• Nenhum resultado encontrado

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 A cidade e a região

4.1.4 São José dos Campos como pólo científico e tecnológico

a) A indústria em São José dos Campos

O setor industrial, característica marcante do município, é responsável por 70,52% de sua atividade econômica. Emprega aproximadamente 50.000 pessoas, em 720 indústrias. Entre as principais indústrias instaladas no município estão a Embraer, General Motors, Ericsson, Johnson & Johnson, Kodak, Monsanto, Panasonic, Hitachi, Johnson Controls, Avibrás, Tecsat, Solectron, Kanebo, Philips, Eaton, Bundy e Refinaria de Petróleo Henrique Lage/Petrobrás. Nos últimos seis anos, segundo dados da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o maior crescimento se deu entre as indústrias de produtos alimentícios (EXPLOREBRASIL, 2011).

Entre as empresas locais, destaca-se também a já citada Embraer, uma das maiores exportadoras do Brasil, terceira empresa fabricante de aviões comerciais no mundo e líder no segmento de aviação regional. A nacionalização da produção da empresa tende a crescer à medida que novos fornecedores internacionais de peso se instalam na região, como ocorreu a Pilkington Aerospace (britânica), Sobraer/Sonaca (belga), Aernnova (espanhola) e SK-10 (espanhola). O Consórcio High Technology Aeronautics (HTA), formado por 11 empresas, reúne exportadoras de aeropeças, fornecedoras da Embraer e da espanhola AEADS no Brasil sócia da Helibrás e da empresa de satélites Equatorial Sistemas (EXPLOREBRASIL, 2011).

O município tem ainda outras grandes empresas como: Monsanto, Ericsson, Panasonic, Hitachi, Johnson Controls, TI Automotive, Eaton, Parker Hannifin, Orion, Heatcraft, BBA Bidim, Crylor, Radici Fibras.

A Figura 37 mostra a distribuição espacial das grandes indústrias em S. José dos Campos. É de se notar a grande concentração ao longo da Via Dutra, com a densidade aumentando à medida que se aproxima de São Paulo.

Figura 37: Mapa da distribuição por região das indústrias de grande porte de S. José dos Campos Fonte: Sailer e Mendes, 2008

O distrito empresarial do bairro Chácaras Reunidas concentra 229 indústrias de micro, pequeno e médio portes, que oferecem um número aproximado de 7.800 postos de trabalho, tipicamente fornecedoras de grandes indústrias locais. A Figura 38 mostra como essas indústrias estão distribuídas por setor de atividade.

_______ Sistema Viário _______ Limite Distrital

Indústrias de Grande Porte (500 ou mais pessoas ocupadas)

Figura 38: Distribuição das indústrias no Bairro Chácaras Reunidas - SJC Fonte: Prado, 2006

b) Universidades, incubadoras e instituições de regulação e pesquisa

A cidade de São José dos Campos - SP abriga vasta quantidade de estabelecimentos de ensino superior, alguns deles renomados, além de institutos de pesquisa formadores de mão- de-obra especializada em várias áreas, o que coloca a cidade como centro de referência científico e tecnológico e contribui para a atração de indústrias, principalmente dos setores aeronáutico, automobilístico e de telecomunicações. Segue uma lista parcial, com comentários sucintos (CIDADESPAULISTAS, 2011):

• Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

• Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE: prepara mão-de-obra e realiza projetos nos setores aeronáutico, aeroespacial, de defesa; é corresponsável pela realização da Missão Espacial Brasileira.

• Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: além dos programas pelos quais é conhecido (Missão Espacial Brasileira, Programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, programa de monitoramento do desflorestamento da Amazônia, previsões de tempo, investigação de fenômenos relacionados às mudanças climáticas globais), oferece cursos de mestrado e doutorado em Meteorologia e vários ramos da ciência aeroespacial.

• Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual (Prof. Júlio de Mesquita Filho – UNESP);

• Universidade do Vale do Paraíba- UNIVAP: fundação (não visa o lucro), com 27 cursos de graduação, entre os quais Farmácia, Engenharia Ambiental, Engenharia Aeronáutica e Espaço, Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação e Engenharia dos Materiais.

• ETEP Faculdades – vários cursos, inclusive Engenharia Industrial Mecânica, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecatrônica.

• Universidade Paulista - UNIP: oferece em S. José dos Campos 14 cursos de graduação, dentre os quais Engenharia, Farmácia, Administração de Empresas, Comércio Exterior.

• Faculdade de Tecnologia – FATEC, com cursos de Tecnologia em Informática, Tecnologia em Logística e Tecnologia Aeronáutica.

• Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, que tem em S. José dos Campos seu Departamento de Tecnologia, e oferece cursos de Ciência da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais e Matemática.

São ainda de se notar no município:

• 9 escolas técnicas, que oferecem cursos em diversas modalidades.

• Incubadoras de empresas, instaladas na UNIVAP, na REVAP no CTA (Incubaero).

• Parque tecnológico da UNIVAP: com capacidade para abrigar cerca de 40 pequenas e médias empresas inovadoras nas áreas de materiais, eletrônica e telecomunicações, tecnologia de informação, aeroespacial, energia, meio ambiente, biotecnologia, bioinformática, química fina e softwares.

• Instituto de Fomento Industrial: um braço do CTA, responsável principalmente por certificações de produtos militares, produtos espaciais e sistemas de gestão.

• Instituto de Proteção ao Vôo: atende ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

c) Incentivos fiscais a empresas

A Lei Municipal Complementar 256/03 de 10/07/2003 garante vários incentivos para as empresas que se instalam no município. Vão listados a seguir:

1. Redução do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para 2% (mínimo permitido por Lei Federal) para atividades:

− Prestadas por microempresas. − Das cadeias produtivas dos setores: ƒ Aeroespacial;

ƒ Automotivo; ƒ Telecomunicações.

− Correspondentes a serviços prestados por empresas dos seguintes setores: ƒ Tecnologia da informação;

ƒ Saúde;

ƒ Treinamento empresarial;

ƒ Pesquisa e desenvolvimento em ciência e tecnologia;

ƒ Exportação de serviços, sem incidência de impostos por Lei Federal.

O benefício é estendido a empresas consideradas de grande interesse do Município, categoria de enquadramento subjetivo.

2. Isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por um período de 2 a 6 anos para as empresas novas que venham a se instalar em São José dos Campos em função do número de empregos e faturamento a gerar. A duração da isenção pode ser dobrada para:

− Empreendimentos das cadeias produtivas dos setores aeroespacial, automotivo, de telecomunicações, de defesa e segurança;

− Empresas de tecnologia de ponta.

− Empreendimentos considerados de grande interesse para o Município.

Empresas já instaladas poderão ter esse mesmo benefício para ampliar a área construída.

3. Microempresas instaladas ou que venham a se instalar em São José dos Campos estarão isentas de taxas municipais de licença para localização e de fiscalização de funcionamento.

4. Empreendimentos de grande interesse do Município poderão se beneficiar ainda, mediante instrumento legal próprio, dos seguintes incentivos não tributários:

− Disponibilização de prédios públicos para atividades industriais e/ou comerciais enquadradas como micro ou pequenas empresas, constituídas por intermédio de associação ou cooperativa;

− Compra a preço de custo de loteamentos ou condomínios industriais com infra- estrutura;

− Uso gratuito de terrenos da municipalidade, no caso de implantação de universidades públicas de seu interesse.

A Lei Complementar 182/99 traz vários incentivos para as áreas destinadas à instalação de empresas.

1. As operações de transmissão de imóveis destinados ou pertencentes à implantação de loteamentos industriais, condomínios industriais, ou de uso múltiplo em

atividade industrial, estão isentos do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Inter Vivos) pelo prazo de 5 anos.

2. Imóveis destinados à implantação de loteamentos industriais previamente aprovados pela Prefeitura Municipal estão isentos do IPTU durante o prazo concedido para a implantação do loteamento.

3. Imóveis destinados à implantação de condomínios industriais, ou de uso múltiplo em atividade industrial, previamente aprovados pela Prefeitura Municipal, estão isentos do IPTU durante o prazo máximo de três anos, para a conclusão das edificações.

O setor industrial de São José dos Campos conta com um parque industrial moderno, destacando-se no cenário nacional por apresentar três fortes segmentos de empresas e respectivas cadeias produtivas: o automotivo, o petrolífero e o aeroespacial.