• Nenhum resultado encontrado

MANAGEMENT OF TAX INFORMATION AS A TOOL IN SHOPPING MANAGEMENT

Amanda Yumi Tomikura1 Alex Padoanni da Silva2

RESUMO: A presente pesquisa apresentou a importância da gestão da informação fiscal dentro das

organizações no departamento de compras, tendo em vista que o profissional de compras necessita possuir conhecimento em aspectos fiscais devido às todas as compras possuírem total relação com a carga tributária, impactando por consequência no resultado da empresa. O objetivo da pesquisa foi o de demonstrar qual a rotina do profissional de compras e como ele deve gerir e utilizar as informações fiscais para trazer economia tributária para a empresa, para tanto é necessário identificar quais são os fluxos de informações fiscais dentro da organização, compreender como funciona a gestão das informações fiscais e diagnosticar quais são os entendimentos essenciais em relação as informações ficais que o profissional de compras deve possuir. Diante disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa no qual os resultados obtidos demonstraram que as empresas procuram cada vez mais profissionais capacitados para trazer resultados para a empresa, inclusive profissionais que possuem conhecimentos diferenciados, como um comprador com conhecimento fiscal, essas alternativas trazem lucros para a empresa em que só observamos no final de um ciclo, demonstrando o quanto de lucro que a empresa obteve, e esse resultado é consequência de uma gestão eficaz, como por exemplo, as aquisições realizadas pelos compradores, no qual o seu conhecimento influenciou na melhor compra obtida, portanto constatamos que o conhecimento básico fiscal dos profissionais de compra, é essencial para o crescimento da empresa.

Palavras Chaves: Gestão da informação. Comprador. Conhecimento fiscal.

ABSTRACT: This research presents the importance of tax information management within

organizations including the purchasing department, considering that the purchasing the professional needs to have knowledge in tax aspects because all purchases are completely related to the tax burden, so impacting the tax burden in the company result. The purpose of the research is to demonstrate what is the routine of the professional purchasing, and how it should manage and use tax information to bring tax savings to the company, so it is necessary to identify what are the tax information flows within the organization, understands how tax information management works and diagnoses what are the essential understandings of the tax information that the purchasing professional should possess. Consequently, a qualitative bibliographic research was carried out in which the results obtained by the companies are increasingly looking for professionals able to bring results to the company, including professionals who have differentiated knowledge, such as a buyer with tax knowledge, these alternatives bring profits to the company that only look at the end of a cycle, demonstrating how much profit the company made, and its result of effective management, such as acquisitions made by buyers,

1 Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Paulista (UCA). E-mail: amandinha_zs@live.com 2 Docente da Faculdade Católica Paulista (UCA). Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela

in which their knowledge influenced the best purchase obtained, so we found that the basic tax knowledge of purchasing professionals is essential for the growth of the company.

Keywords: Information management. Buyer. Knowledge tax.

1 INTRODUÇÃO

Os ambientes organizacionais recebem fluxos informacionais intensos de várias vertentes, como financeiras, fiscais, vendas, compras, custos, produção, de pessoas, legais, dentre outros. Sendo assim, admite-se a importância que as organizações realizem a Gestão da Informação em seus contextos organizacionais para fazer o melhor uso da informação, ou seja, de forma que a informação possa ser estratégica para a tomada de decisões assertivas.

Sobre o conceito de Gestão da Informação, Valentim et al. (2008, p. 187) entendem como: [...] um conjunto de ações que visa desde a identificação das necessidades informacionais, o mapeamento dos fluxos formais (conhecimento explícito) de informação nos diferentes ambientes da organização, até a coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e disseminação, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo.

No contexto dos fluxos informacionais, verifica-se que as informações fiscais nos ambientes organizacionais são complexas no sentido de que estão em constantes mudanças, e todos os profissionais que lidam com essas informações precisam acompanhar essas mudanças além de terem o conhecimento e domínio destas informações, pois tratam-se de informações que impactam nos resultados das empresas e também são acompanhadas pelo governo brasileiro em tempo real por meio do uso da tecnologia da informação.

A dinâmica das legislações tributárias no Brasil faz com que seja uma das mais complexas do mundo, como apontam estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT, 2017) ao relatar que desde a Constituição Federal de 1988 já foram editadas no Brasil mais de 5,4 milhões de normas legislativas, ou seja, cerca de 769 normas por dia útil, entre leis, medidas provisórias, instruções normativas, emendas constitucionais, decretos, portarias, atos declaratórios, dentre outros.

Além dos departamentos que lidam diretamente com as legislações, ou seja, os departamentos da contabilidade e jurídico de uma organização, existem outros departamentos nas empresas que precisam adquirir conhecimentos tributários, como por exemplo, é possível inferir o departamento de Suprimentos (Compras), visto que este departamento recebe as informações fiscais que impactam nas apurações dos tributos das empresas, principalmente no quesito de aproveitamento de créditos tributários.

Nas rotinas do departamento de Suprimentos, estão inseridas as atividades de aquisições de produtos e contratações de serviços nos ambientes organizacionais, assim, considera-se que o profissional de compras necessita ter o conhecimento em informação fiscal para que ele possa aplicar nas suas atividades e trazer benefícios fiscais paras as organizações, e não somente realizar as melhores compras para fins econômicos, mas também para contribuir para a economia fiscal da organização.

Partindo do pressuposto que Gestão da Informação fiscal nos ambientes organizacionais inicia- se a partir do Departamento de Suprimentos, por meio da aquisição de produtos e serviços (entrada das informações fiscais), não por acaso, a economia tributária é essencial para contribuir nos processos de compras, e proporcionar para a empresa vantagens competitivas alinhando os objetivos de compras econômicas, garantia da qualidade dos produtos e serviços e redução da carga tributária, pois em todas as compras e serviços estão embutidos os impostos, sendo que de acordo com os enquadramentos tributários, há a possibilidade de recuperação dos créditos tributários devido aos impostos pagos nas compras, e sendo possível utilizá-los para reduzir os impostos que devem ser pagos em virtude do faturamento.

Como elucidado, entende-se por melhores compras as aquisições que possam proporcionar vantagens competitivas aos negócios nos quesitos de qualidade, preços, prazos de entrega, parceria/alianças com fornecedores, sendo que o conhecimento no processo de Informação em relação às informações fiscais também são de suma importância estarem imbricadas no domínio da Informação que o profissional de Compras precisa ter.

Conforme Norht (2010 apud RODRIGUES; BLATTMANN, 2014, p. 3):

Gerenciar uma organização orientada ao conhecimento significa empregar o recurso saber para aumentar a eficiência e renovar a qualidade, gerando saberes com base nas informações e transformando os em vantagens competitivas sustentáveis, que chegarão a ser mensuráveis como êxitos em suas atividades.

Diante dos cenários da Gestão da Informação Fiscal nas organizações e o conhecimento do profissional de compras no sentido de possuir domínio em regimes tributários e suas regras principalmente na apropriação de créditos para serem utilizados nos débitos de impostos das apurações, as questões norteadoras do objeto de pesquisa se referem a: quais são as rotinas do profissional de compras nos ambientes organizacionais? Quais são os conhecimentos necessários das informações fiscais que o profissional de compras precisa possuir? Como o profissional de compras pode proporcionar vantagens competitivas para a organização através da redução da carga tributária nas aquisições?

O objetivo geral desta pesquisa foi o de identificar como ocorre a Gestão das Informações Fiscais nos ambientes organizacionais, bem como diagnosticar os conhecimentos necessários ao

profissional de compras em relação as informações fiscais na busca de economia tributária. Os objetivos específicos traçados foram: a) identificar os fluxos das informações fiscais no contexto organizacional; b) compreender a dinâmica da Gestão da Informação Fiscal nos ambientes organizacionais; e c) avaliar e diagnosticar as necessidades do profissional de compras em relação ao uso das informações fiscais em suas rotinas.

A pesquisa justifica-se ao refletir sobre a importância da Gestão da Informação fiscal nos ambientes organizacionais para compreender a dinâmica dos fluxos da informação fiscal, que se dão por meio do profissional de compras em que são gerados documentos fiscais que devem ser escriturados nos livros fiscais e contábeis das empresas, e que influenciam principalmente nas apurações dos impostos, nos custos, nas despesas e no preço de venda das mercadorias e produtos, sendo que verifica-se a essencialidade do profissional de compras ser conhecedor em Informações Fiscais na busca pela economia tributária para as empresas.

Com o objetivo de se compreender às práticas rotineiras do profissional de compras, através da utilização das informações fiscais e buscar economia tributária através das compras, optou-se pela pesquisa qualitativa e exploratória para entender os significados e os contextos dos objetos de pesquisa. Para a realização do estudo, será utilizada a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e exploratória, como destaca Trujillo Ferrari (1974, p. 230 apud MARCONI; LAKATOS, 2017, p. 32): Trata-se de levantamento de referências já publicadas, em forma de artigos científicos (impressos ou virtuais), livros, teses de doutorado, dissertações de mestrado. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com o que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações.

Portanto, os procedimentos metodológicos envolveram o desenvolvimento teórico, por meio da pesquisa bibliográfica, Gil (2010, p. 30) destaca que “[...] A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente”.

Outline

Documentos relacionados