• Nenhum resultado encontrado

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.2 Metodologia de pesquisa

3.2.1 Método

Yin (2001) relaciona cinco métodos ou estratégias de pesquisa: experimento, levantamento, análise de arquivos, pesquisa histórica e estudo de caso, apresentando ainda três condições para a definição da estratégia a ser adotada para a pesquisa: tipo de questão da pesquisa, o controle do pesquisador sobre as variáveis envolvidas e o foco em fenômenos que podem ser históricos ou contemporâneos. Dessa forma optou-se pelo método de estudo de caso único com uma pesquisa qualitativa exploratória, visto ser aconselhada sua prática quando os conhecimentos sobre o tema são poucos ou inexistem hipóteses a testar.

a) Estratégia de Pesquisa

A estratégia utilizada nesta pesquisa é o estudo de caso. Para Goode e Hatt (1979) por meio do estudo de caso se pretende investigar, como uma unidade, as características importantes para o objeto de estudo da pesquisa. Para Yin (2001); Creswell (1998) o estudo de caso é uma pesquisa empírica, compreendendo um método abrangente, com lógica de planejamento, da coleta e da análise de dados, e que permite, entre outros o estudo de caso único. Essa estratégia é utilizada nesta pesquisa para verificar as características estruturantes de parque tecnológico proposta pela ABDI e ANPROTEC (2008), especificamente qual o papel que tem o Parque Tecnológico de São José dos Campos em termos de mudança do sistema de geração de conhecimento e da inovação empresarial na região cone leste paulista e também no país.

Para Boyd et al (1989), Mattar (1994) o estudo de caso permite ao pesquisador aprofundar o conhecimento de problemas complexos e sistêmicos, pela observação e interação com múltiplos fatores, partindo de situações específicas, aplicando-se nesta pesquisa pela busca da aplicabilidade ou não da característica estruturante no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Essa estratégia de pesquisa tem um caráter exploratório, sem controle experimental e sem manipulação, e não se tem evidências das fronteiras do fenômeno.

O que inspirou essa pesquisa, estudar a característica estruturante em Parque Tecnológico, é consistente com as razões propostas por Yin (1994), que justificam a estratégia de estudo de caso como mais apropriada:

• Possibilidade de estudar determinado assunto em seu ambiente natural, aprender sobre o estado da arte e gerar teorias a partir das evidências encontradas quando do estudo de caso.

• Possibilidade de buscar a compreensão da natureza e complexidade do processo em jogo por meio de respostas a perguntas do tipo: Como? e Por quê?.

• Possibilidade de pesquisar uma área em que poucos estudos prévios tenham sido realizados (grifo da autora).

Para o autor, no estudo de caso, a unidade de análise pode ser composta por indivíduos, grupos ou organizações, ou mesmo por projetos, sistemas ou situações especificas. No caso, estuda-se um projeto e uma situação específica.

b) Unidade de Análise

A unidade de análise é o Parque Tecnológico de São José dos Campos, com ênfase no principal elemento da infra-estrutura do Parque, o complexo denominado Prédio do Núcleo do Parque Tecnológico, que compreende uma área aproximada construída de 36 mil m².

c) Sujeitos das pesquisas

Questionários foram aplicados ao gestor do Parque e aos responsáveis por P;D;I nas empresas, universidades e institutos de pesquisa instalados no parque.

d) Instrumento e propósito da coleta de dados

O instrumento de avaliação consistiu de dois tipos de questões: abertas e fechadas. As questões abertas são aquelas que permitem ao respondente liberdade de expressar sua opinião. Essas questões possibilitam avaliar aspectos não contemplados nas questões fechadas que podem reprimir algum dado importante para a pesquisa.

As questões fechadas são aquelas em que se tem uma afirmativa sobre determinado aspecto e cuja resposta está limitada a um conjunto de opções na qual somente uma pode ser escolhida.

Para a proposta do questionário de pesquisa as questões foram semiestruturadas e decidiu-se apenas por uma questão aberta, no final de cada bloco, visto a própria natureza de sua definição.

• As questões semiestruturadas contemplam:

− verificar se o modelo de inovação é do tipo fechado ou aberto;

− conferir a qual categoria de EBT o contexto do parque é mais propício; − entender os mecanismos de relação universidade-empresa e sua efetividade; − detectar as atividades relevantes para a criação de ambiente voltado à inovação; − apreender o mecanismo de interação de gestão do parque ↔ empresas e

universidades instaladas em seu espaço.

O objetivo principal é então detectar se o Parque Tecnológico de São José dos Campos é influenciado por fatores contemporâneos de inovação, tais como facilidade de acesso ao conhecimento, formação de clusters de inovação, ganhos de escala motivada pela especialização, vantagens competitivas determinadas pela diversificação e necessidade de velocidade de desenvolvimento incitada pela globalização que facilitam acesso ao conhecimento. Essa influência é necessária para obter vantagem competitiva no mercado global. Ademais, outros objetivos que caminham na mesma direção são verificar o papel estruturante dos segmentos aeronáutico, energia, inovação e saúde, recursos hídricos e saneamento básico. Propõe ainda uma métrica para avaliar a característica estruturante desse parque.

• As questões fechadas foram:

− Construídas com possibilidades para a formulação de perguntas conforme o esquema mostrado na Figura 32 (APPOLINÁRIO, 2006).

Figura 32: Principais modalidades de questões fechadas Fonte: Appolinário, 2006 - adaptado pela autora.

As múltiplas alternativas têm duas possibilidades: as respostas nominais, em que os itens da resposta não têm relação de ordinalidade uns com os outros, e as respostas que utilizam as escalas de avaliação, em que a questão é ligada a uma variável com nível de mensuração ordinal. (APPOLINÁRIO, 2006). O questionário foi construído com uma codificação para cada categoria da resposta de cada uma das perguntas, com atribuição de valores numéricos para cada possibilidade de resposta das questões fechadas a fim de facilitar a tabulação dos dados (APÊNDICE 1). Exemplo:

Discordo Discordo Sem Concordo Concordo totalmente parcialmente pertinência parcialmente totalmente (1) (2) (3) (4) (5)

As questões abertas finalizaram os blocos em que se pretendeu que os pesquisados expusessem suas opiniões sobre:

Ações do parque voltadas a: − incentivo à inovação aberta;

− incentivo à relação universidade-empresa;

− iniciativas específicas do parque da promoção de inovação. Ações da gestão do Parque que contribuem para:

Quantidade Freqüência Probabilidade Questões fechadas Nominais Julgamento Concordância Escalas de avaliação

− interação com a entidade a que pertence o respondente;

− impacto do parque na economia de segmentos relevantes de conhecimento da entidade;

− impacto da economia dos segmentos aeronáutico, energético, saúde, recursos hídricos e saneamento básico.