• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 Resultados e Discussões da Pesquisa de Campo

4.3 Resultados da Análise de Cluster

A partir da divisão em grupos, foi realizada uma Análise de Variância (Anexo III) para descobrir quais variáveis mais contribuíram na discriminação entre os conglomerados. As variáveis foram escolhidas baseadas num nível descritivo de 0,05 (5%). A tabela 4.1 apresenta o resultado da Análise de Variância indicando quais variáveis são importantes na separação dos grupos (ou seja, p d 0,0500).

Cluster No. 1 Cluster No. 2 Plot of Means for Each Cluster

Variables 2 3 4 5 6 7 8 9 10 POSTO

CONCENTRRELACION MOTIVAALIMENTA SUSPENSAT_FISIC

Como mostra a Tabela 4.1, nenhuma variável de perfil foi aceita na determinação dos grupos, porém, as variáveis do bloco 1 - escala e posto contribuem na determinação dos grupos.

Observa-se que a escala de serviço adotada pela empresa é considerada pelos respondentes um fator importante para a implantação e operacionalização do Programa de Ginástica Laboral, como também, o horário de trabalho, em dois turnos ou expedientes, o qual os funcionários administrativos cumprem. Nos seus estudos Grandjean (1998), comenta que as modificações na jornada de trabalho (e conseqüentemente a adoção de escala de serviço) podem proporcionar elevação ou diminuição do grau de rendimento de um trabalhador. Neste caso tanto as alterações no rodízio do trabalhador de operação quanto os dois turnos de trabalho que os administrativos cumprem, possibilitam a execução na ginástica laboral.

Verifica-se assim, nas respostas dos respondentes que formam o cluster 2 uma melhor indicação no tocante a escala de serviço, ou seja, uma média apresentada pelo cluster 1, indica que a escala está provavelmente adequada a prática da ginástica laboral, enquanto que o grupo 2 apresentou uma média superior o que demonstra uma maior convicção para a adequação desta variável na operacionalização das aulas.

Tabela 4.1 – Análise de Variância das variáveis significantes na formação dos clusters

Variáveis Significado p-valor

ESCALA possibilidade da participação dele nas aulas de Ginástica Laboral Opinião dos funcionários sobre o regime de escala quanto à 0,0004

POSTO Opinião dos funcionários sobre a adequação do posto de trabalho à prática da Ginástica Laboral 0,0039

HUMOR Opinião sobre a contribuição da prática da Ginástica Laboral na melhoria do humor 0,0000

CONCENTR Opinião sobre a contribuição da prática da Ginástica Laboral da concentração no trabalho 0,0000

PRESERVA Opinião sobre a contribuição da prática da Ginástica Laboral na preservação da saúde 0,0000

RELACION Opinião sobre a contribuição da prática da Ginástica Laboral no relacionamento com os colegas de trabalho 0,0000

FLEXIB Opinião sobre a contribuição da prática da Ginástica Laboral na flexibilidade do corpo 0,0000

MOTIVA Opinião sobre a motivação para realizar os exercícios da Ginástica Laboral 0,0000

SAUDE_ME Opinião sobre a contribuição da prática da Ginástica Laboral na melhoria da saúde 0,0000

ALIMENTA Opinião sobre a contribuição da prática da Ginástica Laboral nos cuidados com a alimentação 0,0000

DESEMPEN Opinião sobre a contribuição da prática da Ginástica Laboral nos cuidados com a alimentação 0,0000

SUSPENS Opinião sobre as conseqüências no caso de suspensão da prática da Ginástica Laboral 0,0000

DISPOSIÇ Opinião sobre a disposição para realizar atividades extra-expediente 0,0000

AT_FISIC Participação de outras atividades físicas oferecidas pela empresa 0,0018

GOST_ATF Opinião quanto a gostar de realizar outro tipo de atividade física 0,0000

Em relação a variável posto de trabalho, também se verifica que os respondentes que formam o cluster 2 (MAIOR PERFORMANCE) atribuíram um valor superior com uma diferença significativa em relação ao atribuído pelos respondentes do cluster 1 (MENOR PERFORMANCE). Portanto, entende-se que o posto de trabalho também está compatível para a prática da ginástica laboral nesta empresa. Explica-se assim a razão para que estas duas variáveis serem mais fortes determinantes na formação dos clusters.

Também na Tabela 4.1, vemos que, das variáveis do segundo, terceiro e quarto blocos do questionário, relacionadas com HUMOR, CONCENTRAÇÃO, PRESERVAÇÃO DA SAÚDE, RELACIONAMENTO, FLEXIBILIDADE, MOTIVAÇÃO, SAÚDE MELHOR, CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO, DESEMPENHO FUNCIONAL, SUSPENSÃO DAS AULAS, DISPOSIÇÃO PARA O

TRABALHO, ATIVIDADE FÍSICA, ATIVIDADE SÓCIO-RECREATIVA respectivamente, se mostraram importantes na separação dos clusters.

Identificadas as variáveis, partiu-se para o particionamento em grupos. O objetivo de separar os participantes da pesquisa em grupos visou identificar características similares que nos permitiram diferenciar estes participantes daqueles que ainda não possuem hábitos e atitudes bem definidas e regulares.

Os Anexos III e IV apresentam tabelas e gráficos resultantes das técnicas utilizadas, respectivamente, sendo de relevância na hora da interpretação dos resultados.

Aceitando esta divisão de dois grupos, o primeiro grupo foi chamado de MENOR PERFORMANCE e o segundo de MAIOR PERFOMANCE por possuírem médias mais baixas e mais altas respectivamente para as variáveis mencionadas. As Tabelas 3 e 4, no Anexo III, apresentam dados da estatística descritiva para os dois agrupamentos formados.

O grupo 2, formado pelas pessoas que demonstram mais clareza quanto aos benefícios proporcionados pela ginástica laboral é composto por 79 pessoas e se caracteriza por ter, de maneira geral, maior grau de concordância com relação às questões relativas à melhoria do desempenho funcional. Neste grupo as médias atingidas para as variáveis escala de serviço e posto de trabalho foram, respectivamente, 8,8 que se caracteriza numa quase certeza e 8,1, que também reforça a intensidade da adequação dessas variáveis para a realização das aulas de ginástica laboral na empresa.

O grupo 1, formado pelas pessoas que demonstram uma menor clareza sobre a importância e benefícios proporcionados pela ginástica laboral em relação ao seu desempenho funcional e mudanças nos hábitos de vida, é composto por 42 pessoas e se caracteriza por serem as que possuem menor disposição para as aulas de ginástica laboral. Neste grupo a média apresentada para as variáveis escala de serviço (7,5) e posto de trabalho (6,7), também foram significativas, porém em menor intensidade (p = 0,0039) que as do cluster 2. As médias apresentadas para estas variáveis também foram determinantes para a formação dos clusters.

Documentos relacionados