• Nenhum resultado encontrado

4.5 EMPRESA VOCAL LAB

4.7 EMPRESA BISA TECNOLOGIA

4.7.1 Modelo de negócio da Bisa Tecnologia

De acordo com o respondente, o modelo de negócio que melhor representa a empresa BISA é a fábrica de software. Aprofundando-se a investigação sobre as características do modelo de negócio da BISA, um resumo com os achados é apresentado no quadro 16 que se segue.

DIMENSÃO PRODUTO

Que a empresa oferta produtos/serviços sem concorrentes ou similares no mercado

Que o preço do produto/serviço é, de certa forma, definido com base nos custos para produzi-lo

Que a empresa busca atender um grande número de clientes com um único produto (ou adaptações do mesmo)

Que a empresa, de certa forma, tem como vantagem competitiva a criação de produtos inovadores e únicos Que o baixo custo e a produção em larga escala são vistos como fonte de vantagem competitiva

Que a empresa não tem costume de patentear seus produtos

DIMENSÃO PROCESSO

Que a empresa tem boa capacidade de atender de imediato o pedido do cliente

Que há certa definição e cumprimento de custo e prazo envolvidos no processo de desenvolvimento Que a empresa não possui certificações que garantem a padronização do processo produtivo e o controle da qualidade

Que há um bom reaproveitamento e reuso de códigos no processo de desenvolvimento Que os projetos são desenvolvidos com tecnologias de certa forma padronizadas Que a empresa mantém parcerias com instituições de pesquisa e ensino

Que o conhecimento científico e tecnológico é visto, em parte, como insumo primordial para o negócio

DIMENSÃO PESSOAL

Que existem pessoas dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos inovadores

Que cada pessoa, na maioria dos casos, procura exerce um cargo (papel) bem definido dentro da organização

Que a maioria do pessoal técnico possui nível médio ou de graduação, mas que a empresa também possui mão de obra altamente qualificada (especialistas, mestres e doutores)

Que os funcionários têm boa autonomia para adotar novas formas ou abordagens de trabalho Quadro 16 – Aspectos predominantes do modelo de negócio da BISA

Tendo explicitado as características da empresa, pode-se dizer que existem características evidenciadas nas três dimensões que são compatíveis como o modelo de negócio declarado pelo respondente (fábrica de software), quais sejam: capacidade de atender de imediato o pedido do cliente, boa definição e cumprimento de custo e prazo, reaproveitamento e reuso de códigos, a produção em larga escala e o baixo custo vistos fontes de vantagem competitiva, utilização tecnologias já com certa padronização e a comercialização de um mesmo produto a uma grande quantidade de clientes. De forma geral, essas características conferem à empresa investigada um perfil capaz de promover a produção de software em padrões industriais, traços fundamentais em uma empresa caracterizada como fábrica de software.

Um fato interessante apresentado pelo respondente e que difere esta empresa das demais analisadas é a falta de concorrentes no mercado. A empresa tem como carro chefe a produção e comercialização de um software ERP especializado na gestão de sindicatos, associações e conselhos de classes profissionais. Analisando-se a lista de clientes da empresa, percebe-se que uma grande gama de sindicatos e associações de classes está utilizando a solução desenvolvida pela empresa. O próprio entrevistado afirmou que existe uma ou outra empresa tentando atuar no seu mercado, mas que não tem representado uma ameaça significativa.

Além da quantidade de empresas, também se percebe uma grande diversidade de porte entre as empresas atendidas, o que, realmente, confirma que a empresa procura atender uma grande quantidade de clientes com o mesmo produto. Tanto a falta de concorrentes quanto a diversidade de porte encontrada, pode ser explicado, de acordo com o respondente, primeiramente, pelo alinhamento do produto com as necessidades do cliente, mas também pela forma como o mesmo é comercializado. A BISA tecnologias abandonou já há algum tempo a venda de licença para utilização do software. Atualmente, a empresa comercializa o serviço de gestão empresarial da qual o software e suas atualizações são apenas meio para prestação do serviço.

Para isso, é cobrada uma mensalidade pela prestação de serviço que é proporcional ao porte e ao volume financeiro do sindicato, do conselho e da associação de classe atendidos. A empresa utiliza no cálculo da mensalidade, o número de filiados ao sindicato/conselho/associação e o valor médio dos salários dos afiliados. Desta forma, tem uma mensalidade cobrada não somente associada ao software, mas também à utilidade que o mesmo tem para a empresa que a contrata. Para o diretor, esse é o maior diferencial em seu modelo de negócio, além oo produto em si.

Por outro lado, a empresa também demonstra características que são mais comumente encontradas em empresas de base tecnológica como, por exemplo, parcerias com instituições de pesquisa e ensino, o fato de estar aberta a correr riscos na criação de novos produtos e vê o conhecimento científico e tecnológico como insumo primordial para o negócio. Mesmo não sendo comum, a existência de tais características em fábricas de software pode ser explicada pelo tipo de estratégia adotada pela empresa.

Com resgate da discussão acerca do ciclo de vida da empresa, tem-se aqui mais um exemplo de empresa que buscou no passado o posicionamento em um nicho de mercado inexplorado. Com o passar do tempo e o amadurecimento do produto, a empresa adotou um modelo de negócio com foco na manutenção e gestão do espaço ocupado no mercado, bem como passou a desenvolver inovação para ampliação do escopo de atuação da empresa.

Para manter o grau de inovação em patamares satisfatórios, a BISA criou uma nova empresa especificamente para buscar inovações e desenvolver novos produtos tecnológicos. Trata-se de uma nova empresa com estrutura totalmente voltada para a inovação, sendo esta caracterizada como uma empresa de base tecnológica. Esse fato, permite que mesmo sendo empresas separadas, a atuação da empresa criada vai permitir que a BISA se mantenha mais próxima do mercado e de novos produtos tecnológicos.

Assim como nas demais empresas investigadas, foi utilizada a escala criada para quantificar e medir quão propensa a empresa é para inovar e para ser eficiente. Na análise das características que levam à inovação, observou-se que a BISA obteve média 5,0, o que representa a existência de tais características em grau moderado para forte. Já na avaliação das características que levam à eficiência do processo produtivo, também se evidenciou média 5,0 o que representa a existência de tais características com a mesma intensidade apresentada na dimensão inovação.

Assim pode-se dizer que essa é uma empresa de fábrica de software que tem fortes característica que podem resultar em inovação, bem como em eficiência para o processo produtivo.