• Nenhum resultado encontrado

3 INDÚSTRIA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL E

4.1 Metodologia

Como forma de enriquecimento do trabalho, a modelagem não emprega apenas uma metodologia específica para o comportamento do consumidor. No entanto, o modelo está baseado em um único método de simulação, denominado de Modelo Baseado no Agente (ABM),2 em que os agentes econômicos assumem um comportamento individualizado e

2 Na literatura internacional, essa técnica de simulação tem recebido várias denominações:

Agent-Based Computational Economics (ACE) Agent-Based Systems Agent-Based

heterogêneo. O ABM3 é um instrumental bastante útil para analisar a dinâmica das trocas existentes no mercado brasileiro de água4.

De acordo com Wilensky (1999), a função básica do ABM é simular fenômenos naturais, sociais e econômicos, os quais não podem ser experimentados repetidamente em laboratórios. Ele é baseado em modelos que refletem a existência de vários agentes, dotados de atributos específicos, que se inter-relacionam ao longo do tempo de forma autônoma, buscando os seus respectivos interesses. Essa modelagem permite fazer simulações de forma rápida e flexível, as quais seriam muito difíceis de implementar no mundo real. Além disso, a análise das novas situações e circunstâncias não provoca nenhum dano efetivo aos agentes envolvidos, possibilitando o exame da dinâmica subjacente das situações5.

Em concordância com Hood (1998), a representação dos agentes pode ser categorizada através das seguintes escalas: bastante abstrata ou baixa fidelidade (todos os agentes se comportam da mesma maneira), fidelidade intermediária (comportamento do agente é calibrado para alguma distribuição observada de frequência) e alta fidelidade (procura capturar fenômenos comportamentais intrínsecos ao agente, como crenças, desejos,

3 Rauch (2002) coloca que o modelo dinâmico de Schelling (1971), acerca da discriminação

racial em uma sociedade construída artificialmente num computador, foi um dos primeiros a utilizar esse tipo de modelagem na ciência social. Ele mostrou que a preferência de um agente por um vizinho que possui a mesma cor da sua pele poderia conduzir determinada sociedade a uma total segregação racial.

4 A ideia é incorporar, no modelo de água, um método de simulação, surgido com a revolução

tecnológica da informação e que vem se difundindo na área de economia. Nesse sentido, Albin

I happen to be an economist who believes that transformations in informational technology and information use have affected the functioning of the economy in determining ways. I also share in a view that many of the analytical tools used by economists are poorly adapted to the study of informational phenomena and that some are intellectual blinders. The criticism applies directly to descriptive formulations but extends to the theoretical core of the discipline itself. A fundamental flaw of the dominant scholarly paradigm is its mechanistic treatment of information-handling, signaling, decision-making and knowledge institutions.

5 No limite, o ABM permite uma representação descritiva e direta do comportamento de cada

agente sem a necessidade de adotar abstrações ou sumários do comportamento individual (representative agent), os quais requerem a utilização de hipóteses bastante restritivas. Segundo Edmonds (2002, p. 9), contrasts with statistical models which, by their nature, involve the 'averaging out' of unpredictable tendencies in order to identify the 'core' trends

intenções e habilidade de adaptação e aprendizagem, dado que o seu comportamento evolui ao longo do tempo) 6. Em geral, o modelo desta tese pode ser classificado como intermediários, uma vez que utiliza consumidores com comportamentos individualizados e assimétricos, mas também emprega equações econométricas e medidas estatísticas de dispersão e de tendência central como ponto de partida para definição de alguns parâmetros da função de produção da firma7.

Com respeito ao comportamento do consumidor a variações de preço, o ABM é empregado em dois modelos alternativos. No âmbito mainstream, o consumidor não o consumidor representativo é racional e possui uma estratégia maximizadora de decisão e de escolha, ou seja, ele procura otimizar a sua utilidade, dada a sua restrição orçamentária8. Segundo Vlek et al. (1993), quatro estágios podem ser identificados nessa estratégia de otimização: aquisição das informações, as quais são simétricas entre os agentes; estruturação do problema de tomada de decisão; avaliação de todas as opções existentes (oportunidades); e escolha do produto/serviço e da quantidade a ser consumida.

No modelo comportamental, o consumidor possui uma racionalidade limitada, conforme ideia apresentada por Simon (1979a), onde a sua estratégia de escolha envolve uma opção

6 Hood (1998) afirma que An agent is an object in a computer program that encapsulates a particular behaviour when interacting with other agents within an environment. The behaviour may be simple or complex; deterministic, stochastic or adaptive; and the system as a whole may be homogeneous (all agents are of the same type) or heterogeneous (more than one type of agent present).

7 Nesta investigação científica, os modelos baseados no ABM são implementados através do

software Excel, que é um ambiente simples de modelagem programável para simulação.

8 Segundo Epstein & Axtell (1996), a metodologia convencional apresenta os seguintes

inconvenientes: não leva em consideração, de maneira simultânea, vários aspectos (sociais, demográficos, culturais, espaciais, etc.) envolvidos no processo econômico; mostra dificuldades expressivas em testar hipóteses que relacionam comportamentos individuais heterogêneos com regularidades macroeconômicas; a hipótese do agente racional não satisfaz as idiossincrasias do ser humano real; apesar de fornecer insights robustos, ela não é capaz de captar as consequências da heterogeneidade; e a maioria dos modelos diz respeito ao equilíbrio estático, ignorando o dinamismo intrínseco do processo econômico.

que lhe seja boa o suficiente (satisficing), tendo em vista as limitações presentes na sua habilidade cognitiva e na sua capacidade de armazenar e processar as informações9.

No sentido de parametrização e calibragem da demanda, esta tese utiliza o banco de dados da pesquisa do Banco do Nordeste (BNB, 1997), que foi realizada no sentido de coletar informações para estimação de uma curva de demanda de água potável, averiguação da capacidade de pagamento da população e avaliação do preço e do consumo de água em fontes alternativas. Com base na técnica estatística de amostragem estratificada, foram entrevistadas residências conectadas e não conectadas à rede de distribuição de água tratada nos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia (Anexo II).

Com relação à oferta não regulada, a hipótese central é de que o monopólio estatal tem como objetivo auferir uma receita capaz de recuperar os custos na prestação do serviço e de remunerar o capital investido. Uma parte do lucro obtido é distribuída aos acionistas, na forma de dividendos ou de juros sobre o capital próprio, enquanto a outra é empregada para ampliação e substituição do capital fixo. No sentido de garantir a taxa de remuneração, o monopolista ajustará anualmente o preço da água com base numa análise do nível de receita requerido.

Na oferta regulada, o regulador vai limitar o lucro auferido pelo monopólio estatal através do estabelecimento de alguns regimes de regulação (incentivado e não incentivado), que se diferenciam, em termos gerais, por uma presença maior ou menor do regulador no processo de definição do preço. Subjacente aos modelos de oferta regulada e não regulada, pretende-se empregar algumas estruturas tarifárias alternativas (tarifa fixa ou linear constante, tarifa em duas e em várias parcelas) para verificar os seus impactos nas principais variáveis microeconômicas do modelo.

9 Esse mét

necessariamente, a racionalidade substantiva (na expressão de Simon) maximizadora, como norma de decisão dos agentes econômicos, e o equilíbrio como norma de atuação dos agentes ou, pelo menos, de operação dos mercados individualmente, em conjunto (equilíbrio geral) ou

Para parametrização e validação da oferta, este trabalho emprega o banco de dados do

Modernização do Setor Saneamento

período de 2003 a 200510. Esse banco relaciona informações de balanço (ativo total, passivo circulante, patrimônio liquido, etc.), operacionais (extensão da rede de água e de esgoto, quantidade de ligações de água e de esgoto, etc.), financeiras (investimentos, receitas operacionais, despesas com os serviços, etc.) e de qualidade (paralisações e intermitências em sistemas de água, extravasamento de esgoto, potabilidade da água, etc.) ao nível de prestadoras de serviços de abrangência local, estadual e microrregional, sejam empresas privada, pública ou de economia mista.