a

noite?

Nunca Raramente De vez em quando

Quase sempre Sempre Sem Opinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

18. Quantos afastamentos médicos você

teve nos últimos 12 meses?

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Mais de

4. SOBRE O DESEMPENHO FUNCIONAL 19. Na sua opinião as aulas de ginástica laboral melhoram no seu desempenho funcional? Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

20. Se a empresa decidisse suspender as

aulas de Ginástica Laboral você acredita que tal medida poderia piorar a sua disposição no

trabalho? Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

21. Você tem atualmente disposição para

realizar alguma atividade extra - expediente?

Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

22. Você sente atualmente cansaço com

facilidade ao realizar as atividades no trabalho?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

23. Se você sente dores atualmente no corpo marque com um X na figura abaixo na (s) parte (s) correspondentes:

NUCA [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente COTOVELO [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente ANTEBRAÇO [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente PULSO [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente COXA [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente BATATA DA PERNA [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente OMBRO [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente COSTA [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente REGIÃO LOMBAR [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente QUADRIL [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente JOELHO [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente TORNOZELO [ ] Ocasionalmente [ ] Freqüentemente

24. Você participa de outras atividades físicas oferecidas pela empresa?

Nunca Raramente Às vezes Com freqüência Sempre Sem Opinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

25. Você participa das atividades sócio - recreativas extra-empresa em companhia dos

colegas de trabalho?

Nunca Raramente Às vezes Com freqüência Sempre Sem Opinião

26. Você gostaria de realizar outro tipo de atividade física promovida pela empresa?

Certamente Não Provavelmente Não Talvez sim, Talvez Não Provavelmente Sim Certamente Sim Sem Opinião 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

27. Das coisas relacionadas ao lado, o que mudou após você fazer ginástica laboral?

Sua

Alimentação Seu Lazer Hábito de exercitar-se Consumo de álcool Nível de estresse SemOpinião Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não

28. Você acredita que seu rendimento no

trabalho está vinculado às aulas de ginástica Laboral?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim SemOpinião

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

5. PERFIL DO ENTREVISTADO

29.Qual o seu setor de trabalho? [ ] Administrativo [ ] Operacional

30.Quantashoras diárias você trabalha?

31. Quanto tempo de serviço está nesta

função?

Menos de 1 ano

1 a 2 anos 2 a 5 anos 5 a 10 anos 10 a 20 anos Mais de 20 anos [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ]

32. Há quanto tempo você participa do programa de ginástica laboral?

Menos de 6 meses 6 meses a 1 ano Mais de 1 ano

[ ] [ ] [ ]

33.Qual sua faixa etária? 20 a 24

anos 25 a 29 anos 30 a 34 anos 35 a 39 anos 40 a 45 anos 45 a 49 anos Mais de 50 anos [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ]

34.Vocêfuma? Nunca Fumava, mas

parei 1 carteira por semana 2 a 3 carteira por semana 1 carteira por dia Mais de 1 carteira por dia [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ]

35.Qual sua escolaridade? Primeiro

Grau SegundoGrau incompleto

Segundo

grau Superiorincompleto Superior GraduaçãoPós- [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ]

36.Gênero? Masculino Feminino

1.2 Questionário dos dirigentes

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Engenharia de Produção

Este Questionário tem como objetivo obter dados sobre a percepção dos dirigentes responsáveis pela implantação do programa de Ginástica Laboral desenvolvido nesta empresa de energia elétrica em relação ao desempenho funcional dos seus funcionários. Seus resultados serão utilizados para uma Dissertação de Mestrado no PEP/UFRN (Programa de Engenharia e Produção) e não haverá qualquer referência não autorizada à empresa pesquisada. Um relatório executivo dos resultados totais será encaminhado a esta empresa que assim o deseje.

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Conceitua-se a GINÁSTICA LABORAL, como a combinação de algumas atividades físicas que tem como característica comum, melhorar, sob o aspecto fisiológico, a condição física do indivíduo em seu trabalho, emprega exercícios de fácil execução que são realizados no próprio local de trabalho que contribuirão para um melhor condicionamento e desempenho físico, concentração e um melhor posicionamento frente aos postos de trabalho.

Em cada questão, marque com um X o valor numérico que melhor corresponde a situação da Empresa.

1. O regime de escala de serviço adotada

pela empresa possibilita a participação de

todos os funcionários da Empresa nas aulas de Ginástica Laboral?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim OpiniãoSem

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

2. O posto de trabalho está adequado à

prática da Ginástica Laboral?

Certamente

Não ProvavelmenteNão Talvez sim,Talvez Não ProvavelmenteSim CertamenteSim OpiniãoSem

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

2 SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

Assinale com um X a resposta que melhor corresponde a realidade da Empresa:

3. De que maneira ocorreu o ingresso dos funcionários nas aulas de Ginástica

Laboral nesta empresa?

[ ] Por iniciativa própria [ ] Por motivo de saúde [ ] Por insistência dos dirigentes [ ] Por convite da empresa [ ] Pela Influência dos colegas [ ] Outro motivo

4 .Os funcionários apresentaram resistência para participarem das aulas de Ginástica

L b l?

Certamente

Laboral?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [ ]

5. O que levou a Empresa a promover um

Programa de Ginástica Laboral?

Documentos relacionados