• Nenhum resultado encontrado

3 O COMPOSITOR E INTÉRPRETE DA OBRA: PROCESSOS E

4.1 Perspectivas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem do Concertino N.1 para

4.1.10 Metacognição/autorregulação da prática instrumental

Para o desenvolvimento Metacognição/autorregulação da prática instrumental, o intérprete deve se valer dos momentos de reflexões realizados durante a Preparação cognitiva da performance, bem como a produção de gravações audiovisuais da obra e ou atividades de máster classes em que o intérprete poderá apresentar a obra para um músico mais experiente, proporcionando-lhe feedbacks e contribuindo para a eficácia de suas estratégias e para a aprendizagem da peça. O intérprete José Milton Vieira, apresentou um alto nível de habilidades metacognitivo pela facilidade com que descreveu em entrevista os procedimentos e as estratégias que mais funcionam efetivamente na sua prática instrumental.

Considerando as estratégias de prática instrumental apresentadas, estabelecer processos efetivos de estudos diários podem nos auxiliar na construção da performance musical no trombone desta obra. Nesse sentido, a otimização do estudo diário, a preparação cognitiva para performance, os aspectos de interpretação musical, a preparação para o palco e a metacognição são estratégias de prática instrumental de extrema importância para o desenvolvimento e a construção da performance musical no trombone, especialmente para direcionamentos técnico-interpretativos sobre o Concertino N.1, para Trombone e Orquestra de Cordas do compositor Fernando Deddos.

CONCLUSÃO

Observando as práticas direcionadas que contribuíram para o desenvolvimento do processo de construção da performance musical no trombone sobre o Concertino N.1 para trombone e orquestra de cordas do compositor Deddos, concluímos a partir desta pesquisa, fundamentada na literatura que abrange as temáticas de prática instrumental, ensino de instrumento e aspectos técnicos do trombone, que foi possível conectar as temáticas citadas em função da elaboração de um processo sólido que constituiu um modelo de ensino e aprendizagem da obra. Isso contribuiu para a construção da performance musical no trombone sobre a peça estudada. No entanto não é objetivo deste estudo criar um método engessado para o performer do Concertino N.1 e sim compartilhar um modelo de aprendizagem que possa servir de base para os intérpretes que desejarem tocar a obra.

A pesquisa trouxe reflexões pertinentes para área de performance enfatizando a necessidade de consolidação dos trabalhos desenvolvidos nesse universo, bem como sobre a solidificação das ferramentas metodológicas no desenvolvimento das pesquisas em performance musical no país. Observou-se a carência por parte dos intérpretes em documentar as suas práticas e os seus processos de construção da performance sobre uma obra específica estudada. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e expor um processo prático de aprendizagem e ao mesmo tempo fundamentado na literatura já existente sobre as temáticas. Porém, aqui são apresentadas reflexões acerca das propostas de pesquisas elaboradas, assim como sobre a efetividade dos estudos produzidos na área de performance, contribuindo para a produção de pesquisas objetivas e bem fundamentadas.

Apresentamos os principais aspectos do ensino de instrumento e transformações do perfil do professor, contribuindo assim para análise das práticas pedagógicas e didáticas desenvolvidas. Entendemos que o ensino se evidencia através da aprendizagem e da elaboração de processos, estratégias específicas e eficazes que conduzem o intérprete ao êxito na preparação de uma obra estudada. Consequentemente, há a análise a respeito da transmissão do conhecimento musical e da forma de abordagem dos diferentes aspectos técnicos de execução musical no instrumento, colaborando para a criação de novas abordagens no ensino de instrumento, considerando os livros didáticos já consolidados na área.

Para consolidação do estudo, foram apresentadas as principais características técnico- interpretativas do Concertino N.1 para Trombone e Orquestra de Cordas, do compositor Fernando Deddos, e as estratégias que podem ser utilizadas para o ensino e a aprendizagem da

obra. Sendo assim, a trajetória do compositor foi descrita com o intuito de nortear o intérprete sobre suas principais influências. Foi possível observar que Deddos fez uso de citações de obras brasileiras em suas composições bem como explorou diversas possibilidades de escrita na criação da obra.

As principais características do Concertino N.1 para trombone e orquestra de cordas giram em torno das influências composicionais do compositor. Deddos costuma separar obras pelas quais decide influenciar-se no processo de criação de uma nova peça. Dessa forma, o Concertino N.1 apresenta várias citações de obras brasileiras e outros compositores, bem como ritmos diversos, dividindo-se em três movimentos interligados com temáticas distintas. As principais características e desafios do Concertino N.1 para trombone e orquestra de cordas são aspectos técnicos básicos de execução musical no trombone, tais como sonoridade, articulação, extensão e flexibilidade labial, posições alternativas, afinação e digitação.

Das perspectivas pedagógicas para o ensino e aprendizagem do Concertino N.1 para trombone e orquestra de cordas, apresentou-se um processo de construção da performance musical no trombone do qual fizeram parte aspectos técnicos de execução musical no instrumento como Sonoridade, Articulação, Extensão, Flexibilidade, e; Posições alternativas, afinação e digitação, assim como direcionamentos que vão para além da prática com o instrumento, tais como a otimização do estudo diário, a preparação cognitiva para performance, a interpretação musical, a preparação para o palco e a metacognição/autorregulação da prática instrumental.

O desenvolvimento desta pesquisa culminou no enriquecimento dos meus conhecimentos ao longo do curso de mestrado, especialmente no que diz respeito à construção da performance musical de uma obra específica no trombone, bem como contribuiu para a minha formação acadêmica como músico e professor do instrumento. Essa experiência objetiva estimulou a busca por novas descobertas e aprendizados na área de performance com engajamento nas novas tendências de pesquisas da área, fortalecendo a relação entre a prática instrumental, ensino de instrumento e a performance, conectando os saberes com o objetivo de contribuir para o crescimento do referencial teórico sobre o trombone e sobre a performance. Portanto, espero que este estudo, traga aos demais colegas trombonistas e performers em geral, reflexões pertinentes acerca da prática instrumental e do ensino de instrumento para que assim possamos nortear o desenvolvimento da performance musical e fortalecer as ferramentas de pesquisa na área.

REFERÊNCIAS

ANGELO, Jackes Douglas Nunes; CARDOSO, Antonio Marcos Souza. Sugestões técnicas e interpretativas e revisão do estudo nº 1 dos “Três Estudos para Trombone Tenor” de José Siqueira. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA (SEMPEM), XI e ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTRABAXISTAS (EINCO), IX. 2011, Goiânia. Anais... Goiânia-GO, 2011. p. 180-182.

ASSIS, Eliseu de; BOTELHO, Marcos. A embocadura do trombone segundo Farkas, Johnson e Mello. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA (SEMPEM), XV, Goiânia. Anais... Goiânia-GO, 2015. p. 181-187.

ARBAN, Jean Baptiste. Complete Method For Trombone e Euphonium Arban. Encore Music Publishers all rights reserved. Made In U.S.A. 2002.

BURWELL, Kill. Apprenticeship in music: A contextual study for instrumental teaching and learning. Canterbury Christ Church University, UK. 2012.

BORÉM, Fausto. Metodologias de pesquisa em performance musical no Brasil: tendências, alternativas e relatos de experiência. In: RAY, Sonia (Org.). Performance musical e suas interfaces. Goiânia: Editora Vieira, 2005, p. 13-38.

BORÉM, Fausto. Por uma unidade e diversidade da pedagogia da performance. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 45 – 54, mar. 2006.

BORÉM, Fausto; RAY, Sônia. Pesquisa em performance musical no Brasil no século XXI: Problemas, tendências e alternativas. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em música, 2012. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: II SIMPOM, 2012.

BARROS, Jonessi de Medeiros. A singularidade performativa do trombonista Rdegundis Feitosa (1962 – 2010). Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro – Portugal, 2014. BOTELHO, Marcos. Os professores de trombones das universidades brasileiras: primeiros resultados. Anais do IV Simpom - simpósio brasileiro de pós-graduandos em música. 2016.

CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.; ÁVILA, G. A. de. Considerações sobre a aprendizagem da performance... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.94-109.

CAVALCANTI, Célia Regina Pires. Auto-Regulação e Prática Instrumental: Um estudo sobre as crenças e prática de auto-eficácia de músicos instrumentistas. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

COLOMINA, Nicolás Esteve. Flexibilidade. Piles edlonal de musica.

CARDASSI, Luciane. Pisando no Palco: prática de performance e produção de recitais. Anais do I SNPPM. Escola de Música da UFMG, B. Horizonte, 2000. Publicação em CD Rom.

CHILTON, James Gregory. Non – International Performance Practice in John Cage’s solo for Slidigin Trombone. A thesis submitted in partial fulfillment of the requirements for the degree doctor of musical arts. The University of British Columbia. April, 2007.

CARDOSO, Fernando da Silveira. Gilberto Gagliardi: Vida e análise sobre o seu método de Trombone para iniciantes. Monografia do curso de bacharelado. Faculdade Santa Marcelina – São Paulo. Novembro, 2007.

COX, Thomas Burns. Two Analises and na Annatated Listo of Works for solo Trombone With Eletroacoustic Accompaniment for use in the Collegiate Studio. Document Submitted to the graduate faculty of the University of Georgia in partial fulfillment of the requirements for the degree doctor of musical arts Athens, Georgia, 2011.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213- 225, 2004. Editora UFPR.

ERICSSON, KRAMPE, & TESCH-RÖMER. The Role of Deliberate Practice in the Acquisition of Expert Performance. 1993.

EDWARDS, Brad. Progressive Exercises for Bulding Tone e Technique Ensemble Publications. Ithaca, NY. 2006.

FARIAS, Bruno C.; SANTOS, Henderson de Jesus R. dos. O aprendizado do trombone: abordagem crítica de dois métodos. In: ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, X, 2011, Recife-PE. Anais... Recife, 2011.

FEITOSA, Radegundis Aranha Tavares. O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa, 2013.

FONSECA, Donizeti Aparecido Lopes. O trombone e suas atualizações: Sua história, técnica e programas universitários. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo – Escola de Comunicação e Artes, 2008.

FIGUEIREDO, Edson. Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical. Revista da ABEM, 2014.

FRANÇA, Cecíllia Cavaliere. Performance instrumental e educação musical: a relação entre compreensão musical e a técnica. Per Musi. Belo Horizonte, V. 1, 2000. P. 52-62.

GERLING, Cristina Capparelli; GUSMÃO, Pablo da Silva. O tempo e a dinâmica na construção de uma interpretação musical. In: RAY, Sonia (Org.). Performance musical e suas interfaces. Goiânia: Editora Vieira, 2005, p. 65-90.

GARCIA, Paola Andrea Jeramillo. Primeira Sonata-Fantasia, Désespérance, para Violino e Piano de Heitor Villa-Lobos: Estratégias de estudo para o violinista. Dissertação de |Mestrado. Universidade federal do Rio Grande do Sul – 2015.

GAGLIARDI, Gilberto. Método de Trombone para iniciantes Gilberto Gagliardi. RicordiBrasil.

GODOY, Arllda Schimidt. Introdução á pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63 Mar./Abr. 1995.

HARDER, Rejane. Algumas considerações a respeito do ensino de instrumento: Trajetória e realidade. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 127-142, jun. 2008.

KUEHN, Frank Michael Carlos. Interpretação – reprodução musical – teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma formação conceitual da(s) prática(s) interpretativas(s). Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.7-20.

LIMA, Sonia Albano de. Performance: Investigação Hermenêutica nos Processos de Interpretação musical. Performance Musical e suas Interfaces – Sonia Ray. Goiana 2005

LIMA, Marlon Barros de. O ensino e a aprendizagem do trombone: um estudo de caso na escola especializada da cidade de João Pessoa-PB. João Pessoa, 2013, 74f. Monografia (Licenciatura em Música - Práticas Interpretativas). Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

LAFOSSE, André. Méthode Complète de Trombone a Coulisse. Premier Volume. Paris, Edicions Musicales Alphonce Leduc, 175, Rue Saint-Honoré.

LEITE FILHO, José Milton Vieira Lima. Memorial Descritivo do Recital “A Versatilidade E Multiplicidade Estilística da Música Atual para Trombone. Projeto de Graduação em Música Popular. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Julho, 2016.

LEITE, Diego Ramires. A Introdução e/ao Desafio de Edmundo Villani-Côrtes: uma exposição sobre os obstáculos enfrentados durante seu estudo e execução. VI Simpósio Científico da ABT- 2017.

LIMA, Marlon Barros de; FARIAS, Ranilson Bezerra de. Duas Danças para trombone e piano do Compositor Maestro Duda: sugestões interpretativas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MÚSICA NA AMAZÔNIA, V. 2016. Belém-PA. Anais... Belém- PA, 2016. 1-14.

MATOS, Fábio Renato Lemos Ferreira. Tecnologia multimídia no ensino do Trombone: site de apoio às aulas. Dissertação de mestrado. Universidade de Aveiro, Portugal, 2013.

M, M, M, B, Noel James Wallace. The collective pedagogy utilized by the trombone instructors at the Rotterdam Conservatory of the Netherlands. Dissertação apresentada para obtenção do título de doutor em artes musicais. University of North Texas, may 2012.

MED, Bohomil. Teoria da música/Bohumil Med – a.ed.rev. e ampl. – Brasília, DF: Musimed, 1996.

MELLO, Carlos Eduardo e Souza, Samuel Gomes de. Com ou sem língua: considerações sobre o papel da língua na técnica de ligadura do trombone. VI Simpósio Científico da ABT- 2017.

NANCY, H Barry e HALLAM, Susan. “Prática”. The Science & Psychology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. Edited by Richard Parncutt & Gary E. McPherson. 2002

NADAI, Robson Alexandre de. Sonata para Trombone e Piano de Almeida Prado: uma análise interpretativa. 2007. 198 p. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.

OLIVEIRA, Dalmario Pinto. A técnica do trombone segundo Gilberto Gagliarde. 1998. 83f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.

OLIVEIRA, Antonio Henrique Seixas de. Métodos e ensino de trombone no Brasil: uma reflexão pedagógica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 1. 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2010. p. 138-147.

RAY, Sonia. Pedagogia da Performance Musical. Tese de pós-doutoramento. Universidade Federal de Goiás – 2015.

REMINGTON, Emory Brace. The Remington Warm-Up Studies. Prepared and edited by Donald Hunsberger. Accura Music.

SILVA, Jean Márcio Souza da. “DISTARTE”: método de educação a distância para o ensino dos fundamentos teóricos e práticos do trombone para iniciantes. 2007. 131f. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

SANTOS, R. A. T.; HENTSCHKE, L. A perspectiva pragmática nas pesquisas sobre prática instrumental: consições e implicações procedimentais. Per Musi, Belo Horizonte, n.19, 2009, p. 72-82.

SILVA, Marcelo de Jesus da. Caderno de Trombone Marcelo de Jesus da Silva (Bam Bam). Editorasom. São Paulo – 2011.

SILVA, David. A importância da Sequenza V (Luciano Berio) no Desenvolvimento do Trombone. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro – Portugal, 2010.

SILVA, Gilvando Pereira. Inventiva Nº1 para trombone solo Francisco Fernandes Filho (Chiquito): Estudo estilístico e interpretativo. Dissertação de Mestrado. UFPB, 2012.

SILVA, Lélio Eduardo Alves da. Música brasileira para trombone: século XX e início do século XXI. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO EM MÚSICA, XXII. 2012. João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2012. p. 1-8.

SILVA, David. A música contemporânea para trombone como estratégia de motivação no ensino secundário. Dissertação de mestrado. Universidade Católica Portuguesa - Escola de Artes, 2013.

SILVA, Abel Raimundo. Oficinas de Performance Musical: uma metodologia interdisciplinar para uma abordagem complexa de performance musical. Anais do SIMCAM4 – IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais – maio, 2008.

SANTOS, Alciomar Oliveira. O Trombone na música brasileira. ACADEMIA NACIONAL MÚSICA. Revista. Rio de Janeiro, vol, XI, 2004.

SANTIAGO, Diana. Construção da Performance Musical: uma investigação necessária. Universidade federal da Bahia, 2006.

SANTIAGO, Diana. Proporções nos Ponteios para piano de Camargo Guarnieri; um estudo sobre representações mentais em performance musical. EM PAUTA. Junho/ 2002. SLOBODA, J.A. Exploring the music mind. Oxford: Oxford University Press, 2005.

SILVESTRE, Gunnar Menezes e OLIVEIRS, André Luiz Muniz. Concertino N.1, para Trombone e Orquestra de Cordas, de Fernando Deddos: A Construção Interpretativa pela OSUFRN. IV Simpósio Internacional de Música da Amazônia (SIMA). Porto Velho, 2015.

TEIXEIRA, Alexandre; CARDOSO, Antonio Marcos Souza. Uma metodologia e uma interpretação – aplicada a dias felizes de Gilberto Gagliardi. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, XII. 2012, Goiânia. Anais... Goiânia-GO, 2012. p. 34-38.

VIEIRA, Lia Braga. A escolarização do ensino de música. Pro-Posiçães. v. 15, n. 2 (44) - maio/ago. 2004.

WEISBERG, R.W. Creativity and Knowledge: A Challenge to Theories. IN: STENBERG, R.J. (Ed.). Handbook of creativity. pp. 226-250, 1999.

ZERBINATTI, Camila Durães. Motivação e performance: Contribuições da psicologia da Música à prática instrumental. Trabalho de conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música. CMU-ECA-USP - 2009.

APÊNDICE A

Roteiro para entrevista semiestruturada a ser realizada com o compositor Fernando Deddos, autor da obra Concertino N. 1 para trombone e orquestra de cordas:

Nome completo: Data de nascimento:

Como se deu a sua trajetória musical e desde quando atua como compositor?

1 - Quais as suas maiores influências como compositor e como você classifica o seu estilo composicional?

2 - Você compôs varias obras para instrumentos de metal e também para diversas formações camerísticas. Nesse sentido. Quais as obras você destacaria para representar o seu estilo composicional e quais as principais características dessas obra?

3- Você já havia escrito obras de caráter solo para trombone antes? 4 - O que lhe motivou a escrever para o instrumento?

5 - Considerando o Concertino N. 1 para trombone orquestra de cordas, qual foi a sua inspiração e quais os principais procedimentos que caracterizam o processo composicional da obra?

6 - Você considera as diferentes partes da obra como movimento distinto? Quais as principais características estilísticas dessas partes/movimentos?

7 - Você faz uso de intertextos e ou citações de obras de outros compositores ou alusões a outros gêneros da música brasileira no Concertino N.1 para trombone orquestra de cordas? 8 - Houve alguma interação entre você e o trombonista para quem a obra foi dedicada durante o processo composicional?

9 - Em sua opinião, o que você destacaria como principais dificuldades técnico-interpretativas dessa obra?

10 - Considerando as dificuldades interpretativas, quais estratégias de estudo você indicaria para o aprendizado desta obra?

12 - O que você espera que esta composição desperte no ouvinte?

APÊNDICE B

Roteiro para entrevista semiestruturada a ser realizada com o intérprete do Concertino N. 1 para trombone e orquestra de cordas:

Nome completo: Data de nascimento:

1 - Você poderia descrever brevemente a sua trajetória musical? 2 - Quais as suas maiores influências como trombonista?

3 - Quais os estilos interpretativos você mais se identifica?

4 - Considerando o repertório escrito especificamente para trombone, quais os maiores desafios técnicos de execução?

5 - Quais as principais técnicas expandidas para trombone?

6 - Fale sobre a sua relação com o compositor Fernando Deddos e sobre a sua obra Concertino n.1 para trombone e orquestra de cordas.

7 - Você considera as diferentes partes da obra como movimentos distintos? 8 - Quais a principais características estilísticas dessas partes/movimentos?

9 - Qual a importância da relação compositor/intérprete nos processos de criação da obra? 10 - O que você destacaria como principais dificuldades técnico-interpretativas da obra? 11- Quais as principais estratégias de prática instrumental você utilizou para vencer as dificuldades técnicas de execução da obra?

APÊNDICE C

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Unidade Acadêmica Especializada, Escola de Música

Programa de Pós-Graduação em Música

Carta de Agradecimento

Prezado

Agradeço o seu apoio, empenho e disponibilidade em participar da minha pesquisa de mestrado que tem como tema o “Concertino N.1 para Trombone e Orquestra de Cordas do compositor Fernando Deddos: perspectivas técnico-interpretativas e pedagógicas”Certamente as suas contribuições serão fundamentais para a realização do trabalho. Reitero o meu compromisso com a veracidade das informações a mim confiadas e me comprometo a analisar os seus depoimentos de forma ética e profissional, solicitando a sua autorização prévia para a utilização de qualquer informação.

Natal, 07 de novembro de 2017.

____________________________________________ Pedro Augusto da Silva

APÊNDICE D

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Unidade Acadêmica Especializada, Escola de Música

Programa de Pós-Graduação em Música

Termo de Consentimento

Como compositor/intérprete da obra Concertino N.1 para Trombone e Orquestra de Cordas, disponho-me voluntariamente a participar da pesquisa desenvolvida pelo mestrando Pedro Augusto da Silva do programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo identificar as principais características e perspectivas técnico- interpretativas e pedagógicas dessa obra. Assim, autorizo a coleta de dados a partir de entrevistas realizadas durante o ultimo semestre de 2017. O meu nome poderá ser mencionado em citações obtidas a partir das entrevistas, desde que seja considerado o preceito fundamental da ética na pesquisa, o que implica o fato de que não haverá qualquer juízo de valor sobre as minhas falas, depoimentos e análises;

Natal, 07 de novembro de 2017.

____________________________________________ Entrevistado

ANEXO A - Partitura de trombone do Concertino N.1, para Trombone e Orquestra de Cordas do compositor Fernando Deddos