• Nenhum resultado encontrado

Metodologia de Desenvolvimento de Comércio na Internet (ICDM)

2.5 Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas de Informação na Web

2.5.4 Metodologia de Desenvolvimento de Comércio na Internet (ICDM)

ICDM é, simultaneamente, uma metodologia de análise do negócio e uma metodologia de desenvolvimento de sistemas. As metodologias de desenvolvimento de sistemas tradicionais apenas cobrem os aspectos técnicos do desenvolvimento e não incorporam uma análise do negócio. O comércio na Internet segue as linhas estratégicas do negócio e requer uma análise completa do seu posicionamento e da sua estratégia geral (Standing, 2004). A metodologia de desenvolvimento de comércio na Internet (ICDM) começa com a análise ambiental do negócio e com o processo de reengenharia. Este modelo enfatiza os aspectos de gestão do desenvolvimento

- 99 -

estratégia do negócio e inclui uma estrutura de gestão, em adição aos aspectos de engenharia, no desenvolvimento de aplicações de e-commerce (Standing, 2002).

ICDM visualiza o desenvolvimento do comércio electrónico como uma iniciativa organizacional, que leva em consideração a necessidade de lidar com questões relacionadas com a estratégia, a gestão e a cultura organizacional, enquanto lida com detalhes técnicos de design e implementação. Neste aspecto, a metodologia possui uma perspectiva geral que mostra que as aplicações de comércio electrónico não são efectivas a menos que a gestão e a cultura organizacional propiciem a mudança. ICDM baseia-se na análise competitiva para ajudar a direccionar o comércio electrónico (análise SWOT) (Standing, 2004).

ICDM enfatiza o ambiente organizacional, considerando a fusão das fronteiras funcionais e as diferenças políticas e culturais existentes quando se trabalha em equipa. Os métodos utilizados para o desenvolvimento da estratégia do negócio e para a definição dos requisitos têm uma natureza profundamente social. Reconhece-se que a estratégia é um processo socialmente construído e dinâmico (Standing, 2004).

ICDM recomenda que o desenvolvimento e a gestão dos sistemas de comércio electrónico sejam feitos em três níveis (Figura 18). O primeiro nível é uma perspectiva de gestão e meta- desenvolvimento que fornece uma estrutura para o desenvolvimento. O segundo nível preocupa-se

com o desenvolvimento dos componentes do sítio Web. Em ambos os níveis, o trabalho deve ser

visto como sendo evolucionário por natureza, para lidar com as mudanças inevitáveis que terão de ser feitas. O terceiro nível preocupa-se com o desenvolvimento e implementação do sistema e inclui equipas de desenvolvimento técnico, analistas, especialistas nos conteúdos e consultores de desenvolvimento Web.

Figura 18: Estrutura de gestão e desenvolvimento Web.

A metodologia ICDM possui algumas fases que guiam o desenvolvimento da estratégia e o desenvolvimento do sítio Web (Figura 19). Possui assuntos relacionados com o design das páginas

Gestão Organizacional da Equipa Web

Equipa de Produção do sítio Web

Análise Especialistas nos conteúdos

Programadores Consultores Web

- 100 -

Web, bases de dados, segurança e ferramentas e métodos de implementação. Como resultado, esta metodologia é apropriada para uma grande variedade de situações em que a organização espera lucro dos investimentos no comércio na Internet (Standing, 2004).

A escala e escopo das mudanças devem começar com as três categorias: mudança do processo, reengenharia do processo e transformação. A mudança do processo está relacionada com a melhoria da qualidade no processo de modificação organizacional com a ajuda da Internet. A análise da cadeia de valor é usada para identificar onde é que o valor pode ser adicionado. A reengenharia do processo é reformular o design completo de um processo com a ajuda da Internet. A transformação é a mudança radical do negócio com a tecnologia da Internet (Standing, 2004).

- 101 -

Estratégia de meta-desenvolvimento – Existem várias estratégias que podem ser empregues no desenvolvimento de um sítio Web. E escolha depende do grau de regulação desejado, tanto em relação aos conteúdos como em relação ao design.

Figura 19: Fases do ICDM.

Envolvimento dos utilizadores – Os clientes e fornecedores do sistema (utilizadores) devem ser envolvidos nos vários estágios e devem ser feitas revisões periódicas.

Processo de Reengenharia do negócio “Value Chain Estratégia Análise SWOT Avaliar a viabilidade

Processo de mudança Reengenharia de Processo Transformação

Estratégia de Meta-Desenvolvimento

Estratégia dos Componentes

Requisitos Funcionais Lógicos

Arquitectura Semi-Física Design Implementação Fase Evolucionária Desenvolvimento do Componente Avaliar a viabilidade Desenvolvimento Evolucionário

- 102 -

Desenvolvimento do Sítio e dos componentes – Deve-se levar em consideração a integração

de todos os componentes das aplicações Web, tanto no que respeita às componentes funcionais

como às suas partes. Deve recorrer-se a uma equipa multi-disciplinar, porque qualquer componente do sítio Web se deve preocupar com a implementação da estratégia do negócio e não somente com a tecnologia.

Técnicas de análise de requisitos – Os dois grupos de técnicas de comunicação usadas na metodologia ICDM são “brainstorming” e Sessões de Requisitos em Grupo (GRS). Desenvolvem-se protótipos para ajudar na definição dos requisitos, em particular, os requisitos de informação detalhada do sistema de transacção e marketing que podem ser testados com os clientes. No entanto, os protótipos são usados com maior extensão na fase de design.

Estrutura dos requisitos funcionais – As aplicações funcionais precisam das especificações detalhadas dos requisitos, tanto dos detalhes deste tópico, como das técnicas de análise anteriores para se ter a certeza de que os objectivos do negócio estão sendo alcançados (Standing, 2000). Estrutura da arquitectura física – Existem três tipos fundamentais de sistemas Web: sistemas de publicação de documentos, sistemas básicos interactivos e sistemas complexos de transacções. A informação útil, clara e efectivamente apresentada, com algumas interacções simples na base de dados, tem o potencial de causar um grande impacto no negócio.

Fase de design – Envolve o design da infra-estrutura de rede, desenvolvimento do sítio Web e desenvolvimento dos controlos de segurança. Esta fase deve levar em consideração a imagem desejada, a usabilidade, a promoção e a avaliação dos clientes.

Fases de implementação e evolução – A implementação do sítio diz respeito às estratégias de meta-desenvolvimento discutidas anteriormente. A evolução contínua do sítio deve ser gerida pela equipa de gestão Web da organização.