• Nenhum resultado encontrado

O MARCO LEGAL E AS NOVAS PRERROGATIVAS DO DIREITO À MORADIA A moradia é entendida como parte do habitar, ou seja, não pode ser reduzida a um

3 O DIREITO À CIDADE E À MORADIA: UM PROCESSO RECENTE DE LUTAS E CONQUISTAS

1. Todas as pessoas devem ter direito a uma cidade sem discriminação de gênero,

3.2 O MARCO LEGAL E AS NOVAS PRERROGATIVAS DO DIREITO À MORADIA A moradia é entendida como parte do habitar, ou seja, não pode ser reduzida a um

simples objeto físico com quatro paredes, mas corresponde ao espaço frequentado por pessoas, grupos, lugar que identifica o homem em determinado espaço geográfico. Portanto, a moradia entendida como espaço relacional, “faz parte da vida cotidiana das pessoas”; “[...] a vida começa fechada, protegida, agasalhada no seio da casa”; e ainda, “[...] a imagem da casa é como a topografia de nosso ser íntimo”. [...] a casa é como “primeiro mundo do ser humano [...] é um corpo de imagens que dá ao homem razões ou ilusões de estabilidade” (BACHELARD, 1978, p. 23-31).

O dito popular “Quem casa quer casa” mostra a necessidade da casa para o início de uma nova família. A “[...] casa e a linguagem são dois aspectos complementares do ser humano” (LEFÈBVRE, 1999, p. 81). No dicionário de Bueno (2000), habitação significa: ato ou efeito de habitar, lugar ou casa onde se habita; moradia; residência.

O significado da palavra casa vem do latim casamentum, terreno com uma habitação instalada, “início de um contrato de casal”. No dicionário de Direito Romano, domicílio tem por raiz domicilum e domus, que significa domínio, senhor com posses, domingo dia do Senhor, ou ainda é compreendido como sede do grupo familiar (CARNELUTTI, apud SOUZA, 2008, p. 31). Juridicamente, existe distinção etimológica entre domicílio, residência, habitação e moradia:

[...] O domicílio é a sede jurídica da pessoa natural, onde ela se presume presente para efeitos de direito e onde exerce ou pratica, habitualmente, seus atos e negócios jurídicos, sendo o domicilio a qualificação jurídica atribuída pela lei para reconhecer o local da pessoa e o centro de suas atividades. A residência é o lugar em que a pessoa natural habita, com intenção de permanecer, mesmo que dele se ausente temporariamente. A residência, pelo direito positivo, é o local onde a pessoa se fixa ou efetivamente habita, com intenção de permanecer, podendo, por vezes, identificar-se com domicilio, quando haja a existência de varias residências onde alternativamente viva ou tenha vários centros de ocupações. Já a noção de habitação tem como prisma uma relação de fato, sendo o local em que a pessoa permanece, temporária ou acidentalmente. A habitação conceitua-se como o direito ao exercício de uma faculdade humana conferida a alguém por norma jurídica ou por outrem, permitindo a fixação em um lugar determinado, não só física, como também onde se fixam os interesses naturais da vida cotidiana, exercendo-os, porém, de forma temporária ou acidental, iniciando-se e extinguindo-se sobre determinado local ou bem, tratando-se de uma relação de fato, sendo, porém, a relação humana e imóvel, objeto de direito, logo tutelável juridicamente.

A moradia, conceitualmente, é um bem da personalidade, com proteção constitucional e civil. É um bem irrenunciável da pessoa natural, indissolúvel da sua vontade, exercendo-se de forma definitiva pelo individuo; secundariamente, recai o seu exercício em qualquer pouso ou local, mas é objeto de direito protegido juridicamente. O bem moradia é inerente à pessoa e independente de objeto físico para a sua existência e proteção jurídica. Existe independentemente de lei, porque também tem substrato no direito natural [...] (SOUZA, 2008, p. 45-46). [grifos do autor]

A moradia é bem extrapatrimonial que não guarda, necessariamente, qualquer relação com a propriedade, já que a pessoa pode exercer a moradia por meio de um contrato de locação residencial ou comodato. O domicílio, a residência fixa e a moradia integram o conceito de personalidade, já que são consideradas como indispensáveis e até mesmo indissociáveis do indivíduo que necessita de uma localização fixa para o exercício de seus atos, forma plena de conviver em sociedade e de estar de fato em determinado local, exercendo a habitação, provisória ou permanente.

Não obstante a questão conceitual jurídica da moradia, o ato de morar faz parte da natureza humana e possui um conteúdo político, social, econômico e espacial. Mesmo antes de se tornar um direito, o homem já morava. No dicionário das ciências humanas, habitação está definida como o “espaço circunscrito à vida cotidiana de um grupo humano no qual são distribuídas as unidades habitacionais. Esta distribuição reflete simultaneamente as relações

sociais, as relações com o meio e as representações que cada sociedade faz do próprio espaço” (GRESLE, 1997, apud GUIMARÃES, 2005, p. 60). Também “[...] a habitação significa hábito, ou seja, vestuário do homem; sem ela o homem se sente nu”. Porém, “a habitação já se distanciou do ‘hábito’, ‘costume’, ‘mores’, cuja raiz serve também, sintomaticamente, para ‘moral’” (ALFONSIN, 2003, p. 202).

O ato de morar representa um processo relacional entre o homem e seu espaço e continuamente se altera ao longo da história da humanidade em seus aspectos físicos e funcionais, bem como econômico e espacial. A moradia é uma necessidade para o homem; do contrário não haveria cidades. “Se numa cidade se habita ou não se pode falar de cidade. A habitação é decisiva na natureza urbana” (GUIMARÃES, 2005, p. 65).

Sendo a casa uma necessidade primária, o ser humano utilizou vários meios para sanar tal necessidade. Na Pré-história, as cavernas serviam de abrigo das intempéries da natureza. Na Idade Antiga, dependendo da região, as casas eram de pedras, madeira ou mista; porém desde então se deflagrou a diferenciação entre os espaços dos ricos e dos pobres.

A partir da Idade Média até o início do século XX, as casas dos pobres, moradores das cidades na Europa, eram precaríssimas. Eram pequenas, de um só cômodo, sendo um pouco mais do que um abrigo para dormir. Tal situação comprometia a vida familiar, pois havia espaço somente para as crianças menores; as mais velhas eram separadas de seus pais e iam trabalhar como aprendizes ou criados em casas de famílias com maior poder aquisitivo. A casa típica do burguês, morador da cidade, servia como moradia e ao mesmo tempo local de trabalho, até a emergência da Revolução Industrial no século XVIII. Logicamente existiam os vendedores e outras profissões que exigiam a saída do provedor de sua casa, mas a maioria trabalhava em casa (RYBCZYNSKI, 1996).

Com as transformações dos meios de produção, alterou-se não somente o trabalho, mas também a estrutura e funcionalidade da moradia. “A casa e o trabalho tiveram uma separação drástica; ela deixou de ser um local de trabalho, diminuiu de tamanho e, o mais importante, deixou de ser pública, ficando apenas um lugar pessoal e íntimo da família”. O trabalho passou a ser realizado nas fábricas, separando o trabalhador dos meios de produção e do convívio com o seu entorno, pois antes as pessoas circunvizinhas frequentavam a casa uns dos outros, a fim de comprar ou trocar produtos confeccionados pelos diferentes artesãos – sapateiros, costureiras, padeiros, etc. –, mantendo os vínculos de vizinhança; após a instituição da fábrica a casa deixou de ter centralidade para a classe trabalhadora (RYBCZYNSKI, 1996, p. 87).

Desse modo, o capital alterou a vida das famílias em todas as suas esferas, seja o trabalho, o convívio familiar, ou o cuidado com os filhos, que era realizado no próprio ambiente doméstico; após a emergência da Revolução Industrial, ficou atrelada à fábrica. Primeiramente, o homem saiu de casa para trabalhar; posteriormente, a mulher, e em seguida, os filhos, pois até mesmo as crianças tiveram que ingressar nas fábricas, especialmente nas têxteis, a fim de ajudar a compor os salários dos pais, embora os menores não recebessem salários. Não é por outra razão que Engels (1979) denominou de proletários40, pois os pais precisavam do apoio da prole (filhos) para auxiliar na composição da renda familiar.

A qualidade de vida da classe trabalhadora se precariza cada vez mais, a começar pelos camponeses e posteriormente nas cidades. A obtenção da mais-valia através da apropriação do trabalho não pago do outro originou a crise da habitação, além de outras expressões da questão social, desde o início da era industrial. Basta ver as primeiras análises de Engels41 em relação às consequências da implantação do sistema capitalista:

De onde provém a crise da habitação? Como nasceu? [...] ela é produto da forma social burguesa: uma sociedade não pode existir sem problemas de habitação quando uma grande massa de trabalhadores dispõe apenas do seu salário, isto é, da soma dos meios indispensáveis à sua subsistência e à sua reprodução; quando os melhoramentos mecânicos deixam massas de operários sem trabalho; quando violentas e cíclicas crises industriais determinam, por um lado, a existência de um grande exército de reserva de desempregados e, por outro lado, atiram periodicamente à rua volumosa massa de trabalhadores; quando os proletários se amontoam nas grandes cidades, vindos do campo, sem seus meios de produção, e isso se dá num ritmo mais rápido que a construção de habitações nas circunstâncias atuais e se encontram sempre inquilinos para a mais infeta das pocilgas; quando, enfim, o proprietário de uma casa, na qualidade de capitalista, tem não só dinheiro, mas também em certa medida, graças à concorrência, o dever de exigir, sem escrúpulos, aluguéis elevados (1979, p. 24).

Engels (1979) explica que a problemática da moradia é um problema social antigo que atinge de forma semelhante todas as classes sociais oprimidas em todos os tempos, porém se agravou quando começa a atingir outras classes em decorrência da aceleração do processo de industrialização. A questão da moradia torna-se um problema estrutural do meio de produção capitalista em virtude da desigualdade na distribuição de renda, que acentua o aprofundamento da miséria ao lado da expansão da riqueza.

40

Via-se frequentemente nas fábricas, no inicio da Revolução Industrial, trabalhadores jovens, adolescentes e até crianças sem parte dos membros superiores (dedos, mãos ou parte dos braços), em razão do manejo com as máquinas (RYBCZYNSKI, 1996).

41A obra de Engels nominada “A Questão da Habitação” foi escrita em 1872 e publicada em 1887. A análise se

dá em um contexto da Alemanha no início da industrialização, onde a afluência dos trabalhadores do campo para a cidade era crescente, bem como do seu empobrecimento.

O autor sobredito faz duras críticas à sociedade burguesa alemã que temia se contaminar por doenças infecciosas em razão das condições de insalubridade das habitações dos trabalhadores, defendendo que não havia alternativa para eles em razão do próprio sistema de produção: “O capital, e isso está definitivamente estabelecido, não quer suprir a penúria de habitações; mesmo que pudesse fazê-lo. Restam então apenas duas opções: o auxílio mútuo dos trabalhadores e a ajuda do Estado” (ENGELS, 1979, p. 38).

Ocorre que a moradia é uma necessidade básica à reprodução da força de trabalho e sempre esteve vinculada às determinações conjunturais, estruturais e à contradição entre capital e trabalho (GONÇALVES et al., 2007). Na sua dimensão estrutural, é um fenômeno que se insere no desenvolvimento do capitalismo, no meio urbano, enquanto lócus de concentração do capital e da força de trabalho (SILVA, 1989).

Quanto ao papel do Estado frente à questão da habitação dos operários, Engels (1979, p. 46) denomina-o de Estado-burguês, acusando-o de não gerir o solo urbano, bem como de “responsável por promover o paliativo superficial que se tornou usual”, pois sanava pontualmente a questão da habitação e, mais do que isso, superficialmente os problemas nos quais a classe operária estava envolvida e que acabavam por prejudicar a imagem da cidade. Engels (1979, p. 45) alega que o “problema da habitação é praticamente insolúvel”, caso não for abolida a propriedade privada do solo e da moradia.

Então, pode-se afirmar que a Revolução Industrial alterou a vida das pessoas ao redor do mundo, inclusive a dos brasileiros, seja em seus costumes, trabalho ou formas de morar, pois o “trabalho era livre, mas a casa e a terra tornaram-se mercadorias” (MARICATO, 2006, p. 213). Desta forma, a moradia é uma mercadoria especial, tanto no que se refere à sua produção quanto à sua distribuição. Ela é a mais cara entre as mercadorias de consumo (roupas, calçados, alimentos, móveis, etc.). No caso do automóvel, este também é caro, mas não representa uma mercadoria de primeira necessidade.

A moradia é uma mercadoria de consumo privado que tem um caráter especial nas sociedades capitalistas, o que, segundo Maricato (1998, p. 2), se deve a alguns fatores: “1) A vinculação da moradia com a terra, ou seja, bem não reproduzível; 2) O alto custo da moradia para a compra; 3) O longo tempo de giro do capital empregado na construção, o que exige constantemente financiamento à produção”. Em outras palavras, para a construção dessa mercadoria requer: capital necessário à compra de instalações e equipamentos (força produtiva material); matéria-prima e força de trabalho (força produtiva humana), empregados no processo de produção; e o capital (que o empreendedor dispõe ou toma emprestado no banco) usado para a compra do terreno, dos materiais de construção e para contratação de

mão de obra. Também no processo da construção civil existe o trabalho não pago, ou seja, a mais-valia (RAMOS, 2008).

Na Europa, a falta de acesso à moradia tornou-se um problema, especialmente no período pós-guerra, porém pela consagração do Welfare State Keynesiano ali instituído em primeiro lugar, o direito à moradia começa a se configurar, primeiramente por meio da Declaração Universal dos Direitos do Homem em 1948, que em seu artigo XXV, item I, prevê: “Todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis” (SAULE JÚNIOR, 1999, p. 76).

O direito à moradia foi discutido em muitas conferências e encontros internacionais, mas quanto a tornar-se um direito constitucional no Brasil, ela não representou prioridade na medida em que nas Constituições promulgadas anteriores a 1988 (1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967) não fora citada, somente existe menção quanto ao direito à propriedade da terra, isto é, na valorização da propriedade está subentendido o direito à moradia. Esse direito é tratado diretamente na Lei n.º 4.380, de 21 de agosto de 1964, atrelada ao Sistema Financeiro de Habitação de Interesse Social, visando dar sustentação jurídica aos contratos habitacionais entre o BNH e os mutuários (PAGANI, 2009; SOUZA, 2008).

O Direito Civil brasileiro dispunha sobre o direito à habitação no que se referia a seu uso, isto é, preceituava no artigo 746 do Código Civil de 1916: “Quando o uso consistir no direito de habitar gratuitamente casa alheia, o titular deste direito não a pode alugar, nem emprestar, mas simplesmente, ocupá-la com sua família”. No Código Civil de 2002, tal cláusula permaneceu intocada (SOUZA, 2008, p. 94). Logo, pode-se perceber que durante um século (1900 até 2000), os códigos defendiam o proprietário dos imóveis, haja vista que durante um longo tempo as habitações eram, em sua maioria, locadas.

Somente com a Constituição Federal de 1988, por meio da Emenda n.º 26, de 14 de fevereiro de 2000, ratificada pelo Estatuto da Cidade em 2001, consagra a moradia como um direito social, cujo artigo 6º é do seguinte teor: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a moradia, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma da Constituição” (MANNRICH, 2000, p. 5). Aliás, muito tempo depois de muitos países europeus que já vinham definindo tal direito desde a intuição do Welfare State Keynesiano, com seus pilares de: pleno emprego, serviços sociais universais e proteção social básica garantida, conforme define Pereira (2002).

A moradia passa ser um direito social de todo o cidadão, considerado fundamental e deve ser garantido pelo Estado (SOUZA, 2008). Enquanto pertencente aos direitos sociais, apresenta:

[...] dimensões dos direitos fundamentais do homem, são prestações positivas proporcionadas pelo Estado direta ou indiretamente, enunciadas em normas constitucionais, que possibilitam melhores condições de vida aos mais fracos, direitos que tendem a realizar a igualização de situações desiguais. São, portanto, direitos que se ligam ao direito de igualdade. Valem como pressupostos do gozo dos direitos individuais na medida em que criam condições materiais propícias ao aferimento da igualdade real, o que por sua vez, proporciona condição mais compatível com o exercício efetivo da liberdade (SILVA, 1999, p. 277).

Os direitos fundamentais de defesa podem ser eficazes quando protegem, e, ao mesmo tempo, oferecem as condições mínimas necessárias para a sua realização. Nota-se que a inspiração da Carta Magna de 1988, acrescida pela Emenda n.º 26, deve-se, em parte, à reprodução das disposições de direitos enunciados em tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário, bem como à luta dos movimentos sociais, especialmente na década de 1980, que inovou e ampliou o universo dos direitos nacionalmente assegurados, na medida em que não se encontrava expresso de forma direta o direito à moradia enquanto direito constitucional.

O direito à moradia consiste na posse exclusiva e, com duração razoável, de um espaço no qual se tenha proteção contra a intempérie e com resguardo da intimidade, apresentando as condições para a prática dos atos elementares da vida, quais sejam: alimentação, repouso, higiene, reprodução e comunhão. É o local privilegiado que o homem normalmente escolhe para descansar, se alimentar e perpetuar a espécie. Constitui-se o abrigo e a proteção para si e para os e seus; daí nasce o direito à sua inviolabilidade e à constitucionalidade de sua proteção. A razão de ser do homestead – local do lar – encontra-se no espírito do povo que, ao longo da história, construiu o respeito à atividade e à independência individual, no sentido de maior segurança e proteção em caso de infortúnio. Possibilitar ao indivíduo o direito de morar é promover-lhe o mínimo necessário a uma vida decente e humana; é proporcionar-lhe condições mínimas de sobrevivência (SOUZA, 2008).

A moradia no direito constitucional brasileiro, com base nas Declarações Internacionais, foi reconhecida como direito apresentando como características legais “a universalidade, a inalienabilidade, a imprescritibilidade, a irrenunciabilidade, a inviolabilidade e a complementaridade” (SOUZA, 2008, p. 137)42. Mediante tais

42

Universalidade: visto que sua abrangência engloba todos os indivíduos, independentemente de qualquer outro requisito, como nacionalidade, sexo, raça, credo, convicção político-filosófica ou condição econômica; Inalienabilidade: ninguém perderá, transferirá ou será obrigado a repassar a terceiros o direito de morar;

características, o direito à moradia é compreendido como interdependente de outros direitos e está relacionado à personalidade43 humana, naturalmente interligados em si, em razão de que o centro específico de existir é a pessoa. Os direitos de personalidade devem ser entendidos como: a) os próprios da pessoa em si (os signatários), existentes por sua natureza, como ente humano, com o nascimento; e b) e os referentes às suas projeções para o mundo exterior (a pessoa como ente moral e social, ou seja, em seu relacionamento com a sociedade (SOUZA, 2008, p. 32).

Quanto aos direitos da pessoa conexos à moradia, segundo Souza (2008), podem ser classificados em oito:

1. direito à vida: o direito à moradia surge com o nascimento da pessoa, permanecendo até sua morte. Sem o exercício do direito à moradia fere-se o próprio direito à vida ou a sua integridade física, especialmente no tocante à criança e ao adolescente, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente; 2. direito à intimidade: está tutelado nos direitos da personalidade, o qual, muitas

vezes, vem descrito como privacidade, segredo ou recato. É o direito à reserva, ligado à moral e à liberdade à própria intimidade. Pertence à esfera secreta do indivíduo, sendo impedida qualquer intrusão ou publicidade;

3. direito ao segredo doméstico: apresenta-se como recurso utilizado pelo ser humano para esconder determinadas situações factíveis ou práticas que estão situadas no ponto mais profundo dos círculos concêntricos do resguardo do indivíduo. Dá concretude à própria liberdade de pensamento;

4. direito ao sossego: compreende a necessidade vital do ser humano de permanecer em harmonia com aquilo que o envolve sem a interrupção alheia, de forma a não tirá-lo daquilo a que a pessoa se predispôs ou simplesmente do exercício do descanso ou do aconchego;

5. direito à propriedade: no Direito civil compreende-se por propriedade o direito de ter e possuir, usar, fruir e dispor da coisa. “Ao titular de tal direito é conferida não só a prerrogativa de usar, gozar e dispor da coisa, como também de

Imprescritibilidade: o direito à moradia é imprescindível e, portanto, perante a Lei não prescreve; Irrenunciabilidade: do mesmo modo que ocorre com o direito à vida, o direito a moradia é também irrenunciável; Inviolabilidade: consta na Constituição o direito da inviolabilidade da moradia (domicílio), que somente pode ser invadida mediante mandado judicial; Complementaridade: o direito à moradia não pode ser interpretado isoladamente dos demais direitos sociais universais, de forma conjunta com a finalidade de alcance dos objetivos de proteção da pessoa (SOUZA, 2008).

43Os juristas classificam os direitos da personalidade em: o direito à vida; o direito à integridade física; o direito

à liberdade; o direito à verdade; o direito à igualdade formal (isonomia); o direito à igualdade material, que esteja na Constituição; o direito de ter nome e o direito ao nome; o direito à honra; o direito autoral de personalidade (SOUZA, 2008, p. 116-120).

reivindicá-la de quem quer que injustamente a detenha” (RODRIGUES, 1989, p. 75);

6. direito à integridade física: o direito à moradia mantém estreita relação com esse direito, pois envolve também a saúde e a vida, uma vez que não basta a existência do direito à moradia; é preciso que tal direito seja usufruído com o